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E-commerce: Guia completo para você montar e gerenciar a sua loja online

ecommerce

No primeiro trimestre de 2021, as compras online tiveram um crescimento de mais de 57% no Brasil, segundo uma pesquisa da Neotrust. A pandemia consolidou essa tendência de comprar sem sair de casa, que já vinha se desenhando por aqui. Por consequência, as empresas que se adaptaram a esse cenário estão cada vez mais em evidência. Saiba tudo o que você precisa sobre o e-commerce aqui conosco!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é um e-commerce e para que serve?

“E-commerce” é um termo que se refere ao comércio pela internet, ou comércio eletrônico. Basicamente, é um tipo de negócio que estrutura todo o seu mecanismo de disponibilização de produtos e vendas por meio de ferramentas e plataformas online. Ou seja: desde a venda propriamente dita até o atendimento ao cliente, tudo é feito eletronicamente.

Serve justamente para ampliar as possibilidades de vendas de uma empresa, já que pela internet ela consegue ter um alcance muito maior do que teria com uma loja física. Existem marcas que aliam os dois formatos, ou seja, trabalham com e-commerce e loja física e outras que apostam exclusivamente no comércio eletrônico para fazer negócio.

Importante saber também que, diferente do que muita gente pensa, e-commerce e loja virtual não são sinônimos. A loja virtual é, na verdade, uma parte do e-commerce, a que é focada na exibição e venda dos produtos. Porém, o comércio eletrônico em si é composto por muitas outras facetas, como a parte de controle financeiro, atendimento ao cliente, controle de estoque dentre outras funcionalidades.

Como funciona uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é o sistema que o empreendedor vai adotar para estruturar todo o seu comércio. Ela permite:

  • Que sejam adicionados os produtos com suas respectivas fotos e descritivos.
  • Automatizar a gestão dos estoques.
  • Ajudar a organizar as ações promocionais.
  • Viabilizar a comunicação com o cliente dentro do próprio site via chat.
  • Outros possíveis recursos.

Os tipos de plataforma para criação de e-commerce são:

  • Open Source: plataforma de código aberto, na qual o empreendedor tem maior liberdade para alterar o layout e as funcionalidades, desde que entenda de linguagem de programação ou contrate alguém para isso.
  • Proprietária: não tem o código aberto, logo, o lojista se limita ao que ela oferece. Mas tem a vantagem de ser mais intuitiva.
  • Licenciada: nesse tipo de plataforma, o empreendedor adquire a licença necessária para usar o código-fonte desenvolvido por outra empresa.

Entre as plataformas de e-commerce mais utilizadas no Brasil, podemos citar: Woocommerce, Magento, Wix, Nuvemshop, Tray e Webnode. Todas elas apresentam suas vantagens e limitações, de modo que não tem como apontar qual é a melhor opção. O empreendedor precisa avaliar todas, definir as suas prioridades e escolher a que for mais adequada de acordo com as suas demandas.

Tipos de e-commerce

Veja quais são os principais tipos de e-commerce que operam no Brasil atualmente:

  • E-commerce B2B: a característica principal é que a maior parte dos clientes são outras empresas. Engloba os comércios que vendem insumos, matérias-primas, maquinário e outras estruturas.
  • E-commerce B2C: é o tipo mais comum, que vende produtos acabados diretamente para o consumidor final.
  • E-commerce atacadista: diferencia-se por vender em grandes quantidades, mirando no público que deseja adquirir uma determinada mercadoria para revender. Por isso, tende a oferecer preços mais competitivos.
  • E-commerce varejista: não tem essa característica da quantidade, vende com foco no consumo da pessoa que está comprando, por isso, pratica os preços comuns do mercado.
  • E-commerce de produtos físicos: o cliente compra um produto e o recebe fisicamente na sua casa, seja uma roupa, produto alimentício, acessório, livro ou qualquer outro.
  • E-commerce de produtos digitais: não existe um produto físico, o cliente vai consumir aquilo que adquiriu no próprio ambiente virtual. Vale para e-books, cursos online, sistemas informatizados e outros.

Quais as vantagens de ter um e-commerce?

Afinal, por que vale a pena investir em um e-commerce para empreender? As vantagens desse modelo de negócio se tornam cada vez mais evidentes:

1) Os hábitos de compras dos brasileiros estão mudando, favorecendo a compra online. Adquirir produtos sem precisar sair de casa é uma comodidade que tem conquistado o consumidor. Assim, a tendência é que a procura cresça cada vez mais, abrindo um leque de mercado muito grande que os e-commerces vão poder explorar.

2) O investimento inicial para abrir um e-commerce é bem mais baixo se comparado à loja física, portanto, uma ótima oportunidade para quem está começando e ainda não tem muitos recursos.

3) Ao contrário das lojas físicas, o e-commerce está aberto para venda 24 horas por dia, assim, também atinge uma faixa do público que não tem tempo para ir até uma loja em horário comercial.

4) Graças à tecnologia, é possível coletar mais dados sobre o cliente e, a partir daí, planejar ações de marketing mais assertivas que vão permitir que o seu negócio cresça mais rápido.

5) O e-commerce não tem fronteiras, você vai poder vender para pessoas de todo o país e até do mundo que, de outra forma, não teriam a oportunidade de conhecer o seu negócio.

6) Graças aos avanços tecnológicos, existem cada vez mais recursos para tornar-se um e-commerce seguro, protegendo as informações e dados financeiros dos compradores. Isso vai deixar os clientes mais tranquilos.

O e-commerce é o caminho tanto para quem está começando a empreender e busca um investimento mais enxuto, quanto para quem já tem uma empresa, mas deseja expandi-la e ampliar a sua participação de mercado.

Atualmente, os produtos mais vendidos por e-commerce no Brasil são: roupas, sapatos, smartphones, notebooks, livros e brinquedos.

Estrutura do e-commerce

Assim como em um negócio físico, o empreendedor tem liberdade para estruturar o seu e-commerce como achar melhor, mas seguindo uma base que é essencial para o comércio eletrônico:

Plataforma de venda

Essa é a principal parte do e-commerce, que deve contemplar:

  • Uma seção de “sobre a loja”.
  • Produtos com fotos de qualidade, de diversos ângulos e boas descrições.
  • Certificação de segurança.
  • Formas de pagamento múltiplas, preferencialmente.
  • Política de trocas e devoluções explicadas com clareza.
  • Seção de depoimentos de clientes.
  • Suporte garantido 24 horas.
  • Nível de estabilidade acima de 99%.
  • Ferramentas de marketing.

Espaço físico

A grande vantagem do e-commerce é justamente não depender de um espaço físico para vender os produtos. Mas é interessante ter um local que sirva de escritório e onde você possa reunir e organizar as mercadorias para despachar.

Logística

Uma boa logística é um fator determinante para o sucesso do comércio eletrônico. Por isso, ela precisa ser bem estruturada. Avalie os prazos de entrega que serão prometidos, a forma mais adequada e segura de embalar os produtos, quais dias e horários você vai reservar para enviá-los, entre outros detalhes.

Criando seu e-commerce passo a passo

Quer começar o seu próprio e-commerce do zero? Fique de olho nesse passo a passo:

1. O primeiro passo é criar o seu site dentro da plataforma de e-commerce que você escolheu. Não se esqueça de levar em conta aspectos estéticos e funcionais e elaborar uma boa identidade visual para o seu negócio.

2. Invista em um bom servidor para ajudar a prevenir possíveis problemas técnicos que, nesse tipo de empreendimento, podem ser extremamente prejudiciais.

3. Pesquise os sistemas de cobrança para escolher a melhor opção. Lembre-se de priorizar o fator da segurança, isso será crucial para que os clientes se sintam tranquilos em compartilhar suas informações financeiras no momento da transação.

4. Planeje toda a gestão logística e de estoque.

5. Providencie as fotos dos produtos. Lembre-se: você precisa fazer o cliente visualizar muito bem a mercadoria sem estar diante dela. Por isso, é fundamental investir em fotos de qualidade e sem ferramentas de edição que cheguem a alterar as características do item.

Uma vez cumprido toda essa checklist, a base do seu e-commerce já estará pronta para começar a funcionar.

Se desejar e puder contratar alguém para auxiliar, seria interessante um profissional que entenda de linguagem de programação e/ou que tenha experiência com gestão de e-commerce. Ao longo do percurso, podem surgir pequenos problemas técnicos que vão parecer muito maiores para quem é leigo no assunto.

Dúvidas mais comuns sobre e-commerce

Talvez, você venha a ter algum dos seguintes questionamentos:

Preciso contratar um profissional de TI?

Não tenha dúvidas de que será muito útil. Assim, qualquer falha técnica que surgir quando seu e-commerce estiver operando será rapidamente solucionada para não comprometer tanto as vendas.

É melhor investir em um site mobile?

É melhor investir em um site responsivo, que se adeque a qualquer dispositivo utilizado pelo consumidor.

Como deixar o meu e-commerce mais bem posicionado no Google?

Você vai precisar investir em estratégias de SEO e, se possível, investir em anúncios via Google Ads.

Há um limite de produtos que posso cadastrar?

Isso vai depender da plataforma escolhida e do plano que você tiver assinado.

Preciso ter um CNPJ?

É importante abrir um CNPJ e formalizar a sua empresa. Assim, você atua dentro da lei e ainda consegue vantagens para comprar com os fornecedores.

Você tem outras dúvidas sobre e-commerce? Entre em contato com empresas especializadas e solucione-as.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Você viu em nosso artigo que investir em uma loja virtual é uma boa opção para quem deseja iniciar um negócio ou que deseja que a empresa cresça de forma sustentável. É uma opção bastante atrativa para os empreendedores, entretanto requer muitos cuidados e planejamento. Mas veja a seguir o que preparamos para você ficar por dentro de tudo sobre ecommerce!

01 – Vídeo do SebraeComo abrir uma loja virtual”. Esse vídeo vai te mostrar o passo-a-passo para abrir uma loja virtual além de apresentar dicas importantes para seu negócio ter sucesso na internet!

02 – Vídeo do Sebrae5 dicas l Como expandir suas vendas”. Com o aumento do acesso à internet, bem como da chegada dos novos consumidores e a quantidade de pessoas que possuem smartphones, esse vídeo apresenta dicas importantes para você expandir suas vendas na internet.

03 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como construir uma loja virtual”. Esse curso de duas horas oferece capacitação para compreender a evolução do uso da Internet para tornar a sua loja virtual uma realidade. O curso é composto pelos seguintes módulos:

  • Desmistificando a internet: oportunidades para sua empresa.
  • Preparando seu negócio para vender pela internet.
  • Como construir a sua loja virtual.

04 – Curso do Sebrae online e gratuito “Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais”. Esse curso do Sebrae foi realizado em Parceria com a Magazine Luiza e vai lhe ensinar o que é necessário para aumentar as vendas em marketplaces, entendendo os passos essenciais para aprimorar o atendimento ao cliente, aumentar as vendas e melhorar seus resultados.

O curso é estruturado pelos seguintes módulos:

  • Como fazer sua loja virtual em marketplace vender mais.
  • Como funcionam os marketplaces.
  • Os 7 passos do Seller para iniciar negócios em marketplaces.
  • Cadastramento da empresa.
  • Cadastramento dos produtos ou anúncios.
  • O que são e como funcionam os hubs de marketplaces.

05 – Curso do Sebrae online e gratuito “Gestão estratégica para comércio eletrônico”. Nesse curso de três horas você aprenderá sobre o processo de gestão do comércio eletrônico, que vai desde o pedido feito no site até a liberação dele para faturamento e entrega. A gestão estratégica para comércio eletrônico permite que você adquira conhecimentos fundamentais e detalhado para estar preparado para o e-commerce. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Situando-se na gestão do e-commerce.
  • Entendendo a legislação e os processos.
  • Práticas de gestão.
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