Uma empresa não é feita apenas por seus ativos tangíveis, mas, também, por um universo não palpável que forma a sua imagem e a projeta no imaginário do público-alvo. Saber trabalhar e gerenciar os recursos intangíveis é o melhor caminho para construir um empreendimento que seja sempre lembrado pelo público.
O branding é a estratégia que abre os caminhos para isso, conforme você vai ver a seguir.
Boa leitura!
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é branding e qual a sua importância para a empresa?
Branding é um trabalho de gestão de marca que inclui a elaboração e implementação de estratégias para construir a imagem que a empresa deseja perante seus colaboradores, parceiros e outros stakeholders. Qual é a percepção que você deseja que as pessoas tenham do seu negócio? O branding é o trabalho necessário para que esse objetivo seja concretizado.
Esse tipo de atividade trabalha muito com os recursos intangíveis da empresa: sua identidade visual, valores, crenças, diferenciais e outros elementos que, juntos, constituem a forma como um empreendimento é percebido pelas pessoas que estão fora dele.
Investir em uma gestão de marca eficiente é essencial porque traz diversos benefícios para a empresa:
- Permite que ela se diferencie da concorrência. Pense em duas empresas que vendem exatamente o mesmo tipo de produto: o que faz com que os clientes separem uma da outra são os seus elementos intangíveis, desde que bem trabalhados.
- Agrega valor ao negócio, inclusive, possibilitando que ele não dependa mais do preço baixo para chamar a atenção do público (se essa for a sua intenção).
- Conquista consumidores realmente qualificados, que estão buscando uma empresa consolidada, que consegue transmitir a sua autoridade.
- Facilita a gestão de marketing, porque estabelece um norte bem claro que a estratégia deve seguir.
- Permite a criação de um vínculo mais resistente com o consumidor, o que é essencial para o processo de fidelização.
- Orienta a criação de todas as campanhas da empresa.
- A longo prazo, uma empresa que investe em branding tende a aumentar suas vendas e sua presença de mercado.
O que é uma marca?
Se o branding é a gestão da marca, o primeiro passo para implementá-lo é entender o que é uma marca. Ela não se limita ao logotipo ou ao conjunto da identidade visual, como muitos podem pensar. É um conceito muito mais amplo e simbólico: ela engloba esses elementos visuais, mas também todas as experiências e percepções que o público tem sobre a empresa.
Pense, por exemplo, na Coca-Cola, uma marca mundialmente consagrada. Ela não se caracteriza apenas pelo logotipo icônico, mas principalmente pelos valores que conseguiu agregar ao longo do tempo: hoje em dia, é associada à alegria, confraternização, momentos em família e até mesmo à nostalgia de datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal.
A marca, portanto, é todo o universo simbólico de uma empresa. É por isso que existem rankings que apontam o quanto valeriam determinadas marcas ainda que elas não tivessem mais nenhum de seus ativos tangíveis. E elas continuam valendo milhões!
Branding x Posicionamento de marca
Esses dois conceitos são bastante confundidos. O posicionamento de marca consiste em como a marca é percebida pelo público. O branding, por sua vez, é a gestão de marca, ou seja: é o trabalho que a empresa precisa realizar para alcançar o posicionamento desejado. Dois conceitos diferentes, porém, intrinsecamente relacionados.
Um bom branding, para alcançar o posicionamento desejado, precisa ter as seguintes características:
- Ser abrangente, olhando para todas as facetas do negócio.
- Ser totalmente individualizado: não tente “copiar” a gestão que a empresa vizinha faz. O branding precisa ser baseado nos seus atributos.
- Consistente, ou seja, os princípios que orientam a gestão de marca não podem mudar a todo o momento. Caso contrário, a sua empresa vai transmitir uma imagem de instabilidade, que certamente não condiz com o posicionamento que ela pretende.
Passo a passo para fazer o branding
Se a gestão de marca ainda não faz parte do cotidiano da sua empresa, comece agora! Veja a seguir quais são as estratégias que se deve adotar para fazer o branding de maneira eficaz.
Construa a sua plataforma de marca
O que faz a sua marca ser o que ela é? Esse é o ponto de partida porque a plataforma de marca já existe, a empresa só precisa tomar consciência dela.
Defina os seus propósitos, ou seja, a razão de existir. A sua promessa de marca, o que ela se propõe a entregar para o consumidor e os seus atributos, ou seja, as características palpáveis e simbólicas que constituem o seu negócio.
Defina o seu posicionamento
A sua marca quer se posicionar como? Você quer que o seu negócio seja lembrado por apostar em inovação? Pelo preço baixo? Por se associar a bons momentos na vida dos seus consumidores?
É muito importante definir desde cedo esse posicionamento para que todas as próximas ações estejam alinhadas a ele.
Crie a sua identidade da marca
Chegamos na parte que todos conhecem. Com todos esses aspectos anteriores bem definidos, é hora de criar elementos que mostrem para o público qual é o seu posicionamento, valores, propósito, atributos e promessa.
A identidade de uma marca é composta pela parte visual (logotipo, fontes tipográficas utilizadas, cores, ilustrações, ícones, símbolos) e por elementos que exploram outros sentidos, como o slogan e o tom de voz.
O mais importante é que nada disso pode ser criado ao acaso ou levando em conta apenas o gosto pessoal do empreendedor. A identidade precisa ser construída com o objetivo de incorporar a imagem que você quer projetar. Afinal, ela é o primeiro ponto de contato que qualquer pessoa tem com a sua empresa e ela precisa ser envolvida nesse universo simbólico desde esse início.
Veja como desenvolver esses elementos:
- Cores: estude psicologia das cores para entender quais são as tonalidades que comunicam aquilo que a sua marca deseja. Procure opções que conciliem os valores com a imagem estética que a empresa quer projetar, por exemplo: mais séria, descontraída, sofisticada…
- Tipografia: normalmente, são escolhidas duas letras, uma principal e outra secundária. A tipografia será usada em caixa alta ou baixa? Serão aceitas variações como itálico ou negrito? As fontes vão ser com ou sem serifa? É interessante pesquisar sobre os conceitos tipográficos para definir.
- Imagens, símbolos, ilustrações: o logotipo de uma marca é seu símbolo mais emblemático, mas existem outras questões a serem levantadas: as peças visuais serão trabalhadas com imagens de pessoas reais ou ilustrações? O quão importante será representar a diversidade? Qual vai ser o estilo dessas ilustrações?
- Slogan: vem para complementar o logotipo! Em conjunto, esses dois elementos devem evidenciar o posicionamento da marca de forma automática para o consumidor.
- Tom de voz: como a sua marca vai conversar com o consumidor? Vai adotar uma linguagem jovial e descontraída ou mais séria? Vai ser didática? Robusta?
Não se preocupe em definir todos esses elementos com rapidez, lembre-se de que eles vão acompanhar a sua marca, no mínimo, por muito tempo!
Esses passos compõem a estruturação do branding. Com tudo isso em mãos, a gestão de marca continua dia após dia, trazendo esses elementos para o cotidiano da empresa, sua comunicação, sua forma de se posicionar e todos os outros detalhes.
Branding em negócios online
Esses passos citados anteriormente são a base do branding para qualquer negócio, independentemente de ser físico ou não. No entanto, para quem tem uma empresa que se caracteriza por ser online, também deve se atentar a alguns elementos:
- Quais recursos online você vai utilizar para criar a imagem da sua marca?
- A sua empresa vai aderir às tendências que surgem diariamente nas redes ou não?
- Será que compartilhar o “meme” do momento ajuda a fortalecer o posicionamento desejado ou afasta a empresa dele?
Digamos que a internet tem mais “armadilhas” para a gestão de marca. Sempre existe uma espécie de pressão para que as empresas com forte presença online estejam sempre repercutindo as tendências do momento, mas muitas vezes isso não faz sentido para a marca.
Portanto, é necessário desenvolver um senso crítico bastante apurado nesse sentido.
Principais erros na construção do branding para evitar
Agora que você já sabe o que fazer na sua gestão de marca, está na hora de descobrir o que não fazer:
- Esquecer de que o posicionamento deve, primeiramente, ser trabalhado de forma interna. O seu público interno é o primeiro que deve ter a percepção que você deseja de quem está fora tenha.
- Não uniformizar o tom de voz em todos os canais de comunicação: sabemos que são muitos, mas é necessário respeitar o padrão.
- Deixar todas as definições de branding guardadas em uma caixa e não as implementar na prática.
- Tentar criar uma imagem que não condiz com os verdadeiros valores da empresa. Esse tipo de construção não resiste por muito tempo.
Pense em todas as marcas que são mundialmente amadas e, acredite: mais do que um bom produto, elas certamente têm um trabalho de branding impecável.
Todas as empresas precisam aprender a trabalhar para melhorar a sua marca. Isso é um processo contínuo e perpassa pelos valores da empresa. Se você ainda não trabalha o branding da sua empresa, que tal começar a partir de agora? Vamos nessa? Para isso, veja a seguir o que selecionamos para te ajudar nessa jornada!
01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Branding: porque ele é importante para a sua empresa”. Nesse curso de 2 horas, você vai aprender o que é marca e o que é branding e saberá diferenciá-los. Além disso, você entenderá por que o branding é importante para uma empresa e como ele se relaciona com as finanças do negócio. Os modelos contemplam:
- Qual é a diferença entre marca e branding.
- Branding equity.
- Branding e finanças.
02 – Vídeo do Blog Abri Minha Empresa “Branding: porque ele é importante para a sua empresa”. Nesse vídeo você vai aprender a fazer com que sua marca se destaque cada vez mais no mercado e, consequentemente, aumentar suas vendas!