Início » Processos e Logística » Embalagem: Guia essencial sobre a importância das embalagens na logística da sua empresa

Embalagem: Guia essencial sobre a importância das embalagens na logística da sua empresa

Uma embalagem bonita, bem-feita e bem pensada comunica muitas coisas sobre a sua empresa, desde a funcionalidade do produto até os valores da marca e, portanto, é quase tão importante quanto o próprio produto. Assim, a embalagem é um componente fundamental do produto e está presente em todos os momentos, do primeiro até o último momento de sua existência contribuindo, assim, em todas as etapas para agregar valor percebido ao cliente e fazê-lo comprar mais.
embalagens

As embalagens podem ser consideradas as principais responsáveis pela proteção de um produto independentemente da sua natureza. Assim, elas também funcionam no sentido de conservação e são capazes de impedir contaminações por insetos, micro-organismos, entre outros, garantindo a integridade do que foi vendido.

Desse modo, a manutenção da segurança do consumidor é um dos principais aspectos das embalagens. Entretanto, é importante salientar que esta não é a sua única função. Nesse sentido, uma embalagem atraente, por exemplo, pode acabar interferindo na decisão de compra do consumidor.

Quando uma empresa investe no design das suas embalagens, está utilizando uma estratégia muito importante que é utilizada por quase todas as empresas no mercado atual. Com isso, podem aumentar as suas vendas e até mesmo reduzir seus custos operacionais.

Vale pontuar, também, que as embalagens podem ajudar no sentido de deixar claro o posicionamento da empresa. Nos tempos atuais, nos quais questões como a sustentabilidade estão cada vez mais em pauta, as embalagens biodegradáveis, por exemplo, conquistaram bastante espaço devido à busca dos brasileiros por marcas que se posicionam de modo ecológico.

Logo, combinar a funcionalidade com o design e o posicionamento pode ser um caminho para conseguir despertar a identificação dos clientes e, consequentemente, aumentar a competitividade no mercado, garantindo o fortalecimento de marca e a fidelização dos clientes.

Outro aspecto bastante interessante na escolha das embalagens é o seu impacto na logística. Os negócios que realizam investimentos com este foco garantem que os seus produtos cheguem até os clientes em perfeito estado. Porém, como existem vários formatos e tipos que podem ser usados para essas questões, isso será abordado em maiores detalhes a seguir.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Os tipos de embalagem usados na logística

Além da funcionalidade de proteger os produtos e criar um vínculo com o consumidor, a embalagem ainda deve acomodar os itens vendidos de forma adequada. Portanto, para garantir essa questão é importante conhecer os tipos existentes no mercado e quando cada escolha se faz mais viável para as operações logísticas.

Diante disso, vale citar que as embalagens são separadas atualmente em cinco níveis distintos, que serão devidamente descritos a seguir:

  • Primárias: as embalagens primárias estão em contato direto com o item que visam proteger. A título de ilustração, pode-se citar o plástico no qual os shampoos são geralmente embalados.
  • Secundárias: servem para armazenar as embalagens primárias e podem ser usadas durante o transporte, a depender da necessidade da empresa. As mais comuns são as caixas de papelão.
  • Terciárias: possuem a função de acondicionamento para o transporte. Portanto, as caixas grandes que contém várias embalagens secundárias podem ser categorizadas como terciárias.
  • Quaternárias: acomodam muitas unidades e facilitam o transporte. Uma opção bastante utilizada na atualidade é o pallet de madeira.
  • Quinto nível: acondicionam muitas unidades e têm como objetivo facilitar a sua movimentação durante o transporte. Como ilustração é possível destacar os contêineres.

Além de conhecer as categorias das embalagens, é muito importante saber quais são os principais materiais usados para a sua fabricação atualmente, de modo que o investimento realmente possa ter um impacto positivo na logística da empresa.

  • Papelão: é um dos materiais mais populares para as cargas que não precisam de condições especiais durante o transporte.
  • Isopor: em geral, este material é usado para transportar itens como eletrodomésticos, alimentos e produtos refrigerados.
  • Plástico: é normalmente utilizado para embalar produtos que não podem ser colocados em caixas e para cargas pequenas que precisam ser unitizadas.
  • Madeira: a madeira é geralmente usada para o transporte de produtos de hortifrúti e para cargas que não podem ser abertas.
  • Ligas metálicas: mais comuns no transporte de produtos como ferramentas.

Logo, é possível perceber que a escolha das embalagens mais adequadas deve ser feita de forma cuidadosa e considerando as necessidades da empresa. Portanto, não existe certo e errado nesse sentido, mas sim o que vai ajudar nas operações logísticas e assegurar que os clientes recebam os seus produtos com a integridade conservada.

A importância da embalagem para a logística

As embalagens são importantes para logística em diversas etapas distintas, que se estendem do armazenamento no estoque das empresas à fidelização dos consumidores. Estes aspectos serão destacados em maior profundidade a seguir.

Armazenamento

Em termos de armazenamento, o papel das embalagens se dá no sentido de ajudar a controlar o estoque e a movimentar os produtos dentro dos depósitos da empresa. Portanto, elas protegem os itens contra potenciais avarias nestes espaços.

Porém, vale citar que para que essa função protetiva seja realmente eficaz, as empresas precisam ter atenção a questões como a possibilidade de empilhamento dos produtos.

Movimentação e manuseio

É importante considerar que as embalagens precisam ser resistentes, mas, ao mesmo tempo, devem ser fáceis de manusear. Isso ajuda a otimizar a movimentação nas mais variadas etapas do processo logístico, portanto, economiza tempo e esforços dos colaboradores.

Transporte

Quando se fala sobre o transporte, é essencial ressaltar que o aproveitamento do espaço dentro dos veículos deve ser uma prioridade para as empresas. Portanto, as embalagens devem ser pensadas com essa questão em mente. Além disso, esse aproveitamento precisa levar em conta a proteção durante o trajeto dos objetos.

Os cuidados na escolha de uma embalagem

Adequação, impacto ambiental e custos são algumas das questões a serem consideradas durante a escolha de uma embalagem para os produtos. Diante desse cenário, é importante conhecer mais sobre estes e outros aspectos que estão envolvidos na logística das embalagens.

No que se refere à adequação, é possível destacar que ela engloba diversos pontos, como o aproveitamento do espaço e a resistência do material. Além disso, é preciso observar também o tamanho, visto que as embalagens não podem ser grandes demais, deixando os itens soltos e sujeitos a danos, e não podem ser pequenas demais, de forma que corram riscos de rasgar.

Porém, apenas garantir a integridade do produto não é mais o suficiente para os consumidores da atualidade, que valorizam muito questões de sustentabilidade e veem com olhos positivos empresas que tentam reduzir os seus impactos ambientais. Diante disso, têm a ganhar os negócios que valorizam materiais retornáveis ou reaproveitáveis.

No sentido de equilibrar a balança entre a qualidade e os gastos da empresa, é preciso pensar sobre os custos da embalagem, visto que uma escolha equivocada pode gerar gastos desnecessários e tornar as operações de logística desnecessariamente custosas.

Também é preciso considerar nessa questão que, por vezes, o frete é algo que desestimula uma compra. Então, optar por uma embalagem cara, que torne o preço repassado ao consumidor final ainda mais elevado, não é recomendado.

Por fim, uma maneira de garantir boas embalagens é verificar se estas possuem a certificação do Inmetro, que garante a capacidade de proteger os produtos.

A embalagem como diferencial para uma empresa

Para além de todas as questões econômicas e de proteção, as embalagens podem ser um diferencial para a empresa. As questões de sustentabilidade estão diretamente ligadas às operações de logística reversa, portanto, merecem ser observadas.

Nesse sentido, quando um produto é devolvido à empresa, a embalagem pode ajudar a evitar o descarte de materiais no meio ambiente quando adota a sustentabilidade como um dos seus pilares. É exatamente por isso que alguns negócios da atualidade têm optado por materiais recicláveis ou retornáveis.

Quando se pensa as questões logísticas, a embalagem também é capaz de funcionar como um diferencial. Isso ocorre enquanto bons investimentos nesse sentido ajudam a exceder as expectativas do cliente.

Isso ocorre uma vez que a empresa aderirá à prática do overdelivering, que consiste em entregar mais do que é esperado pelo consumidor, surpreendendo-o de forma positiva.

Como escolher uma boa embalagem?

Devido à importância da embalagem para a logística e para a identidade da marca, é preciso fazer uma escolha consciente e pautada em critérios que realmente vão beneficiar a empresa e as suas operações.

O primeiro passo para isso é escolher a estrutura e o material da embalagem considerando características como espaço ocupado, peso, forma de envio e resistência. Nesse ponto, também deve ser considerado o modo de transporte da empresa.

Além disso, a usabilidade deve ser um critério, visto que vai de encontro às questões de sustentabilidade. Logo, uma embalagem que possui um design interessante e pode ser reaproveitada posteriormente é algo muito válido para as empresas.

Por fim, um critério bastante importante é a durabilidade. Como um produto precisa passar por uma série de etapas até chegar à casa do cliente, a embalagem precisa ser durável para garantir a sua integridade e a boa conservação.

O descarte correto de cada tipo de embalagem

Visto que as questões de sustentabilidade e impacto ambiental passam a ser pensadas pela empresa, ela precisa conhecer bem a forma correta de descartar cada tipo de embalagem quando ocorrem cenários nos quais não é possível reaproveitar.

No caso dos principais materiais usados para as embalagens no cotidiano empresarial, o mais recomendado é adotar uma política interna de reciclagem, visto que não existe uma regulamentação governamental relacionada a essas questões até o momento.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Neste artigo, vimos que uma simples mudança na forma de expor seu produto pode gerar ótimos aumentos nas vendas. Portanto, é importante olhar para as embalagens utilizadas pela sua empresa e pensar em formas de como melhorá-las, de como torná-las ainda mais efetivas para o seu cliente. Portanto, a embalagem é uma ferramenta decisiva de competitividade.

Veja a seguir algumas informações que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e repensar o tipo de embalagem que você usa na sua empresa.

01 – Para você que tem empresa voltada para o artesanato, ebook do Sebrae “Manual de Boas Práticas para Embalagens de Artesanato”. O ebook aborda questões como: classificação das embalagens, principais aspectos dos projetos de embalagens, dicas para embalar produtos artesanais, riscos nos transportes, tipos de materiais usados nas embalagens, identificação para transporte e muito mais.

02 – Vídeo do Canal Canal de Logística Escola e vídeos de treinamentoEmbalagem na Logística”. Esse vídeo fala sobre as embalagens, o que são e qual a importância para as empresas e principalmente na logística. 

03 – Vídeo do Canal Ecommerce na PráticaA importância de uma boa embalagem de produtos no ecommerce”. O vídeo fala sobre boas experiências que são possíveis de proporcionar aos clientes através das embalagens de produtos no Ecommerce.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais