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Guia básico de Empreendedorismo Feminino: Tudo o que você precisa saber para começar seu próprio negócio

Já foi o tempo em que as mulheres se viam relegadas a papéis secundários no cenário econômico. As mulheres sempre foram capazes de executar qualquer tipo de tarefa, entretanto, foram subjugadas durante muito tempo e o seu papel era mais de cuidar da casa, dos filhos, da família. No mundo de hoje, as mulheres gerem os mais diferentes tipos de negócios, influenciando tendências e incentivando outras mulheres a empreenderem.
Empreendedorismo Feminino​
Esse artigo foi atualizado em 01/03/2023

O empreendedorismo feminino é um movimento que tem crescido em todo o mundo nas últimas décadas. Trata-se da iniciativa de mulheres que desejam criar e gerir seus próprios negócios, enfrentando os desafios e oportunidades do mercado de trabalho de forma independente.

Na maioria dos países industrializados o empreendedorismo feminino vem ganhando mais força e, consequentemente, as mulheres constituem uma proporção cada vez mais crescente na força de trabalho. 

Essa tendência vale, também, para o empreendedorismo, tendo em vista o aumento considerável de mulheres que iniciam novos negócios, principalmente no Brasil.

O empreendedorismo tem sido um modelo alternativo de carreira para muitas mulheres, sendo visto como um caminho para se ganhar empoderamento econômico e social, enquanto mantém a família ou outras obrigações.

Entretanto, ainda existem muitas crenças estereotipadas de que as empresas operadas por mulheres refletem padrões de trabalho mais feminilizado, reforçando a percepção das mulheres apenas como mães e donas de casa e tirando, de certa forma, a sua credibilidade como empreendedoras.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Apesar de ainda existirem muitos obstáculos para as mulheres empreendedoras, como a falta de acesso a financiamento, preconceitos e discriminações, elas têm se destacado em diversas áreas, desde tecnologia e inovação até moda e gastronomia.

Algumas das características comuns entre empreendedoras femininas bem-sucedidas incluem a determinação, a capacidade de pensar fora da caixa, a resiliência e a habilidade de estabelecer relacionamentos duradouros e construtivos com clientes e parceiros.

Para incentivar e apoiar o empreendedorismo feminino, é necessário investir em programas de capacitação e mentoria, além de criar políticas públicas que favoreçam a igualdade de gênero no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.

O que é empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino é o movimento que se refere ao empreendedorismo liderado por mulheres, ou seja, quando uma mulher assume o papel de fundadora, proprietária ou líder de uma empresa

E, desta forma, isso inclui a criação, desenvolvimento e gestão de um negócio, bem como a busca por oportunidades de negócios, inovação e geração de empregos.

O empreendedorismo feminino é importante, pois ajuda a promover a igualdade de gênero no mundo dos negócios, onde as mulheres têm enfrentado desafios significativos, como o acesso limitado a recursos financeiros e tecnológicos, além de preconceitos e discriminações de gênero.

Apesar desses desafios, as mulheres empreendedoras têm mostrado grande potencial para liderar negócios de sucesso, muitas vezes utilizando habilidades e características únicas, como a criatividade, resiliência, empatia e uma perspectiva mais diversa e inclusiva.

Portanto, o empreendedorismo feminino é um movimento crescente que busca promover o desenvolvimento econômico e social, incentivando a participação ativa das mulheres no mundo dos negócios.

Ao longo dos últimos anos, um número crescente de mulheres tem se integrado ao mundo profissional, quer seja como assalariadas quer seja como empresárias. 

Entretanto, o empreendedorismo feminino vai muito além do lucro e está relacionado com empoderamento, visibilidade, reconhecimento, acolhimento e compartilhamento de informações.

O Empreendedorismo Feminino pode ser definido como o movimento crescente formado por negócios criados e gerenciados por uma ou mais mulheres. De maneira mais ampla, engloba as iniciativas de liderança do sexo feminino e sua atuação em altos cargos em empresas.

Com os muitos paradigmas relacionados ao machismo ainda presente na sociedade, o empreendedorismo feminino rompe preconceitos e mostra a capacidade da liderança feminina para gerir e garantir o sucesso nos negócios.

Qual a importância do empreendedorismo feminino?

  1. Igualdade de gênero: Promove a igualdade de gênero no mundo dos negócios, onde as mulheres historicamente têm sido sub-representadas e enfrentado desafios significativos, como o acesso limitado a recursos financeiros e tecnológicos, além de preconceitos e discriminações de gênero.

  2. Desenvolvimento econômico: Contribui para o desenvolvimento econômico ao estimular a criação de novos negócios e a inovação. Além disso, o empreendedorismo feminino gera empregos e renda, tanto para as próprias empreendedoras como para outras pessoas que trabalham em suas empresas.

  3. Inclusão e diversidade: Promove a inclusão e diversidade no mundo dos negócios, uma vez que as mulheres têm uma perspectiva única e diversa em relação a negócios e produtos, além de terem habilidades e características únicas, como a criatividade, resiliência e empatia.

  4. Inspirar outras mulheres: As mulheres empreendedoras podem inspirar outras mulheres a seguir seus sonhos e a criar seus próprios negócios, encorajando assim o desenvolvimento de outras empreendedoras e contribuindo para uma sociedade mais igualitária e justa.

  5. Transformação social: Contribui para a transformação social, uma vez que as mulheres empreendedoras têm uma visão mais ampla e podem criar negócios que promovam a sustentabilidade ambiental e social, além de apoiar outras causas importantes para a sociedade.

  6. Independência financeiraOutro ponto é a capacidade de mulheres empreendedoras possuírem independência financeira, tanto para não depender do parceiro, como para romper ciclos de violência em relacionamentos.

A importância também se estende em forma de vantagens para empresas, já que mulheres empreendedoras possuem capacidades valorizadas como resiliência, estabilidade e equilíbrio emocional para lidar com dificuldades e pressões no trabalho.

Ainda, empresas que investem na diversidade de gênero conseguem crescimentos até 20% maiores que as outras, além de contar com funcionários mais engajados.

Você sabia que o empreendedorismo feminino tem uma data?

Dia do empreendedorismo feminino

O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma data que tem como objetivo celebrar e promover a participação das mulheres no mundo dos negócios, além de destacar a sua importância para a economia e a sociedade como um todo.

Essa data é uma oportunidade para reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres empreendedoras, bem como para sensibilizar a sociedade sobre a importância de apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino.

Algumas das atividades realizadas no Dia do Empreendedorismo Feminino incluem palestras, workshops, fóruns de discussão e eventos de networking, que ajudam a conectar mulheres empreendedoras, compartilhar experiências e aprendizados, e fornecer ferramentas e recursos para o desenvolvimento de seus negócios.

Além disso, esse dia pode ajudar a promover políticas públicas que apoiem o empreendedorismo feminino, como programas de financiamento, capacitação e mentoria, bem como para incentivar as empresas a adotarem políticas de inclusão e diversidade, o que pode contribuir para a criação de um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres empreendedoras.

Dia do empreendedorismo feminino

O Dia do Empreendedorismo Feminino foi criado em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo comemorado todo ano no dia 19 de novembro.

Logo que foi criado, a data foi comemorada durante a Semana Global de Empreendedorismo, estimulando atividades relacionadas ao empreendedorismo em mais de 150 países.

O objetivo da data é chamar atenção ao nível mundial sobre o impacto social e econômico desse movimento, fortalecendo e enaltecendo o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho.

Essa data foi uma iniciativa coordenada pela divisão ONU Mulheres, braço da organização com foco em unir pessoas e aumentar os esforços para a defesa dos direitos humanos das mulheres.

Vale ressaltar que a celebração do Dia do Empreendedorismo Feminino não é uma data oficial estabelecida por órgãos governamentais ou organizações internacionais, mas sim uma iniciativa de organizações da sociedade civil, empresas e indivíduos que desejam promover o empreendedorismo feminino e valorizar as conquistas das mulheres empreendedoras.

Principais desafios no empreendedorismo feminino

Infelizmente, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios, que vão desde a falta de autoconfiança até as discriminações de gênero existentes no mercado de trabalho, as quais resultam em diferenças de oportunidades em relação aos homens.

Entretanto, as mulheres vêm ganhando muita força e se destacando cada vez mais no universo empreendedor, potencializando os mais diversos setores da economia.

O empreendedorismo feminino é um catalisador para o desenvolvimento e crescimento e contribuiu significativamente para a economia nacional sendo um importante instrumento de transformação social.

Ainda que muitos avanços sejam visíveis em relação à conquista das mulheres no mundo empreendedor, ainda existem muitos desafios que impedem um crescimento ainda maior nessa área.

A maioria dos desafios não são ligados à falta de acesso a estudo ou profissionalização, muito menos relacionados à capacidade da mulher, mas em como a sociedade dificulta sua atuação.

Confira abaixo as principais dificuldades ainda enfrentadas pelas mulheres nos dias atuais.

Menores salários e dificuldade de financiamento

As mulheres empreendedoras muitas vezes têm dificuldade em obter financiamento para seus negócios, devido a preconceitos de gênero e a uma menor disposição dos investidores para investir em negócios liderados por mulheres.

Mesmo possuindo 16% mais escolaridade que os homens empreendedores, os negócios criados e gerenciados por mulheres tendem a faturar 22% a menos que eles.

Isso se dá pela desigualdade no acesso a financiamentos e outras barreiras que veremos a seguir.

Os salários são igualmente menores segundo pesquisa do IBGE. Em 2018, os homens empreendedores tinham uma média de ganhos de R$2.344. Enquanto isso, as mulheres ficaram com valores de R$1.831.

Também possuem dificuldade no acesso a financiamentos, chegando a pagar taxas 3,5% maiores que os homens. Os valores financiados aprovados geralmente são mais de R$13 mil menores para elas.

Dificuldade em conciliar vida pessoal e profissional

As mulheres empreendedoras muitas vezes têm múltiplas responsabilidades, como cuidar da família e dos filhos, o que pode tornar difícil conciliar a vida pessoal e profissional.

Há séculos, a visão masculina sobre a capacidade da mulher influenciou a sociedade de forma geral. Antes, elas tinham a responsabilidade total em cuidar da casa e dos filhos, somente atuando no lar e na maternidade, sem direito a estudo e trabalho.

Graças às reivindicações de grupos feministas e organizações, esse cenário já mudou, mas ainda existe muito preconceito no mercado de trabalho em reconhecer a capacidade das mulheres de atuarem em cargos mais altos ou construírem seu próprio negócio.

Networking

As mulheres muitas vezes enfrentam a falta de mentoria e suporte em seu caminho para o sucesso empresarial, incluindo a falta de acesso a redes de contatos, mentores e apoio emocional.

Uma pesquisa comentada pela Revista Exame indica que no Brasil as mulheres ainda são as que menos se relacionam para fazer networking profissional.

Isso acontece tanto pela falta de contatos abertos a esse intercâmbio de experiências, como a muitos grupos constituídos por homens que não favorecem essa abertura.

As iniciativas para combater essa dificuldade são muitas: de criação de grupos empreendedores de mulheres, a eventos de networking focados nesse grupo.

Não Encontrar Apoio

Seja entre parceiros, familiares, amigos e até mesmo de instituições como Bancos, o apoio à mulher empreendedora ainda é muito escasso. Continua sendo um desafio para elas mostrar sua capacidade e preparação para iniciar um negócio e receber apoio de várias partes.

Isso dificulta o acesso a investimentos, apoio emocional e profissional.

Colabora para uma grande disparidade entre mulheres e homens que conseguem tirar ideias do papel e inovar no mercado de trabalho ou iniciando negócios.

Alta Carga de Responsabilidades

As mulheres ainda precisam lidar com a sobrecarga de atividades impostas a elas no campo profissional que deve conciliar com as atividades pessoais, familiares e sociais.

Segundo uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME), cerca de 53% das empreendedoras possuem filhos, considerando que a maioria precisa de horários flexíveis para dividir seu tempo entre as responsabilidades domésticas e profissionais.

Elas chegam a gastar 20 horas semanais somente para cuidar da casa e dos filhos, tendo uma participação hoje de 92% nessas tarefas. A solução parte na busca da divisão de responsabilidades, nem sempre aceitas pelos homens.

Desigualdades de gênero no mercado de trabalho

As desigualdades de gênero no empreendedorismo feminino são uma realidade em muitos países, incluindo o Brasil. Algumas dessas desigualdades incluem: 

  1. Dificuldades de acesso a financiamento: As mulheres empreendedoras muitas vezes têm dificuldades em acessar financiamento para seus negócios, pois os investidores tendem a favorecer negócios liderados por homens. Além disso, as mulheres muitas vezes têm menos patrimônio para oferecer como garantia para empréstimos.

  2. Falta de representatividade em cargos de liderança: As mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam barreiras para chegar a cargos de liderança, o que limita seu acesso a recursos e oportunidades para seus negócios.

  3. Discriminação no mercado de trabalho: As mulheres enfrentam discriminação no mercado de trabalho, o que pode dificultar o acesso a recursos e redes de contatos. Além disso, as mulheres muitas vezes têm menos oportunidades de se envolver em atividades de networking.

  4. Expectativas sociais: As mulheres enfrentam expectativas sociais de que devem se dedicar mais à vida familiar do que aos negócios, o que pode dificultar o equilíbrio entre as responsabilidades profissionais e pessoais.

  5. Dificuldades de conciliação entre trabalho e família: As mulheres empreendedoras muitas vezes têm que equilibrar as demandas dos negócios com as responsabilidades familiares, o que pode ser difícil e limitar sua capacidade de se dedicar completamente a seus negócios.

Para superar essas desigualdades de gênero no empreendedorismo feminino, é importante que haja políticas públicas e iniciativas privadas que promovam a igualdade de gênero no mercado de trabalho e incentivem o empreendedorismo feminino

Isso pode incluir o acesso a financiamento, mentoria, capacitação e redes de contatos, bem como ações de conscientização para combater o preconceito e a discriminação de gênero. 

Com essas iniciativas, é possível promover um ambiente mais justo e igualitário para as mulheres empreendedoras e contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

Desafios culturais e sociais

Em muitas culturas, as mulheres enfrentam barreiras culturais e sociais para iniciar e gerir um negócio, incluindo preconceitos de gênero, estereótipos e expectativas sociais.

Acesso limitado a tecnologia e inovação

As mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam a falta de acesso a tecnologia e inovação, o que pode dificultar a criação e o crescimento de seus negócios.

Empreendedorismo feminino

Perfil da Mulher Empreendedora

Listamos abaixo as principais características para o perfil da mulher empreendedora, considerando os mais observados, assim como os ideais a serem alcançados para um melhor desenvolvimento de novos negócios.

Iniciativa que gera resultados

A mulher sendo sua própria líder, com as dificuldades encontradas, as evoluções e conquistas dependem sempre de sua própria iniciativa.

Ter segurança nas escolhas e decisões é importante, assim como buscar soluções simples ou desafiadoras para que o negócio possa crescer.

Desenvolver a autoconfiança

Quando o objetivo é empreender, escolher um segmento em que você se sinta confortável é fundamental. Pense nas áreas onde você possa desenvolver talentos já existentes e criar esforços que trarão resultados.

A autoconfiança tem base no que você já faz muito bem, mas também tem parte nas suas capacidades que podem ser desenvolvidas.

Saber liderar

Quando se trabalha com outras pessoas, é importante saber motivá-las e gerir o time de forma que alcance seus objetivos.

A liderança motiva e cobra na medida certa, ajudando a criar um clima equilibrado e agradável onde as pessoas possam desenvolver suas ideias e trabalhar com paixão.

Ter persistência

A vida de qualquer empreendedor geralmente possui mais desafios do que vitórias, ainda mais no processo de criação e estabelecimento de um negócio.

Ter persistência e não desistir com facilidade é outra característica importante, sempre buscando formas de superar as barreiras, criando estratégias e inovações que colaborem com o sucesso do negócio.

Planejamento

A jornada de empreendedores pode abranger diversas responsabilidades e atuar em áreas diferentes do negócio.

Com a grande quantidade de desafios ao estruturar um negócio, ainda mais sozinha ou com uma equipe reduzida, é importante enxergar a importância de criar planejamentos e segui-los.

Crie planejamentos detalhados e específicos para cada área do negócio e sempre foque em segui-los para que as tarefas não saiam do controle.

Dados do empreendedorismo feminino no Brasil

Em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, o Brasil em 2020 possuía 8,6 milhões de mulheres Donas de Negócio. De acordo com a pesquisa, comparadas aos homens, as mulheres empreendedoras:

  • Têm maior grau de escolaridade.
  • São mais jovens.
  • Ganham menos.
  • Trabalham mais sozinhas (Conta Própria).
  • Trabalham menos horas no negócio.
  • Estão há menos tempo na atividade atual.
  • 49% são chefes de família.
  • Empregam menos pessoas que os empreendimentos conduzidos por homens.
  • Possuem estruturas de negócio mais simples.
  • Contribuem mais à previdência na atividade atual.
  • Trabalham mais no setor de serviços (destaque: alojamento e alimentação).

Como pudemos perceber, as dificuldades para o empreendedorismo feminino são muitas. Entretanto, as mulheres são fortes e resilientes e não devem desistir da realização do sonho de ter o seu próprio negócio.

Empresas como o Sebrae podem ajudar as mulheres empreendedoras de diversas formas. Procure o Sebrae mais próximo ou entre em contato pelo 0800 570 0800 e veja como você poderá receber ajuda para montar ou fazer a gestão da sua empresa!

O que nós propomos para você

Veja a seguir as super dicas que coletamos para você:

Sebrae Delas

O Sebrae Delas é um programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltado especificamente para o empreendedorismo feminino. 

O programa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo entre as mulheres e fortalecer a presença feminina no mercado de negócios.

O Sebrae Delas oferece uma série de soluções para apoiar mulheres empreendedoras em todas as etapas do seu negócio, desde a ideia inicial até a consolidação da empresa. As soluções incluem:

  1. Capacitação: O programa oferece cursos e treinamentos para desenvolver habilidades empreendedoras e de gestão de negócios.

  2. Mentoria: As empreendedoras podem contar com o apoio e a orientação de mentores experientes, que podem ajudá-las a superar desafios e a alcançar seus objetivos.

  3. Networking: O Sebrae Delas promove eventos de networking e encontros entre empreendedoras, para que possam trocar experiências e estabelecer parcerias.

  4. Acesso a recursos: O programa oferece acesso a linhas de crédito, programas de financiamento e outras fontes de recursos para apoiar o crescimento dos negócios.

  5. Difusão de conhecimento: O Sebrae Delas oferece informações e conhecimento sobre o empreendedorismo feminino, por meio de pesquisas, estudos e publicações.

O Sebrae Delas é uma iniciativa importante para promover o empreendedorismo feminino e ajudar as mulheres a superar os desafios e obstáculos que enfrentam ao iniciar e gerir seus negócios.

Ebook

Ebook do Sebrae Empreendedorismo Feminino como Tendência de Negócios com orientações para melhoria do atendimento e aplicação de diferenciais. Confira!

Vídeo

Vídeo do Canal do Sebrae Talks O Poder do Empreendedorismo Feminino: Especial Dia da Mulher”.

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