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Datas Comemorativas e Temáticas: Quais as principais para a sua empresa?

As datas comemorativas e temáticas são fundamentais para qualquer empresa, pois, podem ser utilizadas para potencializar as vendas e ampliar o faturamento. Se você conhece bem o seu negócio, sabe quais são as principais datas que podem ser utilizadas para maior divulgação dos produtos ou serviços da sua empresa. E se não sabe quais são, continue a leitura do artigo e conheça as mais importantes para o seu negócio!
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O calendário brasileiro é recheado de datas comemorativas e temáticas! 

Na realidade, todos os dias do ano são dedicados a alguma causa, embora nem todas tenham o mesmo apelo e visibilidade. 

Uma dúvida comum dos empreendedores é: com tantas datas especiais, quais eu devo realmente trabalhar na minha empresa? Como escolher? É isso que você vai descobrir a seguir. 

Saiba como criar um calendário comercial que potencialize as suas oportunidades de vendas e que seja condizente com a identidade da sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Calendário comercial: o que é e como fazer um?

O calendário comercial é uma ferramenta de importância estratégica e comercial para qualquer empresa, especialmente aquelas que trabalham com varejo. 

Seu objetivo é já prever todas as datas comemorativas que terão alguma campanha, bem como definir a sazonalidade que interfere nos negócios, início e término de férias coletivas, dias nos quais a empresa vai estar fechada e assim por diante.

A melhor maneira de elaborar um calendário comercial é separando um dia no final do ano para montar todo o calendário do ano seguinte. Além de resolver essa demanda de uma única vez, isso ajuda a empresa a se preparar antecipadamente para todas as datas temáticas. 

Desta forma, evita um problema bastante comum: chegou o dia, o empreendedor percebe que poderia tê-lo aproveitado, mas não havia preparado nada!

Como escolher as datas comemorativas e temáticas para trabalhar?

Como mencionado, absolutamente todos os dias do ano são dedicados a alguma causa. 

Portanto, o primeiro segredo é entender que nenhuma delas é essencialmente importante ou não, porque tudo vai depender de cada empresa. Com exceção de datas que são praticamente universais (vamos falar mais a respeito delas a seguir), o empreendedor precisa olhar para o calendário anual de datas comemorativas e selecionar quais fazem mais sentido para o seu modelo de negócio.

Até porque, quando a empresa realiza algum trabalho especial em uma data que, apesar de ser comemorativa, não é visada, ela acaba se destacando mais. 

No Dia das Mães, por exemplo, todos os negócios se mobilizam de alguma forma e a sua ação pode acabar se perdendo no meio de todas as outras. 

No entanto, talvez o Dia Mundial do Sorriso possa ser interessante para o seu empreendimento e não é muito popular, então, se você trabalhar essa data, poderá ser a única empresa fazendo isso no campo de visão do seu público-alvo.

Para selecionar quais datas fazem sentido para o seu negócio, observe os seguintes critérios:

Características do seu público-alvo

A menos que seja uma ação de endomarketing, o trabalho com datas comemorativas e temáticas é focado em atrair a atenção do público-alvo. Por isso, esse é o momento de recorrer ao banco de dados que traz informações sobre o seu público para entendê-lo. Se você não tem esse banco, comece por aí.

Por exemplo: supondo que o seu público seja composto por pessoas que se preocupam com uma vida mais saudável e que seguem uma perspectiva mais orgânica e natural. Possivelmente, o Dia Mundial do Vegetarianismo tenha algum apelo junto a esse grupo. Se a sua empresa trabalha no segmento B2B, atendendo outras empresas, o Dia do Empreendedor não pode passar em branco!

Pense sobre quais datas podem ter um apelo junto ao seu público-alvo.

Valores da empresa

Qualquer tipo de ação que não esteja atrelada aos valores que a empresa prega e manifesta durante o ano todo, pode se tornar um “tiro pela culatra”. Até porque, o público está cada vez mais atento a empresas que adotam estratégias se apropriando de algum contexto. Por isso, escolha trabalhar datas temáticas e comemorativas que estejam relacionadas à identidade do seu negócio.

Retomando o exemplo da empresa que tem como cliente outros empreendedores: será uma boa ideia trabalhar o Dia do Empreendedorismo Feminino se, ao longo do ano, você não manifesta qualquer apoio a essa temática? 

Em contrapartida, se a sua empresa levanta publicamente como bandeira a igualdade e o combate ao racismo, realizando ações práticas em prol disso, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma oportunidade de fortalecer ainda mais esse valor.

Ou seja, além de olhar para fora, para aquilo que o seu cliente pode estar esperando, também é preciso olhar para a identidade da empresa para definir quais datas valem a pena ser trabalhadas ou não.

Principais datas comemorativas que não podem faltar

Conforme mencionado, existem datas que têm um apelo popular muito maior, especialmente no comércio. Essas, sempre precisam estar previstas no calendário comercial. Lembre-se quais são elas:

Dia das Mães

É uma das datas que mais impacta o comércio brasileiro. Se a sua empresa trabalha diretamente com a venda de produtos ou serviços para o consumidor final, é uma boa oportunidade para fazer promoções. 

Importante ressaltar que existe um movimento de desconstruir a ideia de que mães só gostam de ganhar coisas tradicionalmente conectadas ao papel feminino, como utensílios domésticos, por exemplo. Empresas que estão “saindo da caixinha” nesse sentido nas ações, estão se destacando.

Natal

É a data mais lucrativa do comércio. No varejo, é interessante iniciar as ações logo em novembro, quando boa parte dos trabalhadores recebem a primeira parcela do 13º salário, que utilizam para gastos natalinos.

Dia dos Pais

Nas ações do Dia dos Pais, existe uma forte tendência de explorar o laço entre pai e filho(a), sobre a participação ativa do pai exercendo esse papel que é algo que tem se consolidado.

Dia dos Namorados

Se a empresa não trabalha com produtos direcionados para casais, pode apostar em ações do tipo “pague 1 e leve 2”. Também pode pensar em campanhas que celebrem a diversidade e também reforçar o amor-próprio para ter impacto junto aos clientes solteiros.

Dia das Crianças

Data mais focada em quem realmente tem produtos infantis ou serviços que possam ser desfrutados em família. Um salão de beleza, por exemplo, pode oferecer um dia da beleza para pai e filho ou mãe e filha.

Black Friday

As promoções mais impactantes em termos de valores normalmente ficam para as ações de Black Friday. Isso porque os brasileiros estão absorvendo cada vez mais essa cultura e já se preparando para fazer compras nessa data.

Carnaval

Não precisa ser aproveitado apenas por lojas que vendem artigos para a folia. Você pode pensar em oferecer um produto para quem prefere ter um feriado de descanso, por exemplo. Ou então, produtos e serviços que a pessoa possa aproveitar em viagem, já que é uma data que muitos aproveitam para viajar.

Páscoa

Se você não vende doces e chocolates, pode pensar em uma ação no sentido de que o cliente compre um produto especial para presentear e que vai durar para sempre.

Dia das Mulheres

Assim como no Dia das Mães, é importante fugir de estereótipos já considerados ultrapassados.

São João

O mês de junho é muito celebrado e esperado no Brasil! Você pode preparar a sua loja com decoração e quitutes temáticos para atrair um número maior de pessoas. Os tradicionais “arraiá de ofertas”, mesmo que já sejam comuns, também podem trazer um bom retorno no varejo.

Dia do Consumidor

Essa é uma data que vale a pena celebrar e que a empresa tem mais abertura para definir como proceder. Afinal, o que vale é homenagear o consumidor! Pode ser desde uma promoção até um brinde especial.

Dia da Pequena Empresa

Se você é um empreendedor de pequena empresa, pode aproveitar essa data para homenagear os clientes reforçando a ideia do quão importante cada um deles é, individualmente, para a sua existência.

Aniversário da empresa

Essa é a única data que a sua empresa pode trabalhar com mais exclusividade! Celebre mais um ano de trajetória, festejando com os clientes e parceiros.

Como preparar a empresa para as datas comemorativas?

Veja a seguir algumas dicas para saber como extrair o melhor potencial de cada data temática:

  • Algumas datas têm apelo mais comercial (como as que foram citadas anteriormente) e outras não. Então, é importante ter esse bom senso. No Dia das Mães, a empresa pode (e deve!) pensar em uma ação promocional focada em vendas. No Dia da Consciência Negra, por exemplo, o recomendável é ir mais para o caminho de promover a reflexão sobre o tema e não adotar uma perspectiva comercial. É importante entender que as datas temáticas podem ser oportunidades comerciais ou institucionais e ambas são importantes.
  • Selecione aquelas datas que trazem um retorno financeiro maior para a sua empresa e trabalhe por mais tempo. Por exemplo: ao invés de Dia das Mães, você pode promover o Mês das Mães.
  •  Nessas datas mais relevantes, aposte em uma ambientação temática caprichada. As pessoas gostam de entrar em ambientes que estão especialmente decorados, porque isso foge do cotidiano.
  • Invista na comunicação: utilize WhatsApp, redes sociais e outros canais de contato para informar os seus clientes sobre aquela campanha especial, por quanto tempo vai durar e quais serão as vantagens.

As datas comemorativas são, sem dúvida, uma forma de potencializar ainda mais as suas oportunidades de negócio.

O que nós propomos para você

Aproveitar as datas comemorativas e temáticas é importante para qualquer tipo de negócio. 

Para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, veja a abaixo o que selecionamos para você:

Ebook

Ebook Sebrae “Datas Comemorativas e Temáticas”. 

Essa cartilha traz dicas práticas que pretendem contribuir com o seu planejamento para vender melhor, tanto no dia a dia, quanto nas datas comemorativas.

Vídeo

Vídeo do Canal do Sebrae Talks, “Como vender mais durante o ano inteiro”. No vídeo, você aprenderá quais são todas as datas comemorativas e temáticas do calendário no Brasil e poderá fazer um planejamento para o seu negócio com as datas que mais se adequem às suas necessidades.

Além disso, o Sebrae Talks também tem uma série completa com cada data sendo esmiuçada para você fazer um planejamento mais adequado para a sua empresa. É o ESPECIAL: DATAS COMEMORATIVAS. Acesse e aprenda muito nesse canal!

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