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Como Abrir Sua Empresa: Passo a passo completo

Aprenda o passo a passo essencial para abrir sua empresa de forma eficiente e segura. Este guia prático cobre desde o planejamento inicial até o registro e a estruturação do negócio, garantindo que você tenha todas as informações necessárias para começar com confiança e evitar erros comuns.
Passo a passo para abrir uma empresa

Abrir seu negócio exige bastante atenção aos detalhes, planejamento e perseverança. Mas por onde você deve começar? Como ter certeza de que o modelo de negócios que você tem em mente é sustentável?

Não se preocupe: criamos um passo a passo detalhado para que você comece com o pé direito, sem deixar nenhuma informação relevante para trás. Preste bastante atenção às informações e monte o seu negócio de sucesso.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Onde conseguir ideias para abrir meu negócio?

O primeiro passo para abrir uma empresa bem-sucedida é, como era de se esperar, ter uma ideia sólida sobre o negócio. Essa é uma das etapas mais difíceis e essenciais para o seu negócio, porém, existem diversas formas para você buscar inspiração.

Paul Graham, responsável por uma aceleradora norte-americana de startups, afirma que as melhores ideias sobre negócios nascem naturalmente, de acordo com a observação criteriosa a respeito do que está ao redor do empresário.

Sendo assim, a necessidade que deve ser suprida pode ser descoberta através da simples observação. Uma vez decidido sobre o que fazer, aprofunde-se no mercado.

Estude, faça cursos de capacitação e pesquise bastante para definir um plano de negócios bem elaborado.

Por último, mas não menos importante, sempre que possível, pense fora da caixa. Por mais que boas ideias possam (e devam) ser replicadas em seu negócio, às vezes uma iniciativa inovadora pode ser tudo o que você precisa para se destacar.

Conheça suas forças e fraquezas

Reconhecer suas fraquezas e concentrar suas forças é fundamental para conduzir sua empresa de maneira correta e sustentável.

Com muita autorreflexão, é possível diagnosticar quais são os pontos mais e menos fortes de seu negócio e quais os pontos positivos e negativos que o futuro reserva para ele. Além disso, conhecer a si torna não só a vida profissional mais clara e objetiva como, também, a vida pessoal.

Um equilíbrio adequado entre ambas faz toda a diferença na tomada de decisões. A identificação de tais pontos pode não ser uma tarefa fácil.

A melhor forma de alcançar respostas corretas é através de uma análise realista sobre o negócio, e não uma análise otimista, como acontece na maioria dos casos.

Seu negócio possui alguma novidade? Alguma inovação? Os funcionários estão se sentindo valorizados pelos seus esforços? A sinceridade deve sempre existir na hora de realizar uma autocrítica.

Busque informações nas fontes certas

Informação é uma das commodities mais valiosas da atualidade. Isso significa que, para que seu negócio prospere, é necessário buscar informações confiáveis e transparentes a respeito das últimas tendências.

Existem diversos portais de confiança, além de empresas especializadas em consultoria empresarial, que dispõem de informações fundamentais para o correto andamento de seu negócio. A I Propose é uma grande plataforma em que você pode buscar informações sobre todos os aspectos da gestão de um negócio.

Não existe uma “receita de bolo” para todos os casos. Busque por dados confiáveis a respeito de seu nicho profissional na internet ou por meio de empresas conhecidas no mercado e mantenha-se atualizado sobre as últimas tendências.

Faça as contas

Sem capital, sua empresa não tem como funcionar. Qual o investimento necessário para abrir o negócio e garantir seu funcionamento nos primeiros meses, sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços? Quais despesas inesperadas podem ocorrer ao longo do caminho? Tudo isso deve ser analisado de maneira criteriosa antes de executar qualquer projeto empresarial.

Empresas de contabilidade podem prestar consultoria financeira aos que desejam abrir sua empresa, prestando informações essenciais sobre custos, faturamento, despesas tributárias, dentre outras. Analise os preços dos concorrentes, calcule todos os custos envolvidos na elaboração de seus produtos e serviços e trabalhe com valores atrativos para o mercado.

Existe viabilidade financeira?

Suponha que você quer vender um produto “X” em uma determinada cidade, mas precisa saber se trabalhar com esse produto é financeiramente viável para você: é aí que entra o estudo de viabilidade financeira.

Grosso modo, a viabilidade financeira é calculada em cima das despesas e dos lucros. Se os lucros superam as despesas de forma a valer a pena o investimento, então o projeto possui viabilidade e pode ser explorado.

Caso contrário, pode ser uma boa ideia pensar em outra coisa para fazer. Estudos de viabilidade financeira não são apenas importantes para a abertura de novas empresas: também são fundamentais para a expansão e para comparar duas ou mais ideias distintas.

Assim, é possível tomar decisões mais acertadas a respeito do que deve (ou não) ser levado para frente.

Procure ajuda profissional

Diversas organizações dedicam seus esforços para que seu negócio dê certo. Uma delas é o Sebrae, órgão privado responsável por disponibilizar consultorias empresariais de acordo com as necessidades socioeconômicas regionais.

Além do Sebrae, existem várias outras empresas responsáveis por prestar consultoria personalizada. Dependendo de suas necessidades, pode ser interessante contratar os serviços de alguma terceirizada para tal finalidade.

Buscar ajuda profissional evita inúmeras dores de cabeça desnecessárias, sobretudo aos que estão se aventurando pela primeira vez no mundo dos negócios.

A melhor opção é pesquisar sempre. Aqui na I Propose, nós damos orientações sobre diversas empresas de consultoria que podem te ajudar no setor que você precisa naquele momento da sua necessidade.

Dê um (bom) nome ao seu negócio

Um bom nome faz com que sua empresa seja mais facilmente reconhecida pelos consumidores. Afinal, uma identidade de marca bem trabalhada faz toda a diferença nos resultados financeiros, a exemplo de grandes marcas de calçados – que dispensam apresentações.

Pense em um nome adequado para o seu negócio e construa uma identidade visual moderna e bem executada. Com isso, todo o trabalho de divulgação torna-se muito mais fácil.

Da mesma forma que no exemplo anterior, existem empresas especializadas em criar nomes e logomarcas de qualidade profissional. Se couber em seu bolso, leve isso em consideração.

O Sebrae oferece consultorias para identidade visual onde você paga apenas 15% do valor total. E a depender do valor, ainda pode ser dividido em até 10 vezes! Então, está esperando o quê? Clique aqui e conheça essa consultoria do Sebrae!

Quais as obrigações do empresário?

O Código Civil determina diretrizes claras com relação à abertura de empresas no Brasil. É imprescindível seguir à risca todas as obrigações estabelecidas em lei ou podem ocorrer graves sanções legais ao seu negócio.

Os empresários devem:

  • Realizar o registro de suas empresas na Junta Comercial de seu Estado.
  • Apresentar a escrituração regular do empreendimento.
  • Apresentar demonstrativos contábeis periodicamente.

Manter as responsabilidades jurídicas de seu negócio em dia é fundamental para evitar problemas futuros. Além disso, traz várias vantagens no longo prazo, caso sua empresa precise de ajuda.

Como escolher o regime tributário de minha empresa?

Este é um dos pontos mais importantes na constituição de sua empresa: se escolhido corretamente, pode ser um aliado de suas contas mensais, além de reduzir o pagamento de impostos.

Os três tipos de regimes tributários disponíveis para o empresariado brasileiro são:

  • Simples Nacional.
  • Lucro Presumido.
  • Lucro Real.

Converse com seu contador para determinar qual dos três regimes tributários é o ideal para a sua empresa, uma vez que cada nicho profissional possui peculiaridades tributárias que devem ser estudadas individualmente.

A maioria das empresas abertas em território nacional faz parte do Simples Nacional, o qual possui várias vantagens: as alíquotas de recolhimento de impostos costumam ser menores que a das outras duas categorias, além da simplificação tributária.

Empresas categorizadas no Lucro Presumido não podem ter faturamento anual superior a R$ 78 milhões de reais. A alíquota de Imposto de Renda (IR) é definida pela Receita Federal. Já o Lucro Real é obrigatório para empresas cujo faturamento anual supera R$ 78 milhões, além de empresas que trabalham no setor financeiro.

Como montar o ciclo de vida de um empreendimento?

Trata-se da elaboração de todas as fases necessárias à execução de qualquer projeto empresarial. Ele vai da concepção do projeto até sua execução e seus resultados financeiros.

No mundo das startups, esse detalhamento de projetos é comumente denominado de “roadmap”, o qual possui todos os caminhos a serem percorridos pela empresa, o capital necessário para a implementação de alguns deles, dentre outros.

A elaboração de um ciclo de vida detalhado e transparente não apenas ajuda (e muito) a criar um projeto de sucesso, como facilita a captação de verba por meio de incubadoras de empresas.

Afinal, com um projeto bem desenhado, é possível encontrar potenciais investidores que acreditem na sua ideia.

Selecione o melhor local para abrir seu negócio

Um bom ponto comercial é fundamental para certos tipos de negócio. Lojas de roupas, por exemplo, tendem a dar certo em avenidas movimentadas, shopping centers e galerias, enquanto outros tipos de negócio não precisam de tanta visibilidade para funcionar e vender bem.

Com a pandemia do coronavírus, muitas empresas viram que, para certos casos, nem sequer é necessário possuir uma sede física para operar: em alguns casos, pode ser viável trabalhar parcialmente (ou mesmo totalmente) em home-office.

Tanto para os casos de trabalho presencial como remoto, é importante realizar um estudo profundo de viabilidade do projeto de acordo com cada modelo e detectar qual é a opção mais interessante para cada caso.

Empreendedor ou aventureiro: o que você é?

Enquanto o empreendedor busca oportunidades, é mais pé no chão e busca fazer as coisas de maneira comedida, controlada, o aventureiro tende a abrir um negócio para realizar um sonho, tende a contratar amigos e não coloca todas as contas na ponta do lápis.

Infelizmente, boa parte dos que montam uma empresa no Brasil é aventureira. Portanto, fique atento para a realização do seu sonho! É possível transformar seu sonho em realidade começando com um planejamento adequado. Saiba que o planejamento é a base de tudo!

Finalizamos este artigo com um aviso muito importante: você deve, sim, realizar o sonho de abrir sua própria empresa e vê-la crescer. Porém, jamais poderá deixar a organização de lado. Estude, dedique-se, aprofunde-se no mercado e entregue produtos e serviços com excelência. Fazendo tudo isso, com certeza, terá criado uma empresa de sucesso!

NÓS PROPOMOS AS SEGUINTES AÇÕES PARA VOCÊ:

Para aumentar ainda mais os seus conhecimentos para você abrir sua empresa e mantê-la crescendo no mercado, veja a seguir as nossas principais dicas de ação:

Os módulos do curso contemplam:

  1. Oportunidades de negócio.
  2. Análise e pesquisa de mercado.
  3. Conhecendo concorrentes e fornecedores.
  4. Desenvolvendo as características dos produtos e serviços.
  5. Análise financeira da empresa.
  6. O plano de negócio como um processo.
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