Veja sobre o que trataremos neste post:
Se você deseja ter uma empresa mais competitiva, então é importante saber o que é o Arranjo Produtivo Local. Trata-se de um recurso muito útil para as empresas que pretendem alcançar um sucesso prolongado, sendo este um conceito aplicado às esferas estaduais e federais e, portanto, é necessário que haja os agentes de natureza diversa, para ter a aglomeração produtiva.
Para saber mais sobre o APL e quais seus benefícios para as empresas e a sociedade em geral, acompanhe abaixo!
O que é o Arranjo Produtivo Local?
Trata-se de um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, que estão incluídos em um mesmo espaço, para o desenvolvimento de atividades econômicas similares, com vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
Fazem parte deste grupo, as empresas que trabalham com as atividades abaixo:
- Produtoras de bens e serviços finais;
- Fornecedoras de equipamentos e outros insumos.
- Prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes.
- Cooperativas, associações e representações e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento, engenharia, promoção e financiamento.
A união entre as empresas fortalecem sua sobrevivência e facilita o crescimento trazendo, com isso, vantagens duradouras para a sociedade em geral pois, assim, as cadeias produtivas são trabalhadas de maneira sistematizada.
Na agropecuária, por exemplo, o foco maior está em planejamento, organização dos produtores rurais e da produção, favorecendo os produtores familiares rurais. Assim, as parcerias podem ser realizadas com os órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federais.
Uma das atividades mais importantes para os atores que fazem parte do APL são o planejamento (Diagnóstico e o Plano de Desenvolvimento Provisório). Os parceiros podem auxiliar na busca por inovações tecnológicas, incluindo pesquisa e desenvolvimento de projetos, que pode facilitar a vida da sociedade como um todo.
Quais as vantagens das APLs para as empresas?

O Arranjo Produtivo Local traz incentivo aos empresários, além de ser algo saudável para as relações dentro da empresa. Veja a seguir, alguns benefícios mais relevantes para o segmento corporativo:
Desenvolvimento de pequenas e médias empresas
O APL mantém as empresas de pequeno e médio porte em igualdade com as empresas de maior porte, onde ambas podem atuar de forma competitiva e complementar no mercado.
Ajudam a melhorar a habilidade dos colaboradores
Com as parcerias, as empresas podem elaborar treinamento para os colaboradores, melhorando de modo significativo o seu atendimento, a troca de informações e garante uma melhoria da infraestrutura, consolidando com isso, uma identidade sociocultural.
Acesso à recursos
Se você tem interesse em expandir seu negócio, dentro das redes de cooperação os empresários podem obter recursos financeiros e tecnológicos, que podem trazer uma vantagem bem competitiva para a sua empresa pois, a rede de pequenas empresas permite um posicionamento estratégico.
Facilita a tomada de decisões
Com a informação acessível aos gestores das empresas, eles conseguem ter uma análise mais detalhada do cenário atual, permitindo obter uma decisão mais fácil. O APL também ajuda a fortalecer a imagem da empresa no mercado ajudando, inclusive, a reduzir os custos.
Desenvolvimento sustentável
As políticas de fomento proporcionam um apoio tecnológico, formação profissional, novas formas para desenvolvimento tecnológico e industrial, que ajudam as empresas a serem mais sustentáveis, favorecendo toda a sociedade.
Participação em feiras e eventos
Empresas que fazem parte do Arranjo Produtivo Local, podem ter acesso facilitado em feiras e eventos. Esta é uma boa oportunidade para mostrar seus produtos e serviços, fazer reciclagem profissional entre os colaboradores e promover parcerias.
Quais as principais dimensões?
Existem várias dimensões para o APL. Abaixo exibiremos quais são as mais conhecidas:
Dimensão territorial
É o espaço onde estão os atores do APL, que fazem parte da interação. O espaço pode ser municípios, estados e todo o território brasileiro.
Atividades diversas
São muitas as atividades que podem fazer parte do APL, sendo que, as mais populares são: empresários, sindicatos, governo, instituições de ensino, instituições de pesquisa e desenvolvimento, ONGs, instituições financeiras e de apoio, e assim por diante.
Conhecimento
A troca de conhecimento favorece ambos os lados, para que o objetivo em comum possa ser atingido. O conhecimento adquirido é repassado mediante a interação realizada entre as partes interessadas.
Inovações
Os aprendizados proporcionam inovações, principalmente tecnológicas. Os aprendizados que são adquiridos no decorrer do processo, são peça-chave para uma boa interação entre os atores.
Governança
Refere-se à liderança do APL, que pode ser exercida através de empresários, ou então, por sindicatos e associações.
Tipos de arranjos
Abaixo, mostraremos as principais definições sobre os principais tipos de Arranjos Empresariais:
APL
Definição de Arranjo Produtivo Local segundo Vasconcelos et al (2005): “São concentrações espaciais e setoriais de empresas, instituições e governos em torno de um eixo produtivo comum.”
Clusters
Confira o que diz o autor Cavalcanti (2006) sobre o cluster: “Um Cluster pode se configurar como um pólo de crescimento, com uma empresa-motriz ou como um conjunto de firmas de produção de um bem ou serviço comum a elas, sem centralização decisória, ou, em um segundo momento, sob a forma de firmas afiliadas a uma firma líder, formando um cordão de fornecedores ou empresas terceirizadas.“
Rede de empresas
Também podemos chamá-las de Redes Interorganizacionais ou Interempresariais, veja a definição de Oliveira e Cândido (2009):
“Em seu conceito, a empresa não é analisada isoladamente, mas sim dentro de um contexto que envolve uma ou mais empresas atuando de forma interativa, integrada, podendo compartilhar recursos, pessoas, tecnologias, com uma única forma de atuação e uma mesma estratégia“.
Cooperativas
Veja o que é cooperativa segundo o autor Machado et al(2006): “As cooperativas são organizações em que os cooperados estabelecem entre si uma divisão democrática, de ajuda mútua e com objetivos econômicos e sociais comuns e pré-estabelecidos“.
Cadeia Produtiva ou Filière
São um conjunto de atividades onde podemos incluir a matéria-prima até o produto final. É um fluxo de troca que favorece fornecedores e clientes e, portanto, é um conjunto de ações econômicas que tem por objetivo valorizar os meios de produção.
O que são cadeias de suprimentos ou Supply Chain?
Podemos dizer que se trata de uma rede de organizações que possuem relações mútuas, permitindo agregar valor aos produtos e serviços que são oferecidos. Este procedimento envolve fornecedores de matéria-prima, distribuidores e os consumidores finais.
É possível acrescentar ainda, aqueles produtos que foram devolvidos ou descartados. É, portanto, uma sequência de processos e fluxos, que podem ocorrer dentro e entre os estágios de cadeia produtiva e que possui um modelo contínuo e sistêmico.
Esta cadeia de suprimentos facilita a troca de informações entre todos os envolvidos. Confira a definição de Christopher (2007) para a cadeia de suprimentos:
“Cadeia de suprimentos é uma rede de organizações envolvidas, por meio de vínculos a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinados ao consumidor final“.
APL e dados estatísticos no Brasil
Já são vários os Núcleos Estaduais que apoiam os APLs em todo o Brasil. Você pode encontrar um núcleo nos 27 estados da federação e que ajudam a estimular as lideranças dos Arranjos, promovendo o desenvolvimento e facilitando as articulações institucional e empreendedora. Confira alguns dados relevantes sobre o APL no Brasil:
- 839 Arranjos Produtivos Locais.
- 2.580 Municípios em todas as regiões do País.
- 40 setores produtivos.
- 3.058.244 empregos gerados.
Qual o objetivo de um Arranjo Produtivo Local?

Os Arranjos Produtivos Locais possuem a missão de promover e expandir o desenvolvimento produtivo local, melhorando com isso, a competitividade e internacionalização de mercado entre as empresas de micro, pequeno e médio porte em todo o território brasileiro.
Para criar um Arranjo Produtivo Local é importante detectar as concentrações empresariais setoriais. Depois, é necessário estabelecer uma governança local. Por fim, é importante realizar o diagnóstico da situação local para que o planejamento possa ser executado.
Não devemos nos esquecer da estruturação dos projetos e do acompanhamento e mensuração dos resultados. Nesta etapa detectamos quais são os parâmetros que devem ser escolhidos para fazer a avaliação.
Como funciona o Programa de Fomento dos APLs Paulista?
Existem programas de fomento em todo o país, apenas utilizaremos como exemplo, o do estado de São Paulo. As ações para este programa estão divididas em 3 partes, que são:
- Processo de reconhecimento e recadastramento de APLs.
- Identificação dos níveis de maturidade.
- Editais e projetos de fomento e fortalecimento.
Em São Paulo, é importante que os interessados pelo reconhecimento como um APL procurem o Governo do Estado, fiquem atentos à abertura do edital, que estará disponível na internet. O nível de maturidade para o programa é classificado como:
- Aglomerado.
- Em Desenvolvimento.
- Consolidado.
- Maduro.
Dessa forma, as ações são direcionadas para cada nível, de acordo com a dificuldade apresentada.
Portanto, os programas de fomento como o Arranjo Produtivo Local, são responsáveis por aquecer a nossa economia nos tempos de crise econômica. Estes programas beneficiam cidades grandes e pequenas.
Na região do ABC Paulista, por exemplo, podemos citar as atividades de Cosméticos, Metal-mecânico e Movelaria Paulista. Para participar desses programas em todo o Brasil, é necessário que a empresa tenha um CNPJ e esteja em dia com o Fisco.
O que nós propomos para você
Veja a seguir o que selecionamos para você aumentar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto:
Cartilha
Cartilha do Sebrae sobre APL – Arranjo Produtivo Local. Na cartilha, você se aprofundará mais em:
- O que é APL.
- Classificação e características do APL.
- Histórico.
- Principais instituições de apoio.