Você sonha em visualizar melhor as estratégias da sua organização para gerar resultados positivos? Desenvolver um modelo de negócio pode ajudar a definir o funcionamento de uma empresa, proporcionando uma visão clara dos processos essenciais para entregar valor ao cliente.
Neste artigo, vamos explorar a importância da modelagem de negócios e como construir um modelo eficaz.
Ter uma visão clara das estratégias que geram resultados positivos é o sonho de todo empreendedor. Essa ampla visão permite identificar quais processos são essenciais para entregar a proposta de valor ao cliente.
Desenvolver um modelo de negócio pode contribuir significativamente para isso, pois ajuda a definir todo o funcionamento de uma organização.
Pensando na importância desse tema, criamos um conteúdo completo para que você entenda tudo sobre modelagem de negócios. Para conferir, basta continuar a leitura!
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é modelagem de negócios?
Para que entenda melhor o conceito, é preciso aprender, primeiramente, o que é um modelo de negócio. Pois bem, trata-se de uma estratégia criada para que determinada empresa entregue valor aos seus clientes.
Para simplificar, é uma ferramenta em que são registradas as principais ações de um negócio, sendo assim, ela faz com que os principais aspectos da companhia sejam esclarecidos e alinhados, para que juntos funcionem da melhor maneira possível.
Esse conceito se refere ao modo com que as etapas (produção, vendas, etc.) de uma empresa serão realizadas. Tudo isso para que seja agregado valor à marca, e assim, seja possível repassar aos clientes.
E é nesse sentido que entra a modelagem de negócio, pois, basicamente, é o processo responsável por definir qual modelo de negócio determinada empresa irá seguir. Tal ação é extremamente importante para que seus clientes entendam a sua organização em sua totalidade, ou seja, por completo. Afinal, isso aumentará as chances de ele se conectar com a marca.
Pensando nisso, antes de abrir a sua empresa, o primeiro passo que você deve realizar é fazer uma análise e definir qual modelo de negócio irá seguir, para que assim, você consiga repassar a proposta de valor da sua companhia
Qual a importância do modelo de negócio?
Agora que aprendeu o conceito, é interessante entender o porquê é importante definir um modelo de negócio, certo?
Como citamos anteriormente, essa estratégia é importante para que você consiga entregar a sua proposta de valor a seus clientes. Sem essa definição, o seu negócio pode se tornar confuso, o que irá atrapalhar os seus resultados.
Além disso, pensar em inovações se torna mais fácil quando há uma organização. Afinal, você conseguirá ter uma visão ampla de todos os processos, o que ajudará na hora de tomar as melhores decisões para a sua empresa.
Portanto, criar um modelo de negócio claro é muito útil para que realize suas tomadas de decisão de forma mais tranquila e assertiva, pois nele é possível entender, de forma racional, todas as etapas a serem executadas pela organização. E, além disso, no documento você irá definir um objetivo bem claro, o que contribui bastante na hora de criar suas ações.
Outro ponto positivo é que todos da empresa irão seguir um mesmo propósito. Afinal, um modelo de negócio bem estruturado serve para direcionar a empresa por completo.
Viu como criar um modelo de negócio é essencial para que a sua empresa tenha um direcionamento correto e consiga agregar valor à organização? Pensando nisso, antes de abrir a sua empresa, defina bem os seus processos.
Como construir um modelo de negócio?
Agora, separamos um passo a passo para que consiga construir um modelo de negócio para a sua empresa.
Lembrando que você pode fazê-lo a mão, utilizando aplicativos, dentre outras ferramentas. Com isso, os processos podem variar, porém, existem algumas etapas que são indispensáveis. Veja a seguir:
1. Qual a ideia da sua empresa?
O primeiro passo é definir o que será realizado pela sua organização. Ou seja, explique qual valor a sua empresa irá oferecer.
2. Defina seu público-alvo
Para quem o seu negócio será direcionado? Aqui, é importante definir bem a sua persona. Afinal, todas as suas estratégias serão pensadas com base neste público.
3. Descreva como as atividades serão realizadas
É neste momento que você deverá pensar em como a sua organização fará para entregar a proposta de valor definida no início.
4. Estude quais serão os seus gastos
Entender qual valor será necessário para colocar a sua ideia em prática é essencial. Pensando nisso, analise esse aspecto. E, além disso, faça uma previsão do seu possível retorno.
Viu como é simples? Essas quatro etapas vão contribuir para que você consiga entender melhor a sua empresa. Portanto, busque detalhar cada um desses aspectos.
Business Model Canvas: a ferramenta para modelagem de negócios
O Canvas é uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de um modelo de negócio, pois ele permite elaborar a estratégia de maneira prática e simples.
Basicamente, o Canvas é um quadro, e nele há uma divisão de 9 etapas. Com isso, é possível ter uma visão bem clara do modelo de negócio.
Pensando nisso, iremos te explicar como você deve preencher esse quadro para que seu modelo de negócio seja realizado.
Segmentação de mercado
Aqui, escolha o perfil de cliente ideal para a sua empresa. Portanto, estude as pessoas que irão querer fazer negócio com a sua marca.
Por exemplo, caso venda produtos para bebê, o seu público-alvo pode ser baseado em mães recentes. Afinal, elas precisarão dos seus serviços.
É importante detalhar bem o perfil para que todos da sua empresa estejam cientes e criem estratégias para atingir esse público.
Proposta de valor
Responda às seguintes perguntas nesse tópico: o que a empresa irá oferecer? Quais são os diferenciais do seu negócio?
Esse ponto é essencial para que todos os colaboradores entendam qual é a proposta da organização, e assim, consigam repassar aos clientes.
Além disso, entender os pontos que diferenciam a sua empresa dos concorrentes é um passo importante para que os consumidores optem por fazer negócio com a sua marca.
Canais
Nessa etapa, você deve definir como os produtos comprados pelos seus clientes serão entregues.
Aqui, é importante pensar no canal que será melhor para o seu público-alvo e, também, no que será mais rentável para a sua empresa.
Relação com os clientes
Como você irá criar e manter uma relação com os seus consumidores? Pense nesses canais de comunicação, pois criar um relacionamento próximo com o cliente é extremamente importante para que ele se torne fiel ao seu negócio.
Fonte de renda
Esse tópico é importante para entender o possível lucro da empresa. Por isso, registre toda a entrada de capital do seu negócio, bem como o que o cliente está disposto a pagar e como ele irá efetuar essa compra.
Atividade chave
Defina quais serão as atividades realizadas para que a proposta da empresa seja entregue aos consumidores. Aqui, sempre pense em criar soluções para os problemas.
Recursos-chave
Depois de definir o tópico anterior, detalhe o que será necessário para realizá-lo. Por exemplo, capital humano, equipamentos, dentre outros.
Parcerias-chave
Irá precisar de alguma ajuda? Se sim, essa é a hora de detalhar. Por exemplo, informe caso precise terceirizar algum serviço, contratar fornecedores, dentre outros.
Estrutura de custo
Faça um levantamento de todos os custos que serão necessários para que a sua empresa comece a funcionar.
Percebeu como esse quadro é completo? E isso tudo em apenas uma página. Ele possui todas as informações necessárias para que você detalhe seu modelo de negócio. Portanto, utilize a ferramenta, pois ela é simples e irá te auxiliar bastante.
Principais dicas
Agora que já viu como criar um modelo de negócio de forma simples, separamos algumas dicas para que torne esse processo ainda melhor.
- Não tenha medo de errar: de início, a sua ideia pode não estar muito clara. Sendo assim, tenha em mente que isso é supernormal e, com o tempo, você poderá ir alinhando cada gargalo que aparecer.
- Conte com ajuda: você pode desenvolver seu modelo de negócio sozinho. Porém, ter outras pessoas pode contribuir bastante, pois pensamentos diferentes causam percepções diferentes, com isso, poderá unir as ideias, e assim, otimizar cada aspecto.
- Nada de achismo: cada etapa registrada no seu modelo de negócio deve ser estratégica. Portanto, estude cada tópico para que se baseie em dados, e não apenas no que você acredita ser o ideal.
- Seja inovador: saia da zona de conforto. Ao preencher cada aspecto, pense sempre em ser uma empresa inovadora.
- Após realizar seu modelo, reflita: pense sempre em otimizar seu modelo de negócio. Por isso, após criá-lo, o revise frequentemente, pensando em como poderá melhorá-lo para que os seus resultados sejam alcançados de forma mais assertiva.
Gostou das dicas? Então, aproveite para colocá-las em prática, pois elas ajudarão, e muito, para que a sua empresa tenha um modelo de negócio bem estruturado!
Ao longo deste conteúdo você conseguiu entender mais sobre o modelo de negócio? Esperamos que sim! Agora que aprendeu a sua importância e como fazer para elaborar um de forma eficiente, você poderá analisar melhor as suas ideias. Isso porque, terá a possibilidade de ver de forma ampla todas as etapas importantes para o seu negócio.
Saiba que entender a necessidade de criar um modelo de negócio é um pontapé importante para alavancar seus resultados. Pois, ele contribui, e muito, para o sucesso de uma organização. Portanto, pensando nisso, aproveite todas as informações que passamos ao longo deste post e aplique no seu negócio!
Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto, conhecer bem a ferramenta e aplicar na sua empresa.
01 – Consultoria do Sebrae sobre “Modelagem de negócios”. Na consultoria, você começa a tirar sua ideia do papel e checar se ela é viável ou não, eliminando assim qualquer dúvida e diminuindo as incertezas e riscos. Você tem uma ótima ideia de negócio, mas precisa de orientação para organizá-la e testá-la para ver se é viável ou não? Se a sua resposta for sim, contrate já a Consultoria de Modelagem de Negócio.
Entre em contato com o Sebrae da sua região e verifique os preços e a disponibilidade. Lembrando que essa instituição possui preços mais baixos de investimentos para você realizar a sua consultoria. Entre em contato no 0800 570 0800 e saiba mais.
02 – Oficina online e gratuita do Sebrae “Modelagem de negócios utilizando a ferramenta CANVAS”. Por meio da oficina de 4 horas, você conhecerá a ferramenta Canvas para modelagem de negócios. Vai aprender a destacar sua criatividade ao desenvolver propostas de negócios inovadores, assumindo uma postura empreendedora na geração de Modelos de Negócios Inovadores. Por fim, você vai criar o seu modelo de negócio utilizando a ferramenta Canvas.
03 – Vídeo do Canal Sebrae Talks “CANVAS como fazer seu modelo de negócio – SEBRAE”. No vídeo, você vai entender melhor o que é o quadro Canvas além de te permitir analisar os seus concorrentes, traçar metas e tomar decisões.
04 – Vídeo do Canal Blog Abrir Minha Empresa “BUSINESS MODEL CANVAS | Plano de Negócios em Só 1 Página (Ferramenta Simples e Muito Poderosa)”. No vídeo, você vai entender o que é o Canvas e como aproveitar essa ferramenta ideal para quem quer desenvolver novas ideias ou remodelar estratégias.
05 – Baixe a Cartilha do Sebrae “O quadro de modelo de negócios”. Com essa cartilha, não tem errada: você aprenderá tudo sobre os 9 quadros e saberá criar o seu próprio modelo de negócios.
06 – Ferramenta online e gratuita do Sebrae “Crie novos modelos de negócios com o Sebrae Canvas”. Trata-se da ferramenta mais utilizada da atualidade para criar o seu quadro Canvas virtual. O Sebrae Canvas permite que qualquer empreendedor desenvolva seu modelo de negócios ou até mesmo repense um modelo já existente.