Início » Processos e Logística » Armazenagem: O seu guia essencial

Armazenagem: O seu guia essencial

Armazenagem é a ação que cuida da regulagem e organização do estoque de uma empresa, envolvendo questões como conservação, quantidade, tipos e outras informações. Os desafios para a logística de armazenagem são variados, porém, os mais importantes a serem enfrentados são: conservação que possa garantir a qualidade dos materiais, controle de quantidade e a otimização do uso de espaço.
armazenagem-guia-essencial

A armazenagem é essencial para diversos tipos de empresas e indústrias, o que exige organização e gestão de forma adequada. E quanto a você, conhece as principais características e necessidades desse tipo de gestão?

Veja, neste guia de armazenagem, como fazer a logística, conheça os benefícios de manter a armazenagem sempre em dia e entenda diversos outros aspectos essenciais sobre o assunto.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é logística de armazenagem

A logística de armazenagem é a ação que cuida da regulagem e organização do estoque de determinado local, de modo que envolve questões como conservação, quantidade, tipos e outras informações que a empresa deve ter conhecimento atualizado em relação ao estoque.

Nesse sentido, quando se trata da logística de armazenagem, a intenção é que ocorra alto nível de controle sobre tudo que faz parte do estoque.

Diferença entre armazenagem e estocagem

Pode parecer que os conceitos de armazenagem e estocagem são os mesmos, porém isso não é verdade. Diferente da armazenagem, a estocagem é o ato de acumular o número suficiente de materiais para o estoque, o que implica na diferença de que, nesse conceito, não existe a preocupação com a manipulação e movimentação dos itens, nem com a organização ou classificação.

Sendo assim, a estocagem se preocupa mais com a questão de ter conteúdo suficiente em estoque para suprir a demanda, e a logística de armazenagem se preocupa com a gestão desse número de itens estocados, com a manutenção, recepção, entrega de materiais e outras questões do gênero.

Vantagens e desvantagens da armazenagem

Algo que também merece ser trazido aqui é sobre as vantagens e desvantagens que a armazenagem possui. Dentro disso, entre as vantagens é possível citar a diminuição de gastos com a movimentação necessária, a facilidade que existe no processo de fiscalização da armazenagem, bem como a diminuição considerável de avarias e perdas de itens, o que só acontece com uma boa gestão de armazenagem.

Porém, assim como tudo, também existem desvantagens e entre elas as principais são a dificuldade de respeitar os prazos de validade dos produtos, a necessidade de serviços de cunho administrativo que demanda muito tempo e a necessidade de equipamentos e tecnologia, principalmente em armazéns que são de porte grande.

Armazenagem própria ou terceirizada?

Agora que você já conhece mais sobre a armazenagem, é hora de entender se é mais aconselhável o uso de armazenagem própria ou a contratação de terceirizada.

Essa escolha vai depender da empresa em questão, do porte, das possibilidades e da demanda, pois podem ser que para algumas empresas o melhor seja realizar a armazenagem de forma própria e, para outras, a terceirização é o melhor caminho.

Como exemplo, uma empresa de grande porte e que conta com alta demanda de armazenagem, a melhor alternativa pode ser a contratação terceirizada da gestão, pois assim não há necessidade de contratar diretamente um setor para tratar disso, bem como tudo é feito de forma especializada, mais fácil de obter os melhores resultados e com menor custo.

Porém, para uma empresa de pequeno ou médio porte, pode ser mais interessante fazer a própria armazenagem para evitar o custo da contratação especializada que pode não compensar, a depender da demanda existente.

Especificação técnica dos armazéns

As especificações técnicas dos armazéns é outro assunto importante ser debatido, pois, as empresas devem sempre estar de acordo com elas. Nesse sentido, entre elas a norma ISO 9001 é uma de grande importância, pois trata de gestão de qualidade.

Sendo assim, é preciso contar com mapeamento dos processos de gestão, verificar riscos e definir responsáveis, bem como é preciso prestar atenção na rastreabilidade que serve para verificar as características de qualidade dos itens, como fornecedor, país de origem e espécie do item.

Adequação às normas ISO e à legislação ambiental

Todo o processo de logística de armazenagem deve estar de acordo com as normas ISO, como a mencionada acima, bem como atender à legislação ambiental. Portanto, é essencial conhecer detalhadamente as normas para poder cumprir todos os requisitos.

Ademais, em relação à legislação ambiental, pois dependendo do tipo de material que está contido na armazenagem, ele deve seguir alguns padrões para evitar possíveis contaminações ambientais e danos.

Desse modo, os produtos químicos estão entre os principais que precisam de adequação, sendo que os produtos considerados químicos estão previstos na Resolução 5232/16, que substituiu a Resolução ANTT 420/2004, e é considerada uma das mais importantes no quesito transportes de resíduos perigosos.

Ademais, pode ser necessário obter licença ambiental para armazenar itens que tenham potencial poluidor, além de obter autorização ou licença da Polícia Federal ou do Exército em alguns casos de produtos químicos que são controlados por esses órgãos.

Entre as principais normas que devem ser analisadas, estão:

  • Portaria MINTER 124/80, que dispõe sobre a localização de indústrias potencialmente poluidoras.
  • Norma Regulamentadora nº20, que regulamenta a execução do trabalho com inflamáveis e combustíveis.
  • NBR 17505, que dispõe sobre armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.
  • ABNT NBR15541, que dispõe sobre a área de armazenamento de recipientes transportáveis de gás liquefeito de petróleo (GLP), destinados ou não à comercialização (Critérios de segurança).
  • Lei 7.802/89, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.
  • Decreto 4074/02, que regulamenta a Lei no 7.802/89.
  • Resolução do CONAMA 465/14, que dispõe sobre os requisitos e critérios técnicos mínimos necessários para o licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos.
  • Lei 10357/01, que estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos químicos que direta ou indiretamente possam ser destinados à elaboração ilícita de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.
  • Decreto 4262/02, que regulamenta a Lei 10357/01.

Portanto, como você pode ver, existem diversas normas e legislações ambientais que precisam ser seguidas a depender do tipo de material que é armazenado. Sendo assim, é necessário verificar para definir se sua empresa se enquadra em um deles.

A NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Entre as normas, a NR 11 é uma das mais essenciais, pois é ela que trata sobre os requisitos de segurança e as práticas envolvendo toda a movimentação, transporte e manuseio de materiais na armazenagem.

Entre as definições, a norma impõe o uso de EPIs pelos operadores, o isolamento das áreas que podem conter tráfego para fazer a movimentação, transporte e manuseio de materiais, bem como a existência de procedimentos de evacuação e combate a incêndio.

Custos da armazenagem

Outro tópico importante é sobre os custos da armazenagem, algo que é muito peculiar e varia de caso a caso. Porém, os custos são divididos em indiretos e diretos.

Nos custos indiretos você pode considerar os equipamentos de movimentação, o espaço de armazenagem, equipamentos tecnológicos e pessoal. Já nos custos diretos estão os salários dos funcionários, aluguéis, manutenções e depreciação das instalações e equipamentos.

Sendo assim, tudo isso deve ser considerado para verificar qual o custo que a sua armazenagem possui.

Responsabilidades do setor de armazenagem nas empresas

Em termos de responsabilidade, o setor possui a movimentação e o controle dos materiais, de modo que deve haver a coordenação das análises e informações para que a gestão seja feita com organização e eficiência.

Desse modo, as responsabilidades abrangem todas as funções necessárias à gestão, desde informações de todos os materiais, até questão de devolução e venda dos itens.

Como deve ser organizado o espaço de armazenagem

A organização da armazenagem deve iniciar com a criação de uma planta para verificar as possibilidades e definição do layout, pois o layout vai ser essencial na otimização de tempo e espaço.

Nesse sentido, é fundamental que os materiais sejam organizados de acordo com distâncias e rotina de fluxo, pois deve haver praticidade no cotidiano da gestão.

Equipamentos de movimentação ideais para sua empresa

Para que a armazenagem aconteça, alguns equipamentos de movimentação são necessários, tais como:

  • Empilhadeiras.
  • Transpaletes.
  • Esteiras de transporte.
  • Guindaste.
  • Pontes rolantes.

O que é necessário para as operações de um armazém

As operações de um armazém necessitam de vários itens e sistemas, porém entre os principais você pode considerar a coleta de dados de forma automática, sistema de separação de pedido, processo para sincronização de dados e o registro de cada movimentação realizada dentro do armazém.

Com essas operações já é possível obter uma boa gestão de armazenagem e conseguir bons resultados.

Tipos de armazenagem

Entre os tipos de armazenagem existem vários, sendo que três dos principais são: própria, contratada e terceirizada. A própria e a terceirizada você já viu, e a contratada é como se fosse o meio-termo entre as duas, pois ocorre a contratação do armazém, mas a mão de obra utilizada é própria, assim como os recursos de logística.

Formas para melhorar a sua armazenagem

Outra questão importante é ter em mente que a armazenagem sempre pode melhorar. Com isso, algumas maneiras de obter esse melhoramento é através de organização, motivação do pessoal, uso de um sistema de gestão de armazenagem e o lean management, limitar o que está promovendo desperdício.

Principais cuidados na armazenagem

Os cuidados necessários também são indispensáveis de serem tratados, sendo que é importante ter sinalizações adequadas nos espaços, escolher locais corretos, conferir o estado de todas as embalagens, utilizar tecnologias, reservar os espaços onde a armazenagem será feita nos procedimentos, entre outros.

Principais etapas do processo da armazenagem

Além de tudo que já foi apresentado, é importante compreender as etapas do processo de armazenagem. Dentro disso, a primeira etapa é o recebimento dos materiais, logo em seguida vindo a conferência de tudo. Ademais, a terceira etapa é a estocagem e depois a separação de pedidos. Por fim existe a embalagem e a expedição.

Principais desafios

Para encerrar, falar sobre alguns dos principais desafios da armazenagem é algo indispensável. Os desafios são variados, porém, os mais importantes de serem enfrentados são a conservação para garantir a qualidade dos materiais, o controle de quantidade e a otimização do uso de espaço.

A eficiência da movimentação dos materiais e a redução de custos também são desafios importantes e que, quando superados, conseguem representar grandes resultados.

Dessa forma, tudo que foi trazido aqui hoje tem grande relevância na armazenagem, por isso considerar as dicas e informações vai permitir que sua experiência com armazenagem seja melhor e mais eficiente.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Armazenar corretamente é uma das ações mais importantes nas empresas, pois, pode evitar muitos prejuízos e aumentar a eficiência operacional. Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto.

01 – Vídeo do Canal Office LogísticaLogística de Armazenagem”. Entenda um pouco sobre a Logística de Armazenagem, quais aspectos mais importantes bem como sua importância no processo logístico.

02 – Vídeo do Canal de LogísticaArmazenagem de Mercadorias na Logística”. O vídeo fala da Armazenagem de Mercadorias, Armazenagem de Mercadorias e Produtos, o que é Armazenagem de Mercadorias e Armazenagem Logística, Armazenagem de Produtos e Mercadorias, Armazenamento e o controle de Armazenagem de Mercadorias. Por fim, fala ainda sobre o conceito, a importância e as funções deste importante processo do sistema logístico.

03 – Vídeo do Canal Ser LogísticoTipos de armazém: qual o ideal para a sua empresa?”. Você sabe qual o layout e processo de armazenagem ideal para o seu negócio? Nesse vídeo, você vai entender sobre TIPOS DE ARMAZÉNS e como escolher o que mais se adequa às necessidades da sua empresa.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais