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Feiras e Eventos: Guia essencial para participação como expositor ou visitante em feiras e eventos de negócios

A feira pode ser resumida como um encontro de expositores e participantes com objetivo de comercializar produtos ou oferecer serviços. Feiras, missões, rodadas, encontros empresariais e demais eventos de negócios são meios eficazes que atualizam os empresários participantes e abrem seus olhos para novas tendências. Além disso, funcionam como excelente network, ampliando a sua rede de contatos.
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Para manter o crescimento da empresa, é necessária uma série de ações e estratégias visando estar sempre a frente da concorrência e com as melhores vantagens no mercado.

Com isto, se torna importante a necessidade de inovar e de possuir um ótimo networking que pode proporcionar oportunidades e possibilidades de parceria e expansão de marca.

O networking é a ação que visa trabalhar a rede de contatos de uma empresa, trocando informações relevantes entre outras empresas ou contatos que possam proporcionar vantagens.

As feiras e eventos são os melhores pontos de partida para que um empreendedor se mantenha informado e atento para as novidades de mercado, ações dos concorrentes e chances de parceria. Vamos conhecer melhor?

Veja sobre o que trataremos neste post:

Feira e eventos: o que são

A feira pode ser resumida como um encontro de expositores e participantes com objetivo de comercializar produtos ou oferecer serviços. Elas são realizadas em datas pré-determinadas, de forma anual e geralmente ocorrem durante alguns dias.

Para as empresas, a feira é uma ótima oportunidade para promover o contato entre compradores e fornecedores, além de divulgar a sua marca.

Podem ser considerados como eventos qualquer acontecimento que ocorra em um espaço físico envolvendo e reunindo pessoas com alguma finalidade, previamente planejados e coordenados.

Benefícios da participação

Oferecendo diversos benefícios para os empresários, a participação em feiras e eventos só garante vantagens, proporcionando a divulgação da empresa e a oportunidade de expandir o negócio em um só lugar. Conheça melhor os benefícios:

Parcerias e novos negócios

Participar de uma feira ou evento é um grande investimento para uma empresa, por conta disto todos os participantes estão ali apresentando produtos e serviços de modo a obter retornos que façam valer o investimento, fechando grandes negócios ou parcerias.

Fazer parte de eventos garante uma ótima chance para expor para um grande público de visitantes, empresários e fornecedores o que a sua empresa pode oferecer, permitindo criar relacionamentos de negócios com pessoas que você não alcançaria de outra forma.

Otimizar o processo de venda

Nos eventos é muito comum que os leads que a empresa já tenha se comunicado apareçam no evento, sendo uma ótima oportunidade de converter em clientes pessoas que a empresa só havia mantido contato de forma online.

Isto torna possível otimizar a venda. Ao comunicar nos canais de vendas que a empresa estará no evento, isto certamente atrairá possíveis compradores que já estavam de olho nos produtos e serviços do seu negócio.

Networking

A possibilidade de networking com outras empresas é muito alta nesses eventos. Dificilmente em outra ocasião a sua empresa terá oportunidade de fechar acordos e parcerias na mesma proporção e possibilidade.

Nestes locais, também é possível ter tempo disponível para fazer benchmarkings e se atualizar sobre tendências de mercado e sobre o que os concorrentes estão implementando.

Aprendizado

Além do conhecimento por análise de tendências e concorrentes, as feiras e eventos apresentam palestras e workshops que irão te atualizar sobre as práticas mais tendenciosas do mercado, reunindo autoridades e cases de sucesso.

Investir na participação não auxilia apenas na exposição da marca e em networkings, proporciona, também, muitos conhecimentos que agregam no capital intelectual.

Estruturando as estratégias de marketing

Agora que você já conhece os benefícios das feiras e eventos, é importante que se saiba estruturar corretamente estratégias de marketing adequadas para fazer o investimento da participação valer a pena.

As estratégias devem ser traçadas com ações de forma a promover o melhor retorno possível para a organização.

Proporcionar experiências que envolvam seus produtos e serviços se torna uma ótima forma de promover os produtos da sua empresa, visto que você trabalhará o fator emocional do público.

Estas experiências podem ser proporcionadas de forma visual também, investindo em uma boa identidade visual dos materiais gráficos que serão apresentados, no estande e nos profissionais que irão participar dos eventos.

No meio de tantas outras empresas apresentando os seus produtos, investir em uma identidade visual sólida faz com que você seja facilmente reconhecido pelo seu público. Público este que você deve analisar previamente e conhecer muito bem para realizar ações para atraí-los. Uma dica é investir em brindes que possam ser oferecidos para empresários visitantes do seu estande e possíveis clientes.

É fato que todos gostam de presentes e brindes e oferecer algo que não era esperado é um ponto muito positivo que pode fazer com que as pessoas enxerguem a empresa com outros olhos.

Invista nos estandes e promotores

O estande é o espaço que a empresa possui disponível para apresentar seus produtos e serviços, é um local para negociações onde possui liberdade total ou parcial de personalização com a identidade da empresa.

Realize o investimento em sofás e bancos confortáveis para os visitantes e faça com que o local seja aconchegante, com disponibilização de água, café e se for possível, alguns petiscos.

Desta forma os visitantes se sentirão à vontade para permanecer no estande, abrindo oportunidade de melhores negociações.

E falando em negociações, a equipe de representantes que participarão no evento para representar a sua empresa deve ser selecionada estrategicamente.

É necessário que estes profissionais estejam preparados para representar a organização e estejam informados sobre todas as etapas e funcionalidades do evento, de modo a trazer credibilidade e autoridade para os promotores, o que facilitará nos acordos.

Promovendo um evento sustentável

Para empresas que pretendem realizar a própria feira ou evento, é importante abordar a prática sustentável. Com milhares de eventos sendo realizados por ano sem esta cultura, a grande quantidade de lixo produzida causa grandes impactos ambientais.

Demonstrar se importar com o meio ambiente e promover a sustentabilidade na feira ou evento garante conscientizar os participantes e demonstrar um ótimo posicionamento para o público.

Ações como providenciar lixeiras de materiais recicláveis em locais estratégicos como espaços de alimentação e pontos movimentados, incentivam o público a realizar o descarte correto.

Apostar em comunicações digitais sobre o evento também promove a sustentabilidade, evitando o uso de papel e facilitando para os participantes, que poderão se informar sobre o evento apenas por aplicativos e sites disponibilizados sobre o evento.

Calcular também a quantia de brindes, alimentos e materiais ajuda a evitar desperdícios, o que também é uma prática sustentável e ainda reduz os custos. Seguindo estes fatores, é possível tornar com que o evento seja muito mais amigável para a natureza!

Principais feiras no Brasil

Existem diversas feiras de negócios todos os anos no país, portanto é importante saber quais delas são as mais visadas pelo público e por outras empresas para que o seu negócio realize um investimento assertivo. Também, é importante que a feira a ser visitada ou que você vá expor, tenha a vê com o seu modelo de negócio.

Veja abaixo alguns dos maiores eventos e feiras de negócios do país:

Feira do Empreendedor

Realizada pelo SEBRAE, a feira ocorre em vários estados do Brasil, realizados diferentemente em cada um considerando as diferenças regionais de mercado.

O evento é de suma importância para empreendedores de qualquer proporção, oferecendo ótimas oportunidades para pequenas empresas e startups de se aprimorarem e criarem a partir dos cursos, palestras e workshops voltados para diversas áreas e criarem conexões com outras empresas.

Feicon

Sendo a principal feira do setor de construção da América Latina, a Feicon reúne diversos expositores dos ramos de construção civil e arquitetura, trazendo diversas marcas nacionais e internacionais.

O evento é referência em proporcionar networking, conhecimento e inspiração para todos os visitantes e participantes, apresentando variedade em inovação e negócios, sendo uma ótima oportunidade de participação para empresas da área.

WTM Latin America

Sendo um dos principais eventos B2B de viagem e turismo da América Latina, a WTM atrai profissionais da área do mundo todo.

O evento visa o networking e o aprendizado sobre a área do turismo, onde empresas de todo o mundo participam com seus estandes apresentando produtos e serviços. Além disto, diversas palestras e seminários ocorrem na feira, a fim de discutir assuntos pertinentes desta área.

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

O Salão do Automóvel comemora os seus 60 anos de atuação e é um dos maiores eventos do setor automotivo do mundo.

Este evento ocorre a cada dois anos em São Paulo, organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e pela Reed Exhibition.

Seu objetivo é mostrar as maiores novidades deste setor a partir de exposições de veículos, acessórios e equipamentos, apresentando lançamentos em primeira mão.

Agrishow

Considerado uma das mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo, o Agrishow foca em apresentar as maiores tendências deste setor.

A feira conta com mais de 800 marcas em exibição e oferece de tudo que se está relacionado a área agrícola, destes maquinários pesados a equipamentos de segurança e transportes.

Feiplastic

A Feira Internacional do Plástico é a maior feira de plásticos da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do mercado para apresentar as novas tendências do setor.

A feira conta com mais de 1.400 marcas em exibição e oferece tudo sobre inovações no setor, novas tecnologias e muito mais.

Beauty Fair

A Beauty Fair é a maior feira de beleza profissional das Américas. Essa feira é considerada a porta de entrada para empresários que desejam criar conexões de negócios em toda a América do Sul. As rodadas de negócios garantem a aproximação da indústria com o perfil adequado de exportador/distribuidor.

Durante a feira, são oferecidos serviços e qualificação para profissionais do setor de beleza, que tem como público-alvo varejistas, cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, indústrias e distribuidores.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Para começar a adentrar o mundo das feiras e eventos, é interessante analisar de perto como elas funcionam. Somente de perto você conseguirá avaliar de fato as oportunidades que estes eventos podem proporcionar. 

A partir dos eventos citados você consegue visualizar as datas mais próximas, e considerar a visita em alguns deles pode ser interessante para que você veja de perto como os eventos e feiras de negócios funcionam. 

Como participante, além de oferecer toda esta experiência de conhecer estes tipos de eventos e visualizar ações de concorrentes, você ainda consegue analisar as tendências e adquirir conhecimentos pelos treinamentos e palestras que ocorrerão. 

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ter uma cultura inovadora em sua empresa. 

01 – Infográfico do Sebrae “Como participar de feiras e eventos. No infográfico você vai saber todas as etapas de participação em feiras de forma bem visual e resumida. 

02Ebook do Sebrae “Feiras e Eventos de Negócios. Diário de Bordo do Empresário Visitante”. No ebook, você encontrará informações completas e principais benefícios em participar de feiras e eventos. A publicação serve como um Guia para que o empreendedor se organize para incluir estes encontros em sua rotina, vá preparado para captar o máximo de conteúdo e consiga aproveitar os eventos da melhor maneira possível.  

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