Início » Empreendedorismo » Filme Empreendedor: Joy, o nome do sucesso

Filme Empreendedor: Joy, o nome do sucesso

O filme é baseado em uma história real da vida de Joy Mangano (Jennifer Lawrence) que, desde criança, sempre manteve a mente criativa. Inspirando-se no mundo ao seu redor, onde via um problema, usava a criatividade para encontrar a solução para aquela necessidade.
Filme empreendedor: Joy, o nome do sucesso

O filme empreendedor JOY O NOME DO SUCESSO é baseado em uma história real da vida de Joy Mangano (Jennifer Lawrence) que, desde criança, sempre manteve a mente criativa. Inspirando-se no mundo ao seu redor, onde via um problema, usava a criatividade para encontrar a solução para aquela necessidade.

Os problemas familiares eram muitos e procurava conciliar a vida de mãe solteira com a de inventora. O filme mostra, mais uma vez, a difícil tarefa de lidar com dificuldades e grandes desafios para ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso. 

Conheça a partir de agora, a Jornada dessa heroína do Empreendedorismo dos tempos modernos!

Veja sobre o que trataremos neste post:

A Jornada do Herói

A Jornada do herói nada mais é do que uma estrutura de storytelling, muito utilizada em narrativas e criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell.

Esse tipo de narrativa envolve os leitores e espectadores em geral, pois conta histórias em que protagonistas superam vários desafios até se tornarem uma espécie de herói, partindo do seu mundo comum para viver aventuras em outros universos e passando por grandes provações.

Para ficar ainda melhor, um roteirista de Hollywood chamado Christopher Vogler, adaptou a obra de Campbell e escreveu o guia A jornada do escritor: estruturas míticas para escritores. Seu objetivo era de tornar as ideias de Campbell mais acessíveis para aqueles que quisessem contar histórias de forma mais engajadora.

Vamos agora entender como o filme empreendedor Joy o nome do sucesso se encaixa nos 12 passos da Jornada do Herói.

O mundo comum

Joy Mangano (Jennifer Lawrence) nasceu em East Meadow, Nova York, em 1956. Filha de pais ítalo-americanos, Rudy Mangano (Robert De Niro) e sua esposa Terri Mangano (Virginia Madsen), Joy foi uma criança criativa, com muitas ideias, uma grande imaginação e que gostava de criar os seus próprios brinquedos.

Entretanto, com a vida conturbada e as adversidades dentro de casa, Joy deixa esse lado morrer um pouco no início da sua vida adulta, sendo este um retrato bastante comum de muitos empreendedores existentes mundo afora.

Dessa forma, o filme empreendedor Joy o nome do sucesso apresenta a história de uma dona de casa com três filhos pequenos que varre, passa e cuida dos pais que ainda moram com ela. Seu pai era um ser antissocial, sua mãe uma mulher depressiva dependente de telenovelas, seu ex-marido Tony Mirrane (Édgar Ramírez) ainda morava no porão da sua casa e sua meia irmã era uma grande invejosa.

Entretanto, no meio de tantas pessoas difíceis, ela tinha a doce avó Mimi (Diane Ladd) que lhe dava muito apoio e sua amiga Jackie que também a ajudava muito.

O chamado à aventura

A aventura começa quando Joy, um certo dia, ao limpar o chão de um barco com cacos de vidro de uma taça de vinho que caiu, fere as suas mãos. Ela começa a limpar os pedaços de vidros que vão cortando as suas mãos e pensa que poderia ter alguma coisa que pudesse facilitar esse trabalho.

Assim, Joy retorna para casa e cria alguns planos para um esfregão autolimpante que pode ser desacoplado e lavado na máquina.

Recusa do chamado

Joy tinha um enorme desafio pela frente. O medo, a hesitação e conflitos interiores eram frequentes. Por isso, em um primeiro momento, o personagem recusa o chamado que recebeu e tenta convencer a si mesmo de que não se importa com aquilo.

Encontro com o mentor

A avó Mimi teve um papel fundamental na vida de Joy, já que era a única que incentiva de forma genuína as suas ideias e que acreditava no seu potencial.

A autoconfiança de Joy pode ter vindo da sua avó, que acreditava que a neta ainda faria muito sucesso. São pessoas que sabemos que não mentiriam para nós e cuja opinião reforça as estruturas que nos impulsionam para frente.

A travessia do primeiro limiar

Joy constrói um protótipo com a ajuda dos funcionários da loja de seu pai e convence Trudy (Isabella Rossellini) a investir no seu novo produto. Trudy era uma viúva italiana rica com um pouco de experiência em negócios e que namorava o pai de Joy.

As perguntas do Investidor

As 4 perguntas do método financeiro de Trudy para Joy são importantes para você que quer empreender. Saiba quais foram as perguntas:

Onde ela estudou o colegial

A pergunta buscava saber se Joy tinha uma formação mínima e condições de empreender e ser merecedora do investimento.

Quem era Joy no colegial

A pergunta pode revelar muito sobre o empreendedor e não existe uma resposta certa, pois, nem sempre um excelente aluno será um ótimo empreendedor e, também, um péssimo aluno pode tornar-se um ótimo empreendedor no futuro.

Se estava preparada para que, após 6 meses do início do empreendimento apresentasse lucros satisfatórios

Se joy gaguejasse nessa resposta, talvez ela ainda não tivesse segurança o suficiente para o investimento que Trudy estava prestes a lhe conceder. E, provavelmente, não seria o momento ideal.

Você está num quarto e tem uma arma em cima da mesa. A única outra pessoa presente é um concorrente no mercado. Só um de vocês pode prevalecer, no entanto, você precisa proteger o seu negócio e o dinheiro do investimento. Você pega a arma, Joy?

Pegar a arma não significa que Joy atiraria no seu concorrente. Significava controle e o que Joy estaria disposta a fazer para manter o controle nos negócios e não deixar tudo a perder.

Provas, aliados e inimigos

Agora que Joy colocou o pé na estrada rumo ao seu objetivo maior, começa a se deparar com diversos desafios menores, contratempos e obstáculos que, gradativamente, vão testando suas habilidades e deixando-a mais preparada para as maiores provações que ainda estão por vir.

Aproximação da caverna secreta

Dando continuidade na sua trajetória, Joy colocou seu produto para vender no estacionamento de um supermercado. Ela, a amiga Jackie e a filha ficaram lá demonstrando o produto, falando dos benefícios.

Entretanto, por mais que ela tentasse, ninguém quis comprar, ninguém se interessou pelo produto e o que foi pior, ela não poderia estar lá fazendo esse trabalho e a polícia a expulsou de lá.

Joy se retrai e faz uma espécie de pausa, recolhendo-se em seu esconderijo interior e retornando aos seus questionamentos iniciais e ao enfrentamento dos medos que a impediam de iniciar sua jornada.

Sua avó a consola e diz que ela “não deve desistir e que desde pequena nasceu para ser uma presença tranquila entre todos e que ela sabe que vai viver para vê-la ser a matriarca de sucesso que nasceu para ser.”

A provação

Seu ex-marido consegue um encontro com Neil Walker (Bradley Cooper), executivo da QVC (Quality, Value, Convenience) que ajuda Joy a dar seus primeiros passos em vendas na TV e, assim, estabelece uma meta de vendas de 50 mil unidades para esse momento.

Como Walker acaba não fazendo a escolha correta da celebridade para fazer as vendas do Magic Mop no programa de vendas, acaba sendo um grande fiasco na primeira tentativa, mesmo tendo produzido 50 mil unidades exclusivamente para essa finalidade.

Mas Joy não desiste e decide pedir uma oportunidade de fazer o comercial, ela mesma. Assim, o esfregão passa a ser um sucesso de vendas no canal. Mas foi com muita perseverança e conhecimento do produto que Joy conseguiu dar esse grande passo.

A recompensa

No filme empreendedor Joy o nome do sucesso, a protagonista já passou por tantos desafios, já está mais do que na hora de começar a ter os momentos de glória. Afinal de contas, além de ser uma ótima inventora, ainda desenvolveu uma nova habilidade: a de vendas na frente das telas.

Mas a sua jornada empreendedora ainda não terminou e precisava fechar alguns pontos que ainda estavam fazendo com que o negócio não tivesse o lucro almejado.

Joy precisou reunir todos os conhecimentos e experiências adquiridos durante a sua jornada até aquele momento para enfrentar ainda, mais uma nova batalha.

O caminho de volta

Ela estava devendo muito dinheiro e os fabricantes do Magic Mop aumentaram os preços dos produtos, o que inviabilizaria o negócio. Disposta a renegociar, viaja até a fábrica com o objetivo de conversar com o dono da empresa (Gerard) que, de certa forma, estava chantageando a Joy.

Ressalta-se que roubaram o seu projeto e os moldes e ainda chamaram a polícia que a levou presa e a família teve que pagar sua fiança, aumentando ainda mais as dívidas.

A ressurreição

Este é o ponto mais alto do filme empreendedor Joy o nome do sucesso. De volta para casa e após assinar o documento de falência do seu negócio, pega alguns documentos e começa a lê-los com calma.

Assim, descobre que o dono da patente de produto similar em Hong Kong não conhecia e nem tinha feito qualquer negócio com algum americano e que não fabricaram ou venderam nenhum tipo de esfregão.

Como ela pagou royalties e o dono da patente em Hong Kong não tinha conhecimento sobre isso, tratava-se, portanto, de uma fraude fiscal e peculato, prática criminosa e que dá cadeia nos Estados Unidos.

Além de tudo, os esfregões da Joy e os do senhor Christopher (Hong Kong) não possuíam nenhuma semelhança e, portanto, ela não devia nenhum valor de royalties para ninguém.

De posse dessas informações, viajou até o Texas e conversou com o que se intitulava dono dos royalties e expôs a ele tudo o que descobriu, ameaçando-o de denunciá-lo.

Foi então que Joy conseguiu destruir definitivamente o seu inimigo, que devolveu os moldes e o fez assinar contrato para pagar de volta os 50 mil dólares dos royalties que receberam indevidamente e mais 50 mil dólares com juros.

O retorno com o elixir

Joy Mangano vive hoje em Long Island em uma mansão e coleciona títulos. Já foi considerada Empresária do Ano, ficou na 77ª posição no ranking das 100 pessoas mais criativas no mercado e foi incluída no ranking das 10 mulheres mais criativas em negócios.

Dentre suas principais invenções temos: Miracle Mop, cabide de veludo (Huggable Cabides),  coleção de neutralizadores de odores (Forever Fragrant), velas sem pavio, suportes para perfume, forros de gavetas, guarnições, modeladores de sapatos e muito mais.

Características do Comportamento Empreendedor (CCE)

Veremos a partir de agora as principais características empreendedoras de Joy Mangano no filme empreendedor Joy o nome do sucesso:

Busca de oportunidades e iniciativa

Joy em seu dia a dia, sem procurou enxergar oportunidades de negócios incomuns para desenvolver novas ideias. Com isso, desenvolveu a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos, como o “miracle mop” e o cabide de veludo, muito usado hoje em dia.

Agindo com proatividade e antecipando-se às necessidades que outros não enxergavam, buscou diversas possibilidades para expandir seus negócios.

Persistência

A persistência e a habilidade de Joy para enfrentar todos os obstáculos que apareceram no seu caminho foram suficientes para não fazê-la desistir das suas ideias.

Para muitas outras pessoas, a desistência seria o caminho natural, mas para Joy, até porque estava tão endividada, desistir não era a solução. Persistir foi uma das principais características que lhes garantiram o sucesso.

Dessa forma, sempre procurou reavaliar, insistir ou mudar seus planos e esforçou-se muito para superar obstáculos e atingir seus objetivos.

Comprometimento

Joy participou de todas as etapas de desenvolvimento do seu produto: criação, confecção e divulgação. Fez sacrifício pessoal e colaborou com os funcionários para alcançar os objetivos.

Portanto, no filme empreendedor Joy  o nome do sucesso, é possível verificar que a protagonista trouxe para si mesma as responsabilidades atreladas ao sucesso ou ao fracasso das suas ideias.

As 12 principais frases motivacionais para empreender

O filme empreendedor Joy o nome do sucesso, é uma verdadeira aula de motivação para aqueles que querem empreender. Dentre tantas frases motivacionais existentes no filme, destacamos as seguintes:

  1. Você pode ser um brilhante criador comercial não realizado. Mas por outro lado, é igualmente possível que tenha tantas falhas que o resultado seja o fracasso. Condenado a uma vida inteira de fracassos, decepções e expectativas não alcançadas.
  2. Eu não sei nada sobre gráficos ou negócios, para ser honesta. Mas eu limpo minha própria casa. E eu fiz este esfregão porque ele é melhor do que qualquer opção que existe no mercado.
  3. Nunca falem em meu nome sobre o meu negócio!
  4. Algumas pessoas amam fazer coisas. Elas têm a paciência e a concentração de criar com as próprias mãos.
  5. Não aceite desaforo de ninguém.
  6. O mundo não lhe dá oportunidades. O mundo destrói sua oportunidade e parte o seu coração.
  7. O tempo vai para frente. O tempo vai para trás. O tempo fica parado.
  8. Os negócios não são justos.
  9. Quando alguém vê uma fraqueza em mim, transformo essa fraqueza em força.
  10. Quando você se esconde, está segura porque as pessoas não podem ver você. Mas o engraçado em se esconder, é que você se esconde de si mesma.
  11. Todos começam uma história com algum tipo de sonho sobre como a vida seria.
  12. Você não tem, exatamente, a vida inteira à sua frente, mas ainda tem alguns bons anos para viver.

BÔNUS: Aprendizados importantes para a vida

  • Comece a prestar mais atenção em seus talentos, pois, eles se manifestam desde cedo.
  • Soluções simples para problemas comuns são mais corriqueiros do que podemos imaginar.
  • As dificuldades da vida tornam as pessoas mais fortes. Quem está acostumado a matar um “leão por dia” e enfrentar as barreiras que a vida impõe, tem mais resiliência em superar as dificuldades e alcançar o sucesso.
  • O caminho do empreendedorismo é cheio de surpresas, dificuldades, decepções e pessoas que não acreditam nas nossas ideias e em nosso potencial e, portanto, nem todos estão preparados para enfrentar estas circunstâncias.
  • O empreendedor, muitas vezes, dependerá de terceiros, independente do quão competente ele seja, pois, qualquer empresa exige competências e conhecimentos que não são dominados pelo empreendedor e, por isso, sempre vai depender de terceiros para alguma coisa.
  • Teve uma ideia? Então registre e certifique-se de que não será roubado.
  • Se tiver condições de não usar a família para trabalhar nos seus negócios, então não use. Lembre-se: família, família, negócios à parte. Cuidado com os amigos também! Se possível, deixe os amigos para as amizades e os competentes para os negócios.
  • As melhores ideias vêm espontaneamente e podem surgir de uma situação específica, como um problema ou uma necessidade. E entenda que para se ter uma boa ideia, é preciso ter muitas ideias.
  • Os investidores são importantes na vida de qualquer empreendedor, por mais complicada e conturbada que possa parecer essa relação. O ideal é sempre tratar como negócios, mesmo que o capital tenha sido investido por um amigo ou parente.
  • Lembre-se sempre: o não a gente já tem. Então, vamos em busca do sim. Saiba que o não sempre vai fazer parte do processo e da vida de qualquer empreendedor que queira alcançar o sucesso.
  • Mais importante que ter uma boa ideia, é executá-la.
  • Proteja sua propriedade intelectual. Estude para saber se não vai infringir direitos de terceiros. Para isso, é importante ter orientações de um advogado especialista no assunto. Saiba mais sobre o assunto acessando o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Se você gostou do nosso conteúdo sobre o filme empreendedor Joy o nome do Sucesso, conheça outras histórias incríveis para se inspirar e desejamos muito sucesso na sua jornada como empreendedor ou empreendedora. 

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais