Início » Empreendedorismo » Nome e Atividade da Empresa: Escolha bem antes de abrir seu negócio

Nome e Atividade da Empresa: Escolha bem antes de abrir seu negócio

A definição de nome empresarial para o seu negócio é uma das primeiras etapas do processo de abertura de empresas e tirar o CNPJ. Com o nome, é possível o registro na Junta Comercial do seu Estado. Neste artigo, você conhecerá as regras para escolher corretamente o nome da sua empresa.

A abertura de um negócio começa pela escolha do nome empresarial e atividade da empresa, para isso, o nome da empresa deve ter um apelo entre os consumidores e ser um grande diferencial entre os concorrentes para se tornar competitiva no mercado.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Por que é importante escolher o nome correto para a sua empresa?

Devemos fazer uma análise estratégica, pois o nome empresarial deve estar alinhado aos objetivos da empresa. No momento que estiver definindo um nome para a sua empresa, você tem que pensar nas propostas e oportunidades que podem surgir.

Este processo atinge segmentos diferentes, por isso, faça uma pesquisa na ‘web’, para saber como os seus concorrentes escolheram os nomes das empresas, converse com a sua equipe de marketing e vendas e anote as ideias. 

Como criar um nome de empresa que se destaque?

Antes de escolher um nome é importante que você estude o modelo do negócio, abaixo, apresentaremos um pequeno passo a passo para ajudá-lo(a) a definir um nome para a sua empresa:

Definição do preço e pagamento

A empresa deve definir o preço, os meios de pagamentos sobre serviços e produtos oferecidos e público-alvo. Este processo facilitará a escolha do nome.

Faça uma pesquisa de mercado 

Para montar a sua empresa, pense em alguma atividade que você se identifique. Para isso, uma pesquisa de mercado pode ajudá-lo na escolha do negócio.

Brainstorm ou tempestade de ideias

O brainstorm é uma ferramenta ideal para colher boas ideias, você pode escolher nomes curtos, sendo de fácil memorização.

Como se diferenciar?

tipos-de-inovacao

A diferenciação é um processo desafiador, mesmo com milhões de empresas com ideias de negócios parecidas, o nome pode ter características que ajudam a empresa a diferir. Um exemplo prático que vale a pena ser citado é a Natura.

A sua fundação ocorreu em 1969, nesta época, as concorrentes escolheram nomes de origem francesa. 40 anos depois a Natura é considerada uma das 10 marcas de valor no Brasil, segundo um levantamento da “Brand Analytics”. 

Como definir o nome da sua empresa?

Faça um levantamento de possíveis ideias que surgem. Para fazer a escolha do nome e atividade da empresa siga os passos abaixo:

Perguntas que ajudam na pesquisa 

O checklist pode ser elaborado, com base nas perguntas que mostraremos a seguir:

  • Quem é o seu público?
  • Perfil demográfico: cidade, idade, sexo, estado civil, escolaridade, profissão, dentre outros.
  • Perfil psicológico: preferências, interesses, passatempos, valores, pessoas que admira, causas que acredita, seus maiores influenciadores, e outros.
  • Elabore uma lista de seus produtos e serviços.
  • Conheça o seu lugar perante os clientes e o mercado. 

Faça uma lista de sugestões de ideias 

Marque reuniões com a sua equipe e aprenda a utilizar a chamada “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”. Os sócios, colaboradores ou um amigo que seja criativo pode ajudar neste processo.

Check List final 

Quando terminar de listar as ideais, não deixe de confirmar as informações abaixo:

  • Disponibilidade no INPI.
  • Diferenças entre a empresa e os concorrentes.
  • Há identificação com os clientes?
  • O nome é objetivo?
  • O cliente lembra facilmente?
  • O nome consegue transmitir a mensagem que a empresa quer passar aos clientes? 

Gerador de nomes

Com a internet, agora podemos utilizar um gerador de nomes, mas tudo depende do segmento da empresa. É necessário observar quais são as palavras-chave reservadas para o seu negócio. Os geradores mais populares do mercado são: gerador de nomes do NuvemShop, gerador do Shopify, Business Name Generator, Gerador do Guru PME e Máquina de Nomes.

E o que vem após o nome?

É importante consultar se existe a disponibilidade no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pois, este é o órgão responsável pelo registro oficial e, dessa maneira, a empresa evitará problemas com plágios e cópias de marcas. 

Mesmo que a marca não tenha registro, esta pode ter domínio próprio. Na hora de escolher um nome você deve analisar o registro no site do “Registro.br“.

O que é ramo de atividade?

Refere-se à definição do segmento que a empresa irá atuar e são 3 as categorias: indústria, comércio e serviços. Existem muitas possibilidades e entre as mais comuns temos fabricação de produtos em geral, vendas ou prestação de serviços. 

Para a escolha do ramo de atividade, é necessário contar com um plano estratégico. Com este plano, conseguimos analisar questões como área de conhecimento, público-alvo, concorrência e assim por diante. 

Exemplos de ramos de atividade

Para ser mais didático, mostraremos um exemplo do nosso dia a dia sobre o ramo de atividade. Abaixo, listamos algumas categorias que encontramos em todo o Brasil:

Indústria 

A indústria pode fabricar cosméticos, laticínios, roupas, móveis, automóveis, equipamentos eletrônicos.

Comércio 

No comércio, encontramos a venda de roupas, medicamentos (farmácia), cosméticos (perfumaria), alimentos (restaurante, açougue, mercado, padaria), bebidas (bar, adega), ferragens.

Serviços 

A prestação de serviços envolve psicologia, advocacia, odontologia, consultoria, lavanderia, salões de beleza, tatuagens, educação (escolas e cursos). 

Passo a passo para definir o seu ramo de atividade

Passo a passo para abrir uma empresa

Esta definição é útil para evitar que a empresa não consiga alcançar o sucesso desejado. A construção de uma empresa envolve uma série de questionamentos, portanto, veja um passo a passo simples:

Escolha uma área que tenha afinidade 

Os motivos para abrir um negócio podem ser motivação, necessidade, grande ideia, dentre outros. Lembre-se que você deve gostar da atividade que pretende exercer.

Estude o segmento 

Conheça como funciona o segmento, dessa maneira, será fácil identificar os erros e acertos. Invista em estudos e especializações que possam tornar seu trabalho mais valorizado.

Público-alvo

Quando você conhece o público, não comete erros na hora de escolher serviços ou produtos para o mesmo. Para isso, elabore uma pesquisa de mercado com as seguintes questões:

  • O meu produto, ou serviço, oferece benefícios para o público?
  • Quais são as soluções que o produto ou serviço disponibiliza? 
  • O ambiente de atendimento é adequado ao negócio? 

Análise os concorrentes 

Estudar os concorrentes pode ajudar a detectar os pontos fortes e fracos da sua empresa. Tendo como base essas informações, as empresas podem descobrir diferenciais competitivos e construir a marca mais fortalecida

Planejar o futuro da empresa 

Faça um planejamento para um prazo de 5 a 10 anos, para isso, escolha uma atividade que será atual, independente do tempo que a empresa permanecer funcionando. 

Qual o investimento necessário?

Para evitar o endividamento, faça o planejamento financeiro, as empresas no começo, para levantar o investimento inicial buscam ajuda com investidor anjo, familiares, empréstimos bancários, o cálculo do investimento total inclui 3 partes:

  • Investimento fixo.
  • Investimento pré-operacional.
  • Capital de Giro. 

Porque se deve pensar no ramo de atividade antes de abrir a empresa?

A abertura da empresa é composta de muitos fatores, sendo um desses o objetivo social, que define o propósito da empresa e as atividades que serão realizadas. Agora a natureza jurídica também é escolhida e, na hora de abrir as portas, estes itens devem ser definidos.

Este plano de ação é um grande aliado do empreendedor, pois deve mostrar um direcionamento que precisa ser seguido. Se você não tem experiência com nenhum desses pontos, busque ajuda com um contador

O que é Razão Social?

Para escolha do nome e atividade da empresa é necessário não confundi-lo com a Razão Social. Também é entendido como “nome de batismo” da empresa e, através desse título, a empresa é reconhecida perante os governos, autoridades, além de fornecedores e parceiros comerciais. Este é um nome único para cada empresa e costuma ser formado por: 

  • Um nome específico, que o empreendedor e/ou seus sócios geralmente escolhem.
  • Atividade econômica a ser exercida. 
  • A sigla que corresponde à natureza jurídica da empresa.

Saiba como escolher a Razão Social da empresa

A escolha da Razão Social pode evitar muita confusão, para este processo é fundamental contar com uma lista de ideias ou ‘brainstorming’. Anote todas as ideias possíveis, seja humilde e peça ajuda de familiares, colegas de trabalho e não esqueça de obedecer às regras para a criação de nomes. 

Podem existir duas empresas com a mesma Razão Social?

Em um mesmo Estado, não é permitido que duas empresas tenham o mesmo nome comercial. Além de gerar muitos transtornos, empresas com nomes iguais ou parecidos confundem os clientes, por isso, é primordial que o nome seja exclusivo.

Como e onde registrar a Razão Social da empresa?

É necessário ir ao Cartório ou Junta Comercial, para iniciar a abertura da empresa. Neste local, podemos verificar se já existe uma empresa com nome parecido. Apenas para quem é MEI, todo o processo é realizado no site do Portal do Empreendedor.

Razão Social e Nome Fantasia: qual a diferença?

Para a escolha do nome e atividade da empresa é necessário entender a diferença entre razão social e nome fantasia. A razão social é o nome de registro e onde o enquadramento jurídico pode ser MEI, ME, EPP, SLU, etc. 

Já o nome fantasia é literalmente o nome da sua empresa, a forma como o público em geral vai chamar o seu negócio. O MEI também pode ter um nome fantasia. Quando escolher este nome tenha criatividade, desperte o interesse das pessoas pela sua marca.

O que nós propomos para você

Assista ao vídeo “NAMING | Como Criar Nome de Empresa em 10 Passos Práticos” do Blog Abri Minha Empresa. Você vai aprender o que o Naming e como criar um nome para sua marca de forma rápida e prática.

Vídeo

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Ford vs Ferrari
Empreendedorismo
Norma Silva
Filme Empreendedor: Ford vs Ferrari

Ford vs Ferrari (2019) conta a história da icônica rivalidade entre a Ford e a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966. Carroll Shelby e Ken Miles enfrentam desafios técnicos e pessoais para criar um carro capaz de vencer a Ferrari, mostrando que a determinação, o trabalho em equipe e a inovação podem superar até os obstáculos mais impossíveis. Um filme que combina a paixão pelas corridas com a luta por objetivos extraordinários.

Leia mais