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Expansão Empresarial: Como planejar adequadamente o crescimento da sua empresa

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A maturidade de um negócio leva o empreendedor a alçar novos objetivos e, geralmente, passam pela necessidade de expansão empresarial.

Porém, identificar o momento ideal, quais estratégias usar, definir valores e como captar recursos, são alguns dos muitos aspectos que envolvem um bom plano de expansão empresarial.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Qual o momento ideal para expansão da sua empresa

Estar em constante atualização, seguindo as tendências de mercado e as necessidades do público-alvo, faz parte do crescimento e maturação natural de qualquer negócio. Mas, sempre que a capacidade máxima é atingida, seja na estrutura, pessoas ou tecnologias, é o momento de pensar em expansão.

Isso significa que a expansão empresarial pode se dar em diferentes aspectos e momentos, como forma de garantir a competitividade e a perenidade da empresa.

Para cogitar um plano de expansão para sua empresa é preciso, então, entender o momento em que o seu negócio está. Esse entendimento vai mostrar com clareza onde o esforço de expansão é necessário, o que tornará mais assertiva a sua estratégia de levar sua empresa ao próximo nível.

Como construir um plano de expansão empresarial

Existem muitos modelos para o crescimento e expansão de um negócio:

  • Fusão e/ou aquisição entre empresas.
  • Ampliação dos serviços e do mix de produtos.
  • Abertura de filiais.
  • Adição de franquias.

Essas possibilidades devem ser analisadas de acordo com a necessidade específica do seu negócio. Quando se fala em expansão empresarial é preciso ter claro que não há uma fórmula única.

O sucesso de um plano de expansão dependerá dos objetivos que a empresa espera alcançar. Por isso, ele deve ser personalizado para a realidade do seu negócio.

O que avaliar para montar a melhor estratégia

O plano de expansão deve ser baseado em dados que permitam um diagnóstico preciso das necessidades da sua empresa. A partir daí você levantará os pontos que precisam ser supridos e definirá o modelo de expansão a executar.

Em outras palavras, expandir é um termo genérico que dá uma ideia bastante ampla sobre o tema. Portanto, delimitar o que precisa de expansão, é fundamental para ter resultado positivo.

Algumas perguntas que podem ajudar você nesse diagnóstico:

  • Preciso alcançar novos mercados?
  • Alcançar novos consumidores?
  • Alavancar a produção?

Essas perguntas podem direcionar melhor o foco da expansão e partir para a estratégia mais conveniente.

Agora que você já definiu as necessidades do seu negócio, é hora de conhecer um pouco mais sobre os modelos que permitirão esse crescimento.

Modelos de expansão empresarial

Abrir outra unidade

Esse é um modelo de expansão empresarial que garante bastante controle tanto de operações quanto de lucratividade, uma vez que todas as operações estarão sob seu comando e toda a receita gerada com a nova unidade entrará para o caixa da sua empresa.

Mas é importante entender que a ampliação pressupõe mais trabalho.

Então, ficar atento ao padrão dos processos, produtos e serviços oferecidos é fundamental para garantir o mesmo padrão que o seu consumidor está habituado. É a imagem da empresa que estará me cheque.

Também é importante levar em conta que a nova unidade aumentará o custo fixo do negócio.

Montar um sistema de franquias

A essência desse modelo é agregar ao seu negócio, empreendedores que compartilham da mesma visão e objetivos da sua empresa. É uma porta de entrada para parcerias que se apoiam no seu modelo de negócio, já vitorioso.

Por isso, é importante que todos os processos estejam bem definidos para que possam ser incorporados de modo eficiente pelo franqueado.

Além de acelerar o crescimento, o sistema de franquias possibilita uma gestão compartilhada em diversos pontos, onde os custos são divididos entre franqueador e franqueados, ou assumido integralmente pelo franqueado.

Mas é bom lembrar que optando pelo modelo de franquia o sistema de gestão precisa de atenção redobrada: sua empresa estará exposta aos atos dos franqueados.

Aquisição ou fusão

Por meio desse modelo é possível expandir seus negócios dispondo do que outra empresa já faz melhor, ou somando esforços naquilo que ambas fazem bem. Mas, o crescimento empresarial por meio de aquisição ou fusão, requer um estudo detalhado do parceiro que se pretende trazer para o negócio.

Análise jurídica detalhada, dados contábeis e trabalhistas, são algumas das áreas que vão demandar muita atenção. Além disso, é importante verificar questões como cultura empresarial e visão. Trata-se de um casamento – ainda que no âmbito comercial – e como tal, conhecer o parceiro, é fundamental para fazer dar certo.

Estratégias pontuais

O modelo de expansão adequado pode passar por ações pontuais, como: licenciar seu produto; aumentar a presença na internet; ou diversificar sua atuação, seja com novos produtos, novos públicos ou novos seguimentos de mercado. Veja no nosso post “Formatos para Expansão Empresarial: Como escolher o melhor para sua empresa” e conheça todos os formatos de expansão para escolher aquele que mais se adequa ao seu perfil empresarial.

Como captar recursos para sua estratégia de crescimento

Qualquer que seja o modelo, toda estratégia de expansão empresarial demanda investimento.

Se a expansão não for baseada em capital próprio, é fundamental saber como e onde captar esses recursos. A seguir, algumas opções para colocar em prática o seu plano de expansão.

Fundos de Investimento (venture capital)

Voltado para empresas de pequeno e médio porte, o venture capital ou capital de risco é um fundo de investimento de alto risco e rentabilidade. Na prática, esse modelo de investimento, injeta capital na empresa em troca de participação acionária ou equity.

O perfil desejado para esse tipo de investimento são empresas que já tenham um faturamento bem definido e consistente.

Agências de Fomento e bancos comerciais

Consiste na captação de recursos por meio de empréstimos com instituições financeiras. O empréstimo ocorre levando em consideração os critérios específicos de cada instituição e o perfil da empresa solicitante. São considerados score de crédito, histórico de pagamento, tempo e experiência de mercado, entre outros.

Para quem deseja obter empréstimos é muito importante pesquisar as várias instituições credoras, pois variam as taxas de juros e condições de parcelamento, além de algumas apresentarem linhas de crédito específicas por finalidade.

Abertura de Capital (IPO)

A abertura de capital por meio de IPO (Oferta Pública Inicial) é a forma de captação de recursos pela qual a empresa disponibiliza suas ações na Bolsa de Valores.

Além de investir na expansão da empresa, os recursos captados podem ser usados também em projetos específicos e diversificação do patrimônio.

Investimento com sócio

Através de um sócio, a captação de recursos torna-se ainda mais estratégica, com a finalidade específica de suprir a necessidade financeira. A ideia é que o sócio possa crescer com a empresa, por meio de seu aporte financeiro.

Esse tipo de investimento pode ser feito de modo gradual e levando em consideração um planejamento de longo prazo.

Pontos de atenção

Escolhido o modelo de expansão e tendo claro de onde virá os recursos, é importante, ainda, considerar alguns pontos estratégicos, antes de partir para a implementação.

Reveja seu plano de negócios

À medida que a empresa cresce, é fundamental revisar o plano inicial de negócios e alinhá-lo aos novos objetivos. Use-o para projetar cenários e entender quais áreas precisam de investimento.

Atenção específica para a gestão empresarial

É preciso ter todas as áreas da empresa mapeadas de modo a entender como os processos ocorrem e como eles se interligam. Também é importante perceber se a cultura interna proporciona o máximo de desempenho de todos os setores.

É esse diagnóstico que vai apontar se a gestão está correta ou se precisa de ajustes antes de seguir para os novos desafios que se apresentarão com a expansão dos negócios.

Invista em capacitação

Crescer demanda conhecimentos específicos e muito bem delimitados. Assim, antes de colocar em prática seu plano de expansão, certifique-se de que todos os profissionais da empresa estão capacitados para os novos desafios inerentes ao processo.

Caso necessário, invista na capacitação e preparação deles. Esse ajuste pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso na nova fase da sua empresa.

Tenha o marketing como aliado

Alguns dos muitos aspectos em que o planejamento de marketing será fundamental no seu processo de expansão empresarial são:

  • Traçar o perfil de potenciais clientes.
  • Desenvolver estratégias de atuação para novos mercados.
  • Pesquisar a localização física ideal.
  • Estudar o posicionamento de novos produtos e marcas.

Analise a concorrência

Um olhar amplo para o mercado e a atuação da concorrência pode trazer uma ideia mais concreta do rumo que o seu negócio precisará seguir a médio e longo prazos. Para isso, as pesquisas mercadológicas podem ser uma ótima ferramenta para análise de dados mais concretos.

Prepare a sua equipe

Um bom plano de expansão para empresas passa pelo comprometimento de todo o time. Para que isso ocorra é preciso que os objetivos estejam claros e sejam pactuados entre todos. Ouça o que eles têm a dizer e aproveite os insights para montar a melhor estratégia.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

É fundamental entender que expansão é um processo que precisa de dados e de planejamento, de modo a garantir que a empresa possa suportar a transição e entrar no próximo nível com capacidade para continuar se destacando no mercado.

Quer saber mais sobre como fazer a sua empresa alçar novos objetivos e continuar crescendo? Veja a seguir o que preparamos para você!

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Expansão: a estratégia de crescimento certa para seu negócio”. Nesse curso de 2 horas você vai aprender a definir o melhor modelo para expandir o seu negócio e crescer com planejamento por meio dos seguintes módulos:

  • Introdução do curso.
  • Análise do Cenário para Expansão.
  • Possibilidades para Expansão.
  • Diagnóstico Estrutural.

02 – Ebook “Expansão: O modelo certo para sua empresa crescer”, desenvolvido pela Endeavor e pelo Sebrae.

03 – Para você que quer crescer por meio de franquia, leia o artigo do Sebrae “A franquia como ferramenta de expansão empresarial

04 – Ebook do Sebrae “O que você precisa saber sobre expansão empresarial para pequenas empresas”. Você precisará efetuar login ou criar uma conta. Mas não se preocupe porque o Sebrae protege muito bem os seus dados e você tem garantia de que não serão utilizados de forma indevida. E vale a pena fazer leitura do conteúdo!

05 – Curso do Sebrae Online e gratuito “Estratégia financeira para o crescimento”. Neste curso de 2 horas, você vai entender que expandir exige planejamento e estratégia e vai aprender como elaborar um plano econômico e como identificar o capital necessário para o crescimento da empresa. Os módulos do curso contemplam:

  • Introdução do Curso.
  • Análise atual do DRE.
  • Análise atual do Balanço Patrimonial.
  • Construção do DRE Projetado.
  • Construção do Balanço Projetado e Necessidade de Capital.
  • Alternativas para adquirir este capital.
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