Início » Empreendedorismo » Cenário Brasileiro para Empreender: Principais desafios e oportunidades

Cenário Brasileiro para Empreender: Principais desafios e oportunidades

O cenário para empreender está positivo, principalmente após a pandemia do coronavírus. Mas é preciso organização, força de vontade e muita coragem. Investir na abertura de uma empresa em qualquer cenário, é uma decisão e um passo muito importante a ser dado. Por isso, não descuide de nada, leia muito, estude, faça um plano de negócios, converse com outras pessoas e procure ajuda especializada.
Cenário Brasileiro para Empreender

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, e milhares deles tiram esse desejo do papel, buscando alternativas para as crises ou mesmo porque enxergaram alguma oportunidade de negócio. 

Mas seja em momentos de crise ou quando o cenário parece mais positivo, investir na abertura de uma empresa é uma decisão e tanto: é preciso organização, força de vontade e, acima de tudo, coragem para superar momentos de dificuldade. 

Se você é uma dessas pessoas que pensam em empreender, mas tem dúvidas e certo temor, leia nosso artigo até o fim e descubra quais são os principais desafios e oportunidades no cenário brasileiro. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

Qual é o cenário para empreender no Brasil?

crise financeira ocasionada pela pandemia em 2020 poderia muito bem ter derrubado os indicadores de empreendedorismo no país, mas o que aconteceu foi exatamente o contrário. 

A dificuldade de encontrar oportunidades e os fechamentos de empresas fez com que milhares de brasileiros buscassem alternativas para sobreviverem e, encontraram no empreendedorismo, esse caminho. 

Essa é a explicação apontada pela empresária Carol Paiffer, CEO e sócio fundadora da Atom S/A (ATOM3) e jurada do Shark Tank Brasil – programa de televisão sobre empreendedorismo.  

A principal opção dos brasileiros para buscar essa alternativa foi se tornar microempreendedor individual (MEI). No primeiro ano da pandemia, essa categoria teve um aumento de 13% de registros, segundo dados do Portal do Empreendedor. 

A maioria desses novos empreendedores se enquadra no que é chamado de empreendedorismo de necessidade, quando a pessoa busca esse caminho, pois enxerga que é a alternativa possível para subsistir. Segundo pesquisa feita pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o empreendedorismo de necessidade cresceu de 37,5% para 40,5% em 2020. 

Mas não pense que essa onda de empreendedorismo ficou restrita à pandemia. As estimativas são bem animadoras. Fique até o fim desse artigo e saiba o que esperar para o cenário brasileiro nos próximos anos. 

Antes disso, vejamos um pouco sobre o perfil dos empreendedores brasileiros. 

Quem empreende no Brasil hoje?

Como disse recentemente o presidente do Sebrae, Carlos Melles, empreender está no DNA do brasileiro. Ou seja: todas as pessoas podem abrir seu próprio negócio e o perfil dos empreendedores brasileiros é bem variado. 

Apesar disso, são os jovens entre 18 e 29 anos de idade que vêm assumindo o protagonismo na abertura de empresas nos últimos anos. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, 48% dos empreendedores independentes no país estão nessa faixa etária. 

Entre eles, é comum que a principal forma de financiamento seja oferecida pelos próprios familiares, os chamados investidores formais. No geral, entre todos os empreendedores brasileiros, as quatro principais razões para abrir o próprio negócio, apontadas na pesquisa GEM, são: 

  •  Ganhar a vida (para 81% dos entrevistados). 
  •  Fazer a diferença (para 66% dos entrevistados). 
  •  Construir grande fortuna (para 58% dos entrevistados). 
  •  Continuar uma tradição familiar (para 27% dos entrevistados). 

Desafios e oportunidades

Dificuldades e bons negócios fazem parte da rotina de quem empreende. Estar preparado para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades é a melhor forma de passar por esses momentos e tirar proveito de tais situações. 

Vejamos então quais são os principais desafios e oportunidades da vida dos empreendedores no Brasil. 

Desafios

Carga tributária

O regime de impostos no Brasil é bem alto e é um dos principais desafios de quem empreende. 

Embora não seja possível “fugir” dos impostos, é possível reduzir ao máximo a tributação de sua empresa. Essa dica vale principalmente para quem está começando o negócio: procure um contador antes de qualquer coisa.  

Esse profissional vai auxiliar na escolha do regime tributário adequado para sua empresa e garantir que você tenha de pagar apenas aquilo que é necessário para a atividade que realiza. 

Burocracia

Mal antigo do Brasil, a burocracia é um desafio permanente. Apesar de muita coisa ter melhorado nos últimos anos, com digitalização de processos e a própria instituição da categoria de MEI, ainda há entraves significativos para as empresas. 

O principal problema é na hora de abrir uma empresa. Com exceção do MEI – que pode abrir seu CNPJ pela Internet – os demais empreendedores precisam de diversos documentos e papeis para legalizarem sua operação. Isso muitas vezes afasta possíveis empreendedores de ingressarem no mercado. 

Falta de crédito

Juros altos, burocracia e falta de garantias são os fatores que mais atrapalham os pequenos negócios quando precisam de recursos financeiros para abrir seus empreendimentos. Destes, o maior obstáculo é em relação às garantias. Os bancos querem garantias e boa parte das micro e pequenas empresas não possuem.  

O Sebrae pode complementar essas garantias por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas ou Fampe. Procure o Sebrae da sua região e saiba a disponibilidade para o seu negócio. 

Oportunidades

Pós-crise

Passado um dos piores momentos da história recente da humanidade, a pandemia da Covid-19, o mundo agora está voltando ao normal e as perspectivas são boas. Com a vacinação em alta, a tendência é de que a economia fique aquecida e gere bastante oportunidades para empreendedores. 

Há demanda reprimida, principalmente na área de lazer, esportes, turismo e entretenimento, setores bastante impactados em 2020 e 2021. Da mesma forma, outros ramos, como o de alimentos, também estão saindo da pandemia renovados e com possibilidade de expansão  

Com certeza é uma boa hora para se pensar em investir no próprio negócio, no Brasil e no mundo. 

Empreendedorismo digital

Para ter bons resultados no seu negócio é preciso estar no mesmo espaço de seu público-alvo, e a internet é o local onde todos se encontram. É em função disso que o empreendedorismo digital deixou de ser uma aposta para se tornar realidade. 

Dinamicidade, facilidade para atingir vários públicos, rapidez e custos de investimento reduzidos são algumas das vantagens de procurar montar seu negócio com foco no ambiente digital. 

Se você quiser, pode começar a empreender apenas pela internet e, se sentir necessidade, ampliar para uma loja física. É uma boa maneira de dar início ao seu negócio sem correr muitos riscos.  

Empreendedorismo e ambiente externo

Ainda em relação às ameaças e oportunidades, pessoas que pensam em abrir um negócio precisam prestar atenção ao contexto no qual estão inseridas. Uma visão panorâmica do ambiente interno e externo contribui para identificar possíveis riscos ou pontos em que se pode investir. 

Por exemplo, no ambiente externo, fatores como a economia, as novas tecnologias, pandemias, política e cultura são aspectos a serem observados. 

O ambiente interno, por sua vez, está ligado à empresa em si, os recursos humanos, marketing, gestão, fornecedores e clientes. 

De observações como essas, é possível antever alguns problemas ou mesmo explorar tendências, como é o caso do empreendedorismo digital, que vem se valendo de característica populacional cultural, como é o uso de celulares, para obter mais resultados. 

Financiamento e ajuda governamental

Para quitar imprevistos ou ampliações, ter acesso a recursos com rapidez às vezes deixa os empreendedores temerosos. No entanto, conseguir recursos com juros baixos vem se tornando mais fácil recentemente. 

Nesse sentido, é bom procurar por financiamentos, já que eles costumam ter prazos maiores e taxas de juro menores. Uma boa fonte para conseguir tais recursos é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição pública voltada especialmente para empreendedores e com linhas de crédito mais atrativas que os demais bancos. 

Outras formas de conseguir recursos para sua empresa são: 

  • Fundos de investimento: grupo de empresas que investem em negócios inovadores. 
  • Investidor-anjo: pessoa física que faz um aporte em sua empresa. 
  • Sócio-investidor: pessoa física que investe no negócio em troca de uma parte da empresa. 
  • Financiamento coletivo: captado normalmente em plataformas online com o aporte de pessoas físicas que desejam contribuir com o negócio.

O que esperar para os próximos anos?

Por certo há alguns motivos que podem ser desafiadores, mas a lista de boas notícias é maior e demonstra que o cenário para empreender no Brasil é bastante positivo para os próximos anos. 

Recentemente, vimos tendências surgirem e se consolidarem no cenário nacional e contribuírem para a formação desse otimismo. Podemos destacar o fortalecimento do empreendedorismo digital, que inaugurou novas formas de empreender e fazer negócios. 

A desburocratização nas empresas (principalmente para MEIs) também veio para ficar e se soma ao desejo da população brasileira em empreender, o que deve gerar novos serviços, novos nichos e possibilidades para todos e todas. 

Vale lembrar que essa onda empreendedora está começando a crescer justamente em um momento importante da economia, com a superação da pandemia e o retorno das atividades. Além da demanda reprimida em alguns setores, o clima de positividade deve contribuir para aquecer a economia no Brasil em todos os ramos. 

Então fique atento: pelo menos 50 milhões de brasileiros afirmam que querem ter seu próprio negócio e, agora, definitivamente é uma hora para pensar nisso com bons olhos.  

Quem sabe você seja um desses milhões a realizar o sonho de se tornar empreendedor?! 

Claro que isso demanda organização, planejamento e determinação, mas no que depender do cenário futuro, as chances são boas de prosperar. 

Está bem claro que o cenário brasileiro para empreender está positivo e deve seguir assim. Os números mostram que há boas oportunidades e bastante gente investindo nesse sonho, apesar dos desafios. 

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a se situar na realidade do empreendedorismo no Brasil. 

Se você está decidido em abrir seu negócio, desejamos muito sucesso e orientamos que procure assistência para montar e dar início à empresa. Aqui estão algumas iniciativas e sites que podem te ajudar: 

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais