Início » Marketing Digital » Copywriting: Como a aumentar suas vendas com essa técnica infalível!

Copywriting: Como a aumentar suas vendas com essa técnica infalível!

Copywriting é fazer o público tomar uma decisão a partir do seu texto, por meio de uma escrita persuasiva que busca convencer o leitor a realizar uma ação. Copywriting é arte! Arte da persuasão por meio da escrita para influenciar pessoas para tomarem alguma ação. É quando você usa muito bem as palavras para vender um produto ou mesmo uma ideia!
copywriting

Fazer o público realizar uma ação desejada por sua empresa por meio de uma escrita de copywriting é muito importante, pois, com essa atitude, você conseguirá conduzir o cliente de modo que seja interessante para o seu negócio.

Nesse sentido, o copywriting é uma ferramenta que pode contribuir bastante na sua estratégia. Pensando nisso, criamos esse conteúdo sobre esse assunto. Para conferir, basta continuar a leitura!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é copywriting e como funciona?

Fazer o público tomar uma decisão a partir do seu texto não é uma tarefa simples. E é neste sentido que entra o copywriting.

Desse modo, trata-se de estratégia de produção de conteúdo que, por meio de uma escrita persuasiva, busca convencer o leitor a realizar alguma ação, seja clicar em um botão para saber mais, baixar um e-book, dentre outros conteúdos digitais.

Basicamente, o texto é composto por um conjunto de técnicas que conduz o leitor de acordo com um propósito pré-estabelecido pela empresa. Algumas estratégias utilizadas para isso são a empatia e a apresentação de benefícios.

Copy de vendas e redação publicitária

Ao entrar no assunto de copywriting, é bastante comum encontrar o termo copy de venda. Você sabe o que é?

Então, neste tipo de conteúdo, todo o texto é construído com foco em converter as personas em clientes, ou seja, como o próprio nome sugere, gerar vendas.

Outro ponto que é muito mencionado quando se trata de copywriting é a redação publicitária. Porém, esses conceitos são diferentes. Enquanto o primeiro foca na tomada de decisão do cliente, o segundo conceito é criado com foco apenas em apresentar ou explicar determinado tema.

Por que usar copywriting?

Pense comigo, ter a possibilidade de fazer o seu público realizar ações específicas de modo que contribua para a sua organização é ótimo, não é?

Pois bem, o copywriting é muito útil neste sentido. Por meio da construção da sua escrita, você conseguirá convencer para que o leitor tenha uma atitude prevista e que seja positiva para a sua empresa.

É importante ter em mente que essa técnica pode ser usada para diversas finalidades. Por exemplo, fazer as suas publicações terem mais engajamento nas redes sociais, aumentar o número de vendas e direcionar para que o público conheça novos serviços da sua marca.

Portanto, não deixe de aplicar essa estratégia na sua empresa. Tal ação pode contribuir, e muito, para que alcance seus resultados.

Objetivos do copywriting

Ao usar a estratégia do copywriting para alavancar os resultados do seu negócio, é preciso que você tenha objetivos. De modo geral, é necessário seguir três aspectos:

Chamar a atenção

São diversas empresas que lançam anúncios diariamente. Sendo assim, para que a sua empresa consiga se destacar, é preciso usar a criatividade para chamar a atenção. Portanto, estude bem o seu público-alvo antes de criar o conteúdo perfeito.

Despertar o interesse

Você não deve apenas utilizar a criatividade para atrair pessoas, é primordial que construa textos de qualidade também. Fazer o público consumir o conteúdo e se sentir interessado é essencial para fidelizar novos clientes para a sua marca.

Direcione para uma ação

Por fim, e o mais importante, direcione o leitor para ele realizar uma ação. Como já citamos, o principal objetivo dessa estratégia é convencer o público a tomar uma decisão a partir da leitura do conteúdo, portanto, não se esqueça de indicar que seus clientes realizem novas ações.

Técnicas utilizadas na elaboração de estratégia de copywriting

Já quer colocar essa estratégia em ação na sua empresa? Então, confira as principais técnicas que devem ser utilizadas!

  • Definir o público-alvo: saiba com quem você se comunicará. Essa ação é essencial para que tenha um texto mais assertivo.
  • Escolha sua linguagem: após definir a informação anterior, está no momento de estabelecer a forma como vai conduzir seus textos.
  •  Impacte no título: antes de ler o conteúdo completo, seu leitor irá visualizar o título. Por isso, ele deve ser chamativo e interessante.
  • Crie conteúdos relevantes: preocupe-se com cada informação que irá compor seu texto. Afinal, um bom conteúdo fará as pessoas se interessarem pela sua companhia.
  • Crie conteúdos relevantes: preocupe-se com cada informação que irá compor seu texto. Afinal, um bom conteúdo fará as pessoas se interessarem pela sua companhia.

Gostou dessas técnicas? Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras estratégias que você pode criar para que seu copywriting seja um sucesso!

O que são gatilhos mentais?

No tópico anterior, apresentamos algumas técnicas utilizadas no copywriting. Além das citadas, outra que é muito comum é o uso de gatilhos mentais, uma técnica utilizada para que o público realize uma ação, sem ao menos perceber.

São diversas opções para serem usadas na construção de um conteúdo. A seguir listamos 7 gatilhos mentiais. Confira!

Reciprocidade

Temos a tendência de querer retribuir ações positivas que as empresas nos proporcionam. Sendo assim, se você oferecer algo de relevante para o seu público, é provável que ele o procure quando precisar de algum produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Afeição

Se você conhece ou tem simpatia por alguém, é possível que diga sim com mais facilidade. Ou seja, se existir algum vínculo social durante a oferta de um produto, o uso desse gatilho tem muita chance de conversão em vendas. 

Quando alguém nos aborda e cita o nome de um amigo nosso que o indicou, será mais fácil efetivar uma venda, ou seja, o amigo nem precisa estar presente para fazer com que esse gatilho funcione.

Compromisso e coerência

Quando tomamos uma decisão, as pressões internas ou externas existentes fazem com que nos comportemos de maneira coerente com a decisão tomada. Isso porque é muito difícil alguém confiar em pessoas que não tem coerência com o que fazem e agem. 

Por isso, comprometer-se e ser coerente é uma característica muito valorizada.

Aprovação social

Já foi olhar os comentários e as avaliações de um item antes de comprá-lo? Isso é muito comum, pois, somos influenciados, muitas vezes, pela opinião de outras pessoas, ou seja, necessitamos da aprovação social.

Autoridade

Na hora de fazer negócio com uma marca, o público busca por empresas que sejam referência no assunto. Portanto, procure entender bem o seu segmento para criar credibilidade para a sua companhia.

Urgência

O público, em geral, tem a tendência de deixar tudo para depois. Pensando nisso, trazer um gatilho mental que faça com que ele acelere a ação pode ser muito importante. Por exemplo: baixe este e-book agora mesmo!

Escassez

Quando existem muitas oportunidades e possibilidades, não damos muita atenção a elas, porque consideramos as coisas mais difíceis de se obter como aquelas que são melhores. 

Assim, o princípio da escassez dá uma maior motivação às pessoas a partirem para alguma decisão de compra por acharem que podem perder algo se não comprar logo.

Gostou dos gatilhos apresentados? Aproveite para inseri-los no seu conteúdo e facilitar a tomada de decisão do seu público.

Boas práticas de copywriting

Desenvolver um conteúdo para criar anúncios, e que sejam engajados, não é uma tarefa simples, pois envolve diversos detalhes na hora do processo criativo.

Use elementos chamativos

Primeiramente, para desenvolver uma boa copy, você deve usar elementos que chamem atenção do seu cliente e faça com que ele se interesse pelo seu conteúdo. Aqui, você pode usar emojis, frases marcantes, dentre outros.

Tenha objetivo

Também é importante ter um objetivo, ou seja, tenha foco no tema que irá passar e vá direto ao assunto para prender o seu leitor. 

Além disso, apresentar os benefícios do seu serviço é muito importante, pois o público tende a valorizar quando reconhece as vantagens. Então, nesse sentido, deixe bem claro quais são os problemas e as necessidades que o item irá resolver.

Palavras-chave

Você se lembra dos gatilhos? Então, não se esqueça de incluí-lo no seu conteúdo. Outro aspecto importante é adicionar palavras-chave, pois assim que o público inserir algumas delas nos buscadores, seu conteúdo irá aparecer.

CTA - Call-to-action

Por fim, use uma chamada para ação, conhecida como CTA (call-to-action). Ela serve para indicar os próximos passos para o leitor. Por exemplo, leia o artigo X e clique no botão para comprar o produto.

Seja para vendas ou não, você pode utilizar essas dicas para encaixar nas suas copies, temos a certeza de que elas ajudarão a melhorar o seu conteúdo. Vale lembrar que todas essas ações vão contribuir para que o seu engajamento seja maior, tanto no quesito de alcance quanto de conversão.

Como otimizar suas páginas com copywriting e SEO?

Primeiramente, é importante entender o que é SEO. Então, trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para fazer seu conteúdo ficar bem-posicionado no ranking orgânico dos buscadores (como o Google, por exemplo).

Ou seja, ao pesquisar por um conteúdo, o seu poderá ser um dos primeiros a serem indicados pelos mecanismos de busca.

Sendo assim, para otimizar suas páginas com copywriting e SEO, você deve realizar algumas ações:

  • Use títulos chamativos.
  • Adicione meta descrição no texto — frase que fica abaixo do título.
  • Produza conteúdos interessantes e relevantes.
  • Utilize palavras-chave de forma natural.
  • Faça um texto que seja fácil de ler, tanto em relação às palavras, quanto esteticamente.

Realizar essas pequenas atitudes, fará seus conteúdos serem otimizados e, assim, ficarem bem-posicionados nos sites de busca.

O que não fazer em copywriting: erros mais comuns

Ao longo do conteúdo disponibilizamos várias dicas. Agora, é importante entender o que você não deve fazer:

  • Deixar o texto sem sentido apenas para inserir a palavra-chave.
  • Produzir conteúdos superficiais.
  • Fazer um título que não faça sentido com o texto.
  • Deixar de pensar no público que estará consumindo a copy.
  • Não considerar as técnicas de SEO.

Todas essas situações farão suas estratégias serem um fracasso. Dessa maneira, certifique-se de que a sua empresa não esteja aplicando esses erros nas suas estratégias de conteúdos.

O que nós propomos para você

Entender as melhores estratégias para conseguir criar anúncios e, desse modo, alavancar os resultados da sua empresa, é essencial. 

Caso queira entender ainda mais sobre o assunto e começar a aplicar a estratégia de forma assertiva na sua empresa, é importante estudar bem ou contratar especialistas no tema.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar no assunto:

Curso

Curso do Sebrae online e gratuito “Marketing digital para sua empresa: primeiros passos”. Nesse curso de 6 horas, você vai aprender a utilizar ferramentas de marketing digital para aumentar os resultados do seu negócio. O curso contempla módulos com marketing de conteúdo, inbound e outbound marketing e Copywriting.

Ebook

Ebook do Sebrae “Copywriting: o que é e como vender mais com essa técnica”. 

Nesse ebook, você vai aprender que o copywriting é uma técnica de redação voltada para a produção de textos persuasivos e que, a partir dessa abordagem, o objetivo é fazer com que seu cliente em potencial execute uma ação, o que pode ser a efetivação de uma compra, a assinatura de uma newsletter ou o download de um material disponibilizado de forma gratuita.

Para baixar o ebook, você precisará fazer um cadastro no Sebrae. Mas não se preocupe, é rápido e fácil e o Sebrae cuida muito bem dos seus dados.

Vídeos

Vídeo do Canal do Sebrae TalksCopy de Vendas: Dicas simples para você vender muito mais”. Nesse vídeo, você vai aprender o que é Copywriting, qual o passo a passo para aplicar na sua empresa e as principais dicas para uma estratégia de copywriting infalível.

Vídeo do Canal do Blog Abri Minha EmpresaO que é copywriting: 7 dicas incríveis para encantar seus clientes e aumentar suas vendas”. 

Nesse vídeo, você vai entender que com essa técnica, você e sua empresa serão capazes de convencer seu público através de palavras e, assim, conseguir aumentar bem suas vendas e alavancar seu negócio todos os dias.

Vídeo do Canal do Sebrae TalksGatilhos mentais para vendas – armas da persuasão”. Nesse vídeo, o Sebrae vai te explicar o que são Gatilhos Mentais e como aplicá-los na sua empresa.

Vídeo do Canal do Blog Abri Minha EmpresaO que são gatilhos mentais”. Nesse vídeo, você vai aprender o que são Gatilhos Mentais e como isso pode ajudar a aumentar suas vendas de uma maneira bem prática.

Vídeo do Canal Viver de Blog7 Gatilhos Mentais Poderosos Para Influenciar Pessoas“. Nesse vídeo da série Dicas Práticas você vai aprender 7 gatilhos mentais mais poderosos para aumentar seu poder de influência sobre as pessoas.

Vídeo do Canal Viver de Blog7 Gatilhos Mentais Poderosos Para Influenciar Pessoas – Parte 02“. Nesse vídeo da série Dicas Práticas você vai aprender 7 gatilhos mentais mais poderosos para aumentar seu poder de influência sobre as pessoas.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais