As relações profissionais assim como as pessoais envolvem opiniões, posicionamentos e tomadas de decisões, que muitas vezes não são coincidentes. Porém, assim como entender que a divergência faz parte de qualquer relação interpessoal, é fundamental ter em mente, também, que a gestão de conflitos nas empresas é uma área que deve ter especial atenção.
Estar preparado para lidar com opiniões divergentes é uma das habilidades que se espera dos líderes de equipes. Porém, há momentos em que é preciso uma atuação mais específica, com a presença de um mediador, por isso, é fundamental ter entre a política de gestão da empresa, a gestão de conflitos como uma atribuição importante e estratégica.
Para entender melhor como fazer a conciliação e mediação de divergências no ambiente profissional, é preciso entender melhor como funciona a atividade de gestão de conflitos, suas particularidades e como pode ser aplicada no dia a dia das empresas.
Também, é preciso entender um pouco dos ambientes que possibilitam relações de conflito nas organizações, principais causas, agentes e como fazer para lidar com as divergências e minimizar as consequências.
A seguir, apresentaremos os principais pontos para lidar e fazer uma boa gestão de conflitos.
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é gestão de conflitos?
Gestão de conflitos é uma área específica dentro da gestão empresarial, através da qual é feito a mediação entre partes conflitantes por opiniões e interesses divergentes. O trabalho consiste em obter uma solução conciliadora e interessante para todos.
A resolução de conflitos é uma atividade que precisa de habilidades específicas referentes a gestão de pessoas. É necessário metodologias e técnicas de mediação que precisam estar bem definidas e aplicadas pelo mediador.
Por isso, a atividade está relacionada a profissionais de recursos, aos líderes e gestores, e até aos profissionais especialmente contratados para a função.
Qual a importância de gerenciar conflitos na sua empresa
Entender que os conflitos fazem parte das relações de trabalho em maior ou menor proporção, ajuda a perceber que é fundamental estar preparado para atuar na resolução deles com sabedoria.
Esqueça a ideia de que as divergências dentro da empresa são totalmente indesejadas e negativas. Divergências podem gerar novas visões e estratégias.
Porém, o tênue limite entre divergências e conflitos deve ser estabelecido e monitorado de modo a não gerar prejuízos à cultura organizacional. Os conflitos são sinais de que algo não está andando como deveria e, portanto, precisa mudar.
Quando não há uma forma clara de lidar com os conflitos, os desentendimentos podem tornar o ambiente tóxico e influenciar diretamente na convivência entre os envolvidos e prejudicar a equipe como um todo.
Alguns indicativos de um clima ruim no local de trabalho são expressos em comportamentos como atrasos e faltas, queda de produtividade e retenção de bons profissionais.
Como funciona a gestão de conflitos
A gestão de conflitos é um processo que envolve algumas etapas com características muito específicas, dependendo do modo que se escolha lidar com a situação:
- Prevenir – nessa fase usa-se o planejamento para evitar que as divergências se transformem em ambientes conflituosos dentro da empresa.
- Amenizar – uma tentativa de minimizar o conflito e tentar alguma maneira de apaziguá-lo.
- Impor – uma forma unilateral de lidar com a situação conflitante, sem dar espaço para negociação.
- Mediar – compreende o detectar da situação conflitante, ouvir as partes e estabelecer um ponto de convergência para todos.
- Acompanhar – é a fase pós mediação que requer o monitoramento da solução proposta e os resultados obtidos através dela.
Mediar e acompanhar são as etapas que efetivamente compõem a gestão do conflito com foco na solução.
Qual o papel do líder na gestão de conflitos?
O líder tem papel fundamental, não apenas para prevenir, mas também para detectar ambientes de conflito, os motivos e os agentes causadores das divergências.
Passa pelo líder buscar formas de conciliar diferenças entre os profissionais sob seu comando e evitar que os conflitos se ampliem e tomem proporções ainda mais prejudiciais para a empresa.
É papel do líder antecipar iniciativas de controle, análise e colaboração na busca por uma solução eficiente e benéfica para todos.
Principais causas de conflitos nas organizações
Para lidar de modo eficiente com a gestão de conflitos é preciso, primeiro, entender o que os causa. De modo geral, os conflitos costumam estar relacionados com:
- Diferenças pessoais ou profissionais.
- Disputas por poder.
- Dificuldades geradas pelo trabalho.
- Falhas de comunicação.
- Desmotivação.
- Resultados não alcançados.
- Falta de foco.
- Desvalorização do profissional.
Em todos eles, o ponto em comum é a visão antagônica entre as partes, que pode gerar uma relação conflituosa se não for observada e gerida de modo eficaz pelos líderes e gestores.
É importante destacar, também, que disputas pessoais muitas vezes são motivadas por mudanças organizacionais repentinas.
Por fim, disputas por posições entre profissionais, setores e até equipes, costumam criar um ambiente instável nas empresas.
Principais consequências dos conflitos
O clima organizacional é o principal comprometido com os conflitos no ambiente de trabalho. As disputas e divergências costumam afetar a motivação e, por consequência, impactam na produtividade.
Outra consequência é o poder de disseminar rivalidades e potencializar a propagação das divergências para outros setores da empresa.
Os desgastes psicológicos provocados pela insegurança e as disputas entre os envolvidos também são outro impacto altamente negativo das relações conflituosas.
Benefícios de uma boa gestão de conflitos
Quando tratados de forma eficiente, os conflitos podem trazer oportunidades de aprendizado e desenvolvimento no ambiente profissional.
O RH e demais envolvidos na gestão de pessoas devem estar atentos para conduzir o processo de modo a minimizar os impactos sobre o ambiente organizacional.
Uma gestão eficiente de conflitos passa por usar os aprendizados gerados pelas situações conflituosas como ferramentas para implementação de iniciativas que previnam a repetição de situações conflituosas.
Como fazer uma boa gestão de conflitos
Detectado o problema, o primeiro passo é ouvir. Cabe aos profissionais designados para mediar a situação uma atitude neutra, agregadora e empática. A ideia é ouvir os envolvidos, em lugar neutro e reservado.
É importante ouvir cada um separadamente, para entender as versões e, só depois, reunir os envolvidos para fazer a mediação, que vai passar por soluções conciliadoras que contemplem o todo.
Como resolver conflitos entre colaboradores
Imparcialidade é a característica mais importante na mediação de conflitos. Você precisa ouvir os lados e os argumentos. Entendido as causas e as necessidades, entrará a parte de conciliação na busca de uma solução conjunta.
Nessa etapa, o diálogo será fundamental. Lembre-se que o seu olhar sobre o todo precisa ser capaz de propor e estabelecer uma decisão que atenda às necessidades dos envolvidos.
Como evitar conflito nas organizações
Tenha uma comunicação clara e abrangente
Uma das formas mais eficientes de evitar os conflitos e desavenças na empresa é estabelecer uma boa comunicação entre os profissionais, as lideranças, os departamentos como um todo. Não se trata de uma ação isolada, a comunicação eficaz precisa ser um dos elementos presentes no seu plano de gestão.
Informações precisam ser bem transmitidas e contemplar todos os envolvidos nos processos. A falta de clareza pode impactar nas atividades diárias, causar desentendimentos, atrasar projetos e prejudicar a produtividade da empresa como um todo. Defina ferramentas que possam otimizar a comunicação na sua empresa e esteja atento às necessidades que vão surgindo ao longo do tempo. Ajustar as estratégias de tempos em tempos, faz parte do processo de amadurecimento e desenvolvimento natural do negócio.
A troca de informações também deve ser valorizada com a realização periódica de reuniões.
Estabeleça uma cultura de feedback
O gestor deve estar preparado para ouvir e dar retorno sobre as demandas. O foco do trabalho na gestão de conflitos é criar uma via de cumplicidade e empatia, focada em encontrar soluções e ajudar o profissional a se desenvolver. Por isso, o feedback deve ser claro, individual e construtivo.
Como implementar uma administração focada na gestão de conflitos
A gestão de conflitos é vital para estabelecer um ambiente estável e saudável para os profissionais. Também, é através de uma administração eficiente das divergências que a empresa minimizará perdas de foco e produtividade no ambiente de trabalho.
Administrar conflitos não resume a mediação da situação. É preciso acompanhar e avaliar as consequências da solução apontada. Perceber se o que foi acordado está sendo colocado em prática pelos envolvidos. Essa avaliação é o que realmente apontará se a solução encontrada foi bem-sucedida.
Lidar com pessoas pressupõe disponibilidade para lidar com emoções, gerenciar divergência e mediar conflitos. Portanto, certifique-se de ter entre o seu planejamento empresarial, estratégias bem definidas para a gestão de pessoas.
A gestão de conflitos é apenas uma das muitas necessidades que as relações interpessoais demandam. Para estabelecer um clima organizacional adequado, será preciso um olhar amplo de cuidado e entendimento das necessidades das pessoas. O clima e cultura organizacionais também são cada vez mais determinantes para a retenção de talentos.
Agora que você entendeu a relevância da gestão de conflitos para um bom ambiente profissional, aproveite para acompanhar nossos conteúdos sobre liderança e negócios e ampliar ainda mais a sua visão estratégica. Acesse nosso portal e tenha acesso a conteúdos que te ajudarão na gestão da sua empresa.