Início » Marketing e Vendas » Concorrentes: Aprenda a identificar quem são os seus e saia na frente

Concorrentes: Aprenda a identificar quem são os seus e saia na frente

Concorrentes são empresas que desenvolvem produtos ou serviços no mesmo ramo ou segmento que o seu, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. Se você conhecer bem o seu concorrente, saberá desenvolver estratégias adequadas para aumentar a sua fatia no mercado. Continue a leitura e entenda mais!
Concorrentes

Você já sabe quem são os concorrentes que disputam o mesmo mercado que a sua empresa?  

No cenário globalizado em que vivemos, a competitividade tem se tornado cada vez mais acirrada. Ela tem dominado os mais diversos setores da indústria e comércio. Está em todos os lugares.  

Por isso, identificar quem são os seus adversários e como eles agem é fundamental para a sobrevivência e expansão de um negócio bem-sucedido.    

Se você analisar neles os processos, os produtos e/ou serviços ofertados, a dinâmica de trabalho, dentre outros pontos, será possível identificar os pontos que a sua organização precisa melhorar.  

Por conseguinte, conhecendo os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, você poderá buscar formas de diferenciar a sua empresa das deles, atraindo e fidelizando mais clientes. 

Continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber sobre os seus concorrentes! 

Veja sobre o que trataremos neste post:

Concorrentes: quem são e como identificá-los

A maioria dos setores costuma ser composto por várias organizações que disputam o mesmo público-alvo. Dessa forma, os concorrentes são aqueles que estão do outro lado competindo pelo mesmo cliente que sua empresa.  

Assim sendo, quanto maior a quantidade de empresas com serviços e produtos semelhantes, ou que atendam a mesma necessidade, maior a concorrência gerada.  

Uma pessoa que deseja se sentir perfumada tem a opção de adquirir um perfume, um body splash, uma loção hidratante ou óleo corporal perfumados. Cada marca de cada item poderia ser, então, um concorrente.  

Além da competição entre as marcas, também haveria uma competição entre os canais de distribuição, pois, uma pessoa pode adquirir qualquer um desses produtos em uma perfumaria especializada, em uma loja de departamentos, ou com um revendedor de catálogos ou por sites na internet. E todos esses poderiam ser concorrentes entre si. 

Ok. Mas como identificar esses concorrentes? 

Você pode identificá-los acessando algumas fontes: 

  • Associações ou sindicatos. 
  • Clientes. 
  • Fornecedores. 
  • Credores. 
  • Analistas de mercado. 
  • Pesquisas contratadas.  
  • Consultorias especializadas. 
  • Seus funcionários. 
  • Sites de buscas. 
  • Ranqueamentos. 

Veja a seguir porque é importante realizar essa identificação e como você pode usar esse conhecimento ao seu favor. 

A importância e os benefícios da concorrência

Você sabia que a concorrência pode agir como força motora para a evolução dos meios? Ficou confuso? Calma que te explicaremos melhor.  

Com efeito, os concorrentes são, em parte, responsáveis pela melhoria da qualidade dos produtos, serviços, processos, distribuição, atendimento, dentre outros. 

Quando há competidores num mesmo mercado, costuma ter um padrão de excelência para as empresas do mesmo setor.  

Por consequência, isso faz com que muitos empreendedores tenham que sair da sua zona de conforto, o que exige deles uma busca constante por aprendizado, atualização e inovação. 

Da mesma forma, como outro benefício da concorrência, podemos citar como ela ajuda a economia do país. Ela aumenta a geração de novas empresas, favorece os consumidores, garante melhores preços e incentiva a inovação de modo geral. 

Entretanto, o maior benefício para os empresários é que ela é o oposto do monopólio, quando existe apenas uma empresa dominando todo o mercado e este é impossível de se superar. 

Ou seja, a concorrência cria condições equitativas no mercado. O sucesso pode ser alcançado por qualquer empresa.  

Tipos de concorrência

Podemos dividir a concorrência em dois tipos principais: direta e indireta 

Concorrente Direto

É aquele que vende o mesmo tipo de produto para o mesmo público-alvo, com uma faixa de preços semelhante. Basicamente, possui o mesmo negócio que o seu. 

Lembra do exemplo do perfume? 

As outras marcas de perfumes com nível de qualidade e preços semelhantes são os concorrentes diretos de uma marca e produtos específicos. 

Para superar o outro competidor direto, você deve escolher uma estratégia de marketing e desenvolver as vantagens competitivas necessárias para tal.  

Em síntese, você deve apresentar algum atrativo para o cliente, ou seja, algo que os concorrentes não ofereçam. Dessa forma, conseguirá aumentar a sua participação no mercado.  

Concorrente Indireto

Como o nome já diz, é aquele que compete indiretamente com a sua empresa. Seu foco é no mesmo público-alvo que o seu, mas com produtos diferentes. 

No caso dos perfumes, os concorrentes indiretos seriam os body splashes ou águas de banho, os óleos corporais e loções hidratantes perfumadas. 

Embora os produtos não sejam os mesmos, eles podem competir entre si pela mesma fatia do mercado. 

É por isso que muitas empresas passam a fabricar ou comercializar vários tipos de produtos e linhas para as mesmas finalidades. Isso daria mais opções da mesma empresa para o consumidor, aumentando as chances da efetivação de sua compra.   

E o que mais você poderia fazer para não perder espaço nesse mercado tão disputado? 

Como driblar seus concorrentes?

Antes de tudo, é necessário um mapeamento dos ambientes de mercado. Analisar o mercado em que você está inserido é correr atrás das oportunidades e se distanciar das ameaças.  

É encontrar a melhor localização e o maior fluxo de clientes. Identificar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, assim como os seus. E focar no cliente alvo dos seus produtos/serviços. 

Esta é, provavelmente, a melhor estratégia contra seus adversários.  

Seus clientes são a razão do seu lucro. Assim, medidas devem ser tomadas para se destacar na sua localização, seja ela física ou virtual. 

  • Campanhas com foco no público-alvo. 
  • Promoções para atrair novos clientes. 
  • Um atendimento individualizado. 
  • Participação nas mídias sociais. 
  • Estreitamento do relacionamento com o cliente. 

Essas são algumas medidas para driblar a concorrência e atrair um número maior de consumidores. 

Analisando a Concorrência

Você deve estar se perguntando o que é analise de concorrência, não é? 

A resposta é simples. Trata-se de uma análise do mercado e de seus concorrentes. Como eles trabalham, quais são os seus produtos, seus destaques e suas falhas. Em suma, um monitoramento deles. 

A importância desta análise reside na capacidade de identificar todos os pontos citados acima e criar estratégias para aumentar o faturamento, as vendas e consolidar sua marca no mercado. 

Etapas da análise de concorrência

Agora que você já viu sua importância, vamos ver como ela é feita? Esta análise deve ser feita em 4 etapas: 

Defina quem são seus concorrentes

Como dito anteriormente, você precisa descobrir quem são seus adversários, tanto os diretos quanto os indiretos 

Um restaurante teria como concorrentes diretos outros restaurantes. Mas também teria como concorrentes indiretos as pizzarias, pastelarias, trailers de lanches, drives thru de fast foods e até mesmo os supermercados.  

Seria impossível dar conta de todos esses competidores. Por isso, para analisar de forma mais aprofundada, selecione os principais. Ou seja, aqueles que têm maior influência sobre o seu público-alvo. 

Estabeleça os objetivos da análise

É necessário que você saiba o motivo pelo qual deve ser feita a análise.  

Talvez seja para descobrir quais são os processos produtivos, os custos de produção e armazenamento, as margens de lucros, os preços praticados e formas de pagamento, os canais de distribuição ou outra vantagem competitiva que você julgar relevante. 

Escolha que critérios vai analisar

Escolha quais critérios e métricas serão utilizados para a análise. Isso dará foco e facilitará a análise. Lembre-se que é necessário que seja uma pesquisa específica e objetiva. Não algo generalizado e subjetivo, pois só assim renderá o resultado que você busca. 

Determine seu método de pesquisa

Nesse ponto você deve estabelecer como vai coletar, organizar e analisar seus dados. 

Geralmente é utilizada a matriz SWOT/ FOFA que visa a identificar as Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses) Oportunidades (Opportunities), e Ameaças (Threats) de cada concorrente — e pode ser aplicada também ao seu próprio negócio.  

Após estas etapas, segue apenas o momento em que você analisa o resultado da pesquisa e o transfere para o departamento responsável que utilizará em prol da empresa. 

Ferramentas para análise de mercado

Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar no processo de análise do mercado. 

Google Alerts

O Google é o maior buscador do mundo. Nele há uma ferramenta chamada Google Alerts. Nela você pode configurar para receber alertas quando os seus principais rivais forem mencionados. Assim, você poderá monitorar quem e como eles estão sendo mencionados. 

Reclame aqui

O Reclame Aqui é um site em que clientes registram reclamações sobre diversas empresas. Ele pode ser de grande auxílio para que você verifique as reclamações feitas aos seus concorrentes e cuide para não cometer os mesmos erros. 

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de planejamento de palavras-chave que permite a análise dos sites de concorrentes. Pode ser usada para descobrir quais são as palavras mais buscadas e a partir delas melhorar o posicionamento de sua marca. 

Agora que você viu como é feita a análise da concorrência, percebeu que ela pode ser personalizada?  

Como se diferenciar da concorrência?

Através do perfil da sua empresa e de seus concorrentes, algumas medidas podem ser tomadas para se diferenciar no mercado. 

  • Investimento em seu produto/serviço: Procure desenvolver um produto único com vantagens exclusivas. Você também pode investir na variedade, com produtos e linhas voltados para diferentes níveis de qualidade e necessidades dos clientes. 
  • Infraestrutura de excelência: O local físico do estabelecimento diz muita sobre o tipo de produto ou serviço oferecido. A primeira impressão costuma ser causada pela infraestrutura. As cores e formas, a limpeza e higiene, a organização, o cheiro, a temperatura, o conforto, dentre outros.   
  • Formas de pagamento flexíveis: A flexibilidade no pagamento é importante. Há clientes que preferem pagar à vista com dinheiro, débito, transferência, pix ou boleto. Já outros, desejam pagar no cartão crédito com o maior número possível de parcelas sem juros. Esteja atento e se atualize conforme as preferências dos seus clientes. 
  • Atendimento diferenciado: O cliente atual não compra apenas um produto em si. Mas ele vivencia toda a experiência. Por isso, um atendimento atencioso, acolhedor e solícito pode melhorar e muito a imagem da empresa. 
  • Diferentes formas de divulgação: Lembra daquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Ela se aplica totalmente ao mundo dos negócios. Divulgue de diferentes formas, de acordo com o seu público-alvo. Esteja onde ele estiver, seja de forma física ou virtual.
O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Com essas informações, esperamos ter aprofundado seu conhecimento sobre concorrência para que a sua empresa ganhe ou mantenha uma posição de maior destaque no mercado. 

É importante que você saiba exatamente quem são os seus concorrentes para se fortalecer diante das fraquezas deles e ser competitivo diante das suas forças. 

Por fim, é importante lembrar que nem sempre o seu concorrente é um inimigo. É possível encontrar no concorrente um parceiro de negócio e, juntos, poderão fazer algumas ações que sejam benéficas para ambas as partes como, por exemplo, fazer compras em conjunto. O preço poderá ficar mais em conta para todos e, assim, todos saem ganhando. 

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a analisar seus concorrentes de forma mais bem estruturada. 

01 – Ferramenta online e gratuita do Sebrae/PRCompare-se”. Trata-se e uma plataforma para comparação de negócios, onde é possível conhecer o desempenho real da sua empresa no mercado e em relação aos seus concorrentes, permitindo que você se compare com outras empresas do mercado em que você atua. Além disso, poderá conhecer o desempenho real do seu negócio e fazer simulações para entender como melhorar e se desenvolver. 

02 – Vídeo do Canal do Sebrae TalksComo Analisar os Concorrentes da Minha Empresa? 
Nesse vídeo, você vai conhecer um passo-a-passo que vai te ensinar como analisar os concorrentes, apresentando aspectos que podem ser observados, a exemplo das estratégias atuais, o comportamento no mercado e pontos positivos e negativos em relação às suas capacidades. 

03 – Infográfico do Sebrae “7 passos para analisar a concorrência. No mundo dos negócios, é fundamental conhecer e analisar a concorrência para entender o seu posicionamento no mercado e mapear oportunidades e desafios, melhorando a sua rotina empreendedora. Saiba mais baixando o infográfico. 

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais