A abertura de um negócio começa pela escolha do nome empresarial e atividade da empresa, para isso, o nome da empresa deve ter um apelo entre os consumidores e ser um grande diferencial entre os concorrentes para se tornar competitiva no mercado.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Por que é importante escolher o nome correto para a sua empresa?
Devemos fazer uma análise estratégica, pois o nome empresarial deve estar alinhado aos objetivos da empresa. No momento que estiver definindo um nome para a sua empresa, você tem que pensar nas propostas e oportunidades que podem surgir.
Este processo atinge segmentos diferentes, por isso, faça uma pesquisa na ‘web’, para saber como os seus concorrentes escolheram os nomes das empresas, converse com a sua equipe de marketing e vendas e anote as ideias.
Como criar um nome de empresa que se destaque?
Antes de escolher um nome é importante que você estude o modelo do negócio, abaixo, apresentaremos um pequeno passo a passo para ajudá-lo(a) a definir um nome para a sua empresa:
Definição do preço e pagamento
A empresa deve definir o preço, os meios de pagamentos sobre serviços e produtos oferecidos e público-alvo. Este processo facilitará a escolha do nome.
Faça uma pesquisa de mercado
Para montar a sua empresa, pense em alguma atividade que você se identifique. Para isso, uma pesquisa de mercado pode ajudá-lo na escolha do negócio.
Brainstorm ou tempestade de ideias
O brainstorm é uma ferramenta ideal para colher boas ideias, você pode escolher nomes curtos, sendo de fácil memorização.
Como se diferenciar?

A diferenciação é um processo desafiador, mesmo com milhões de empresas com ideias de negócios parecidas, o nome pode ter características que ajudam a empresa a diferir. Um exemplo prático que vale a pena ser citado é a Natura.
A sua fundação ocorreu em 1969, nesta época, as concorrentes escolheram nomes de origem francesa. 40 anos depois a Natura é considerada uma das 10 marcas de valor no Brasil, segundo um levantamento da “Brand Analytics”.
Como definir o nome da sua empresa?
Faça um levantamento de possíveis ideias que surgem. Para fazer a escolha do nome e atividade da empresa siga os passos abaixo:
Perguntas que ajudam na pesquisa
O checklist pode ser elaborado, com base nas perguntas que mostraremos a seguir:
- Um nome específico, que o empreendedor e/ou seus sócios geralmente escolhem.
- Atividade econômica a ser exercida.
- A sigla que corresponde à natureza jurídica da empresa.
Saiba como escolher a Razão Social da empresa
A escolha da Razão Social pode evitar muita confusão, para este processo é fundamental contar com uma lista de ideias ou ‘brainstorming’. Anote todas as ideias possíveis, seja humilde e peça ajuda de familiares, colegas de trabalho e não esqueça de obedecer às regras para a criação de nomes.
Podem existir duas empresas com a mesma Razão Social?
Em um mesmo Estado, não é permitido que duas empresas tenham o mesmo nome comercial. Além de gerar muitos transtornos, empresas com nomes iguais ou parecidos confundem os clientes, por isso, é primordial que o nome seja exclusivo.
Como e onde registrar a Razão Social da empresa?
É necessário ir ao Cartório ou Junta Comercial, para iniciar a abertura da empresa. Neste local, podemos verificar se já existe uma empresa com nome parecido. Apenas para quem é MEI, todo o processo é realizado no site do Portal do Empreendedor.
Razão Social e Nome Fantasia: qual a diferença?
Para a escolha do nome e atividade da empresa é necessário entender a diferença entre razão social e nome fantasia. A razão social é o nome de registro e onde o enquadramento jurídico pode ser MEI, ME, EPP, SLU, etc.
Já o nome fantasia é literalmente o nome da sua empresa, a forma como o público em geral vai chamar o seu negócio. O MEI também pode ter um nome fantasia. Quando escolher este nome tenha criatividade, desperte o interesse das pessoas pela sua marca.
O que nós propomos para você
Assista ao vídeo “NAMING | Como Criar Nome de Empresa em 10 Passos Práticos” do Blog Abri Minha Empresa. Você vai aprender o que o Naming e como criar um nome para sua marca de forma rápida e prática.
Vídeo
- Disponibilidade no INPI.
- Diferenças entre a empresa e os concorrentes.
- Há identificação com os clientes?
- O nome é objetivo?
- O cliente lembra facilmente?
- O nome consegue transmitir a mensagem que a empresa quer passar aos clientes?