No cenário atual, o mercado é marcado por alta competitividade e sustentabilidade. As Ferramentas de Inovação tornam-se essenciais, pois fazem com que as empresas se atualizem constantemente e reflitam sobre novas estratégias e produtos para atender às crescentes necessidades dos clientes e se destacarem no mercado.
Neste sentido, para se manterem ativas no mercado, o uso dessas ferramentas é crucial para as empresas.
Veja sobre o que trataremos neste post:
A inovação nas empresas
Visualizando no contexto empresarial, a inovação não está necessariamente em criar um novo produto que atenda às necessidades mas, também, em criar novos métodos de utilização para produtos ou serviços já existentes, de forma a promover praticidade e solucionar problemas.
Os clientes atuais possuem hábitos completamente diferentes, consumindo muito mais na internet e sendo mais exigentes, fazendo com que as empresas pensem em ideias que solucionem dores.
Ao apostar em ideias inovadoras, isto resulta em melhores oportunidades que podem expandir o mercado e alavancar a sua empresa na área de atuação. Uma empresa que deseja se destacar precisa fazer isto sem sombra de dúvidas.
As ferramentas de inovação
Caso a sua empresa ainda não utilize nenhuma das diversas ferramentas de inovação que existem no mercado, tome cuidado! Este é um grande motivo para que a sua empresa fique para trás e perda competitividade.
Para um bom desenvolvimento sustentável, é essencial o investimento em artifícios que melhorem o aperfeiçoamento geral da empresa e dos produtos e serviços dos quais ela oferece.
Por que usar?
Benefícios como aumento de produtividade, melhorias na qualidade do atendimento, redução de custos e maior satisfação e produtividade dos colaboradores são possíveis com a adoção destas ferramentas.
Com funcionários motivados, a produção e efetividade nas ações aumentam, gerando maior qualidade na execução de tarefas e estratégias. Sem o investimento em ferramentas de inovação, não se torna possível manter a empresa atualizada em todos os setores.
As ferramentas podem dispor de dados e informações que auxiliam na análise das tendências de mercado, modos de comportamento dos clientes e outros dados que facilitam nas tomadas de decisões.
Conheça as ferramentas de inovação
Após falarmos sobre inovação e da importância das ferramentas de inovação para que a sua empresa possa realizar processos inovadores com muito mais facilidade, vamos às ferramentas e metodologias que permitem facilitar a inovação:
MVP
O Mínimo Produto Viável, conhecido em inglês como Minimum Viable Product (MVP) é uma ferramenta extremamente útil para validar uma solução ou produto inovador antes de tê-lo lançado completamente no mercado.
O MVP é utilizado para coletar feedbacks e informações sobre o desempenho de um produto minimamente viável para que, após obter estes dados, realize os ajustes necessários para que a versão final atenda mais assertivamente aos desejos do público.
Assim, o processo de inovação é otimizado e a empresa economiza recursos e minimiza prejuízos que poderiam ocorrer com um produto que não daria nenhum tipo de retorno ou não despertasse tanto interesse do público.
Funil de ideias
Indicado para empreendedores que querem abrir um negócio, porém estão indecisos no que investir ou empresas que estão desenvolvendo uma nova ideia, porém ainda não sabem da viabilidade, o funil de ideias permite avaliar se as ideias são viáveis por meio de um processo que envolve filtros, réguas e etapas.
Em cada etapa do funil, as ideias são avaliadas e, desta forma, as ideias que passam pelo filtro avançam e as que não atendem aos critérios acabam sendo arquivadas ou mesmo descartadas.
Scamper
O Scamper serve para aprimorar um produto, serviço ou processo já existente na empresa. A aplicação desta ferramenta de inovação permite abrir a mente para novos conceitos e direcionar a capacidade criativa para situações que passariam despercebidas na rotina empresarial.
Suas etapas incluem substituir, combinar, adaptar, modificar, procurar novos usos, eliminar e rearrumar processos e produtos já existentes na empresa.
Mapa mental
No mapa mental para empreendedores é utilizada uma ideia central que acaba por trazer uma série de outras ideias, organizando o pensamento.
Desta forma, é possível organizar pensamentos e ideias ordenadamente, fazendo com que empreendedores e colaboradores possam organizar, apresentar e discutir as suas ideias e pensamentos a respeito de assuntos da empresa.
Análise 360° da oportunidade de negócio
Esta ferramenta permite com que empreendedores testem as suas ideias sobre diversos pontos de vista, facilitando o processo de priorizar e escolher a melhor entre todas as ideias propostas.
A análise 360° fornece uma visão objetiva da possibilidade de sucesso da ideia, onde se dividem em duas partes os aspectos internos, nas quais se consistem nos aspectos pessoais e os aspectos externos (relação com o mercado) da ideia apresentada.
Mapa da empatia
Esta ferramenta possibilita a melhor compreensão do cliente, para que desta forma, se torne possível a criação de soluções mais adequadas para ele.
Por conta disto ela leva o nome de mapa de empatia, pois se trata de se colocar no lugar do cliente para tomar melhores decisões e entender o que ele realmente deseja.
Job to be done
O job to be done serve para conhecer melhor o comportamento dos consumidores, onde se observam os concorrentes e clientes de outra maneira, focada nos desejos deles
Nesta metodologia não se foca no produto ou serviço que o cliente deseja comprar, mas sim no que ele precisa resolver. Desta forma, se entenda que os consumidores não compram os produtos pensando apenas no produto, mas sim o que podem resolver após a sua compra.
A empresa então precisa entender os fatores motivadores do seu público e como os seus produtos podem auxiliar na resolução dos problemas.
Business Model Canva
Conhecido também como modelo de negócios canva, é uma ferramenta de inovação onde se é possível visualizar todo o modelo de negócio em apenas um único painel.
Este método possui o objetivo de estruturar e comunicar, de forma objetiva, os elementos estratégicos da empresa, como relacionamento com o cliente, principais parceiros, propostas de valor, fluxos de receita e outras informações.
O canva em si, serve para resumir visualmente as ideias do empreendimento, tornando a comunicação e a transmissão destas ideias muito mais facilitada.
Plano de negócios em pirâmide
Este modelo de organização ajuda o empreendedor a organizar o seu plano de negócio de acordo com um objetivo. Ele auxilia na organização das informações empresariais, levando em conta o plano de negócio.
Design de produtos
Design de produtos se refere a um profissional dedicado a realizar o desenvolvimento dos produtos de uma empresa, sendo eles esteticamente funcionais e agradáveis.
Ele também realiza a atualização de produtos existentes na empresa, contemplando o estudo em materiais de produção, pesquisa de público e processos de fabricação que somados a criatividade conseguem gerar um produto novo e campeão.
Benchmarking
Você observa o que os seus concorrentes andam fazendo? Eles podem servir como fonte de inspiração para a criação de novos produtos inovadores. Com o benchmarking, é possível olhar para as ações dos concorrentes e obter novas ideias que possam ser adaptadas ao seu negócio, observando as práticas que estão em alta no seu mercado de atuação.
Brainstorming
Também conhecida como tempestade de ideias, o brainstorming acontece quando diversas pessoas se juntam para colocar na mesa todas as suas ideias e possíveis soluções para determinada necessidade.
Após a coleta destas ideias, elas passam em um processo de análise e “filtragem”, chegando nos resultados mais viáveis e possíveis de serem executados.
Design Thinking
O design thinking é um processo de pensamento criativo e crítico, tornando possível a organização de ideias que estimulam a tomada de decisão e a busca por melhores conhecimentos.
É uma forma de abordagem, que cria as condições necessárias para maximizar os insights e a aplicação de práticas deles. O processo é feito de forma colaborativa, reunindo o máximo de perspectivas.
Este método pode ser utilizado para solucionar problemas empresariais ou na elaboração de novos produtos ou serviços.
Análise SWOT
A análise SWOT, como o próprio nome sugere, é uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Também conhecida como FOFA por conta dos fatores mencionados, ela serve para analisar os cenários antes de iniciar um projeto, aumentando as chances de sucesso.
Comunidade de Práticas
A comunidade de práticas se define como um grupo de pessoas que compartilham um interesse e um problema em comum, e por conta disto se reúnem para desenvolver um conhecimento para aprimorar ou desenvolver uma prática a partir disto.
Esta metodologia viabiliza para as empresas a retenção de conhecimento e troca de conhecimentos entre os colaboradores mais experientes que faz com que ocorra a economia de recursos e de tempo.
QR Code e código de barras
O QR Code é uma ferramenta que cada vez mais se utiliza juntamente com aplicativos e produtos, ele é uma simbologia que ao ser convertida em texto possibilita a inserção de um site.
A sua leitura pode ser realizada a partir das câmeras de celulares, tablets e outros dispositivos móveis com câmera e conectados à internet. Empresas utilizam para a realização de pagamentos, por exemplo.
O código de barras é usado tradicionalmente em produtos físicos, sendo uma codificação que serve para identificar os produtos e auxiliar o processo de baixa em estoque.
Muitos produtos físicos atualmente dispõem de ambos, onde o código de barras possui esta função identificadora e o QR Code dispõe de informações pertinentes do produto para os clientes, sendo uma ótima oportunidade de se relacionar com os consumidores.
Prototipagem acelerada
Metodologia que possui foco em criação de protótipos que nada mais são que modelos preliminares de produtos novos ou repaginados que podem ser validados através do MVP.
Com a criação do protótipo, ele pode auxiliar a equipe de criação a visualizar o resultado do trabalho e identificar erros ou defeitos antes da sua produção.
Radar de inovação
O radar de inovação de baseia em quatro dimensões: as ofertas criadas pela empresa, os seus clientes, os processos que ela adota e os pontos de presença utilizados para a aplicação das ofertas no mercado.
Sistema de cocriação
Este sistema é dedicado a entender as necessidades do cliente para que seja ofertado um produto mais adequado para ele, porém de outra forma: com a sua participação direta.
Isto ocorre por meio da parceria com consumidores e fornecedores, podendo ocorrer o diálogo entre as partes, liberação de acesso a recursos, informações e transparência nas ações.
O momento é de inovar!
Ferramentas de inovação como Google Analytics, RD Station CRM e HubSpot auxiliam os seus processos inovadores e apresentam dados que possibilitam a melhor aproximação com o cliente.
Com tantas ferramentas, metodologias e tecnologias disponíveis no mercado atual, cabe a você empreendedor analisar quais podem se encaixar com as suas necessidades e utilizá-las para obter maior destaque no mercado e oferecer produtos que saciem as necessidades dos clientes.