Início » Marketing e Vendas » Ferramentas de Marketing: Guia básico para escolher as melhores ferramentas para a sua empresa

Ferramentas de Marketing: Guia básico para escolher as melhores ferramentas para a sua empresa

ferramentas-de-marketing

Em um mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam se esforçar para agregar valor ao seu produto ou serviço, aprimorar a percepção por parte do público-alvo e melhorar a experiência do consumidor. E essas são apenas algumas das funções nas quais as ferramentas de marketing atuam.

Saiba agora quais são as principais e como escolher as melhores opções para a sua empresa.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são ferramentas de marketing?

Chamamos de ferramentas de marketing os recursos que a empresa utiliza para planejar, executar e mensurar as suas estratégias de marketing. O foco delas é otimizar os processos a fim de torná-los mais eficientes e rápidos. Afinal, no mundo da tecnologia em que vivemos hoje em dia, aliar instantaneidade e eficiência é um pré-requisito para um empreendimento bem-sucedido.

Existem inúmeras ferramentas de marketing que vão desde grandes plataformas e a forma como a empresa as utiliza, como as redes sociais, até atividades bem específicas, como um e-book.

Em geral, as ferramentas de marketing digital são as mais utilizadas, porque permitem que a empresa execute uma performance melhor na internet. Uma de suas principais vantagens é alcançar um grande público, muitas vezes, com um baixo custo.

Podemos categorizar os tipos de ferramentas de marketing em dois grandes grupos quanto ao seu meio de uso e veiculação: aquelas que pertencem às estratégias de marketing digital e as que correspondem ao marketing tradicional. Confira alguns exemplos de ambos os tipos:

  • Gestão de redes sociais = marketing digital.
  • Marketing de conteúdo = marketing digital.
  • E-mail marketing = marketing digital.
  • Tráfego pago ou mídia paga = marketing digital.
  • Outdoor = marketing tradicional.
  • Anúncios em revistas, TV e outros meios de comunicação = marketing tradicional.
  • Publicação impressa própria da empresa = marketing tradicional.

Ferramentas de vendas

As ferramentas de vendas andam lado a lado com as ferramentas de marketing, mas têm um propósito bem mais focado em facilitar o processo de venda em si. Como exemplo das principais, podemos citar:

  • CRM.
  • Funil de vendas.
  • Planilha para controle de vendas.
  • Plataforma de mensagens para contato entre vendedor e cliente.

Hoje em dia, a ideia de separar conceitos e ferramentas em “caixinhas” está ultrapassada. Assim, embora o funil de vendas seja um recurso para aumentar as vendas, por exemplo, ele pode e deve ser usado para aprimorar a estratégia de marketing.

Embora as redes sociais sejam ferramentas de marketing, elas também podem ser utilizadas para efetuar uma venda. A dica é: não se prenda aos rótulos, use todos os recursos que puder a seu favor.

Principais ferramentas de marketing para cada área do negócio

Dificilmente uma empresa vai empregar uma única ferramenta de marketing, porque cada uma delas vai contribuir em um setor diferente. A ideia é que vários recursos empregados em conjunto façam a estratégia acontecer, cada um dentro daquilo a que se propõe. Veja quais são as mais utilizadas:

CMS

O CMS é um sistema que serve para o desenvolvimento de um site ou blog. O WordPress é o mais conhecido e utilizado por ser bastante intuitivo. É essencial na estratégia de marketing para construir a imagem e credibilidade da empresa na internet.

Mesmo com a supremacia das redes sociais, um bom site continua sendo importante para os negócios que querem se posicionar como autoridade em seu segmento de atuação.

Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que pode ser vinculada ao site para que a empresa consiga obter dados sobre a navegação as pessoas, como: quais foram as páginas mais visitadas, quanto tempo em média o usuário permaneceu em cada página, qual foi a sequência de páginas que ele percorreu, quanto tempo levou para sair do site, dentre outras informações.

SEO

É uma ferramenta que une diversas medidas que ajudam o site a ficar organicamente mais bem posicionado nos motores de busca. Entre as estratégias de SEO, estão: emprego adequado de palavras-chave, boa navegabilidade do site, ser responsivo, ter imagens de qualidade, entre outras.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas que mais está em alta atualmente. Consiste em produzir e publicar conteúdo de qualidade e relevância para os clientes existentes e em potencial, sempre alinhando com as etapas do funil de vendas (comprovando a integração entre as ferramentas de marketing e de vendas).

CRO: Otimização de Conversão

A CRO agrupa um conjunto de medidas que visam aumentar a taxa de conversão do site da empresa, ou seja, a porcentagem de visitantes que realmente executam uma ação esperada. Vai desde a definição da ação mais adequada (por exemplo: clicar em um banner, preencher um cadastro) até a criação de testes A/B para analisar qual alternativa converte mais.

Automação de marketing

O conceito de automação de marketing, na verdade, engloba várias ferramentas que se propõem a tornar alguns processos automatizados, mais eficientes e reduzir a taxa de erros. Por exemplo: as plataformas para disparo de e-mail marketing, sistemas de agendamento de publicação nas redes sociais, ferramentas de remarketing, dentre outras.

A automação costuma ser implementada com o intuito de viabilizar mais tempo hábil para que os profissionais de marketing possam focar na estratégia. Além, é claro, de fornecerem dados que não seriam obtidos manualmente – pelo menos não com facilidade.

E-mail marketing

Também está atrelada ao funil de vendas como uma ferramenta de nutrição de leads. Por meio do e-mail marketing, a empresa se mantém em contato com o cliente durante toda a sua jornada – e também no pós-venda, dependendo da estratégia, para potencializar as chances de convertê-lo.

Landing Pages

São páginas criadas dentro de um site para uma finalidade específica e foco em conversão. Por exemplo: uma landing page com um formulário de cadastro para o cliente que quer receber o lançamento de um novo produto em primeira mão. Por isso, ela sempre deve ter um copy bastante atrativo, um CTA e um campo para captação dos dados daquele usuário.

Gestão e monitoramento de redes sociais

As redes sociais são o auge do marketing digital atualmente, graças ao seu alto alcance e variedade de recursos que podem ser usados dentro de uma mesma plataforma. Como ferramenta de marketing para uma empresa, as redes precisam ser usadas com estratégia: escolher as redes certas nas quais o seu público realmente está, planejar conteúdos condizentes com os objetivos da empresa, pesquisar as tendências, entender como funciona o algoritmo, entre outras funções relativas ao uso profissional dessas mídias.

Mídia paga

O tráfego pago pode ser aplicado nas redes sociais ou nos motores de busca (como o Google). Consiste em pagar um determinado valor para que as publicações da empresa tenham um alcance maior ou se voltem a outro objetivo de conversão, como por exemplo, direcionar o usuário para o WhatsApp.

Como o alcance orgânico das plataformas é limitado, essa acaba sendo uma ferramenta importante para ampliar a visibilidade.

Design

A empresa precisa saber comunicar visualmente os seus valores e diferenciais e é para isso que serve a ferramenta de design: para criar e manter uma identidade visual em todas as peças online e off-line, que seja condizente com o público-alvo e, principalmente, com aquilo que a empresa quer transmitir.

Mapas de calor

O mapa de calor é uma ferramenta que mede o comportamento do consumidor em um determinado ambiente. Por exemplo: ao acessar o site da empresa, qual foi o percurso que aquele usuário trilhou, em quais áreas dedicou mais tempo, qual foi a trajetória do mouse dentro da plataforma e diversos outros insights. Ele mostra, visualmente, como isso aconteceu.

Compressão de imagens

Consiste em reduzir o tamanho dos arquivos de imagem, especialmente quando vão ser publicados no site, para aumentar a velocidade de carregamento das páginas e, consequentemente, ajudar a deixar o site mais bem posicionado nos buscadores.

Captação de leads

Também envolve diversas ferramentas que são usadas para obter os contatos de pessoas que podem estar interessadas no produto. Por exemplo: ao acessar o site da empresa, o usuário é direcionado para preencher suas informações básicas em um cadastro. A partir daí, a empresa poderá entrar em contato via e-mail ou telefone.

Criação de e-books

Faz parte do marketing de conteúdo e da captação de leads: a ideia é criar e disponibilizar um e-book de algum assunto relacionado à empresa e que interesse os clientes em potencial. Normalmente, essa disponibilização acontece mediante um cadastro para que a empresa tenha o contato dessa pessoa.

Criação de animações

Ferramenta para tornar o marketing digital mais atrativo, fugindo dos formatos convencionais de conteúdo, como texto, imagem e vídeo.

Como escolher a melhor ferramenta?

Não adianta tentar usar todas as ferramentas ao mesmo tempo, e acabar não dando a atenção necessária a nenhuma. Para selecionar quais você vai usar, avalie os seguintes pontos:

  • Quais são os objetivos da sua empresa com a estratégia de marketing que vai ser executada.
  • Qual é o perfil do seu público e que tipo de interação fará mais sentido.
  • Qual é a possibilidade financeira da empresa para investir.

Essa é a tríade do sucesso! Uma ferramenta que esteja dentro desses três critérios será uma boa escolha.

Quer saber mais sobre como selecionar e implementar as melhores ferramentas de marketing para o seu empreendimento? Entre em contato com empresas especializadas e peça um suporte profissional!

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Existem diversas ferramentas de marketing para você usar nas estratégias da sua empresa. Conhecer todas é importante para que a decisão tomada seja a melhor possível. Veja a seguir, o que selecionamos para você aprofundar ainda mais os seus conhecimentos!

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Planejamento de marketing: ferramentas práticas”. Nesse curso de 6 horas, você vai aprender a usar três importantes ferramentas de marketing: persona, jornada do cliente e funil de vendas. E então, está esperando o que para se inscrever?

02 – Artigo do Sebrae “Ferramentas e cursos sobre marketing e vendas para pequenas empresas”. No artigo, você terá acesso a soluções para sua empresa atrair novos públicos, vender mais e se destacar no mercado.

03 – Vídeo do canal da Mirago “Ferramentas de Marketing Digital: Uma Lista Completa!”. Nesse vídeo, você terá acesso a lista completa de Ferramentas de Marketing Digital para aumentar sua produtividade e trazer mais resultados para sua empresa. Dica: faça sua inscrição para os cursos da Mirago. São cursos de alta qualidade e aprendizado garantido!

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais