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Empreendedorismo Jovem: Principais desafios e dicas para jovens que querem empreender

O empreendedorismo jovem é aquele realizado por pessoas com idade entre 18 e 34 anos que decidem abrir sua própria empresa. Tem sido um fenômeno muito comum nos últimos anos e que ocorre por diversos fatores e entre os mais diferentes perfis. Continue a leitura e saiba mais.
Empreendedorismo Jovem

O empreendedorismo jovem é um fenômeno cada dia mais comum no Brasil. Em um cenário de instabilidade para os empregos formais, muitos jovens brasileiros encontram no empreendedorismo, uma forma de conseguir se destacar no competitivo mercado.

O meio digital ampliou as possibilidades e levou a oportunidade de criar negócios a jovens de diferentes camadas sociais. A mudança do perfil dessa parte da população, também trouxe mais ousadia e dinamismo para a área.

No entanto, para aqueles que forem empreender é necessário preparo e informação, estando sempre atentos às novidades e desafios que o mercado reserva para quem deseja começar o seu próprio negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é empreendedorismo jovem?

O empreendedorismo jovem é aquele encabeçado por pessoas que mesmo antes de completarem os trinta anos, decidem abrir sua própria empresa, motivados por ideias inovadoras ou ao observarem uma necessidade não preenchida do mercado.

Mas engana-se quem acha ser essa uma tendência dos dias atuais. Se durante a Revolução já era possível ver pessoas de pouca idade empreendendo, agora o cenário apenas vem se ampliando cada dia mais.

Nos anos 70 e 80, nomes como Bill Gates e Steve Jobs ganhavam destaque ao criar suas empresas, antes mesmo de atingirem os vinte e cinco anos, promovendo uma revolução no mundo tecnológico e abrindo portas para que outros seguissem inovando.

Seja na universidade, ou antes, mesmo quando ainda se cursa o ensino médio, nunca é cedo demais para começar a empreender. E a carreira do jovem pode ser potencializada com uma educação voltada à inovação e à criatividade.

É importante ressaltar que a iniciativa, se incentivada, pode trazer benefícios para o mercado de trabalho brasileiro como um todo.

A importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do país

Com um mercado de trabalho em crise, amargurando altos índices de desemprego, muitos jovens observam o ato de empreender como uma alternativa. E sem perceber, ele traz para a economia brasileira um novo gás.

O jovem empreendedor abre portas de trabalho para outros jovens. Ou seja, a geração de emprego é um dos benefícios dessa atividade, direta ou indiretamente, aquecendo o mercado e trazendo uma nova perspectiva para outros trabalhadores.

Muitos desses empresários mostraram-se engajados em questões não apenas financeiras, mas também sociais, o que possibilita a entrada de novos perfis ao mercado de trabalho, e movimentando a economia em grupos e comunidades.

O perfil empreendedor também possibilita a formação de cidadãos participativos e, muitas vezes, mais conscientes. Por terem de se manter atentos ao ambiente em que irão atuar, acabam por promover a integração de novos empreendedores.

Como ser um jovem empreendedor?

Mas como se destacar e ter visibilidade em um mercado onde cada vez mais pessoas estão querendo investir? Apesar de não haver uma fórmula para casos de sucesso, aquele que deseja ser um empresário deve estar atento às tendências de mercado.

Buscar conhecimento é fundamental. Conhecer sobre o seu produto e as áreas onde ele tem entrada deve ser item presente em toda lista, assim como entender o público ao qual seu negócio é destinado, suas vontades e necessidades.

Por isso, é sempre aconselhado procurar por formações educativas, buscar cursos na sua área de atuação trazem novas formas de observar o mercado, proporcionando ao jovem empreendedor mais propriedade para se posicionar.

Não necessariamente, precisa ter a formação universitária, apesar de aconselhado, muitos nomes já se destacaram antes de concluir um curso superior. Mas o estudo e o aconselhamento de profissionais especialistas podem ser o diferencial necessário.

Tão importante quanto estudar, é sair da zona de conforto e estar aberto a explorar o mundo e suas particularidades. Seja conhecer mais o bairro onde mora, a cidade ou mesmo o país. Isso permite o aflorar de ideias e ampliar a rede de contatos.

Jovem empreendedor

O perfil do jovem empreendedor

Cada vez mais a idade para empreender vem diminuindo. Os jovens da nova geração, a geração Z, chegam muitas vezes à maioridade com vontade de abrir o próprio negócio. Assim, temos um perfil cada dia mais dinâmico e conectado, ávido por informações.

Mesmo diante da realidade brasileira em relação aos desafios na hora de empreender, os jovens agem ao detectar uma oportunidade no mercado e são movidos não apenas pela necessidade financeira.

A busca pela independência, por deixar sua marca no mercado, assim como inovar, são marcas desses jovens, que não têm receio de investir e de arriscar, seja financeiramente ou com ideias e engajamento.

São empreendedores com gana por transformações significativas na sociedade, trazendo consciência social para o posicionamento de sua marca e ativamente cobrando de outros negócios e autoridades, atenção às necessidades da população a quem presta os serviços.

Dessa forma, temos um perfil que conversa cada dia mais com o momento presente, sempre antenado em tendências e oportunidades do mercado, mas com consciência para construção de um cenário mais igualitário para o futuro.

Desafios do empreendedorismo jovem

Mesmo dispostos e engajados em empreender, os jovens brasileiros enfrentam desafios que se não encarados com determinação e resiliência podem levá-los a desistir, seja no âmbito financeiro ou mesmo social.

No que se refere aos incentivos governamentais, há um gargalo que impacta o jovem empreendedor. É difícil encontrar projetos promovidos por parte do poder público para impulsionar aqueles que querem começar um negócio.

Trata-se de um sistema imerso em grande burocracia e não acessível para aqueles que não têm ainda conhecimento mais aprofundado da área, contando com o valor elevado no pagamento de tributos e impostos para legalizar as suas marcas, assim como a dificuldade em conseguir créditos junto a bancos e investidores.

Em geral, as instituições financeiras buscam por um histórico de investimentos para apoiar empresários, mas como estes jovens ainda estão no início da caminhada, muitas vezes não são contemplados, tendo que recorrer a formas alternativas de investimento, ou patrocínio de uma rede de apoio. No entanto, por ser um cenário de incerteza e instabilidade, muitos jovens também enfrentam a falta de apoio por parte de amigos e familiares.

Isso tudo se soma à falta de representatividade e impede que o jovem tenha figuras de sucesso da mesma faixa etária com quem se identificar.

Algumas dicas para o jovem que deseja começar a empreender

Os desafios para começar o próprio negócio são muitos. Por isso, algumas dicas podem ajudar aqueles que planejam colocar em prática as ideias de investimento.

O primeiro passo é ter em mão um planejamento bem estruturado. Afinal, organização é sempre fundamental para quem deseja empreender. Ter em mãos quais são os objetivos da marca, seu posicionamento, assim como as possibilidades que o mercado oferece.

Com esse planejamento é possível criar metas detalhadas e específicas, que antecipem crises e alternativas para os cenários incertos. Além disso, é preciso ter um norte para colocar as ideias em prática.

Um bom planejamento também prevê a execução das ideias. Fazer uma análise ampla do público ideal para o serviço ou produto oferecido pelo negócio também é essencial. Além de estar sempre em busca de desenvolver as habilidades e conhecimento necessários para seguir evoluindo e conquistando novas metas.

Estar bem-preparado é o primeiro passo, assim como procurar por outros empreendedores que já estão atuando no mercado ampliando, dessa forma, a rede de contatos, sempre de forma estratégica.

A importância da educação empreendedora

Uma importante opção para incentivar a criatividade e o empreendedorismo é impulsionar uma educação voltada para o desenvolvimento dessas habilidades, onde os jovens possam adquirir as características necessárias para empreender.

Do planejamento à gestão dos novos negócios, uma educação empreendedora traz ferramentas que despertam o perfil empreendedor. Previne, também, o fechamento precoce de diversos negócios, proporcionando e fomentando o trabalho colaborativo, assim como a importância de priorizar a integridade nas transações financeiras, ensinando ao jovem a lidar com os fracassos e frustrações com o mercado de forma racional e objetiva.

A educação empreendedora também é um importante estímulo à criatividade e busca por conhecimento, pois, aumenta o interesse dos empreendedores por questões sociais, convidando a se tornarem agentes transformadores da sociedade.

O perfil dos empreendedores vem cada dia mais sendo dominado por ativos jovens que ainda nem completaram trinta anos. Impulsionados pelas mudanças tecnológicas, eles se mostram dinâmicos e conectados às tendências do mercado.

No entanto, o cenário brasileiro para aqueles que buscam empreender, ainda apresenta muitos desafios a serem superados. Seja pela falta de investimentos em políticas governamentais de incentivo ou por um cenário de instabilidade e crise.

Por isso, é necessário ao jovem empreendedor uma dose extra de resiliência e, principalmente, de planejamento. Ter um plano de negócio bem estruturado é fundamental, assim como conhecer o público e o mercado onde irá inserir-se.

Um perfil que pode trazer grandes benefícios para a economia do país, o empreendedorismo jovem pode ser incentivado a partir de uma educação que permita o desenvolvimento da criatividade e o trabalho colaborativo e que pode proporcionar, além do desenvolvimento financeiro, importantes transformações sociais para o mercado de trabalho brasileiro.

O que nós propomos para você

Para aumentar ainda mais os seus conhecimentos para você abrir sua empresa e mantê-la crescendo no mercado, veja a seguir as nossas principais dicas de ação:

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  • Oportunidades de negócio.
  • Análise e pesquisa de mercado.
  • Conhecendo concorrentes e fornecedores.
  • Desenvolvendo as características dos produtos e serviços.
  • Análise financeira da empresa.
  • O plano de negócio como um processo.

Cartilha

Vídeo

01 –Vídeo do Canal Luz, Câmara e Empreenda!Tipos de empresas: Quais são os tipos de empresa para abrir no Brasil”. Nesse vídeo, você vai saber quais são os 7 tipos de empresas que podem ser abertas no Brasil.

02 – Vídeo do Canal do Sebrae/SPAdministração – Como Abrir a Primeira Empresa“. Se você quer empreender, veja nesse vídeo como começar com o pé direito!

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