Uma boa administração de varejo permite a otimização de resultados e a criação de um bom relacionamento com o público. Para ela ser efetiva, é necessário preparar os colaboradores de modo eficiente.
Quando bem-feita, a gestão permite que o setor contorne um momento de crise sem sofrer muitas baixas. Assim, existem algumas questões que precisam ser observadas para tornar os processos empresariais mais assertivos e atingir este objetivo.
Veja sobre o que trataremos neste post:
A administração de varejo pode ser descrita como um conjunto de estratégias que tem como objetivo a análise, o planejamento, o monitoramento e a utilização de recursos que estão envolvidos no sucesso do negócio. Logo, leva em consideração desde o setor financeiro até as estratégias de marketing.
Portanto, fazer uma boa gestão de varejo passa por conhecer as operações envolvidas no processo, que serão abordadas a seguir.
Gestão de estoque: uma etapa fundamental para manter a saúde financeira da empresa
O controle de estoque é essencial para o sucesso do varejo. Isso acontece porque as projeções e o giro são responsáveis por manter a empresa saudável do ponto de vista financeiro. Assim, tanto o excesso quanto a falta podem trazer consequências negativas.
Diante disso, o mais recomendado é optar por projetar os estoques de acordo com o histórico de vendas do negócio. Portanto, os seguintes aspectos devem ser considerados:
- Controle e supervisão de compras.
- Armazenamento de matérias primas e produtos acabados.
- Monitoramento e supervisão do armazém.
- Controle de pedidos.
- Ferramentas de inovação e otimização do gerenciamento de estoque.
- Prospectar demandas futuras.
- Realizar a análise dos indicadores de desempenho logístico.
- Criar estratégias que minimizem gargalos.
Gestão financeira: controle os lucros e custos da empresa
A gestão financeira deve ser observada atentamente porque fala sobre os lucros e os custos da empresa. Portanto, não ter controle compromete as operações do varejo. Logo, os pontos observados estão listados a seguir:
- Controle do fluxo de caixa.
- Contas a pagar e a receber.
- Cenário econômico no qual a empresa está inserida.
- Controle das notas fiscais.
- Precificação.
- Custos logísticos.
Marketing de varejo: como alavancar as vendas das empresas
As estratégias de marketing são fundamentais para as vendas do varejo. Elas são de responsabilidade do gestor, que deve pensar estratégias para a divulgação e para a venda de produtos. Além disso, o marketing varejista engloba questões como promoções, atendimento personalizado e o oferecimento de produtos de qualidade.
As redes sociais funcionam como excelentes canais para o marketing do setor de varejo. Elas possibilitam o fortalecimento das relações com o público e já se fazem presentes nos processos de muitas empresas. Porém, para uma boa utilização das redes é preciso compreender o público.
De acordo com um relatório da GlobalWebIndex, cerca de 98% dos consumidores digitais estão presentes nas redes sociais. Além disso, o tempo gasto nesses espaços em 2019 era estimado em 2h e 22 minutos. Assim, existem pessoas de todos os tipos ocupando as redes.
Dessa forma, é preciso compreender as especificidades de cada ambiente para adotar estratégias assertivas. Nesse sentido, vale citar que o campeão em número de cadastros é o Facebook, mas atualmente o seu público passou por um envelhecimento e as pessoas mais jovens se dividem entre o Instagram e o TikTok.
Logo, para ter boas vendas, tudo depende de compreender quem são os consumidores que a empresa deseja atingir e como aplicar estratégias que tenham impactos reais nestes consumidores o que passa, também, pelo entendimento do comportamento do cliente no varejo.
Nesse sentido, vale destacar que esse tipo de compreensão demanda estudos mais detalhados, visto que o comportamento do consumidor pode ser descrito como variável e está diretamente ligado ao seu nível de interesse pelo produto, de forma que a sua lealdade não está necessariamente ligada à loja.
Diante disso, o atendimento ao cliente se mostra essencial para a satisfação dos consumidores. Uma estratégia que pode ser empregada para garantir uma melhoria na experiência de compra é o acompanhamento do pós-venda.
Além disso, o varejo ominichannel tem ganhado destaque devido ao seu foco na experiência do consumidor. O seu principal objetivo é integrar os variados canais de atendimento de uma empresa para proporcionar um atendimento mais completo e otimizado.
Logística no varejo: produtos certos no lugar certo
O grande objetivo da logística no varejo é assegurar que os produtos certos estejam no lugar certo. Além disso, ela também visa garantir preços competitivos para as empresas. Logo, é um processo que envolve transporte, aquisição, armazenagem e distribuição.
Portanto, é possível destacar que a logística nunca deve ser ignorada pelos varejistas. Ainda que os custos sejam responsáveis por consumir, em média, 12,37% da receita das empresas, esse número é relativamente baixo perto da economia que operações eficientes de logística proporcionam.
Assim, toda a cadeia de processos ligando o fornecedor ao varejista é compreendia pelas operações logísticas. Então, a sua importância se faz notar na gestão e na operação de lojas visto que sem ela o consumidor não tem acesso aos produtos.
Diante disso, uma boa gestão de logística garante que não faltem mercadorias, mas monitora níveis elevados de estoque, visto que estes geram custos para a empresa. Logo, é um setor que acompanha diretamente o fluxo de vendas e cujo trabalho é contínuo.
Além disso, outra questão que é observada a partir dos processos logísticos é a precificação, que pode ser bem desafiadora para os varejistas. Afinal, é necessário calcular os lucros necessários e manter um diferencial competitivo com relação à concorrência.
Nesse sentido, a precificação passa pelas seguintes etapas:
- Conhecimento do público-alvo.
- Consideração dos custos.
- Cálculos de lucro.
- Avaliação da concorrência.
- Atenção às mudanças de economia e mercado.
- Consideração do mix de vendas.
- Atenção às remarcações de preço.
- Ouça o feedback dos clientes.
- Seja claro quanto ao preço.
O uso da tecnologia no varejo
A necessidade da tecnologia no varejo cresceu bastante no último ano, principalmente em decorrência da pandemia. Assim, a necessidade de isolamento social acabou modificando a forma de consumo dos clientes, que passaram a optar por opções com menos contato.
Esse cenário impulsionou o crescimento do e-commerce e gerou uma necessidade de reinvenção por parte do varejo físico, que precisa encontrar formas de disputar a atenção e a preferência dos consumidores com um meio que oferece praticidade e conforto aos clientes.
Logo, uma forma de conseguir nivelar essa disputa é optar por incorporar a tecnologia na realidade de lojas físicas. Entre as vantagens de usar a tecnologia no varejo podemos destacar a possibilidade de personalização e de aprimoramento na jornada do cliente.
Através da tecnologia, é possível oferecer aos consumidores as seguintes vantagens:
- Transparência de estoque.
- Atendimento ominichannel.
- A possibilidade e comprar online e retirar na loja física.
- Rastreamento detalhado das encomendas.
- Programas de fidelidade.
- Promoções personalizadas.
- Opções diferenciadas de pagamento.
- Experiências únicas.
Beacons
Entretanto, ainda existem outras inovações que podem ser incorporadas ao espaço físico das lojas, como os beacons que captam clientes fidelizados nas proximidades e enviam ofertas personalizadas com base no seu histórico de compras.
Além deles, tem-se o exemplo dos espelhos inteligentes, que possibilitam que o cliente experimente uma série de estilos diferentes ou testem produtos sem precisar realmente colocá-los no seu corpo.
Por fim, vale destacar que a utilização de sistemas de informação também é um recurso bastante interessante para o varejo, na medida em que permite a manutenção de registros de compras, acompanhamentos de estoque e controle do pagamento dos colaboradores, sendo essencial para as operações logísticas.
O varejo no espaço físico: escolhendo a localização, os produtos e o merchandising
Embora o e-commerce esteja ganhando cada vez mais espaço entre os varejistas, as lojas físicas ainda são uma realidade. Desse modo, é importante ter atenção a alguns pontos essenciais para o seu sucesso, como a localização, a escolha dos produtos, a forma de divulgação e o visual de merchandising.
No que se refere à divulgação, não existe qualquer tipo de impedimento para que a tecnologia continue servindo como aliada e o comércio use as redes sociais para promover os seus serviços. Entretanto, também é possível investir em recursos mais tradicionais e voltados para o ambiente das cidades, como os outdoors.
Se os canais de divulgação podem ser escolhidos de acordo com a preferência do varejista, o ponto precisa observar critérios mais rigorosos para que a loja consiga se manter no mercado. Assim, para escolher um bom ponto de venda é preciso analisar as seguintes questões:
Público
Determinar para quem os produtos serão direcionados é crucial na escolha do ponto de venda. Afinal, será necessário escolher um espaço pelo qual estas pessoas realmente transitem durante o seu dia-a-dia.
Visibilidade
Ter uma loja que chame a atenção, seja pela decoração ou pelos produtos oferecidos, não adianta muita coisa, caso ela não seja visível. Portanto, evite lugares escondidos por coisas como pontos de ônibus, placas, árvores e postes.
As pessoas que o varejista deseja atrair precisam ter meios de chegar até a sua loja. Logo, é preciso garantir questões como estacionamento, acesso ao transporte público e, também, pensar nas pessoas com deficiências físicas.
O que nós propomos para você
Como pudemos perceber, diversos aspectos podem ajudar sua empresa numa gestão eficiente de varejo e, por isso, é fundamental entender o momento atual da empresa e o que precisa ser feito para mudar o cenário em que ela se encontra.
Veja a seguir, o que selecionamos para você:
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