Início » Sustentabilidade » ESG como oportunidade para empresas sustentáveis

ESG como oportunidade para empresas sustentáveis

A preocupação com um futuro mais sustentável tem se tornado um elemento cada vez mais presente nas tendências de mercado, quer seja nacional, quer seja internacional. ESG é um conjunto de políticas e práticas que visam melhorar a governança da empresa, o seu cuidado com as pessoas e, também, com o planeta.
ESG como oportunidade de negócios

Para que as empresas sejam sustentáveis, possam ter destaque no mercado, conquistar e fidelizar os seus clientes, as práticas ESG devem ser aplicadas.

Mas com sustentáveis, estamos falando em se renovar não apenas na preservação do meio ambiente, falamos de buscar inovações e se desenvolver para procurar expandir a qualidade dos seus produtos e serviços de modo que beneficie socialmente também. 

Com isto, o ESG se mostra uma grande oportunidade para empresas que são sustentáveis por completo, procurando aprimorar as suas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governamental. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é desenvolvimento sustentável de um negócio?

O desenvolvimento sustentável diz respeito ao conjunto de ações economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis que é adotado por uma empresa para atuar de maneira mais consciente, aliando a preservação e o respeito da natureza e da sociedade em seus produtos e modo de atuação. 

Com isto, são garantidos diversos benefícios para a empresa e a marca é fortalecida, ajudando o negócio a se posicionar de forma mais positiva com o seu público.

Ao adotar práticas sustentáveis, isto também motiva os colaboradores, já que faz parte da sustentabilidade beneficiar os funcionários e demais envolvidos nos processos da empresa, ao mesmo tempo em que não se agride o meio ambiente. 

É importante considerarmos também que adotar as práticas sustentáveis para uma empresa é algo desafiador devido às oscilações que acontecem no crescimento econômico. Isto, somado às questões filosóficas e culturais da sociedade, dificulta manter estas práticas. 

Atualmente, a sustentabilidade se resume em três pilares principais: o desenvolvimento da economia, a conservação do meio ambiente e o aperfeiçoamento social 

Por que o desenvolvimento sustentável é importante?

Com a transformação digital e as inovações tecnológicas que surgiram por conta dela, isto alterou completamente os padrões de consumo, gerando clientes cada vez mais exigentes e preocupados com a reputação e valores pregados pelas empresas.  

Principalmente as pessoas da nova geração são engajadas nas questões ambientais, necessitando uma mudança geral nas práticas empresariais, mas não apenas isto.

Com o peso dos impactos ambientais causados justamente pelas organizações, isto reforça e muito a necessidade na reformulação de ações e produtos. 

Com práticas mais sustentáveis, são garantidos diversos benefícios, tais como: 

Redução de custos

Com ações que visam aprimorar o consumo de recursos, isto traz um efeito positivo nos custos de produção. Ações como reciclar, reaproveitar matérias-primas e economia de energia podem garantir a redução de custos em uma empresa. 

Atrai colaboradores e possíveis parceiros

Como as práticas sustentáveis são tendência e prioridade no cenário empresarial atual, se mostrar um negócio que zela pelo meio ambiente e pela sociedade chama a atenção de possíveis talentos que podem contribuir com estas práticas.

Também, chama a tenção de investidores que podem querer investir em um negócio considerado sustentável. 

ESG reduz impactos ambientais e fortalece a marca

Com uma política de ações que visa diminuir a utilização de recursos do planeta e reforçar a reutilização, além de medir esforços para evitar a dispersão de poluentes no ar e outras atividades que prejudicam o meio ambiente, aplicar o desenvolvimento sustentável garante em longo prazo a redução dos impactos ambientais. 

Porém, não garante apenas isso, ao se mostrar uma organização engajada nestas questões, a marca se fortalece e isso pode resultar em um aumento de clientes que são preocupados com este tema. 

Podemos analisar como o desenvolvimento sustentável além de ser uma necessidade é, também, uma ótima oportunidade para as empresas em contribuírem com o meio ambiente ao mesmo tempo em que atraem um maior público e aumentam a autoridade da marca.  

Mas como o ESG pode ser uma oportunidade para empresas que realizam estas práticas? É o que veremos a seguir. 

Entendendo o ESG

O ESG é uma sigla em inglês para environmental, social and governance, que em português significa “ambiente, social e governança”, sendo um conjunto de boas práticas que possuem como objetivo definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e tem uma gestão correta. 

Estas práticas são levadas em consideração por muitos investidores no momento de investir em uma empresa, onde eles buscam mensurar se a empresa pode ser uma opção viável de investimento sustentável, capacitada a gerar impactos positivos neste meio. 

A sigla ESG anda ganhando destaque devido ao atual contexto social onde as pessoas valorizam muito mais os negócios que pregam estes ideais, exigências refletidas na atual geração Z, que priorizam marcas transparentes neste assunto. 

Com isso, empresas que realizam estas práticas estão apresentando maior lucratividade a longo prazo, fazendo investidores e fundos de investimento observarem estes critérios com maior atenção. 

Exemplos e iniciativas ESG

Existem diversas iniciativas que um negócio pode adotar para se enquadrar nas práticas do ESG, beneficiando-se na atração de investidores e, também, em impactos positivos quanto à percepção do mercado: 

Exemplos ambientais

  • Desenvolver embalagens recicláveis ou com menor composição de plástico. 
  • Estabelecer a prática dentro das empresas de utilizar menos papel e implementar materiais recicláveis. 
  • Utilizar energias limpas e que sejam renováveis, sem a emissão de poluentes. 
  • Ter um posicionamento da empresa em relação às questões climáticas. 
  • Possuir processos que contribuam com a redução ou eliminação de poluição no ar ou água nas suas operações. 
  • Estabelecer uma política de fornecedores para se negociar apenas com os que utilizem insumos orgânicos ou que possuam certificados ambientais. 

Exemplos sociais

  • Oferecer para mulheres que sejam mães um ambiente propício para que elas possam exercer a sua maternidade. 
  • Incentivar o diálogo e colaboração entre líderes de setor e funcionários. 
  • Promover projetos e eventos sociais e culturais com a comunidade. 

Exemplos de governança

  • Possuir um conselho administrativo que priorize membros que não sejam contratados. 
  • Ter uma hierarquia bem definida na empresa. 
  • Tornar as principais informações empresariais públicas e transparentes. 
  • Realizar práticas anticorrupção dentro da empresa. 
  • Fazer relatórios financeiros honestos e completos. 
  • Contratar fornecedores e colaboradores que possuam integridade e valores. 

O ESG no Brasil

Em nosso país, o ESG ainda não possui tanta relevância como na Europa, onde se é mais aplicado, porém é algo favorável no país e que está ganhando cada vez mais espaço.

Este aumento de espaço e popularidade do ESG ocorre visto que o mercado possui a demanda por aplicações que sejam mais responsáveis que servem como incentivo para o aprimoramento de boas práticas no mercado. 

As empresas de grande e médio porte já compreendem que questões sociais, ambientais e de gestão consciente precisam ser implementadas e divulgadas com urgência, fazendo com que se tenha ainda muito espaço e oportunidades para a evolução das pautas sustentáveis no país. 

A importância do ESG

Para uma empresa, possuir consciência dos termos desta sigla auxilia a contribuir para um mundo melhor e beneficia a empresa por inteiro. Ações de desenvolvimento sustentável fazem uma empresa estar à frente no mercado, crescendo de forma saudável e amigável a todo o seu entorno. 

Com as questões de governança do ESG, também se promove a igualdade nas organizações. É fato que em nosso país, a maioria dos cargos de gerência são ocupados por homens brancos e com a idade acima de 50 anos.

As práticas do ESG contribuem para a melhor igualdade, permitindo a entrada de mulheres, homossexuais, negros e pessoas com deficiência em posições de liderança. 

Felizmente, com o aumento da importância do ESG, a longo prazo assuntos como estes serão mais discutidos pelas empresas. Atualmente já existem até mesmo startups que são focadas em trazer soluções para empresas, existindo diversos negócios desta categoria em nosso país. 

O interesse de forma crescente dos consumidores com estas práticas e as preocupações dos investidores fazem a aplicação do ESG se tornar uma necessidade, podendo ser algo obrigatório no futuro para que as empresas se mantenham de pé.

No cenário em que estamos, uma empresa que não considera os seus impactos sociais, gerenciais e ambientais já possui dificuldades de se manter estável, então é apenas questão de tempo para que o ESG seja ainda mais popular. 

O que podemos concluir?

Como podemos ver, ser sustentável é a chave para as empresas que querem se manter relevantes no mercado.

A sustentabilidade é uma oportunidade para pequenas empresas. Isso porque a prática de ações sustentáveis contribui para o fortalecimento e a relevância para o público. Contribui, também, para a atração de investidores que podem alavancar os negócios de menor porte. 

Outros benefícios citados como a economia de energia também são extremamente importantes, visto o cenário em que o país se encontra. Com a crise hídrica aumentando, os custos de energia e possíveis apagões, adotar a energia sustentável é uma boa saída. 

Por conta disso, ser sustentável pode garantir uma virada de chave e representar o sucesso para empreendedores que estão começando, ou a ruína para até mesmo grandes empresas.  

Para que as empresas possam ter destaque competitivo, conquistar e fidelizar os seus clientes, as práticas sustentáveis devem ser aplicadas.

Mas com sustentáveis, estamos falando em se renovar não apenas na preservação do meio ambiente. Falamos de buscar inovações e se desenvolver para procurar expandir a qualidade dos seus produtos e serviços de modo que beneficie socialmente também. 

Com isto, o ESG se mostra uma grande oportunidade para empresas sustentáveis por completo, procurando aprimorar as suas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governamental. 

O que nós propomos para você

O ESG veio para ficar e é importante que as empresas já comecem a introduzir os conceitos na sua rotina, caso ainda não pratique.

A adoção de indicadores ESG nas empresas é importante, uma vez que o público já procura empresas que possuam esse perfil. Dessa forma, se você não se adaptar o mais rápido possível, pode correr o risco de perder mercado e até mesmo ir à falência. 

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e se tornar uma empresa ainda mais sustentável!

Ebook

Ebook do Sebrae “Critérios ESG e sua importância para as pequenas empresas”. Agora, pensar no futuro é estar alinhado com a luta global pelo meio ambiente, responsabilidade social e boas práticas administrativas dentro da empresa. Tudo isso pode ser contemplado com a sigla ESG, que se aplica aos países como um todo, às grandes empresas e até mesmo aos pequenos negócios.

Relatório de Inteligência

Relatório de Inteligência do Sebrae “ESG”. No relatório você saberá mais sobre o assunto, porque está sendo tão discutido ultimamente, certificações, porque adotar as práticas e muito mais. 

Infográfico

Infográfico do Sebrae “Dicas para implementar o ESG no seu negócio”. Inclua boas práticas de eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança  corporativa na rotina do seu negócio. 

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais