Investir na inovação de sua empresa pode trazer inúmeros benefícios, não só para seu negócio para toda a equipe.
Confira esse guia essencial para aprender a inovar em sua empresa e veja sua empresa se desenvolver em diversas áreas, além de garantir um crescimento com ótimas vantagens financeiras!
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que é inovação e qual a sua Importância
A inovação, ou um profissional inovador, se dá pela atenção às tendências do mercado, busca de novas soluções para problemas detectados em seu negócio e estar em constante movimento para incorporar ideais que valorizem processos, aumente suas vendas e, também, valorize os profissionais que trabalham com você.
A importância de sempre buscar a inovação em sua empresa traz benefícios que começam pelo fortalecimento do seu time. “A união faz a força”, esse é um ditado antigo e faz muito sentindo nesse contexto. Investir na inovação estimula a participação coletiva e o engajamento na solução de problemas.
Também ajuda a melhorar seu processo de vendas, entender melhor o perfil da carteira de clientes e até agrega valor ao seu produto. Isso afeta diretamente em sua competitividade dentro do segmento em que atua. Conseguindo um bom posicionamento, você fideliza mais clientes e permite que eles sejam divulgadores espontâneos de sua marca, por exemplo.
As vantagens são muitas e veremos mais sobre como cada maneira de inovar trará benefícios para seu empreendimento.
Tenha mentalidade empreendedora
Ainda que você não tenha nascido com uma mente empreendedora, existem alguns pontos que podem deixar sua mente funcionando em uma frequência mais aguçada para os negócios. Busque se reinventar para encontrar vantagens competitivas e melhores formas de fazer o que sua empresa já faz.
Ainda que não exista uma fórmula pronta, existem alguns detalhes importantes no processo de ser inovador e colocar ideias em prática: ter um objetivo definido e muito bem estudado antes de executar para ter confiança no que está sendo desenvolvido.
Outra coisa importante para empreendedores que desejam inovar em pequenos negócios – ou até nos grandes – é não ter medo de errar ou fracassar. Errar faz parte do processo de inovação, ainda mais quando se está experimentando algo nunca feito. Por isso, ter competência e conhecimento no que está desenvolvendo é muito importante.
Busque Parcerias
Encontrar formas de criar parcerias é uma ótima maneira estratégica de fortalecer sua marca no mercado e aproveitar oportunidades de vendas que virão com elas.
Encontrar outras empresas do mesmo segmento ou segmento complementar é útil para desenvolver ações promocionais ou ainda parceria com fornecedores, o que pode trazer benefícios como custo menor em sua matéria-prima. Ainda relacionando parcerias com vendas, ações promocionais podem oferecer maior visibilidade entre consumidores cruzados, vender mais com compras casadas ou atingir um novo público que não conseguia seus produtos.
As parcerias devem sempre pensar em uma associação de expertises ou benefícios que ambas as partes encontrarão nesse acordo. É uma ótima maneira de prevenir ou solucionar problemas relacionados ao mercado ou a dificuldades internas da empresa, como estoque excedente, queda de vendas ou pouco conhecimento da marca.
Invista em tecnologia
Investir em tecnologia pode parecer muito caro para muitos empreendedores, porém as vantagens competitivas e de gerenciamento trazem um valor de negócio muito maior do que você investiu. Seja em processos mais tecnológicos na produção, softwares de gestão de informações ou sistemas que deixarão o trabalho de seus colaboradores mais produtivos.
O uso de novas tecnologias pode aumentar a retenção de clientes bem como aumentar a velocidade das vendas na sua empresa.
Em um mercado em constante evolução, investir em tecnologia é essencial para aumentar a visibilidade de sua empresa e manter a competitividade, proporcionar um ambiente de trabalho que oferece ferramentas para estimular novas ideias entre os colaboradores, agregar valor a seus produtos e, consequentemente, aumentar sua receita de vendas.
Invista no treinamento de colaboradores
Desenvolver o capital humano que você já possui pode ser muito mais vantajoso do que mudar a equipe ou contratar novos profissionais. Desenvolver habilidades e o potencial que já possuem traz benefícios para a empresa e mostra a valorização para com os colaboradores, o que tem grande impacto na produtividade.
Além da reter talentos, incentivar o trabalho em equipe e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, outras consequências naturais são vantagens competitivas que seu empreendimento cria diante da concorrência. Uma equipe treinada e atualizada desenvolve novas formas de atuar no mercado e traz ideias inovadoras antes não pensadas.
Empreendedores devem investir em conhecimento
Ainda que você como empreendedor já possua uma mentalidade voltada à inovação, buscar conhecimento é a chave para o sucesso, quando desejar desenvolver seu negócio.
Atualizar seu conhecimento técnico sobre o mercado e estudar sobre as áreas que precisam de certa atenção é o melhor caminho. Ao inovar, não pode haver espaço para suposições ou uma intuição baseada somente no que você acredite ser o melhor. Seja por meio de um curso de especialização em uma área, um MBA ou conversar com outros profissionais que possuem vasta experiência sobre o assunto também é muito válido.
Melhoria do design da empresa
Definir um design estratégico é importante e muito útil quando precisamos criar soluções para produtos existentes ou novos serviços, realizar alterações físicas que podem tornar processos mais funcionais ou identificar novas oportunidades de negócio. Tudo sempre deve ser feito levando em conta o cliente, quem tem parte fundamental no processo final até a compra.
Nesse processo, é fundamental desenhar e testar o que você deseja desenvolver para ter certeza de que a solução realmente favorece sua empresa, evitando decepções futuras. Desenvolver o design estratégico pode trazer benefícios não somente dentro da empresa com métodos, processos e fluxos de trabalho, mas pode ajudar sua inovação nas áreas de marketing e ações promocionais, como no processo de vendas que pode ser desenvolvido para elevar seu faturamento.
Mudar a forma de oferecer os produtos
Talvez você esteja satisfeito com seu catálogo de produtos e como ele é ofertado ao cliente final. Porém, pensando com uma mente empreendedora e inovativa, vale a análise se a forma em que você oferta seus produtos têm falhas, pontos a melhorar ou se existe a opção de mudar totalmente a forma com que você oferece seus produtos.
Quando se trata em expor seu produto para o mundo, é fundamental estar atualizado sobre as melhores formas de chegar até o consumidor e oferecê-lo de uma forma atrativa. Isso pode incluir não somente o processo de desenvolvimento de produto, onde você analisa o público-alvo e cruza suas necessidades com os benefícios que seu produto oferece mas, também, em novas modalidades de vendê-los. Procure novos canais de vendas, invista em estratégias inovadoras de marketing digital ou ainda, mude a forma como o produto é apresentado.
Reduzir custos
A redução de custos e despesas está totalmente relacionada com investir em inovação. Procurar novas tecnologias, por exemplo, ajuda a evitar desperdício na produção ou aumentar o volume de fabricação, assim como gerir de forma mais produtiva suas despesas e seu quadro de funcionários. Custos podem ser reduzidos em vários processos de sua empresa, até mesmo no departamento de vendas.
Avaliar todos os custos de forma estruturada e visual é o primeiro passo. Desenvolver o departamento financeiro é fundamental para ter uma boa visão de tudo que é gasto, investindo em sistemas de gestão que mostram dados estatísticos sobre seu negócio.
Saber a porcentagem que cada departamento e processo tem no montante final de suas contas é uma maneira de analisar estrategicamente o que pode ser feito para reduzir custos, e se esses custos trazem um retorno para a empresa.
Ter a cultura de inovação
Ter uma cultura de inovação dentro da empresa se dá quando a mente de todos os colaboradores está alinhada, focando sempre em buscar soluções e ideias que fujam do que já é feito para alavancar processos, produtos e vendas.
Isso pode não parecer simples, mas é um processo que vale a pena e, também, inclui ações já comentadas nesse artigo, como investir em seu conhecimento e no conhecimento da sua equipe.
O fator principal para uma cultura empresarial voltada à inovação é diminuir burocracias que podem desanimar os colaboradores em desenvolver inovações, já que processos muito burocráticos são a pior arma contra a inovação. Junto a isso, é imprescindível criar canais de comunicação que estejam sempre abertos dentro da hierarquia da empresa, possibilitando o acesso de todos a um relacionamento de cumplicidade e confiabilidade.
Outro aspecto é possuir tolerância ao erro, já que isso estimula que as pessoas expressem ideias. Um ambiente de trabalho saudável onde esforços são valorizados e não punidos é essencial. Recompensar conquistas individuais ou da equipe, assim como ideias inovadoras que trouxeram resultados, também é importante.
Formatos e tipos de inovação
As inovações dentro de uma empresa devem ser pensadas em todas as áreas e processos, ser inclusiva, pensar “fora da caixa” de forma estratégica e não haver medo de errar no processo.
Como detalhamos ao longo do artigo, podemos dividir as inovações em quatro principais áreas:
- Inovação de Processos se dá quando envolve a maneira como as coisas são feitas dentro de seu negócio. Seja o passo a passo na produção, processos administrativos ou qualquer atividade que possui certa burocracia. Analisar o volume de processos, como eles são feitos e no que podem melhorar, entra nessa categoria.
- Inovação de Produtos e Serviços inclui uma análise de perto sobre o que sua empresa oferece, se possui benefícios atrativos e vantagens competitivas. A inovação de produtos deve ser sempre acompanhada para garantir que sua empresa não fique parada no tempo, sempre oferecendo soluções atrativas e que fidelizem seus clientes.
- Inovação em Marketing envolve também como sua marca é vista por clientes, fornecedores e até mesmo seus colaboradores. Como o Marketing está em constante evolução, foque em analisar sua identidade visual, como sua empresa se comunica com o público-alvo e quais estratégias usadas para vender. Analisar essa área exige profissionais capacitados que possam dar um direcionamento sobre o que pode ser feito.
- Inovação Organizacional envolve buscar processos administrativos internos que sejam eficazes e eficientes. Isso inclui tudo relacionado à gestão de equipes, trabalho desenvolvido pelo departamento financeiro e até como é elaborado o processo de vendas. Principalmente, diz respeito a como as pessoas executam suas tarefas nas diferentes áreas, o clima organizacional e a abertura que os gestores dão para que as pessoas exponham novas ideias e participem da construção dos processos.