O balanced scorecard (BSC) pode ser descrito como uma metodologia que permite determinar o sucesso de uma empresa a longo prazo tomando as suas metas como critério. Para tal, é preciso traçar uma estratégia que conta com objetivos, metas, indicadores e iniciativas.
O conceito foi pensado por dois professores da Universidade de Harvard, Robert Kaplan e David Norton. Na ocasião, o principal objetivo da dupla era oferecer um modelo de gestão estratégica que fugisse da fórmula tradicional, pautada em indicadores financeiros e de mercado.
Portanto, em 1992, foi publicado o primeiro artigo a respeito do balanced scorecard e desde essa ocasião, a metodologia proposta por Kaplan e Norton tem se tornado cada vez mais respeitada quando se fala sobre medir o desempenho de uma empresa e definir as suas estratégias.
Diante disso, é possível afirmar que o BSC é, atualmente, aplicado em vários contextos distintos, de multinacionais a e-commerces. Logo, é importante conhecer as suas principais vantagens e métodos de aplicação.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Porque usar e quais os benefícios do balanced scorecard para uma empresa?
Quando uma estratégia de BSC é aplicada, a empresa passa a ter uma visão mais clara sobre os seus macro-objetivos. Logo, a partir disso é possível tomar ações práticas para chegar aos resultados esperados.
Assim, os seus objetivos podem se transformar em ações de cunho operacional, fazendo com que a empresa foque no que realmente vai trazer resultados. Portanto, torna-se muito mais fácil medir os avanços, o que precisa ser o primeiro passo para concretizar os objetivos estabelecidos.
Diante disso, é possível destacar que os principais benefícios do uso do balanced scorecard são:
- Executar planos de ação assertivos.
- Melhorar a qualidade.
- Visão mais ampla do futuro.
- Maior facilidade de comunicação e feedback interno.
- Possibilidade de corrigir planos de ação e ajustá-los aos objetivos.
Como funciona o balanced score card?
O balanced scorecard funciona com base em quatro componentes:
- Metas
- Indicadores
- Objetivos.
- Iniciativas.
Além disso, conta com 4 perspectivas:
- Clientes.
- Processos internos.
- Aprendizado e crescimento.
- Finanças.
Os componentes estratégicos do balanced scorecard
Para que as perspectivas do BSC sejam devidamente aplicadas, é preciso que os seus componentes sejam pensados no ato de elaboração das estratégias da empresa. Assim, é preciso conhecer bem a finalidade de cada um deles.
Primeiramente, vale citar que os objetivos são responsáveis por definir o que a empresa pretende conquistar com cada uma das suas estratégias, como o marketing, por exemplo. Então, entram em cena os indicadores, que servem como uma forma de perceber o desempenho dos objetivos escolhidos.
Além disso, as metas estão diretamente associadas aos indicadores, visto que representam os seus níveis de performance. Por fim, as iniciativas podem ser descritas como as ações que serão tomadas para que a empresa consiga chegar às metas estabelecidas.
Dessa forma, o balanced scorecard é uma estratégia detalhada para chegar até o nível operacional com clareza. Portanto, é capaz de trazer muito aprendizado para que os métodos da empresa sejam devidamente ajustados.
As perspectivas do balanced scorecard
Em linhas gerais, as perspectivas podem ser descritas como as áreas de implementação do balanced scorecard dentro da empresa. Logo, todos os aspectos devem ser trabalhados de forma integrada e se beneficiando mutuamente.
Assim, a perspectiva financeira deve ser a primeira considerada, visto que é responsável por mensurar os impactos das decisões estratégicas nas metas. Então, é preciso que os objetivos financeiros da empresa em logo prazo sejam bem definidos e estejam conectados com o seu plano de ação.
Também é preciso considerar a perspectiva do cliente, visto que a sua satisfação é um indicador importante na estratégia de qualquer empresa. Diante disso, é preciso pensar questões como as características dos produtos ou serviços considerando aspectos como qualidade, preço e funcionalidade.
Então, é necessário determinar a relação com o cliente e os resultados que serão mensurados. Por fim, a empresa ainda precisa levar em conta a sua reputação e a sua imagem diante do público.
Outra perspectiva importante é a dos processos internos, que deve ser focada em questões como a inovação, a operação e o pós-venda. Em termos práticos, os indicadores considerados devem ter relação com a produtividade, a tecnologia, o custo e o tempo necessário para o desenvolvimento.
Por fim, o aprendizado e o crescimento também fazem parte das perspectivas do balanced scorecard. Diante disso, é preciso observar questões como capacitação, satisfação e engajamento dos colaboradores.
Vale citar que é válido medir a rotatividade de funcionários e os treinamentos, bem como as questões de infraestrutura que forem necessárias para que a equipe consiga atingir os resultados esperados.
Como aplicar o balaced scorecard em uma empresa?
De acordo com a visão de Kaplan e Norton, a implementação do balanced scorecard em uma empresa passa por quatro pilares:
- Traduzir a visão e a estratégia.
- Planejar e fixar os objetivos.
- Oferecer feedbacks.
- Comunicar e vincular.
Logo, para conseguir traduzir a visão da empresa em uma estratégia é preciso definir questões de posicionamento, algo que precisa ser pensado de forma conjunta com os colaboradores. Desse modo, tudo será mais claro, focado e o trabalho de comunicação interna se tornará mais eficiente.
Portanto, o primeiro passo é estabelecer um consenso para, posteriormente, transformar a visão empresarial em uma estratégia viável. Então, uma vez que isso está definido, é preciso planejar e fixar os objetivos, o que depende de recursos.
Desse modo, é fundamental pensar essas questões para além do financeiro, visto que a infraestrutura e o fator humano também precisam ser observados. Logo, os gestores devem definir o que é necessário para executar o seu planejamento.
Esse tipo de postura permite perceber as faltas e adquirir os recursos necessários para viabilizar os objetivos. Portanto, o dinheiro pode ser alocado, bem como as pessoas necessárias para o cumprimento do plano estabelecido.
Nesse ponto, é importante destacar que comunicar e vincular é o coração do sucesso do BSC. Isso acontece uma vez que o engajamento dos colaboradores é crucial para as ações da empresa. Além disso, a comunicação externa também é essencial.
Diante disso, a empresa se vê em um cenário no qual precisa educar os seus funcionários quanto às suas metodologias e o seu plano de ação. Uma boa forma de fazer isso é fornecendo recompensas com base nos indicadores de desempenho.
Considerando os fatos apresentados, os feedbacks se mostram primordiais para o crescimento e para o aprendizado. Logo, a gestão precisa compreendê-los como um processo contínuo e que deve ser aprimorado com constância.
Dicas para a implementação do balanced scorecard
Existem algumas dicas, como a adoção de um mapa estratégico e a criação de indicadores, que são fundamentais para o sucesso do BSC. Desse modo, elas serão devidamente exploradas a seguir.
Mapa estratégico
A criação de um mapa estratégico é fundamental para o BSC. Isso acontece uma vez que ele é responsável por determinar a missão e os objetivos da empresa considerando cada um dos seus setores.
Portanto, para elaborar este mapa é essencial que o gestor inclua todos os colaboradores. Afinal, eles precisam compreender qual é o seu papel no processo para conseguir desempenhá-lo de modo eficiente. Além disso, é possível adotar os passos a seguir:
- Definir uma visão de futuro.
- Estabelecer temas estratégicos.
- Escolher as perspectivas do negócio.
- Definir os objetivos estratégicos da empresa.
- Sinalizar as relações de causa e efeito entre os objetivos.
Revisões e acompanhamentos do balanced scorecared
As revisões do BSC são muito importantes para o sucesso da estratégia. Assim, a empresa precisa realizar encontros periódicos com as suas lideranças para apontar o que está funcionando e o que precisa ser modificado. Isso deve ser feito com base na análise dos indicadores.
Essas reuniões também funcionam no sentido de acompanhamento da estratégia, visto que permitem a discussão dos indicadores e conversas sobre o mercado que podem ser fundamentais para estruturar os próximos passos do negócio.
Principais críticas ao balanced scorecard
Apesar de ser um modelo que já provou as suas vantagens, o balanced scorecard ainda sofre algumas críticas na atualidade. Nesse sentido, vale destacar que as associações entre causa e efeito propostas por ele nem sempre são claras na realidade.
Logo, em grande parte das situações é preciso incluir as medidas sugeridas pelo modelo no planejamento sem conseguir estabelecer essa relação. Além disso, existem outros pontos fracos no BSC, como a ausência de mecanismos para a validação e de bases históricas.
Portanto, a noção linear de casualidade pode acabar representando uma dificuldade para definir as metas que não sejam voltadas para o financeiro, bem como para a criação e a integração das perspectivas ligadas ao desempenho.
Assim, alguns gestores preferem adotar modelos que são considerados alternativas ao BSC, tais como a Pirâmide de performance, o Tableau de Bord, o Gerenciamento pelas diretrizes da empresa, o Sustainabillity Scorecard (SSC), o Modelo de balanced scorecard de Maisel, dentre outros.
Assim sendo, as empresas que não consideram o balanced scorecard adequado para os seus negócios podem recorrer a outras estratégias distintas para estabelecer as suas metas e mensurar o seu sucesso evidente no mercado.
Você aprendeu neste post que o Balanced Scorecard funciona como um sistema de mensuração de desempenho de uma empresa e traduz a visão e a estratégia do negócio num conjunto abrangente de objetivos estratégicos.
Portanto, a elaboração de Mapas Estratégicos são ferramentas eficientes para a comunicação e visualização de BSC da empresa, onde fica explicitado como os ativos intangíveis são transformados em resultados tangíveis para clientes e, consequentemente, também transformados em resultados financeiros para a empresa.
Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto para você implementar o BSC da sua empresa!
01 – Vídeo do Canal do Sebrae Talks “Indicadores de Desempenho: Balanced Scorecard (BSC) na Prática”. Nesse vídeo, você verá que o BSC apresenta, por meio de um mapa estratégico, as ações propostas para essas expectativas em uma relação de causa e efeito.
02 – Vídeo do Canal do Blog Abrir Minha Empresa “Balanced Scorecard (BSC). O que é e como aplicar na prática.” Nesse excelente vídeo, você vai entender porque esse assunto está cada sendo vez mais utilizado por vários tipos de negócios e vem fazendo toda a diferença para o sucesso de cada empresa. Assim entenda nesse vídeo o que é Balanced Scorecard, todos os seus benefícios e como aplicá-lo na sua empresa. E tudo de um jeito bem prático!
03 – Vídeo do Canal do Sebrae “Como definir indicadores e montar um painel BSC”. Nesse vídeo, você aprenderá que a análise de desempenho é essencial para o sucesso do seu planejamento estratégico. Contudo, as possibilidades de indicadores são inúmeras e que, para um bom planejamento, é necessário definir bons indicadores. Então, saiba como assistindo a esse vídeo.