INVESTIMENTOS
capital-empreendedor

Existem muitas formas de expandir um negócio, entretanto, qualquer que seja a opção, sempre exigirá um investimento por parte do empreendedor. Portanto, o empresário deve fazer as análises necessárias e considerar as variáveis para tomar a melhor decisão em relação ao investimento que precisa.

O primeiro passo antes de decidir onde investir e estimar a quantia necessária para iniciar a expansão, é resgatar o plano de negócios da sua empresa e levar em consideração alguns pontos como o seu destaque no mercado, se tem volume de clientes, se estes são relevantes e se o faturamento é satisfatório. Quer saber mais? Então continue a leitura!

A Bolsa de Valores é um ambiente de negociações financeiras como ações, títulos públicos, contratos futuros, commodities, entre outros e que todo investidor precisa entender o seu funcionamento para quando decidir comprar uma ação. A bolsa de valores funciona como um mercado organizado para a negociação dos ativos financeiros.

Capital Empreendedor ou investimento de risco é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e os projetos de longo prazo de uma empresa. Assim, o investidor de risco, em troca de participação societária, aporta uma quantidade de recursos na empresa. Esse aporte pode ocorrer em qualquer fase da empresa.

Estágio focado em negócios que já estão em operação, possuem receita recorrente, mas que, entretanto, estão com dificuldade para crescer e ainda não possuem uma estratégia clara para atingir escala. O capital semente, também chamado de Seed Money ou Seed Capital, é um investimento realizado em empresas iniciantes, sem consolidação no mercado.

Investidor estratégico são aqueles investidores que trazem dinheiro, experiência, conhecimento e outros recursos úteis para agregar em uma empresa e podem contribuir mais para o seu modelo de negócio pós-aquisição. Em geral é um player grande, com experiência, conhecimento e outros recursos úteis para quem será investido.

A captação pré-semente ou Pre Seed, tem como principal objetivo financiar os primeiros estágios da vida de uma empresa. Nesse momento, os primeiros testes e MVPs são lançados e os recursos direcionados para melhoria do produto e da validação do seu modelo de negócio que, em geral, possui pouca ou nenhuma receita.

Conhecer os tipos de investimento e saber qual a melhor opção para o seu negócio, faz toda a diferença para o crescimento de uma empresa. Veja aqui como criar métodos para valorizar ainda mais o seu capital.

Estágio focado em negócios que já estão maduros, mas que precisam de recursos para entrar em uma nova fase de crescimento. Em geral, antecede a entrada da empresa na bolsa de valores. As operações de private equity costumam movimentar uma quantia expressiva, normalmente aplicada por um único ou poucos investidores.

Venture capital, ou capital de risco, é uma modalidade de investimento focada em empresas em consolidação e que possuem alto potencial de crescimento, mas ainda são muito novas e têm faturamento baixo. Nesse estágio, espera-se maiores aportes de recursos, dado ao instante de maior fortalecimento e crescimento escalonado da empresa.