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Canais de Marketing: Saiba quais são todos eles e escolha os mais adequados para a sua empresa

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Uma identidade de marca bem estruturada é fundamental para o sucesso de uma empresa. Nessa jornada de planejamento, determinam-se os caminhos que levarão a mensagem do seu serviço para o público. Esses caminhos são chamados de Canais de Marketing.

Os Canais de Marketing são ferramentas poderosas de comunicação com o público, uma ponte que apresenta ao consumidor determinado serviço ou produto. Eles devem ser pensados de acordo com as necessidades e características de cada negócio.

Para isso, é necessário planejamento e uma estratégia bem estabelecida que possa determinar qual canal tem maior chance de alcançar o cliente desejado para o seu negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Como funcionam os Canais de Marketing

Por funcionarem como uma ponte, uma conexão entre empresa, produto e consumidor, os Canais de Marketing abrangem várias etapas dessa comunicação, podendo ser específicos da distribuição ou relacionados diretamente à comunicação.

Quando pensamos nas formas como um serviço ou produto podem ser adquiridos pelo cliente, estamos falando sobre os Canais de Marketing na distribuição, podendo ser meios de distribuição online ou mesmo físicos.

Já ao pensar nas informações que serão levadas ao consumidor sobre o produto, ao pensar na mensagem transmitida pelo posicionamento de marca, entendemos a função dos Canais de Marketing na comunicação.

Assim pode-se compreender o principal papel desempenhado pelos canais que é o de promover a sua marca. Quando pensados na comunicação, eles promovem a divulgação da mensagem e fazem com que ela seja conhecida e comprada pelo público.

Direta ou indireta?

A forma como essa comunicação ocorre, pode ou não contar com a ajuda de intermediários. No que se refere a jornada feita do produto ao consumidor final, ela pode ter formas de venda diferentes. Podem ser Diretas ou Indiretas.

A venda é considera direta quando ocorre diretamente entre o consumidor e a empresa produtora. Alguns clientes preferem esta dinâmica por atribuir maior credibilidade ao processo e ter a sensação de exclusividade como característica.

Quando a venda ocorre por meio de um intermediário, é considerada indireta. Trata-se de um processo que pode ser feito através de revendedores ou parceiros. Tendo como característica um custo mais baixo comparado às vendas diretas.

No entanto, o processo ainda pode se dar de maneira híbrida e o fabricante tem a possibilidade de optar pelas duas opções, vendendo diretamente para o seu público e, ao mesmo tempo, contando com o auxílio de parcerias e intermediários para fazer seu produto chegar ao consumidor.

Qual o melhor canal para o seu negócio

Determinar qual o melhor Canal de Marketing para uma empresa não deve ser um processo engessado, afinal tudo dependerá de onde o seu público está disponível. Por isso, canais que funcionam para alguns tipos de negócio podem não funcionar para outros.

Dessa forma, a dica mais importante é conhecer o seu público. Fazer um planejamento e pesquisa de mercado é fundamental, para assim, determinar qual o seu público-alvo. Pensado o público ideal, é a hora de delimitar uma persona para a marca.

É preciso pensar no cliente ideal e imaginar todas suas características e gostos, determinando sua idade, gênero e profissão, além de sonhos e angústias. Isso irá permitir visualizar de forma mais específica o seu consumidor, auxiliando na definição de estratégias.

Além do público também é importante conhecer o próprio produto, saber em quais canais ele tem mais destaque e torna-se mais acessível. Avaliar as métricas, o mercado e os intermediários também são passos importantes nessa jornada para escolher o melhor canal.

Principais Canais de Marketing

Um planejamento estratégico também pede que a empresa conheça os principais canais disponíveis, para determinar quais características destes permitem que seu produto ou serviço ganhe o merecido destaque com o público.

Os canais podem dividir-se entre os tradicionais e os digitais.

Antes da internet ganhar a força que tem hoje, outros canais eram utilizados para levar a mensagem ao público. Muitos deles seguem como uma importante ferramenta de divulgação e utilizar-se deles dependem apenas de qual estratégia é a mais eficaz para a empresa.

Os Canais de Marketing Tradicional são conhecidos por serem as mídias off-line, passando por folhetos impressos, jornais e outdoors até os anúncios veiculados na televisão e no rádio. Eles não permitem a interatividade e, geralmente, apresentam um custo mais elevado.

Esses canais não possibilitam fazer uma segmentação detalhada do público e apresentam uma veiculação fixa. No entanto, eles possibilitam um grande alcance e visibilidade agregando, muitas vezes, valor ao que é produzido nos canais digitais.

Diferentemente, os Canais de Marketing Digital, são aqueles que pertencem ao meio online. Além de um custo mais acessível, eles vêm ganhando espaço por possibilitarem uma detalhada segmentação, assim como melhor mensuração de resultados.

Além de contarem com a rapidez proporcionada por esses canais, que permitem a viralização de conteúdo e a troca instantânea com o público consumidor. Entre os principais canais digitais estão o Social, o E-mail, a Pesquisa Orgânica, a Mídia Paga e o Direto.

Social

As redes sociais além de serem utilizadas como ferramentas de venda, podem ser pensadas para a construção da autoridade da marca.

Elas possibilitam uma troca orgânica com o público que, independente de qual seja, provavelmente já está inserido nas redes sociais, utilizando-as diariamente.

E-mail

Além de poder ser facilmente automatizado, o e-mail ainda é um poderoso canal de segmentação e contato direto e individualizado com o público.

Pesquisa Orgânica

Este canal funciona quando o usuário faz uma pesquisa através de um mecanismo de busca. Por isso é importante buscar estratégias que permitam ao site da empresa estar bem ranqueado nos mecanismos de busca.

Mídia Paga

Nos canais digitais também é imprescindível pensar em investir em publicidade. A mídia paga funciona através de anúncios ou links patrocinados e, para sua melhor utilização, é necessário escolher sites que tenham afinidade com o seu público.

Direto

O canal direto é quando um consumidor procura diretamente pelo endereço do site da empresa online. Geralmente, trata-se de um cliente que já conhece o serviço ou está vindo por indicação. Por isso, é sempre importante pensar na otimização e atualização dos próprios sites.

Canais Alternativos

Além dos canais apresentados, outros podem auxiliar na estratégia de divulgação de uma empresa. Sendo dentro dos canais tradicionais ou digitais, essas alternativas podem trazer bons resultados para seu negócio.

Pode-se investir na conversa dentro de grupos específicos nas redes sociais. Esse é um recurso que vai além das páginas empresariais e permite encontrar públicos com interesses segmentados organicamente, sendo esta uma boa porta de divulgação para empresas que estão começando.

Uma alternativa são, também, os blogs de nicho e sites de notícias. Aqui pode-se pensar na divulgação através de parcerias e na construção de relacionamento com jornalistas e produtores de conteúdo. Assim como revistas de nicho.

Um profissional que pode auxiliar sua empresa no contato com esses canais é o Assessor de Imprensa, ele trabalha com contatos e auxilia a inserção da marca em veículos de maior abrangência.

A importância de integrar os canais de venda

O consumidor pode aderir a mensagem da marca e começar o processo de adquirir o serviço oferecido mas, se ao entrar em contato com os diferentes canais da empresa e encontrar informações desencontradas, a jornada de compra pode ser impactada negativamente.

Por isso é importante que todos os canais escolhidos estejam em sintonia. Encontrar uma única voz e identidade é importante, isso constrói um laço de confiabilidade com o cliente e ainda possibilita a fácil identificação e distinção.

Para uma integração otimizada, é preciso conhecer os hábitos de consumo de seu cliente, eliminar barreiras ao facilitar o acesso e resposta e investir em um serviço de atendimento ao consumidor eficiente que fale em voz única e coordenada, sempre fazendo análises de relatórios que possam melhorar o serviço.

Analisando os Canais de Marketing da empresa

Após definir quais canais são os mais indicados para o seu negócio, chegou a hora de colocar a estratégia em prática e trabalhar os canais de maneira integrada. Mas engana-se quem acha que o trabalho terminou nesta etapa, afinal medir os resultados é fundamental.

Entender quais canais atraem mais visitantes e quais são os canais que geram a tão esperada conversão de vendas. Um método utilizado para identificar esse movimento dos consumidores é a análise do Funil de Vendas.

A análise de topo do funil, meio do funil e fundo do funil possibilita entender o comportamento do público que interage com os Canais de Marketing e, assim, estar sempre trabalhando para que eles sejam cada vez mais efetivos.

Conheça seu público, conheça seu produto e conheça a concorrência

Ao pensar em quais Canais de Marketing são indispensáveis, algumas marcas acabam por achar que escolher todos os canais ou escolher aquele que está em alta é o certo a se fazer. No entanto, não existe receita de bolo. Tudo deve ser feito a partir de análises e estratégias.

O canal que não pode ficar de fora de uma estratégia de marketing é aquele canal que conversa diretamente com o público consumidor. A diversificação de canais aumenta o alcance, mas deve ser feita de forma pensada.

Para isso, algumas dicas podem ser seguidas. A primeira é conhecer sua audiência, seguida por conhecer a concorrência. Avaliar os competidores, aqueles que estão nos mesmos canais e ofertam produtos semelhantes ou iguais, é fundamental.

Essa análise também permite conhecer tendências do mercado, repensar o posicionamento da marca nos canais escolhidos e acompanhar o comportamento do público.

Por fim, conforme pudemos perceber, os Canais de Marketing são o caminho traçado entre o cliente e o serviço. Eles podem funcionar como canais de distribuição ou de comunicação, e ajudam no fortalecimento da autoridade da marca e na conversão de vendas.

Canais bem estruturados são aqueles pensados com base na análise de público e mercado. Cada empresa tem características únicas e estas devem nortear a escolha de canais que possibilitem ao público esse encontro e identificação.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Fazer seu produto ou serviço chegar ao seu cliente final pode ser um caminho difícil ou confuso de encontrar. Entretanto, se você estiver preparado e com um bom planejamento em mãos, saberá aproveitar todas as possibilidades dos canais escolhidos e ter sucesso na sua empresa! Veja a seguir, o que preparamos para você nessa jornada!

01 – Ebook do Sebrae “Decifrando os canais de vendas”. Nesse ebook, você entenderá que existem diversos tipos de canais para explorar, conhecerá algumas jornadas de compra que seu usuário pode seguir, compreenderá os pontos que devem ser observados para escolher o canal mais adequado ao seu negócio, saberá um pouco mais sobre os canais alternativos e poderá esclarecer algumas dúvidas sobre o processo de integração entre eles.

02 – Ebook do Sebrae “Guia prático para criar a persona do seu negócio”. É importante lembrar que qualquer trabalho de divulgação de uma empresa passa por uma série de processos distintos. E um dos passos mais importantes é a criação da persona para a sua empresa. Conheça tudo nesse ebook!

03 – Vídeo do Sebrae “Como escolher o canal de distribuição”. Nesse vídeo, você vai entender porque ter apenas um bom produto não é o bastante para o sucesso do seu negócio.

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