Início » Marketing Digital » E-mail Marketing: Guia básico para implantar na sua empresa

E-mail Marketing: Guia básico para implantar na sua empresa

Email marketing é uma estratégia do Marketing Digital muito utilizada pelas empresas e consiste no disparo de e-mails para um determinado público. Com essa ferramenta poderosa, é possível a criação de campanhas, realização de diversos tipos de pesquisas, oferta de promoções exclusivas e muito mais.
email-marketing

O e-mail marketing se caracteriza pelo uso do e-mail em campanhas de marketing. Para quem deseja alcançar bons resultados com divulgações, essa é uma ferramenta essencial.

Utilizado de maneira inteligente e coerente, o e-mail pode ser uma grande fonte de conversão de contatos em clientes.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Através do disparo de e-mails para uma lista de contatos, o empreendedor pode, além de atingir suas metas de divulgação, fazer do canal uma conexão com o cliente.

Assim como quem envia recados, o e-mail marketing funciona como uma forma de ser visto sem que o cliente tenha que interromper seus afazeres para ler a mensagem de imediato.

Afinal, a máxima de que quem não é visto não é lembrado vale, inclusive, para as divulgações digitais.

Vantagens do e-mail marketing para o seu negócio

Dentre as vantagens, se você ainda não as conhece, podemos mencionar algumas, entre elas:

  • Elevado alcance.
  • Aumento no tráfego de clientes em seu site.
  • Possibilidade de alavancar as vendas em seu e-commerce.
  • Flexibilidade na mensagem, entre outros.

Através do e-mail você decide como quer se comunicar: de maneira mais formal ou mais leve.

Você pode oferecer descontos, informar sobre novos produtos oferecidos ou simplesmente manter o canal como forma de comunicação habitual através de informativos semanais. Legal não é?

Além disso, o custo do investimento em e-mail marketing é muito mais baixo do que o de outros serviços. É quase como um gatilho mental, pois, ele se parece com uma comunicação personalizada e as pessoas tendem a abri-los e, consequentemente, aumentam as possibilidades de conversões.

Estima-se que o retorno seja de US$36 a cada 1 dólar investido.

E-mail marketing versus postagens em redes sociais

Enquanto um anúncio pago tem alcance limitado pelos algoritmos, os e-mails permitem maior alcance.

Uma boa lista de contatos permite boa conversão, além de não haver limitações quanto à quantidade de e-mails que podem ser enviados.

O mais vantajoso é que, mesmo que as redes sociais “caiam”, o correio eletrônico dificilmente apresenta falhas. Ou seja, o valor investido em e-mail marketing aumenta o potencial de marketing da sua empresa na internet.

Você consegue imaginar qual o papel do e-mail marketing para os seus negócios?

Apesar de ser lembrado apenas como uma forma de divulgar produtos e gerar venda online, o e-mail marketing vai além.

Engajamento

O engajamento promovido por esse tipo de promoção é alto. Essa conexão cria um relacionamento entre a marca e o cliente, sem a necessidade de um grande orçamento.

Educar leads

Através deste contato é possível educar seus leads. Sem dúvidas, é essencial a comunicação com o cliente para que esses leads se tornem clientes.

Mensagens personalizadas

As mensagens personalizadas têm grande potencial de conversão já que o consumidor é exigente e quer ser tratado de maneira diferenciada. É neste momento que, maduros em suas intenções, acabam por finalmente se tornarem clientes.

Conteúdos

O e-mail igualmente serve como o ambiente perfeito para você promover seus conteúdos. Como já mencionado, novidades, atualizações no seu blog e newsletter podem ser a chave para o seu sucesso.

Os que já são clientes, podem receber informações sobre suas compras, eventos especiais para clientes, entre outras situações.

E-mail marketing para ecommerce

E se o seu negócio é online, o e-mail marketing para ecommerce é uma excelente ferramenta. Através de ações que convidam o cliente a cadastrar o e-mail, a sua lista de contatos pode ser ampliada e alcançar grande número de possíveis clientes.

Assim, você poderá manter todos informados sobre as novidades em sua empresa.

Tipos de e-mail que podem ser enviados

Para gerar autoridade, você pode usar a newsletter.

A newsletter nada mais é do que um “boletim de notícias”. De caráter informativo, pode ser enviado diária, semanal ou quinzenalmente.

As mensagens costumam girar em torno de algum tema relevante, que gere curiosidade e que possa, assim, atrair o destinatário da mensagem para seu blog ou site.

Atualizações de blogs ou sites

As atualizações de blog também podem ser comunicadas por e-mail. Através do blog, a marca pode expor melhor seus valores e até mesmo usar como canal informativo.

É comum que as pessoas se inscrevam para receber atualizações quando visitam um blog com publicações interessantes. Por isso, não perca tempo e invista nas ferramentas corretas!

E-mails promocionais

De outro lado, os e-mails promocionais servem como meio de promover a divulgação de produtos e serviços.

Com o uso de chamadas para ação, as comunicações com abordagem comercial permitem que o produto seja analisado pelo consumidor.

Aqui a sua autoridade como marca, já construída ou em construção, fará com que o indivíduo considere a compra quando receber o e-mail.

E-mails transacionais

Referentes às movimentações comerciais temos os e-mails transacionais. Sabe aqueles e-mails que confirmam a compra ou um e-mail de boas-vindas após o cadastro em alguma plataforma? Esses são os e-mails transacionais. Eles podem ser enviados, também, quando o possível cliente “abandona” o carrinho de compras virtual com produtos dentro, por exemplo.

É o momento de oferecer informações adicionais, um “guia” para novos cadastrados ou apenas para relembrá-los do acesso em sua plataforma.

E-mails para clientes inativos

Para os que se distanciam da sua marca, o envio de e-mails para clientes inativos é bastante recomendado. Com as informações em seu sistema, é possível mapear o que pode atrair o cliente desgarrado e trazê-lo para perto novamente.

Segmentação e personalização do conteúdo definirão o sucesso da sua abordagem.

E-mails editoriais

Já os e-mails editorais servem para fortalecer a marca através do posicionamento a respeito de determinado assunto.

A depender da situação, as grandes marcas proferem comunicados informando sua posição diante dos últimos acontecimentos. É comum vermos este tipo de e-mails sendo disparados quando há alguma polêmica envolvendo a empresa. Você já recebeu algum desses?

Estes comunicados podem ser enviados por e-mail para a lista de contatos demonstrando preocupação com os leads e clientes. Afinal de contas, o renome de uma marca é tão importante quanto seus lucros.

Por onde começar a trabalhar com e-mail marketing?

Antes de enviar qualquer e-mail, faça as seguintes perguntas:

  • O que eu desejo alcançar com essa campanha de e-mail marketing?
  • Para quem eu desejo transmitir essas informações?
  • A minha lista de contatos está devidamente segmentada?

Diante dos tipos de e-mail marketing apresentados, antes de se comunicar, você deve saber por que deseja se comunicar. Tão importante quanto se comunicar é saber quais informações passar e como fazer para transmitir uma mensagem clara.

Ferramentos de automação

Para bons resultados, comunique-se através de boas ferramentas de marketing para automatizar os envios. Isso gerará economia de tempo e melhores resultados.

Para alcançar seus objetivos, esteja atento às boas práticas de e-mail marketing definidas pelo CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing). Lembrando que existe a necessidade de autorização prévia para envio de marketing por e-mail (optin).

Um marketing ético é capaz de honrar a sua marca e fazê-lo transmitir sua mensagem de maneira eficiente, seja ela qual for. Para que o seu contato seja eficaz, aposte em textos curtos, diretos e chamativos.

Copywriting

Com o copywriting bem aplicado você pode fazer com que o cliente atenda às suas chamadas. Afinal de contas, o objetivo não é esse?

Não se esqueça de utilizar linguagem adequada à persona com quem está se comunicando.

Explore os gatilhos mentais que forem apropriados, mas sem parecer desnecessário ou exagerado. Esse é o seu momento de gerar conexão e transformar o leitor do e-mail em cliente, por isso, capriche!

Lista de contatos

Para ter certeza de que está se dirigindo ao público correto, analise sua lista de contatos e separe-a em seções.

Sabendo características como idade, gênero, idade, interesses, interações anteriores e até mesmo a etapa do funil em que a pessoa se encontra, seu e-mail terá mais ou menos potencial.

Essa é uma das principais ações a serem tomadas antes de iniciar o disparo de mensagens.

Um cliente com histórico de compra de produtos veganos (100% livres de produtos de origem animal) não gostaria de receber em seu e-mail o marketing relacionado a botas de couro, por exemplo.

Portanto, para proteger a sua imagem e a sua marca, utilize o e-mail marketing da maneira correta.

Como construir uma lista de contatos?

É possível criar uma grande lista de contatos apenas oferecendo produtos gratuitos. Isso mesmo que você leu!

Muitas páginas oferecem e-books gratuitos, com isso, o visitante da página, ainda que não convertido em cliente, entra para uma lista de contatos e se torna um potencial destinatário do marketing daquela página.

Através de pop-ups chamando o cliente para visitar uma página diferente, ou cadastrar-se em um newsletter também é possível conseguir novos contatos.

Esses são apenas exemplos para conseguir e-mails para sua lista. No entanto, não esqueça de pedir apenas os dados necessários.

Com tudo pronto, será importante, mas não obrigatório que você faça testes A/B. Assim, uma parte de seus contatos receberá o modelo A de e-mail enquanto a outra receberá o modelo B.

Conforme o retorno, você poderá adaptar suas abordagens e, inclusive, automatizar os e-mails seguintes a depender da ação tomada pelo cliente/lead.

O que nós propomos para você

Para começar, você pode explorar ferramentas como o Mailchimp, Litmus, LeadLovers e RD Station, por exemplo, são apenas algumas das ferramentas disponíveis no mercado.

Você pode encontrar plataformas gratuitas e pagas. Tudo irá depender do seu investimento e da sua necessidade. Através dessas plataformas você poderá explorar o mundo do e-mail marketing e levar a sua marca para mais pessoas e alcançar melhores resultados.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar um pouco mais no assunto:

Vídeo

Vídeo do Canal do SebraeVenda mais usando E-mail Marketing”. Nesse vídeo, você aprenderá que o e-mail marketing é uma ferramenta de baixo custo e grande alcance e que permite uma comunicação personalizada, perfeita para promoções, pesquisas de satisfação e até para conquistar novos clientes.

Vídeo do Canal do Darlan EvandroEmail Marketing para Iniciantes – Tutorial Aprenda Como Fazer Email Marketing do Zero!”. Utilize o Email Marketing para divulgar sua empresa a um baixo custo e com uma das maiores taxas de retorno do Marketing. Portanto, se você quer aprender como fazer Email Marketing do zero é só assistir esse vídeo!

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais