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Fatores Críticos de Sucesso: O que são e como identificá-los?

Os fatores críticos de sucesso se manifestam nas diversas fases de um plano de reestruturação organizacional. Eles podem existir em todas as etapas do plano e precisam ser catalogados e tratados para que o processo ocorra da melhor forma possível. Apresentam-se, principalmente, em duas fases: declínio e recuperação. Continue a leitura e entenda mais!
Fatores Críticos de Sucesso - o que são e como identificá-los

Conhecer os Fatores Críticos de Sucesso é fundamental para qualquer empresa, pois ajudam no seu crescimento e expansão e são grandes impulsionadores para empresas de todos os segmentos.

Este ainda é um conceito que é pouco conhecido e são poucos os empreendedores que entendem ou que buscam mais informações sobre o assunto. São diversos os FCS empresariais e mostraremos a seguir como eles funcionam no dia a dia das empresas.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são fatores críticos de sucesso?

Estamos nos referindo a condições e variáveis que podem ser de atividades, projetos, ou até mesmo de negócios. Quando os resultados são satisfatórios, o desempenho da empresa também sobe de nível tornando-se mais competitiva. 

Os fatores que podem afetar os resultados empresariais são muitos, sendo que, os mais comuns são condições, causas, motivos, razões, aspectos. O fator crítico é quando há indício de alguma coisa grave, que pode ser  difícil, delicado, preocupante, perigoso e arriscado para o negócio. 

Esta é uma análise que possui dois lados, neste caso, pode ser objetiva e subjetiva. Para encontrar os FCS das empresas não é tão difícil quanto parece, com uma aplicação prática podemos seguir o caminho para saber onde o problema se encontra.

Como identificar um fator crítico?

Como identificar fatores críticos de Sucesso

Os pontos centrais do negócio envolvem diversos fatores, que podem ser conhecimento do mercado, localização, equipamentos disponíveis, mão de obra qualificada, gestão financeira. Veja o passo a passo que pode ajudá-lo a descobrir: 

Descubra o ramo de atuação

Cada ramo de negócio pode ter um fator crítico de sucesso. Uma loja de roupa e uma fábrica de equipamentos apresentam FCS diferentes, as prioridades em comum para qualquer setor, podem ser: solidez financeira e fidelização de clientes

Quando você conhece bem o seu nicho de atuação, é possível descobrir a visão correta sobre as prioridades. Esta é uma pesquisa que deve ser realizada ainda no início, no momento que a empresa se encontra no estágio inicial de funcionamento. 

Aprenda a definir as prioridades 

Detectar os fatores é somente o primeiro passo pois, quando já estão estabelecidos, temos que agrupá-los de modo hierárquico. Este procedimento tem que ser realizado mesmo que a empresa disponha de um bom capital financeiro.

A definição deve ser clara e objetiva, pois assim, conseguimos evitar erros e desperdícios no futuro sendo que os recursos humanos e financeiros são os itens prioritários desta lista.

Verifique o desempenho da empresa  

Descobrir quais são os fatores é uma atividade que não pode ser feita de modo isolado. Esta etapa pode ser melhor desenvolvida quando está incluída em um projeto organizacional e, aqui definimos os objetivos e metas. Com a ajuda da análise de desempenho podemos detectar facilmente os fatores críticos cruciais para qualquer empresa.

Mapeamento 

O mapeamento de atividades também pode contribuir para a descoberta desses fatores. Os pontos que você pode detectar com o mapeamento são os seguintes: 

  • Falta de motivação dos funcionários.
  • Problemas com comunicação.
  • Falhas que são constantemente repetidas. 

Ferramentas de checagem

Com as ferramentas de checagem, os processos são monitorados de acordo com o planejamento. Saiba que essas ferramentas são peças fundamentais para determinados fatores dentro de uma empresa, sendo que as de checagem ajudam em pontos importantes como produtividade, organização e tempo

Quais são os conceitos sobre FCS?

Veja abaixo, a definição de Fator Crítico de Sucesso de acordo com os autores mais relevantes da atualidade:

Hofer e Schendel (1978, p.77 apud STOLLENWERK 2002, p.188) diz que os FCS são: “variáveis cujo gerenciamento poderá afetar significativamente a posição competitiva de uma empresa dentro de seu ramo de atividade, podendo variar de acordo com o ramo”.

Rockart (1979): são algumas áreas, que podem ser de qualquer negócio, que ajudam a trazer resultados que são positivos, dessa forma, é possível manter um desempenho competitivo para todas as empresas que utilizam esta técnica.

Rockart 1978: “um limitado número de áreas nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo de sucesso para a organização. São as poucas áreas-chave em que as coisas devem dar certo para que o negócio floresça”.

Quais os principais objetivos?

Os principais objetivos a serem atingidos com a metodologia FCS são: detectar características, condições ou variáveis para que possam ser monitoradas e gerenciadas. Assim, com esta análise uma empresa pode se tornar mais competitiva no mercado.

O FCS pode desenvolver um mecanismo que melhora a gestão de sua empresa. Para que a mesma possa, finalmente, cumprir com suas metas e objetivos, com esta metodologia ela  pode concentrar os investimentos e esforços no que realmente pode trazer sucesso para as atividades do seu empreendimento. 

Segundo o autor Gomes e Braga (2001): “É uma matriz que pode contemplar diversos fatores da indústria. Com esta matriz é possível detectar quais são as forças que um determinado negócio possui”. O autor identifica que o sucesso do método é equivalente a listagem dos fatores críticos. 

Quais são os exemplos de aplicação?

É muito comum os FCS serem utilizados nas organizações empresariais, principalmente em:

  • Planejamento de pessoal.
  • Planejamento estratégico.
  • Projetos.
  • Produtos.
  • Prestação de serviço.

Qual a importância dos FCS?

Para que qualquer empresa tenha sucesso é importante aplicar o FCS. Esta metodologia trabalha com o recurso mais limitado de uma empresa que é o tempo, mas também envolve questões que podem encaminhar o negócio ao fracasso ou ao sucesso.

Os fatores críticos devem subsidiar as informações que são de caráter estratégico pois, tais informações tornam-se ainda mais fortes quando estão integradas aos objetivos organizacionais. 

Conforme afirma o autor (SANTOS, 2003), estes são os fatores-chave para quem quer alcançar o sucesso, desde as etapas da fundação até o desenvolvimento do plano estratégico. 

Qual a história dos fatores críticos?

O FCS começou a ser propagado pelo mundo em 1961, com o conceito de “fatores de sucesso”. Veja o que diz o autor Grunert e Ellegaard (1992:2): “historicamente, o conceito de fatores críticos de sucesso surgiu no campo da gestão de sistemas de informação e posteriormente foi transferido para o campo de investigação em estratégia de negócios”. 

Em 1979, Rockart foi quem ajudou a propagar este conceito e, na década de 80, Bullen e Rockart o incluíram dentro dos sistemas de informação de gestão.

Fatores críticos dentro de áreas específicas

Os FCS estão incluídos em diversas áreas e, especificamente, podem fazer parte de:

Indústria Automobilística: envolve os processos de design do modelo, fiscalização da legislação ambiental, rede de distribuição eficiente e economia de combustível.

Indústria de Informática: projetos de inovação, qualificação das vendas e da literatura para o usuário e User Experience, analisa o grau de dificuldade de utilização dos produtos,

Indústria Alimentícia: verifica se há impacto na propaganda, fiscalização da logística da distribuição de produtos.

Empresas de Treinamento e Capacitação: capacitadores com competência reconhecida, qualidade de ensino, assuntos relacionados a sanitização e detectar a  base de clientes. Também pode investigar o posicionamento de marca.

Universidades, Faculdades e Escolas de Negócios: Determina o grau de competência qualificada de seus mestres, além de saúde, sanitização e dados relacionados a  alunos e clientes.

Empresas de Alta Tecnologia: melhora a capacidade de gerenciamento para lidar com ambientes de competitividade, promove a habilidade de inovação e renovação, marketing tecnológico para manter um bom relacionamento com a comunidade científica e tecnológica.

Indústria Farmacêutica: podemos compreender os processos e realizações, certificações de qualidade, técnicas compatíveis com a legislação do local e de primeira linha.

O FCS nas organizações públicas 

O FCS nas organizações públicas

Nas organizações públicas, o Fatores Críticos de Sucesso podem ser aplicados e, como exemplo temos o Tribunal de Contas da União (TCU). Veja as demais aplicações que são utilizadas: 

  • Verificar quais são as expectativas da sociedade e do Congresso Nacional, que estão relacionadas com atividades de controle externo.
  • Ajudar na manutenção do uso de métodos, técnicas e tecnologias de controle externo.
  • Definir quais são as ações que podem ser utilizadas no controle em áreas de risco, relevância e materialidade.
  • Detectar se existe a regularidade, efetividade e economicidade da prestação dos serviços públicos.
  • Checar se está tendo o cumprimento e o impacto das deliberações do TCU, mensurando os resultados que são recorrentes.

A aplicação do FCS é similar aos demais segmentos da economia mas  é necessário que todos os departamentos zelem pelo desenvolvimento contínuo, monitoramento e entrega de seus resultados.

Por se tratar de Contas da União,  este é um tema de extrema necessidade, para manter em ordem o planejamento e os objetivos que a instituição quer alcançar. 

Relação causa e efeito

Para que você possa entender na prática, apresentaremos as relações  de sucesso e fracasso, uma causa e um efeito:

  • Empresa não tem patrocínio da alta direção (causa) com isso,  S&OP não tem boa evolução e pode acabar (efeito).

  • Não fazer o plano de demanda corretamente (causa) ocasionar a falta de produto ou excessos de estoque (efeitos).

  • Não realizar o planejamento da produção (causa) traz consigo os Setups desnecessários, que podem provocar uma queda na deficiência (efeitos).

No momento de avaliação dos FCS, temos que ter cuidado com a questão de causa e de efeito, pois podem afetar diretamente os resultados dos projetos. Portanto, é necessário ter paciência para compreender todas as variáveis e esta análise facilita todo o processo de tomada de decisão entre os setores da empresa. 

Portanto, os Fatores Críticos de Sucesso são ferramentas primordiais que podem melhorar de maneira significativa a gestão de sua empresa. Se você ainda não tem experiência suficiente com gestão de empresas é recomendável ter auxílio de um contador e um advogado especialista em finanças.

O que nós propomos para você

Veja a seguir as super dicas que coletamos para você:

Ferramenta

Se você tem empresa e quer conhecer a performance dela no seu segmento de atuação, responda o questionário elaborado pelo Sebrae e, ao final, será enviado para seu e-mail, um documento contendo:

  • O resultado da sua avaliação, que revela o nível de competitividade mercadológica da empresa.
  • Uma análise sobre vantagens e desvantagens competitivas.
  • Recomendações práticas, textos, com dicas exclusivas, links para pequenos vídeos e outras ferramentas para melhorar seu desempenho.
  • Um gráfico mostrando sua performance.
  • O resultado comparativo do desempenho de sua empresa no seu mercado de atuação. Para isso, comparamos seu desempenho com todas as empresas do segmento que responderam ao questionário (esse item será enviado após atingir um número mínimo de respostas).

Lembrando que para responder o questionário e ter acesso ao relatório, é preciso fazer um cadastro antes. Mas não se preocupe, pois, o Sebrae garante o sigilo das suas respostas tanto do cadastro quanto dos dados do questionário para conhecer a performance da sua empresa.

Ebook

Ebook do Sebrae sobre os Fatores Chave de Sucesso de empresas do Varejo da Moda, com orientações para melhoria do atendimento e aplicação de diferenciais. Confira!

Vídeo

Vídeo do Canal do SebraeComo definir os fatores chave de sucesso”. Quer saber como definir os fatores que podem ser a chave para o sucesso do seu negócio? Assista a esse vídeo que possui dicas para ajudar a definir quais são as características que os clientes mais valorizam nas empresas.

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