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Cultura Organizacional: O que é, qual a importância e como é construída nas empresas

A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças e valores que a empresa adota e pratica diariamente. Ela influencia diretamente o engajamento dos colaboradores, a percepção do mercado e a eficiência dos processos internos. Este artigo aborda o que é cultura organizacional, suas diferenças em relação ao clima organizacional, tipos de culturas, e como construí-la e mantê-la na sua empresa. Descubra a importância de uma cultura forte para alcançar objetivos estratégicos e consolidar a imagem da empresa.
Cultura Organizacional

Uma empresa não deve focar apenas naquilo que transmite para os seus consumidores. A preocupação precisa sempre começar com o público interno. Afinal, ele é o primeiro que precisa se engajar com a causa. Nesse sentido, a cultura organizacional serve para, entre outras coisas, construir a forma como o empreendimento é visto pelas pessoas que estão do lado de dentro. Saiba mais a seguir.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é formada por um conjunto de hábitos, crenças e valores que a empresa não apenas adota, mas também coloca em prática em seu dia a dia, começando pelos seus colaboradores e se estendendo aos fornecedores, parceiros, clientes e sociedade de forma geral.

Portanto, ela envolve as regras implícitas e explícitas, os manuais que são implementados, visão, valores, dress code estabelecido, símbolos, linguagem, o tipo de relacionamento que os gestores criam com os colaboradores, entre diversos outros elementos.

Construir uma cultura organizacional forte, coerente e bem consolidada é essencial por diversos motivos:

  • Ajuda a fazer com que todos os públicos de interesse percebam a empresa da forma que ela deseja ser percebida, consolidando o seu posicionamento de mercado.
  • É um instrumento para o alcance dos objetivos estratégicos. Por exemplo: se o empreendimento tem a meta de se destacar pela inovação nos negócios, a sua cultura organizacional será pautada nisso, criando um ambiente mais apropriado para se tornar efetivamente inovadora.
  • Melhora o engajamento de toda a equipe e, por consequência, a produtividade.
  • Consolida a imagem que a empresa tem perante o cliente.
  • Possibilita a estruturação de processos internos mais eficientes e de acordo com a identidade da marca.

Cultura organizacional x clima organizacional

Enquanto a cultura organizacional é um conceito amplo, o clima organizacional é bem mais específico: trata-se do ambiente de trabalho em si, de que forma os colaboradores se sentem trabalhando na empresa, se a atmosfera criada é saudável ou tóxica.

Embora sejam duas coisas diferentes, a cultura e o clima organizacional estão relacionados: uma cultura bem construída vai contribuir para melhorar o clima na empresa.

Tipos de cultura organizacional

Existem diferentes tipos de cultura organizacional, com propostas distintas. Um tipo não é melhor ou pior do que o outro, a empresa apenas precisa entender qual faz mais sentido para a imagem que ela deseja estabelecer interna e externamente. Os principais tipos são:

  • Cultura de pessoas: como o próprio nome sugere, é focada nas pessoas que constituem a organização, seus colaboradores, gestores, clientes. Tem a perspectiva de que as pessoas são o ativo mais importante que a empresa pode ter.
  • Cultura de mercado: é orientada ao desempenho e aos resultados obtidos.
  • Cultura adaptativa: prioriza a capacidade da empresa de se adaptar a novos cenários e demandas, mantendo a sua relevância no mercado, mesmo com as mudanças que vão se manifestando ao longo do tempo.
  • Cultura de adhocracia: é focada na inovação e no pioneirismo da empresa. Ou seja, ao invés de se adaptar, o empreendimento é quem dita novas tendências.
  • Cultura de poder: é comum em empresas com a hierarquia bem definida, concentrando o poder nas mãos do líder enquanto as demais pessoas apenas executam.
  • Cultura de papéis: esse é um tipo de cultura com uma quantidade maior de processos, visto que os colaboradores recebem as suas atribuições de cunho operacional e respondem aos seus líderes em tudo, prezando pela eficiência.
  • Cultura de hierarquia: é semelhante às duas anteriores e mais engessada do que a cultura de papéis, uma vez que as funções que cabem a cada pessoa quase nunca sofrem alterações.

Cada modelo de cultura vai agregar suas próprias características. Algumas são marcadas pela motivação e integração, como a cultura de pessoas, por exemplo, outras se caracterizam pelo foco no desempenho e crescimento do empreendimento e assim por diante.

Como construir a cultura organizacional?

A cultura organizacional não é algo que se estabelece organicamente, pelo menos não em sua totalidade. O empreendedor e os gestores (para empresas maiores, que têm essa estrutura) precisam implementar estratégias primeiro, para construir e consolidar essa cultura internamente e, depois, disseminá-la para todos os públicos.

Defina a sua cultura

O primeiro passo é definir qual modelo de cultura organizacional a empresa deseja seguir. Será mais orientada às pessoas ou aos resultados? Vai ser focada em processos operacionais ou em proporcionar uma liberdade maior para que todos os colaboradores possam exercitar a sua capacidade criativa?

Construa uma base para essa cultura

Se a empresa ainda não definiu sua missão, visão, valores e propósitos, esse deve ser o próximo passo, porque a construção da cultura estará baseada nesses pilares. Quais serão as normas formais e informais que todos os colaboradores precisarão seguir? De que forma as figuras de liderança deverão se relacionar com os demais funcionários?

A empresa pode elaborar um manual para a cultura organizacional, onde todas essas questões devem estar previstas. Assim, o empreendedor terá a oportunidade de refletir sobre cada uma delas.

Conheça os componentes da cultura organizacional

Para construir uma cultura forte, é preciso saber quais os componentes que fazem parte dela:

  • Artefatos: tudo aquilo que sinaliza de forma explícita qual é a cultura daquela empresa, como o código de vestimenta, o layout dos ambientes e as cerimônias realizadas.
  • Valores: são aqueles valores que o empreendedor definiu para o seu negócio, mas que deverão ser compartilhados com todos e exercitados no dia a dia.
  • Pressuposições: abrangem todos os valores, crenças e sentimentos que não são explicitados, mas que as pessoas que se envolvem com aquela organização conseguem sentir. Por exemplo: a empresa nunca disse que os funcionários não podem conversar durante as suas tarefas, mas pelo conjunto cultural, eles pressupõem que isso é uma regra e a seguem. O nível de assertividade dessas suposições diz muito sobre o quanto a empresa está sendo bem-sucedida ou não em implementar a sua cultura.

Reveja o regulamento

A maior parte das empresas já têm um regulamento interno com aquilo que os funcionários podem ou não fazer. Reveja para verificar se ele está de acordo com a cultura organizacional ou não. Se esse documento ainda não existe, é o momento de elaborá-lo já com o direcionamento correto.

O papel da cultura organizacional no processo de recrutamento e seleção

Uma vez que a cultura já está bem definida, ela será implementada para os colaboradores que já estão na empresa. E aqueles que vão começar a chegar já deverão estar cientes dela.

É por isso que os profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção precisam estar bem alinhados com a cultura organizacional para que possam realizar dois movimentos: fazer com que novos colaboradores já entrem entendendo como ela funciona e avaliar se o perfil deles é condizente.

Por exemplo: o controle de jornada é um dos pontos inerentes à cultura organizacional. Se a empresa adota uma cultura mais disruptiva, provavelmente abre mão desse controle – pelo menos em sua forma mais rígida. Assim, o colaborador ideal precisa ter disciplina e capacidade de autogerenciamento.

Por outro lado, se a empresa opta por uma cultura mais convencional e com controle de jornada bem-marcado, será necessário contratar funcionários que não tenham problemas em seguir normativas.

Como disseminar a cultura organizacional?

Depois que a cultura já foi construída, ela precisa ser disseminada, primeiramente entre os funcionários, que terão um papel primordial em sua manutenção. Afinal, eles são muito mais numerosos do que o empreendedor e os gestores, portanto, são as suas ações que vão possibilitar que a cultura organizacional seja conservada.

Para promover essa disseminação e facilitar a compreensão, temos algumas sugestões:

  • A cultura organizacional deve ser colocada como prioridade e servir de base em todos os processos e ações da empresa, mesmo aqueles que pareçam muito pequenos.
  • Adote ações de endomarketing para comunicar internamente quais são as características culturais que a empresa tem adotado e como ela está fazendo isso.
  • Implemente o feedback de forma sistematizada, para dar retornos positivos ou negativos para os funcionários quanto às suas ações de manutenção da cultura.

Como melhorar a cultura organizacional?

Algumas empresas já têm uma cultura organizacional, porém, ela é considerada tóxica, ou seja, prejudicial para as pessoas envolvidas. Alguns dos principais fatores que denotam esse cenário são: competitividade excessiva e não saudável, alta taxa de rotatividade de funcionários, falta de comunicação e transparência entre os líderes e seu time e falta de motivação entre os colaboradores.

Se esse é o caso do seu empreendimento, é possível adotar algumas medidas para melhorar a cultura organizacional, tais como:

  • Rever toda a base da cultura organizacional e tentar identificar o que não está sendo cumprido na prática.
  • O empreendedor deve conversar primeiro com os líderes e gestores, pois eles são os responsáveis por dar o exemplo e conduzir o restante da equipe.
  • Investir em ações de endomarketing.
  • Rever os processos internos para identificar aqueles que podem estar drenando a energia da equipe sem trazer os resultados esperados.

Como conservar a cultura organizacional?

Se a cultura já está bem alinhada, o que resta à empresa é conservá-la, da seguinte forma:

  • Não abra exceções que estejam fora da sua cultura para privilegiar ninguém.
  • Siga contratando colaboradores que tenham fit cultural com a empresa.
  • Não deixe de realizar ações internas que reforcem os pilares da sua cultura, mesmo que ela já seja seguida há anos.

Uma cultura organizacional bem implementada é uma das bases que torna uma empresa resistente às crises que vai encarar pelo caminho. Entre em contato com empresas especializadas que terão orientações preciosas para a construção da sua cultura organizacional.

NÓS PROPOMOS AS SEGUINTES AÇÕES PARA VOCÊ:
  • Vídeo “O que é Cultura Organizacional

Nesse vídeo, você vai entender melhor o que é a Cultura Organizacional de uma empresa, toda sua importância e como definir isso no seu negócio em 06 passos práticos. E tudo de um jeito bem simples! Não vale pular para outro artigo! O vídeo é muito instrutivo e te ajudará muito nesse assunto.

  •  Vídeo “Cultura Organizacional

Esse vídeo, muito didático e elucidativo do professor Marco Ferrari, te ajudará ainda mais a entender tudo sobre Cultura Organizacional. Não pense que a cultura organizacional é um tema que pode ser relegado a um segundo plano, porque não é. Portanto, quanto mais souber sobre o assunto, melhor será a gestão de pessoas na sua empresa!

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