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Consultoria Empresarial: Guia essencial para saber o momento ideal para contratar uma ótima consultoria para sua empresa

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Nem sempre o empreendedor sabe como buscar as melhores soluções para as demandas do seu negócio e isso não significa, de forma alguma, que ele não seja apto para gerenciá-lo. Apenas significa que o serviço de consultoria empresarial pode ser um bom investimento para explorar ainda melhor as potencialidades da empresa e alcançar melhores resultados.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço prestado por profissionais ou empresas especializadas, que tem como objetivo auxiliar o empreendedor a solucionar um problema que esteja impedindo o seu negócio de crescer e conquistar seus objetivos. Ela pode ser contratada para dar suporte em uma demanda pontual que o empresário já identificou, ou para fazer um diagnóstico do empreendimento e, a partir daí, entender em quais pontos é necessário trabalhar.

Um terceiro cenário no qual a consultoria também pode ser bem-vinda é para ajudar o empreendedor a planejar um novo passo que ele deseja dar. Ou seja: não existe nenhum problema, mas ele quer ampliar o seu negócio e, para isso, recorre a um suporte especializado, minimizando as chances de dar um “passo em falso”.

Os consultores possuem o conhecimento e a experiência necessários para olhar para uma determinada questão sob uma perspectiva diferente, capturando todos os seus pormenores, projetando cenários e encontrando os melhores caminhos de acordo com as particularidades de cada empresa.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

Alguns empreendedores têm receio de apostar nesse auxílio vindo “de fora”. Porém, esse é um tipo de serviço com inúmeros benefícios! Para listar alguns:

  • Essa visão “de fora” é justamente o que a sua empresa pode estar precisando! Você já ouviu dizer que quem está dentro de uma situação não consegue enxergá-la com clareza de todos os ângulos? Essa ideia se aplica muito ao universo do empreendedorismo.
  • Possibilita melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, deixando os colaboradores mais produtivos.
  • O empreendedor muitas vezes está em seu primeiro negócio. Um consultor, por sua vez, já atendeu diversas empresas, algumas até com as mesmas necessidades que as suas. Portanto, ele tem uma expertise maior nesse sentido.
  • Uma boa consultoria vai abrir os caminhos para que os objetivos da empresa sejam concretizados mais rapidamente e sem tantos “erros”.
  • As melhorias que a consultoria traz ajuda a aumentar o faturamento da empresa.
  • A otimização de processos internos auxilia na redução de custos.
  • A consultoria empresarial é um serviço versátil, que pode ser aplicado em diversas áreas da empresa, conforme você verá a seguir.

Como funciona a consultoria empresarial?

O processo de consultoria pode ser feito em apenas uma sessão ou se estender por vários meses. Tudo depende de cada caso, de qual necessidade o empreendedor precisa sanar e do tempo necessário para isso.

No primeiro contato com o consultor, o empreendedor deve apresentar as suas dúvidas, problemas ou então o objetivo que ele precisa de direcionamento para concretizar. O consultor, por sua vez, vai levantar todas as informações necessárias para entender o contexto da empresa e fazer um diagnóstico que revele detalhes importantes para o processo.

A partir disso, são estabelecidos os objetivos. Nesse momento, é primordial que o empreendedor e o consultor alinhem as expectativas e definam os indicadores que serão mensurados para avaliar se as metas estão sendo alcançadas ou não.

Também fica definido qual será o período de duração da consultoria e como vai funcionar: quantas reuniões, quem vai participar, com qual frequência serão realizadas… entre as sessões, o empreendedor normalmente tem “tarefas” para fazer.

A consultoria segue alguns princípios básicos:

  • É focada na transferência de conhecimento, do consultor para o empreendedor.
  • Parte sempre da necessidade do empreendedor.
  • É totalmente individualizada de acordo com cada caso.
  • Exige total transparência entre as partes envolvidas. O empreendedor não pode ocultar informações necessárias ao consultor, por exemplo, porque isso vai comprometer os resultados.

O papel do consultor

O consultor deve assumir o papel de um facilitador, ou seja, alguém que vai facilitar para a empresa o processo de concretização dos seus objetivos. Cabe a ele diagnosticar o problema e avaliar criteriosamente o cenário para propor as soluções, mesmo quando o empreendedor já vem com a sua demanda pronta, isso porque muitas vezes o problema real não é exatamente o que ele acredita que seja.

Para isso, o consultor precisa ter um conjunto de habilidades e competências que vão torná-lo apto a essa função tão importante:

  • Capacidade de analisar o cenário macro e micro.
  • Saber estabelecer nexos de causalidade nas situações relatadas pelo empreendedor.
  • Articular suas ideias de modo que façam sentido e que sejam compreendidas pelo empresário.
  • Experiência e conhecimento comprovados na sua área de atuação. Dificilmente um bom consultor vai ser alguém que começou a atuar no mercado muito recentemente.
  • Ter a segurança de reconhecer suas limitações e ser franco com o empreendedor a respeito delas, especialmente quando surgirem questões que estiverem além da sua alçada.
  • Saber envolver a equipe da empresa no processo, atribuindo as funções adequadas a cada pessoa e mantendo todos engajados.
  • Saber adaptar o seu conhecimento à necessidade do cliente. Um consultor pode ter acumulado toda a sabedoria do mundo, mas de nada vai adiantar se ele não for flexível e não souber como adaptar tudo o que sabe de acordo com as demandas.

Áreas de atuação da consultoria empresarial

O campo da consultoria empresarial é bastante amplo, por isso, dentro dele, existem áreas de atuação mais específicas. Isso é importante para que o empreendedor possa buscar um consultor mais bem direcionado à sua demanda.

Os principais tipos e áreas de atuação das consultorias são os seguintes:

Consultoria em gestão empresarial

Essa é a área de atuação mais abrangente, que realmente olha para todos os setores da empresa. Nesse caso, normalmente, o consultor vai orientar o empreendedor sobre como coordenar o trabalho de todos os departamentos com maior eficiência. Também pode identificar problemas em algum setor e sugerir uma consultoria especializada para ele.

É uma boa alternativa para o empreendedor que deseja suporte para elaborar ou executar o seu planejamento estratégico, ou para planejar alguma mudança mais robusta em seu negócio.

Consultoria em marketing

A área de marketing agrega uma série de atividades que visam a agregar valor ao produto. O empreendedor pode buscar uma consultoria dessa área quando precisa de apoio para, por exemplo:

  • Analisar o mercado e os concorrentes com maior assertividade para obter insights preciosos.
  • Melhorar a sua estratégia de comunicação com o público.
  • Alterar a precificação do produto e torná-la mais eficaz.

Consultoria em vendas

Algumas vezes, a consultoria em marketing também oferece suporte na área de vendas. Aqui, a ideia é ajudar o empresário a vender mais, começando pela análise dos motivos pelos quais ele não está vendendo tanto quanto gostaria. O consultor pode realizar treinamentos com a equipe de vendas, ajustar os indicadores estabelecidos, sugerir melhorias no ponto de venda ou outras soluções que julgar mais adequadas.

Consultoria em finanças

É um serviço bem mais pontual, que vai se ocupar da saúde financeira da empresa. É comum que profissionais de contabilidade ofereçam esse tipo de consultoria, orientando o empreendedor sobre como equilibrar as finanças, reduzir custos, iniciar uma reserva de emergência, entender se vale a pena ou não acessar uma linha de crédito, fazer um levantamento dos custos e despesas fixas e variáveis.

Consultoria em recursos humanos

Ótima opção para os empreendedores que precisam aprimorar seus processos de recrutamento e seleção ou até mesmo adotar medidas para aumentar a taxa de retenção de talentos.

Consultorias técnicas

Além disso, existem diversas áreas mais técnicas de consultoria às quais a empresa pode recorrer para solucionar demandas de logística, adequação às normas na indústria, controle de qualidade, produção e outros processos.

Como escolher uma boa consultoria?

Todo empreendedor quer otimizar ao máximo os seus investimentos, por isso, deve buscar uma boa consultoria! Observe as seguintes orientações:

  • Entenda a sua demanda da maneira mais precisa possível para buscar uma consultoria especializada para atendê-la.
  • Use a internet a seu favor! Dependendo do caso, você pode contratar uma consultoria de qualquer lugar do Brasil, fazendo as reuniões por videochamada.
  • Ao entrar em contato com consultorias em potencial, busque se informar sobre outros clientes que já tenham sido atendidos e cases de sucesso. Peça para que mostrem resultados antes de contratar.
  • Faça uma pré-seleção das opções que lhe transmitirem mais confiança e solicite o orçamento.
  • Analise todas as propostas, resultados apresentados e valores para definir qual delas atende melhor às necessidades do seu empreendimento nesse momento.
  • Alguns dos retornos que a consultoria vai lhe trazer podem ser mensurados e convertidos em valores, como o aumento das vendas ou a otimização de recursos, por exemplo. Porém, esse tipo de trabalho tem um teor muito mais qualitativo e pode trazer resultados a longo prazo. Por isso, para saber o quanto vale a consultoria, é importante definir previamente os indicadores de desempenho que poderão ser avaliados e o melhor momento para isso.
O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Precisando de uma consultoria para o seu negócio? Se você for uma micro ou pequena empresa, ou seja, que fature até o limite de R$ 4,8 milhões por ano, antes de sair por aí pesquisando por empresas de consultoria, procure o Sebrae da sua região. Isso porque essa instituição oferta consultorias para todas as áreas de uma empresa com preços subsidiados e algumas vezes, até mesmo de graça. As consultorias oferecidas pelo Sebrae são divididas em dois tipos: de inovação e de gestão.

Veja a seguir o que preparamos para você saber onde encontrar as consultorias do Sebrae e começar agora mesmo a implementar melhorias na gestão da sua empresa.

01 – Consultoria On-line Gratuita do Sebrae. O atendimento é voltado para MEI e micro e pequenas empresas com CNPJ ativo. Assim, o Sebrae disponibilizará consultorias de até 04 horas de duração nas áreas de Finanças, Marketing, Planejamento e Tributação. Para cada área, o Sebrae disponibiliza um especialista que ouvirá atentamente a situação da sua empresa, realizando um diagnóstico e retornando com uma devolutiva indicando soluções adequadas para você. Então não perca mais tempo e entre em contato com o Sebrae agora mesmo!

02 – Vídeo do Canal Ritual de GestãoComo funciona uma consultoria empresarial”. Nesse vídeo você vai compreender melhor o que é uma consultoria e saber quando sua empresa poderá buscar por esse tipo de ajuda.

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