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Ferramentas de Gestão: Guia completo de todas as ferramentas que você pode utilizar na sua empresa

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Otimizar a gestão do empreendimento é um desafio constante de todo empreendedor. Felizmente, existem ferramentas bastante eficientes nesse sentido e que podem ser implementadas para facilitar essa missão tão importante. A seguir, confira as principais ferramentas de gestão, como cada uma funciona e de que forma escolher as melhores para o seu negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são ferramentas de gestão?

São métodos que podem ser aplicados para aprimorar os processos de gestão da empresa de diversas maneiras. Algumas ferramentas servem para auxiliar o empreendedor a ter uma visão mais precisa do seu negócio. Outras dão suporte à obtenção de informações relevantes. Outras ainda são úteis para organizar dados de modo a dar sentido a eles.

As vantagens dessas ferramentas são muitas:

  • Auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e estratégicas.
  • Agilizam determinados processos de gestão, uma vez que permitem que o gestor siga um método previamente estabelecido.
  • Boa parte dessas ferramentas foram desenvolvidas e aprimoradas com base em estudos, o que traz uma garantia da sua eficiência.

É fundamental que os empreendedores implementem o uso desse tipo de ferramenta para uma gestão mais inteligente.

Existem diversos tipos de ferramentas de gestão de acordo com o seu foco: marketing, gestão de pessoas, análise de cenário interno e externo, produto e muito mais.

Ferramentas de gestão mais utilizadas

Há um número realmente muito grande de ferramentas de gestão diferentes. A seguir, abordaremos as mais utilizadas e como funcionam.

Matriz SWOT

Tem como objetivo propiciar uma análise da empresa considerando o cenário interno e externo.

Por meio da análise SWOT o empreendedor poderá detectar os pontos fortes e fracos não apenas no que se refere às questões internas da empresa em termos de competitividade, custos, capacidade de distribuição, marketing, vendas finanças, dentre outros, mas, também, referente às questões do ambiente externo, tais como a economia, tendências de consumo, como a política afeta os negócios, dentre outros.

Com isso, melhora o planejamento estratégico da empresa e fortalece o negócio. Para isso, o gestor deve destrinchar 4 aspectos:

  • Strengths – Forças: são os pontos fortes que a empresa tem, que a diferenciam dos concorrentes e podem ser explorados.

  • Weaknesses – Fraquezas: são os pontos negativos, que precisam ser identificados para um manejo mais inteligente. Esses aspectos devem ser melhorados e, enquanto isso não acontece, são “ocultados” pelos pontos positivos.
  • Opportunities – Oportunidades: são as oportunidades que o cenário externo oferece e que podem ser aproveitadas pela empresa.
  • Threats – Ameaças: são os “perigos” do cenário externo para a empresa.

Esta ferramenta permite ao empreendedor identificar de forma rápida, tanto os fatores internos quanto os fatores externos à empresa auxiliando assim, na tomada de decisão e facilitando o trabalho do planejamento estratégico. Por fim, além de ser muito fácil de usar, permite extrair resultados que podem ser comunicados a um público diverso sem maiores dificuldades.

No vídeo a seguir do Canal Blog Abrir Minha Empresa, você vai entender de um jeito simples e fácil como fazer uma análise SWOT através de um exemplo prático.

Plano de negócios

O Plano de Negócios também é uma ferramenta muito importante que consiste em detalhar os objetivos daquele negócio e as ações que devem ser realizadas para alcançá-los na prática. Permite um olhar mais direcionado para o lado de dentro e, a partir disso, a organização dos projetos da empresa dentro de uma lógica que faça mais sentido. Ou seja, permite avaliar a viabilidade de um projeto, levando em consideração as características do mercado.

O plano de negócios, em geral, é mais utilizado na criação de novas empresas ou no lançamento de novos produtos, permitindo avaliar a viabilidade de um projeto levando em consideração as características do mercado. Entretanto, empresas já existentes também utilizam a ferramenta para analisar como anda o negócio e tomar algumas decisões estratégicas.

No vídeo do Canal Pequenos Negócios Lucrativos, você vai aprender como fazer um plano de negócios passo a passo seguindo um modelo do SEBRAE.

Ao final do post, trouxemos também para você diversos vídeos do Canal Blog Abrir Minha Empresa com diversas dicas de como você pode elaborar um plano de negócio.

Planejamento estratégico

Ferramenta obrigatória para todos os empreendimentos, já que estrutura todos os objetivos de curto, médio e longo prazo e, a partir daí, define com precisão os procedimentos operacionais e táticos que precisarão ser colocados em prática. Normalmente, o planejamento estratégico se utiliza dessas outras ferramentas de gestão para constituir um documento mais completo, que seja o principal norte da empresa em direção às suas metas.

No vídeo a seguir do Canal Blog Abrir Minha Empresa você vai aprender um pouco mais o que é planejamento estratégico, como funciona, como ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos e muito mais.

Business Model Canvas

O business model Canvas é um exemplo de ferramenta que costuma estar inserida no planejamento estratégico. Organiza os principais aspectos que compõem um negócio com grande eficiência gráfica, de modo que se torna possível visualizar todos eles em uma única página.

Essa é uma das ferramentas mais populares no mundo empresarial, permitindo que você crie um sistema visual acessível, legível e compreensível para qualquer pessoa que olhar para ele. Você constrói seu modelo de negócios em apenas uma página organizando facilmente suas ideias por meio de nove blocos. Trata-se de um diagrama com os seguintes pontos:

  • Proposta de valor.
  • Segmento de clientes.
  • Canais pelos quais a empresa vai chegar a esses clientes.
  • Relacionamento.
  • Receitas.
  • Recursos.
  • Atividades.
  • Parcerias.
  • Estrutura de custos.

Quando o gestor preenche todos esses campos, tem em sua frente uma estrutura completa com os principais fatores-chave que deve levar em conta para uma boa gestão da empresa.

Assim, o Canvas é uma excelente ferramenta estratégica, servindo para conceituar novos modelos de negócios ou tornar antigos negócios mais competitivos, permitindo, assim, orientar as decisões relacionadas com o lançamento de um produto, de uma startup ou de um novo processo. Graças à sua simplicidade e clareza da proposta visual facilitam o uso individual ou em equipe.

Entenda de forma mais ilustrativa no Canal Blog Abrir Minha Empresa o que é o Canvas e como aproveitar essa ferramenta ideal para quem quer desenvolver novas ideias ou remodelar estratégias.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que representa o caminho a ser seguido para que as metas estabelecidas pela empresa possam ser atingidas. Normalmente, é uma ferramenta utilizada nos programas de melhoria contínua, quando o foco é aprimorar algum processo da empresa de modo a torná-lo mais eficiente e corrigir possíveis erros. É baseada em 4 pilares:

  • P (Plan/planejar): elaborar um plano que vai ser seguido com base em informações previamente levantadas.
  • D (Do/fazer): colocar o plano em prática conforme todos os critérios que foram estabelecidos.
  • C (Check/Avaliar): momento de avaliar como foram os resultados da implementação desse plano.
  • A (Act/agir): a partir da avaliação da etapa anterior, definir quais processos serão implementados em definitivo na empresa e quais precisarão ser ajustados para um próximo ciclo PDCA.

Assim, quanto mais informações o empreendedor puder levantar para agregar à ferramenta, maiores serão as chances de alcançar a meta estabelecida e, também, maior será a necessidade de utilização de ferramentas apropriadas para coletar, processar e dispor essas informações durante o giro do PDCA.

O vídeo a seguir, vai lhe mostrar porque esse método de gestão de projetos fará com que seus produtos, serviços e processos melhorem sempre.

Modelo OBZ

OBZ é a sigla para Orçamento de Base Zero. Essa ferramenta é bem focada na saúde financeira da empresa, uma vez que tem por objetivo definir qual é o mínimo de investimento necessário para atingir uma meta que foi proposta. Para isso, o plano orçamentário é elaborado sem se prender aos dados financeiros de um período anterior. Esse modelo considera que é um erro das empresas definirem seus orçamentos sempre pensando que os custos e receita anteriores vão se repetir.

Assista o vídeo a seguir e aprenda porque essa técnica vai fazer com que o seu negócio foque seus esforços financeiros onde realmente importa e, principalmente, otimizar todos os investimentos da sua empresa, sem desperdício.

Brainstorming

Brainstorming é a mais conhecida das técnicas de geração de ideias. É uma ferramenta que muitas empresas aplicam até mesmo de forma intuitiva! Consiste em promover uma “tempestade de ideias”, reunindo vários profissionais para discutir um assunto X de forma livre, em que as ideias e insights sejam compartilhados espontaneamente, sem ninguém se prender ao seu fundamento.

Com isso, põem surgir soluções criativas e inovadoras para os problemas apresentados. Em geral, o clima e a motivação das pessoas envolvidas pelo brainstorm garante melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, gerando maior comprometimento e sentimento de responsabilidade.

Existem dois tipos de Brainstorming: o estruturado, em que todas as pessoas do grupo devem dar uma ideia a cada rodada e o não-estruturado, em que os membros do grupo simplesmente dão as ideias conforme elas vão surgindo em suas mentes.

Algumas regras são estabelecidas para o desenvolvimento do Brainstorming:

  • O que é importa é a quantidade das ideias e não a qualidade.
  • Evitar críticas, avaliações ou julgamentos sobre as ideias dos participantes.
  • Apresentar as ideias tais como elas vão surgindo na cabeça, sem rodeios, elaborações ou maiores considerações.
  • Estimular todas as ideias, por mais “malucas” que possam parecer.
  • “Pegar carona” nas ideias dos outros, criando outras ideias a partir delas.
  • Escrever as palavras do participante e não ficar interpretando cada uma delas.

O vídeo abaixo do Canal Blog Abrir Minha Empresa vai te ajudar a entender melhor sobre essa poderosa ferramenta.

Benchmarking

É mais uma das ferramentas que ajudam o gestor a olhar para o lado de fora. O Benchmarking é uma visão atenta e estratégica para as práticas que estão sendo adotadas por outras empresas do mesmo segmento que o seu. A ideia é tomar esses concorrentes como referência, entendendo que cada empresa tem as suas particularidades, mas que é possível extrair alguns insights de cada um e, a partir deles, criar uma estratégia para o seu próprio negócio.

Ou seja, o principal objetivo do uso dessa ferramenta está em estudar e descobrir o que os seus melhores concorrentes fazem de melhor em termos de produção, entrega, qualidade, escolha de fornecedores, dentre outros, para depois refletir sobre a possibilidade de aplicar essas melhores práticas de forma mais eficiente na sua própria empresa.

O Benchmarking é uma ferramenta eficaz porque tem a possibilidade de redução dos riscos relacionados ao desenvolvimento e inovação de algum produto ou serviço, já que é possível se apropriar das práticas bem-sucedidas desenvolvidas por outras empresas.

Complemente seu aprendizado assistindo ao vídeo abaixo e você vai entender por que o Benchmarking vem ajudando muitas empresas a melhorarem seus processos, marketing e também seus produtos e serviços e, com isso, aumentando bastante suas vendas e lucros!

Programa 5S

Metodologia voltada ao aprimoramento da qualidade da gestão e que pode ser aplicada nos mais diversos contextos dentro da empresa, em especial na organização e na limpeza dos espaços. Com isso, há a redução de desperdício, otimização da produtividade e da qualidade dentro da empresa.

É baseada em 5 pilares:

  • SEIRI – Separação – saber separar aquilo que é útil e eliminar o que é desnecessário.
  • SEITON – Ordenação – definir o melhor lugar para cada item, com base na frequência de utilização, tipo de material, estocagem e outros critérios.
  • SEISO – Limpeza – etapa de limpar o ambiente, seja removendo a sujeira, eliminando ruídos e tudo aquilo que se torna um empecilho para a produtividade.
  • SEIKETSU – Padronização – fazer essas primeiras três etapas se tornarem um padrão a ser seguido por toda a empresa.
  • SHITSUKE – Disciplina – conscientizar todos os colaboradores sobre a importância da disciplina para manter o programa funcionando.

De acordo com Rubilar Toniazzo em seu livro “5S Muito além da limpeza e organização”, a implantação do Programa 5S traz os seguintes benefícios para as empresas:

  • Liberação de mais espaço para outras atividades.
  • Redução no tempo de busca de documentos, ferramentas, dispositivos, peças e outros itens.
  • Respostas mais rápidas às demandas dos clientes.
  • Melhoria visível na arrumação.
  • Redução significativa no tempo de transferência dos produtos em processo.
  • Redução das paradas de máquinas.
  • Redução de danos de manuseio de material.
  • Redução dos defeitos nos produtos, causados pelas condições do ambiente.
  • Ambiente mais seguro e mais higiênico para se trabalhar.
  • Redução significativa na perda, devido a danos e extravio na armazenagem.
  • Redução de materiais de consumo.
  • Melhoria na moral de toda a força de trabalho.
  • Orgulho do próprio local de trabalho.

Ou seja, uma ferramenta de simples implementação mas que, entretanto, traz grandes resultados para a empresa.

No vídeo do Canal Blog Abrir Minha Empresa5S: O que é (Conheça a Metodologia da Qualidade Total)”, você entender melhor o que é a Metodologia 5S, suas vantagens e os 04 passos bem práticos de como aplicar no seu negócio e fazer toda a diferença no mercado. O vídeo também apresenta exemplos e significados dos seus 5 pilares (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke).

Seis Sigma

Trata-se de uma ferramenta analítica baseada em fatos com comprovações estatísticas que tem como objetivo melhorar a operação da empresa e garantir a qualidade, com uma confiabilidade de 99,99%, dos produtos ou serviços ofertados para os clientes.

A depender de onde a empresa pretenda iniciar a sua produção, podendo ser ampliação ou criação de um produto, a ferramenta analisa o desempenho do negócio com base em duas metodologias:

  • DMAIC: focada em melhorar processos já existentes por meio de cinco etapas: definição de quais processos necessitam de aprimoramento, análise dos seus principais aspectos, proposta de melhorias, colocação das medidas em prática e monitoramento dos resultados.
  • DMADV: focada em projetos novos da empresa, como o lançamento de produtos e serviços. A ideia é garantir que tenham um desempenho melhor com base também em cinco etapas: definir os objetivos, verificar as suas chances de serem concretizados a partir de indicadores, estabelecimento de estratégias que minimizem os riscos desse novo projeto, criação de um plano para analisar a viabilidade, monitoramento dos resultados quando o projeto já está em operação.

No vídeo abaixo do Canal Qualidade ContínuaSix Sigma / Seis Sigma – Resumo didático dessa Metodologia poderosa”, você terá acesso a um resumo da Metodologia Six Sigma. Se sua empresa contém muitas perdas que são difíceis de reduzir, o Six Sigma pode te ajudar a reduzir ou eliminar essas perdas, fazendo seu lucro aumentar. Assista ao vídeo e entenda melhor.

PMBOK

Guia de boas práticas para o gerenciamento de projetos, baseado em 10 pilares:

  • Integração.
  • Escopo.
  • Tempo.
  • Custos.
  • Qualidade.
  • Recursos humanos.
  • Comunicação.
  • Riscos.
  • Aquisições.
  • Colaboradores.

Matriz GUT

Ferramenta para definir a ordem de prioridade em que as atividades precisam ser realizadas, sendo bastante utilizada quando é necessária uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas. Assim, é possível classificar cada problema de acordo com a gravidade, a urgência e a tendência.

  • Gravidade – qual o impacto que o problema trará?
  • Urgência – qual o tempo disponível para resolução do problema?
  • Tendência – qual a probabilidade do problema ocorrer e crescer?

KPI

Os KPIs são indicadores-chave de desempenho, ou seja, as principais métricas que devem ser acompanhadas para avaliar se a estratégia está correta com base nos objetivos propostos. Por exemplo: se a empresa coloca como objetivo aumentar as vendas em 30% em seis meses, o KPI, provavelmente, vai ser o número de vendas acompanhado periodicamente.

Pesquisa de clima organizacional

Trata-se de uma consulta aos colaboradores da empresa visando entender de que forma eles percebem o ambiente de trabalho e como se sente quando estão lá. A ideia é identificar o que precisa ser melhorado para construir um clima organizacional mais satisfatório para todos!

Matriz de Ansoff

É empregada para direcionar a estratégia de crescimento de uma empresa, com base nos seguintes fatores, descritos como os caminhos possíveis para o crescimento da empresa.

  • Penetração de mercado – a empresa ainda precisa se consolidar no mercado em que está inserida, mas sem alterar a natureza do seu produto.
  • Desenvolvimento de produtos – nesta fase, a empresa já está num mercado conhecido, entretanto, ainda precisa criar produtos que atendam às necessidades dos seus clientes.
  • Desenvolvimento de mercado – esta é a fase na qual o empreendedor deseja levar um produto ou serviço em que já conquistou o mercado atual, levando seu mix para outro lugar.
  • Diversificação – trata-se do quadrante mais arriscado e desafiador porque está atrelado à uma mudança de mercado e a inclusão de um produto considerado inovador.

Assim, a Matriz de Ansoff parte do pressuposto de que a empresa precisa conquistar o mercado em que está inserido, conquistar novos mercados, desenvolver novos produtos ou modificar sua estrutura e se lançar em um novo mercado com a oferta de um novo produto.

Entenda mais assistindo o vídeo abaixo e saberá que é possível, por meio da Matriz de Ansoff, montar um planejamento para que sua empresa melhore suas práticas e cresça constantemente da maneira certa.

Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica para planejamento bastante utilizada no mundo empresarial e que oferece uma visão global das causas que geraram um problema e dos seus efeitos correspondentes.

Faz parte do grupo das ferramentas visuais e serve para ajudar o empreendedor a identificar a principal causa que está por trás de um problema. Para isso, utilizam-se os 6 Ms:

  • Método.
  • Máquina.
  • Medida.
  • Meio ambiente.
  • Material.
  • Mão de obra.

Também conhecida pelo nome de diagrama de espinha de peixe, a ferramenta tem como principal objetivo analisar de forma gráfica e estruturada, as ligações causa-efeito de um problema e, por meio dessa hierarquia, identificar quais foram as fontes do problema e, assim, orientar para uma ação ou uma tomada de decisão.

 

No vídeo “Diagrama de causa e efeito (Ishikawa): O que é e como funciona essa ferramenta de qualidade?”, você vai entender melhor e de forma visual o que é e como funciona essa ferramenta de qualidade ainda muito utilizada no mundo corporativo.

Matriz BCG

É representada por uma matriz 2×2 que avalia o portfólio da empresa com base no ciclo de vida do produto. Das mais utilizadas no mundo dos negócios, a ferramenta permite observar a importância das unidades de produtos de uma carteira de negócios de uma empresa, e avaliar a possibilidade de investimento, manutenção ou exclusão do produto ou serviço do portfólio.

Também conhecida como matriz de participação de crescimento de mercado, permite que as unidades de negócios sejam classificadas em quatro categorias:

  • Estrelas: produtos com boa taxa de crescimento.
  • Pontos de interrogação: lançamentos muito recentes, mas com grande potencial.
  • Vacas-leiteiras: produtos estáveis, com baixa taxa de crescimento, mas que trazem um bom retorno.
  • Abacaxis: produtos que não vendem bem e não têm nenhuma perspectiva de crescimento.

Assim, o empreendedor será capaz de tomar as melhores decisões de alocação de recursos e selecionar os produtos ou serviços que gerem melhores resultados para a empresa.

Trata-se de uma ferramenta bastante eficaz, pois, se utilizada corretamente, dá ao empreendedor a oportunidade de conhecer melhor seus produtos ou serviços e tomar as melhores decisões sobre a alocação de recursos e competências para os mesmos.

No vídeo a seguir, você vai aprender que, por meio da matriz BCG, sua empresa será capaz de entender como está a performance dos seus produtos ou serviços no mercado e, com isso, ter uma base muito forte para tomar melhores decisões.

5W2H

A ferramenta 5W2H pode ser usada sozinha para colocar em prática uma decisão simples na empresa, como a aquisição de um novo equipamento ou a execução de uma atividade pontual. É indicada para qualquer um que precise colocar um plano em ação e serve tomada de decisão sobre os principais elementos que orientarão a implementação do plano.

Metodologia que pode ser aplicada para estruturar qualquer ação ou planejamento, com base em 7 questões:

  • What: o quê?
  • Why: por quê?
  • Where: onde?
  • When: quando?
  • Who: quem?
  • How: como?
  • How much: quanto vai custar?

No vídeo a seguir, você verá por que o modelo 5W2H pode ser uma ótima solução para o seu plano de ação e, também, que funciona para todos os tipos de negócio.

Mapas mentais

Um mapa mental é uma forma visual de representar uma situação. No centro dele é colocada a ideia central e, partindo dela, suas ramificações. Essa ideia principal pode ser um produto novo, uma estratégia de marketing, um problema, entre outras possibilidade.

Para criação de mapas mentais, pode ser feito à mão, mas pode também utilizar ferramentas digitais tais como o Mindono e o Mindmeinster.

4 Ps da inovação

Quando a empresa adota um plano de inovação, ele pode ser pautado em 4 elementos:

  • Propósito – qual o propósito que sua inovação terá no mercado?
  • Processos – como a inovação será executada?
  • Pessoas – como as pessoas se sentem em relação a inovação colocada em prática?
  • Políticas – existe uma política de inovação na empresa? Existem outros tipos de políticas de gestão na empresa?

Usar a ferramenta dos 4 Ps da Inovação, fará com que sua empresa abra caminhos que antes nunca tinham sido imaginados. E isso é muito importante para o desenvolvimento de qualquer negócio.

CRM

O Customer Relationship Manager ou CRM consiste na gestão de relacionamento com o cliente. Para isso, as empresas adotam sistemas específicos de CRM que compilam e organizam dados sobre os consumidores e seu histórico de interações com a marca, permitindo gerenciar e enriquecer a longo prazo o relacionamento com clientes atuais, antigos e potenciais.

Em geral, o CRM é bastante utilizado pelas empresas, principalmente nas áreas de marketing e gestão de dados, servindo para otimizar o atendimento ao cliente, desenvolver a força de vendas, fornecer ferramentas estatísticas, dentre outras funcionalidades.

A eficácia do CRM reside no fato de permitir melhorar a qualidade da relação com o cliente, personalizando ofertas, identificando oportunidades e oferecendo uma comunicação multicanal e, assim, limitando os esforços da empresa e garantindo a transmissão do conhecimento do cliente na empresa.

No vídeo abaixo, você vai entender melhor o que significa CRM e porque é fundamental para todos os tipos de negócio.

Ciclo de vida do produto

Representa a trajetória de um produto desde que ele está sendo criado até entrar em declínio no mercado. O ciclo de vida é marcado por 5 fases: desenvolvimento do produto, introdução no mercado, crescimento, maturidade e declínio.

Sabia que é Ciclo de Vida de um Produto é fundamental para todo tipo de negócio? Descubra no vídeo a seguir o que é Ciclo de Vida do Produto, exemplos e porque ele é tão importante. O vídeo é apresentado de um jeito bem simples e prático, facilitando muito o aprendizado.

5 forças de Porter

Modelo que ajuda a empresa a se posicionar no mercado a partir de uma análise da sua relação com os concorrentes.

Esta simples e efetiva ferramenta de gestão permite identificar a concorrência de uma empresa, bem como entender em até que ponto isso pode reduzir sua capacidade de gerar lucro. Assim, é uma ferramenta bastante eficaz, porque permite:

  • Compreender a indústria e a natureza das relações entre diferentes atores do mercado em que uma empresa se desenvolve.
  • Identificar os fatores de desempenho e a influência do setor.
  • Avaliar como as mudanças dentro de uma indústria podem afetar sua lucratividade.

As 5 forças de Porter são:

  • Ameaça de produtos substitutos – os produtos substitutos existem em todas as indústrias, mas eles se tornam uma ameaça real quando oferece mais qualidade, quando o custo de mudança para o produto substituto é baixo e quando o preço dos produtos substitutos é menor. Resumidamente, os produtos substitutos representam uma ameaça real à empresa porque eles ganham participação de mercado e pressionam os preços dos concorrentes.
  • Ameaça de entrada de novos concorrentes – novos concorrentes entram no mercado agregando maior valor aos novos consumidores. A ameaça de novos entrantes é maior quanto: não há patente para proteger tecnologias; as barreiras à entrada são baixas; as economias de escala são fracas; existem poucas barreiras culturais; os clientes não são leais às empresas; o governo concede ajuda e subsídios a novos entrantes no mercado.
  • Poder de negociação dos clientes – a influência dos clientes em um ambiente competitivo depende de sua capacidade de negociação, podendo forçar as empresas a reduzir preços, melhorar a qualidade ou incluir serviços adicionais, dentre outros, influenciando diretamente na rentabilidade do mercado. Esse poder dos clientes pode ser decorrente de: são poucos ou compram em grande quantidade; os produtos disponíveis no mercado são padronizados e diferem pouco dos da concorrência; o custo de mudança de um fornecedor e para outro é baixo; podem integrar diretamente as atividades do fornecedor em seus linha de produção própria.
  • Poder de negociação dos fornecedores – assim como os clientes, os fornecedores também podem afetar a lucratividade de uma empresa se eles impuserem suas próprias condições. O fornecedor possui poder se: estão particularmente concentrados ou em situação de monopólio; seus clientes são numerosos e vêm de diversos setores; o custo da mudança é alto; oferece produtos diferenciados e não há outros que possam substituí-los; dentre outros fatores.
  • Rivalidade entre fornecedores – a rivalidade pode estar relacionada às demais forças do modelo de Porter, pois, os concorrentes lutam constantemente dentro de uma indústria para melhorar ou apenas em manter sua posição nessa área. Essa concorrência pode se traduzir em queda de preços, introdução de novos produtos, campanhas publicitárias ou mesmo na melhoria dos produtos ou serviços existentes. Já a intensidade dessa competição vai depender da quantidade de empresas ativas no setor, da sua dimensão e da extensão da sua parcela de mercado.

Descubra no vídeo abaixo o que são as Cinco Forças de Porter e veja como funciona essa ferramenta de marketing muito poderosa, com exemplos e muitas dicas.

Princípio de Pareto

É uma lógica que diz que 80% do faturamento da empresa é obtido a partir de 20% dos seus produtos/serviços/clientes. Portanto, cabe ao gestor identificar quais são as suas “minas de ouro”. Em outras palavras, no mundo dos negócios, 20% dos clientes são responsáveis por 80% do volume de vendas. Assim, identificando-se esses 20%, que corresponde à “mina de ouro”, as empresas podem dedicar mais atenção a eles e, assim, ganhar tempo e dinheiro.

No vídeo a seguir do Canal Blog Abrir Minha EmpresaPrincípio de Pareto (Diagrama de Pareto): O que é e 04 dicas simples pra aplicá-lo no seu negócio”, você vai entender mais o que é Princípio de Pareto, suas principais vantagens e dicas muito simples de como aplicar no seu negócio (e até pra sua vida pessoal também) do jeito certo e bem prático.

People Analytics

Utiliza dados estatísticos sobre os colaboradores para otimizar a gestão de Recursos Humanos, auxiliando na tomada de decisões que façam com que a empresa tenha um time cada vez mais alinhado com seus propósitos.

Quais ferramentas escolher

São inúmeras ferramentas e a sua empresa não precisa aplicar todas elas. Não existe escolha certa ou errada, mas sim a identificação de quais são os seus objetivos de gestão e, a partir daí, selecionar os instrumentos que estão mais de acordo com eles.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Quer saber mais sobre a aplicação de ferramentas de gestão? Veja a seguir o que selecionamos para você se aprofundar ainda mais e saber o momento certo de usar cada uma das ferramentas apresentadas neste artigo.

01 – Curso online e gratuito do Sebrae “Planejamento para fazer acontecer: ferramentas – parte I”. Esse curso de 6 horas vai te ensinar a usar adequadamente três técnicas práticas e visuais para você planejar a gestão dos seus negócios: PCDA / 5W2H / Diagrama de causa e efeito.

02 – Curso online e gratuito do Sebrae “Planejamento para fazer acontecer: ferramentas – parte II”. Esse curso de 6 horas vai te ensinar a aplicar de forma prática ferramentas de planejamento que estimulam a inovação nos negócios, através técnicas que incentivam a colaboração, a criatividade e geração de novas ideias para repensar o posicionamento estratégico do seu negócio. As ferramentas abordadas são: Canvas, Oceano Azul e Scamper.

03 – Vídeo do Canal Sebrae TalksComo aumentar o lucro e a produtividade da minha empresa – 5w2h.

04 – Ferramenta online e gratuita do Sebrae “Crie novos modelos de negócios com o Sebrae Canvas”. Trata-se da ferramenta mais utilizada da atualidade para criar o seu quadro Canvas virtual. O Sebrae Canvas permite que qualquer empreendedor desenvolva seu modelo de negócios ou até mesmo repense um modelo já existente.

05 – Ferramenta online e gratuita do Sebrae Minas Gerais “PNBOX”. Essa é a sua ferramenta para você desenvolver o seu plano de negócios totalmente digital. Agora, você pode pensar seu negócio no todo ou em partes. São 14 ferramentas para você utilizar online de maneira modular ou integrada. Precisa fazer cadastro para utilizar a ferramenta. Mas não se preocupe porque o Sebrae é uma instituição séria e que cuida muito bem dos dados pessoais dos seus clientes!

06 – Ferramenta online e gratuita também do Sebrae Santa Catarina “Plano de Negócios”. O Plano de Negócio poderá ajudá-lo a perceber se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços que irá oferecer, bem como clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, os pontos fortes e fracos do seu negócio. Da mesma forma, também há necessidade de fazer cadastro!

07 – Vídeo do Canal Blog Abrir Minha EmpresaComo Montar um Plano de Negócio em 8 Passos Simples”. Nesse vídeo você vai conhecer os 8 passos essenciais para montar o seu negócio próprio e começar a empreender com o pé direito!

08 – Vídeo do Canal Blog Abrir Minha EmpresaPlano de Negócios: 9 ferramentas incríveis para turbinar seu plano”. Se você está trabalhando em um Plano de Negócios ou vai montar um, veja neste vídeo as 9 ferramentas que deixarão seu Plano de Negócios ainda mais completo e confiável. E com isso, seu negócio terá muito mais chances de dar certo e ter bastante sucesso. E tudo isso de um jeito bem simples e prático! Veja o vídeo.

09 – Vídeo do Canal Blog Abrir Minha EmpresaPlano de Negócios – Como Fazer em Menos de 1 Hora (Em 1 Página Só)”. Veja nesse vídeo como montar um Plano de Negócios de uma página só em menos de 1 hora! Descubra um método simples e prático para você montar seu próprio negócio do jeito certo!

10 –Vídeo do Canal Blog Abrir Minha Empresa “Plano de Negócios: 5 dicas bem simples pra fazer do jeito certo”. Veja nesse vídeo o que todo empreendedor precisa para aumentar consideravelmente as chances de sucesso na empresa.

11 – Vídeo do Canal Blog Abrir Minha EmpresaPlano de Negócios Simplificado (03 modelos de 1 página só)”. Nesse vídeo você vaia aprender que Plano de negócios simplificados é o que muitos empreendedores vêm procurando cada vez mais para conseguir tirar suas ideias do papel de um jeito prático e certo!

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