Início » Cooperação » Arranjo Produtivo Local (APL): O que são, quais os tipos e vantagens

Arranjo Produtivo Local (APL): O que são, quais os tipos e vantagens

A cooperação é um item importante para qualquer empresa e, portanto, os negócios que conseguem trabalhar de forma cooperada, conseguem obter maior vantagem competitiva. As principais estratégias utilizadas por empresas para trabalharem de forma cooperativa são as compras coletivas e a divisão de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Entenda mais lendo todo o conteúdo deste artigo!
Arranjo Produtivo Local - o que são APLs - Quais os tipos e Vantagens

Veja sobre o que trataremos neste post:

Se você deseja ter uma empresa mais competitiva, então é importante saber o que é o Arranjo Produtivo Local. Trata-se de um recurso muito útil para as empresas que pretendem alcançar um sucesso prolongado, sendo este um conceito aplicado às esferas estaduais e federais e, portanto, é necessário que haja os agentes de natureza diversa, para ter a aglomeração produtiva. 

Para saber mais sobre o APL e quais seus benefícios para as empresas e a sociedade em geral, acompanhe abaixo!

O que é o Arranjo Produtivo Local?

Trata-se de um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, que estão incluídos em um mesmo espaço, para o desenvolvimento de atividades econômicas similares, com vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem. 

Fazem parte deste grupo, as empresas que trabalham com as atividades abaixo:

  • Produtoras de bens e serviços finais;
  • Fornecedoras de equipamentos e outros insumos.
  • Prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes.
  • Cooperativas, associações e representações e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento, engenharia, promoção e financiamento.

A união entre as empresas fortalecem sua sobrevivência e facilita o crescimento trazendo, com isso, vantagens duradouras para a sociedade em geral pois, assim, as cadeias produtivas são trabalhadas de maneira sistematizada.

Na agropecuária, por exemplo, o foco maior está em planejamento, organização dos produtores rurais e da produção, favorecendo os produtores familiares rurais. Assim, as parcerias podem ser realizadas com os órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federais. 

Uma das atividades mais importantes para os atores que fazem parte do APL são o planejamento (Diagnóstico e o Plano de Desenvolvimento Provisório). Os parceiros podem auxiliar na busca por inovações tecnológicas, incluindo pesquisa e desenvolvimento de projetos, que pode facilitar a vida da sociedade como um todo. 

Quais as vantagens das APLs para as empresas?

O Arranjo Produtivo Local traz incentivo aos empresários, além de ser algo saudável para as relações dentro da empresa. Veja a seguir, alguns benefícios mais relevantes para o segmento corporativo:

Desenvolvimento de pequenas e médias empresas 

O APL mantém as empresas de pequeno e médio porte em igualdade com as empresas de maior porte, onde ambas podem atuar de forma competitiva e complementar no mercado. 

Ajudam a melhorar a habilidade dos colaboradores

Com as parcerias, as empresas podem elaborar treinamento para os colaboradores, melhorando de modo significativo o seu atendimento, a troca de informações e garante uma melhoria da infraestrutura, consolidando com isso, uma identidade sociocultural. 

Acesso à recursos 

Se você tem interesse em expandir seu negócio, dentro das redes de cooperação os empresários podem obter recursos financeiros e tecnológicos, que podem trazer uma vantagem bem competitiva para a sua empresa pois, a rede de pequenas empresas permite um posicionamento estratégico. 

Facilita a tomada de decisões 

Com a informação acessível aos gestores das empresas, eles conseguem ter uma análise mais detalhada do cenário atual, permitindo obter uma decisão mais fácil. O APL também ajuda a fortalecer a imagem da empresa no mercado ajudando, inclusive, a reduzir os custos

Desenvolvimento sustentável 

As políticas de fomento proporcionam um apoio tecnológico, formação profissional, novas formas para desenvolvimento tecnológico e industrial, que ajudam as empresas a serem mais sustentáveis, favorecendo toda a sociedade.

Participação em feiras e eventos 

Empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local, podem ter acesso facilitado em feiras e eventos. Esta é uma boa oportunidade para mostrar seus produtos e serviços, fazer reciclagem profissional entre os colaboradores e promover parcerias. 

Quais as principais dimensões?

Existem várias dimensões para o APL. Abaixo exibiremos quais são as mais conhecidas:

Dimensão territorial 

É o espaço onde estão os atores do APL, que fazem parte da interação. O espaço pode ser municípios, estados e todo o território brasileiro.

Atividades diversas 

São muitas as atividades que podem fazer parte do APL, sendo que, as mais populares são: empresários, sindicatos, governo, instituições de ensino, instituições de pesquisa e desenvolvimento, ONGs, instituições financeiras e de apoio, e assim por diante. 

Conhecimento 

A troca de conhecimento favorece ambos os lados, para que o objetivo em comum possa ser atingido. O conhecimento adquirido é repassado mediante a interação realizada entre as partes interessadas. 

Inovações 

Os aprendizados proporcionam inovações, principalmente tecnológicas. Os aprendizados que são adquiridos no decorrer do processo, são peça-chave para uma boa interação entre os atores. 

Governança 

Refere-se à liderança do APL, que pode ser exercida através de empresários, ou então, por sindicatos e associações. 

Tipos de arranjos 

Abaixo, mostraremos as principais definições sobre os principais tipos de Arranjos Empresariais:

APL 

Definição de Arranjo Produtivo Local segundo Vasconcelos et al (2005): “São concentrações espaciais e setoriais de empresas, instituições e governos em torno de um eixo produtivo comum.”

Clusters 

Confira o que diz o autor Cavalcanti (2006) sobre o cluster: “Um Cluster pode se configurar como um pólo de crescimento, com uma empresa-motriz ou como um conjunto de firmas de produção de um bem ou serviço comum a elas, sem centralização decisória, ou, em um segundo momento, sob a forma de firmas afiliadas a uma firma líder, formando um cordão de fornecedores ou empresas terceirizadas.

Rede de empresas 

Também podemos chamá-las de  Redes Interorganizacionais ou Interempresariais, veja a definição de Oliveira e Cândido (2009): 

Em seu conceito, a empresa não é analisada isoladamente, mas sim dentro de um contexto que envolve uma ou mais empresas atuando de forma interativa, integrada, podendo compartilhar recursos, pessoas, tecnologias, com uma única forma de atuação e uma mesma estratégia“. 

Cooperativas 

Veja o que é cooperativa segundo o autor Machado et al(2006): “As cooperativas são organizações em que os cooperados estabelecem entre si uma divisão democrática, de ajuda mútua e com objetivos econômicos e sociais comuns e pré-estabelecidos“. 

Cadeia Produtiva ou Filière

São um conjunto de atividades onde podemos incluir a matéria-prima até o produto final. É um fluxo de troca que favorece fornecedores e clientes e, portanto, é um conjunto de ações econômicas que tem por objetivo valorizar os meios de produção. 

O que são cadeias de suprimentos ou Supply Chain?

Podemos dizer que se trata de uma rede de organizações que possuem relações mútuas, permitindo agregar valor aos produtos e serviços que são oferecidos. Este procedimento envolve fornecedores de matéria-prima, distribuidores e os consumidores finais.

É possível acrescentar ainda, aqueles produtos que foram devolvidos ou descartados. É, portanto, uma sequência de processos e fluxos, que podem ocorrer dentro e entre os estágios de cadeia produtiva e que possui um modelo contínuo e sistêmico.

Esta cadeia de suprimentos facilita a troca de informações entre todos os envolvidos. Confira a definição de Christopher (2007) para a cadeia de suprimentos:

Cadeia de suprimentos é uma rede de organizações envolvidas, por meio de vínculos a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final“. 

APL e dados estatísticos no Brasil 

Já são vários os Núcleos Estaduais que apoiam os APLs em todo o Brasil. Você pode encontrar um núcleo nos 27 estados da federação e que ajudam a estimular as lideranças dos Arranjos, promovendo o desenvolvimento e facilitando as articulações institucional e empreendedora. Confira alguns dados relevantes sobre o APL no Brasil:

  • 839 Arranjos Produtivos Locais.
  • 2.580 Municípios em todas as regiões do País.
  • 40 setores produtivos.
  • 3.058.244 empregos gerados.

Qual o objetivo de um Arranjo Produtivo Local?

Os Arranjos Produtivos Locais possuem a missão de promover e expandir o desenvolvimento produtivo local, melhorando com isso, a competitividade  e internacionalização de mercado entre as empresas de micro, pequeno e médio porte em todo o território brasileiro.

Para criar um Arranjo Produtivo Local é importante detectar as concentrações empresariais setoriais. Depois, é necessário estabelecer uma governança local. Por fim, é importante realizar o diagnóstico da situação local para que o planejamento possa ser executado.

Não devemos nos esquecer da estruturação dos projetos e do acompanhamento e mensuração dos resultados. Nesta etapa detectamos quais são os parâmetros que devem ser escolhidos para fazer a avaliação.  

Como funciona o Programa de Fomento dos APLs Paulista?

Existem programas de fomento em todo o país, apenas utilizaremos como exemplo, o do estado de São Paulo. As ações para este programa estão divididas em 3 partes, que são:

  1. Processo de reconhecimento e recadastramento de APLs.
  2. Identificação dos níveis de maturidade.
  3. Editais e projetos de fomento e fortalecimento. 

Em São Paulo, é importante que os interessados pelo reconhecimento como um APL procurem o Governo do Estado, fiquem atentos à abertura do edital, que estará disponível na internet. O nível de maturidade para o programa é classificado como:

  • Aglomerado.
  • Em Desenvolvimento.
  • Consolidado.
  • Maduro. 

Dessa forma, as ações são direcionadas para cada nível, de acordo com a dificuldade apresentada. 

Portanto, os programas de fomento como o Arranjo Produtivo Local, são responsáveis por aquecer a nossa economia nos tempos de crise econômica. Estes programas beneficiam cidades grandes e pequenas.

Na região do ABC Paulista, por exemplo, podemos citar as atividades de Cosméticos, Metal-mecânico e Movelaria Paulista. Para participar desses programas em todo o Brasil, é necessário que a empresa tenha um CNPJ e esteja em dia com o Fisco.

O que nós propomos para você

Veja a seguir o que selecionamos para você aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto:

Cartilha

Cartilha do Sebrae sobre APL – Arranjo Produtivo Local. Na cartilha, você se aprofundará mais em:

  • O que é APL.
  • Classificação e características do APL.
  • Histórico.
  • Principais instituições de apoio.
Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais