Em diversos momentos de uma trajetória empresarial, o empreendedor pode necessitar de recursos externos para manter seu negócio ou mesmo para investir nele e ampliá-lo. É nesse tipo de cenário que buscar acesso a crédito empresarial pode ser uma boa alternativa.
No entanto, também exige alguns cuidados para não se tornar uma dor de cabeça. Saiba tudo sobre esse assunto a seguir.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Como funciona o empréstimo empresarial?
Um empréstimo empresarial é uma negociação entre uma empresa de qualquer porte ou segmento e uma instituição financeira a fim de obter recursos para diferentes finalidades. Pode ter como objetivo elevar o capital, cobrir dívidas que o empreendedor contraiu, investir em novos equipamentos, entre outros.
Ele difere do financiamento no seguinte sentido: o valor de um empréstimo pode ser utilizado pelo empreendedor como achar melhor. Já o valor obtido via financiamento deve ser destinado a um objetivo específico e previamente determinado.
Por exemplo: se a empresa contraiu um financiamento para ampliar a sua estrutura, não pode usar esse recurso para pagar dívidas.
A concessão de crédito para empresas é de grande importância para movimentar a economia. Além disso, também é uma forma de incentivar a formalização dos empreendedores, oferecendo recursos para viabilizar esse processo.
Linhas de crédito empresarial
Para conseguir esse empréstimo ou financiamento, as empresas muitas vezes recorrem a linhas de crédito. Basicamente, uma linha de crédito nada mais é do que um produto disponibilizado pelo banco, um tipo de empréstimo ou financiamento. As principais linhas para empresas são:
- Crédito para capital de juro: liberação de recursos para injetar no capital de giro da empresa e cobrir as necessidades do fluxo de caixa, como pagar os colaboradores, o aluguel, os fornecedores, entre outros.
- Antecipação de recebíveis: nessa linha de crédito, a instituição financeira antecipa os pagamentos que a empresa tem previsão de receber.
- Microcrédito: é um tipo de linha de crédito disponibilizada principalmente para a pessoa que deseja abrir a sua empresa, mas não tem recursos para isso. É destinada a MEIs e até empreendedores informais, que teriam dificuldades em conseguir empréstimo por vias mais tradicionais. Se você está pensando em começar a empreender, portanto, é uma boa alternativa!
- Empréstimo com garantia: nesse caso, o empreendedor que deseja contrair um empréstimo, oferece um bem como garantia do pagamento.
Uma das coisas que varia de uma linha de crédito para outra é a taxa de juros, portanto, é um critério ao qual o empreendedor deve ficar atento. No caso dos financiamentos, por exemplo, as taxas costumam ficar entre 2% e 7% ao mês.
Os empréstimos com garantia de automóvel podem ser encontrados com taxas a partir de 1,49% ao mês, e assim por diante.
Importante ressaltar que não existe um banco que seja melhor que outro para obter o crédito empresarial. Cada um oferece suas condições e cabe à empresa entender quais são as mais adequadas para a sua realidade.
Quando fazer um empréstimo ou financiamento?
É muito importante que a empresa saiba identificar o momento certo de recorrer a um empréstimo ou financiamento. O principal ponto a analisar é a situação financeira do empreendimento e as suas projeções futuras. Assim, é possível prever de certo modo, se haverá recursos para cobrir as parcelas.
Se a empresa já tem muitas dívidas, talvez não seja uma boa ideia fazer um novo empréstimo. A menos que ele seja contraído para cobrir todas essas pendências e com uma taxa de juros menor.
Uma boa razão para fazer um empréstimo também é para aumentar o capital de giro ou para viabilizar um investimento maior em um cenário no qual a empresa está com uma boa saúde financeira.
O segredo é pesar as vantagens e desvantagens. O principal benefício dos empréstimos e financiamentos é obter, de imediato, um valor que a empresa não conseguiria apenas com as suas atividades. E esse valor pode resolver as pendências financeiras ou abrir as portas para a expansão do negócio.
Por outro lado, o empreendedor fica com esse compromisso em aberto e deverá honrá-lo para manter o seu bom relacionamento com o mercado financeiro e evitar o acúmulo de juros que possam colocar a empresa em uma condição econômica insustentável.
Planejamento para acessar crédito
Ao decidir que o acesso ao crédito é realmente a melhor opção para a empresa naquele momento, é importante fazer um planejamento contemplando os seguintes pontos:
- Peça uma simulação do empréstimo ou financiamento que deseja obter em diferentes instituições bancárias. Assim, você pode analisar as taxas de juros, prazo para quitação, as multas estabelecidas em casos de atraso, a credibilidade transmitida pelo gerente e, assim, escolher a melhor alternativa.
- Ao selecionar a melhor opção, analise como o valor dessa parcela vai se encaixar no orçamento mensal da sua empresa.
- Caso a receita da sua empresa tenha uma variação sazonal significativa, observe como as parcelas vão se comportar no equilíbrio financeiro nos períodos de baixa.
Como conseguir crédito para o seu negócio?
O primeiro ponto é entender quais critérios os bancos e instituições financeiras utilizam para decidir se irão ou não liberar o crédito. Em geral, são os seguintes:
- Capacidade de pagamento da empresa, ou seja, os fluxos de caixa e as suas projeções.
- Se a empresa tem uma reserva financeira que possa ser usada para quitar os débitos caso necessário. Índices de liquidez e lucratividade são considerados nesse ponto.
- As garantias oferecidas pela empresa.
- O histórico da empresa, ou seja, se ela já solicitou outros empréstimos anteriormente e como se comportou quanto aos pagamentos.
- Pontuação do score de crédito da empresa que, basicamente, revela como é o seu relacionamento com o mercado financeiro. A escala vai de zero a mil, sendo que quando o empreendimento está na faixa entre 551 e 1000 normalmente tem acesso às melhores opções de crédito.
Analisando tudo isso, para obter crédito, a empresa pode seguir as seguintes dicas:
- Elabore um planejamento conforme orientado e o apresente ao gerente da instituição financeira. Isso vai mostrar que a sua empresa está se programando para contrair essa dívida, considerando-a no orçamento, portanto, vai ter condições de arcar com ela.
- Tenha sempre seus demonstrativos contábeis em dia para apresentar à instituição financeira.
- Pesquise sobre as diferentes linhas de crédito para escolher a mais adequada.
- Procure conversar diretamente com o gerente, estabelecendo um diálogo empático, explicando as razões para a solicitação do crédito, os planos que você tem para a sua empresa e, se possível, números que mostrem boas perspectivas do seu negócio para o futuro.
- Esteja em dia com toda a documentação do seu empreendimento.
- Busque honrar os compromissos financeiros assumidos, porque esse sempre será um ponto a seu favor na concessão de novos créditos. Ao perceber que não vai conseguir arcar com uma obrigação financeira, procure o credor para negociar antes de entrar em inadimplência.
Ao seguir esses passos, além de aumentar as chances de conseguir o crédito, você também pode obter condições mais vantajosas!
Formas alternativas de conseguir capital para a empresa
Além dos bancos e instituições financeiras tradicionais, hoje em dia existem formas alternativas às quais as empresas podem recorrer para obter o capital desejado, como, por exemplo:
Empresas de empréstimo online
São instituições financeiras – normalmente fintechs – que disponibilizam crédito totalmente pela internet e que prometem reduzir a burocracia para obtenção de empréstimo.
Funciona da seguinte forma: ao acessar o site dessa empresa, o empreendedor coloca o valor que deseja, a finalidade e preenche um cadastro com informações básicas. Com base nisso, é realizada uma avaliação de crédito e depois retorna para o empreendedor com todas as condições que foram possíveis disponibilizar: valor total do crédito, juros, taxas administrativas, número de parcelas.
Se o empreendedor aceitar, podem ser solicitados mais alguns documentos e, ao final da transação, o contrato é assinado online também e o valor é transferido para a conta corrente informada.
Para escolher a melhor empresa, além de conferir se ela é devidamente credenciada junto ao Banco Central, valem as mesmas dicas da escolha do melhor banco: analise todas as condições oferecidas e compare-as para entender qual faz mais sentido para o seu momento.
Empresas Simples de Crédito
As Empresas Simples de Crédito são empresas que oferecem empréstimo e financiamento para micro e pequenas empresas. Não se configuram como bancos e utilizam capital próprio.
Financiamento coletivo
Essa é uma modalidade utilizada especialmente por quem quer abrir uma empresa. É a famosa “vaquinha” realizada online por meio de plataformas especializadas. O empreendedor explica qual é o seu projeto, porque ele está fazendo esse financiamento e as pessoas podem doar uma quantia em dinheiro.
Cuidados ao contrair empréstimos
Quer saber mais como se relacionar com instituições financeiras, aumentar os seus conhecimentos.
- Atenção a propostas milagrosas e vindas de instituições desconhecidas: você pode cair em um golpe ou fraude.
- Leia o contrato com atenção antes de assinar e tire todas as suas dúvidas.
- Leve em consideração o valor total que vai ficar em débito, ou seja, o empréstimo em si acrescido dos juros e taxas administrativas.
O que nós propomos para você
Para aumentar as chances de acesso a crédito empresarial, as empresas podem tomar algumas medidas, como manter suas finanças organizadas e atualizadas, apresentar um bom plano de negócios, garantir um histórico de crédito saudável e ter garantias para oferecer como segurança ao credor.
Além disso, existem várias opções de financiamento para empresas, como empréstimos bancários, empréstimos governamentais, investimentos de capital de risco, crowdfunding e outras alternativas de financiamento, que podem ser exploradas dependendo das necessidades da empresa.
Veja a seguir as super dicas que coletamos para você:
Sebrae
Fale com o Sebrae! Este órgão promove e orienta o acesso consciente ao crédito e trabalha para desenvolver e implementar, em parceria com instituições financeiras, processos voltados para a melhoria das condições de acesso a crédito, buscado redução das taxas cobradas e fornecimento de garantias aos pequenos negócios.
Ligue no 0800 570 0800 e fique por dentro de tudo!
Curso Online
Curso do Sebrae online e gratuito (por WhastApp ou Telegram) “Acesso a Crédito”.
Nesse curso de 2 horas exclusivo para o MEI, você terá acesso a todo o conhecimento necessário para tomar a decisão mais vantajosa para a saúde do seu negócio.
Cartilha
Está em busca de acesso a crédito? Saiba mais na cartilha elaborada pelo Sebrae/MG “Acesso a Crédito”. É uma cartilha bem completa e vem com todos os conceitos básicos sobre o assunto.
Vídeos
01 – Vídeo do Sebrae “5 passos EXCLUSIVOS para ADQUIRIR CRÉDITO na sua empresa”.
No vídeo você aprenderá a avaliar se é de crédito mesmo que sua empresa precisa, o que você precisa apresentar na instituição financeira, bem como o que será analisado antes da concessão de crédito.
02 – Vídeo do Sebrae “Como pedir CRÉDITO FINANCEIRO para sua empresa”.
No vídeo você aprenderá que antes de ir à instituição financeira e pedir recursos, é preciso tomar alguns cuidados. Saibas quais são no vídeo.