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Formatos para Expansão Empresarial: Como escolher o melhor para sua empresa

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No mundo dos negócios, acomodação é uma palavra que não combina com quem busca bons resultados. E basta uma breve pesquisa sobre a história de grandes empresas para percebermos que todas elas têm em comum uma característica: em algum momento, alguém decidiu expandir.

Mais do que aumento de renda, a expansão empresarial é, muitas vezes, o caminho possível para fazer o negócio sobreviver em meio à concorrência. Além disso, é também o sonho da maioria dos empreendedores, afinal, quem não gostaria de ver sua empresa se espalhando e ganhando novos mercados?

Agora, entre o desejo e a realidade, há uma série de dúvidas: como expandir? Quais os formatos para expansão empresarial? Quando investir na expansão

Para ajudá-lo com esses questionamentos, reunimos informações que podem ser úteis. Confira:

Veja sobre o que trataremos neste post:

Por que expandir?

Expandir é muito mais do que uma questão de ampliar a presença de sua empresa em outros mercados. Na maioria das vezes, é uma alternativa para assegurar que seu negócio continue existindo.

Num mundo globalmente conectado, os concorrentes estão em todos os lugares, o que exige esforços maiores para marcar a presença da sua empresa. E a expansão pode ser uma boa alternativa.

Seja pela abertura de novas unidades ou pela incorporação de outras atividades, a expansão empresarial é algo que deve estar na mente de todos os empreendedores.

Então é aconselhável que todas as empresas expandam? Na verdade, não é bem assim. É preciso saber o momento seguro para realizar a expansão empresarial.

Quando expandir

Antes de pensar em ampliar sua empresa, é necessário avaliar se seu negócio tem capacidade de expansão e, claro, se você está disposto a isso – já que será preciso dedicar ainda mais tempo ao negócio.

Para isso, avalie alguns indicadores. O Sebrae sugere que você avalie os seguintes:

Análise do lucro

Analisar apenas o momento atual do negócio pode passar uma falsa impressão. Veja qual o lucro da empresa nos últimos anos. Se ele se manteve alto, sem variações inexplicadas, então é um bom sinal para realizar a expansão.

Análise da clientela

Sua base de clientes é fiel? Você precisa procurar eles ou seus compradores vêm até sua empresa com frequência? Se a demanda é alta, há uma boa justificativa para expandir.

Análise dos pedidos

Alguns sinais de que a expansão é um bom caminho podem vir de pedidos dos clientes. Se eles pedem que você amplie ou se eles vêm de longe só para negociar com você, há chance de sucesso na ampliação.

Análise do setor

Tenha bastante atenção ao seu setor. Se sua área está em alta, avalie a possibilidade de expandir.

Em primeiro lugar, um setor aquecido vai ajudar a impulsionar a expansão e consolidação de sua empresa.

Outro fator é a concorrência: se o setor está em alta, é possível que seus concorrentes queiram expandir, e você não pretende ficar para trás, certo?

Análises internas

Para erguer um prédio, é necessário ter uma sustentação adequada. Para expandir a sua empresa, também.

Avalie suas finanças, a quantidade de trabalho e o engajamento de sua equipe. As contas estão sob controle? Os colaboradores estão alinhados com os valores da empresa? Os clientes são atendidos dentro do prazo? Se sim, sinal verde para a expansão!

Sem essas condições, a ampliação certamente irá gerar mais problemas do que soluções.

Análise SWOT

Se a avaliação dos indicadores acima teve um resultado positivo, é hora de fazer o que se chama análise SWOT.

Essa é uma técnica na qual você vai colocar no papel todas as forças e fraquezas de sua empresa, além das oportunidades e ameaças do mercado.

É um passo bem importante rumo à expansão empresarial. Busque responder às seguintes questões:

  • O que sua empresa faz bem?
  • Qual o diferencial?
  • O que vocês precisam melhorar?
  • O que os concorrentes fazem melhor que sua empresa?
  • Quais são as oportunidades em sua área?
  • Quais são as tendências na sua área?
  • Quais são os produtos emergentes?
  • Quais os principais concorrentes?
  • Existem concorrentes emergentes? Quais os diferenciais deles?

Uma vez respondidas essas perguntas, você terá um bom ponto de partida para começar a criar estratégias e escolher o formato para expansão empresarial da sua empresa.

Os formatos para expansão empresarial

Chegamos no momento crucial da expansão empresarial: a seleção do modelo, isto é, como será feita a ampliação.

Abaixo, listamos os mais comuns formatos de expansão empresarial.

Abertura de outra unidade

Inaugurar uma unidade em outro local costuma ser a primeira ideia de expansão, e pode ser bastante lucrativa.

Para que dê certo, é preciso ter certeza de que você está tendo lucros constantes e tenha perspectiva de crescimento em sua área.

Se o ramo de atuação não permanecer em alta nos anos seguintes, você pode ver as duas unidades fecharem, então analise com bastante atenção para o cenário do mercado.

Antes de abrir outra unidade, avalie o local onde ela será instalada e se você tem capacidade de absorver gastos ou mesmo prejuízos da nova loja – o que é comum no início de um negócio.

Internamente, abrir outra unidade deve gerar mais responsabilidade para você, empreendedor. Esteja ciente que será preciso investir mais tempo na gestão dos negócios, mas não perca de vista a essência da empresa, afinal foi essa ideia inicial que atraiu e fidelizou sua clientela.

Ampliar o ramo de atuação

Também é comum que os empresários adotem a diversificação como forma de expansão.

Ampliar o ramo de atuação consiste basicamente na expansão da oferta de produtos ou serviços. É bom pensar nisso, pois diversifica a fonte de renda e não condiciona seu negócio a apenas uma linha.

Essa diversificação pode seguir em várias direções: um novo produto, um produto complementar, uma prestação de serviços para empresas do ramo ou mesmo uma consultoria.

Só tenha cuidado para não tentar “abraçar o mundo”, fazer muitas coisas e deixar a qualidade de lado.

Fusão ou aquisição

Esse tipo de expansão está bem em alta no mercado: fusão ou aquisição, também conhecida pela sigla e M&A – Mergers and Acquisitions.

A fusão consiste na união de empresas que tem áreas de atuação semelhantes ou idênticas, ou seja, é uma união de forças. Já a aquisição consiste na compra de uma empresa por outra.

Expandir nesse formato demanda uma análise dedicada da empresa com a qual você pretende se fundir ou adquirir. Quais as vantagens dessa integração? O que será possível aproveitar da outra empresa? Como se dará a incorporação?

Em outras palavras, é um casamento. Você precisa achar um bom companheiro ou companheira e definir como será a rotina dessa união.

Estruture franquias

Se você procura um modelo de baixo custo para expansão, então avalie a possibilidade de estruturar um sistema de franquias.

Nesse formato, o seu modelo de negócios – que fez sua empresa se consolidar no mercado – é disponibilizado para outros empreendedores.

Funciona da seguinte forma: você procura por empreendedores dispostos a abrirem uma franquia e fornece a eles todo seu conhecimento sobre o negócio, o padrão de produção, a identidade visual e, claro, a sua marca.

O empreendedor abre a empresa na cidade dele seguindo todas as recomendações e, com isso, passa a ser mais um representante da sua marca.

O sistema de franquias é bem vantajoso. Da mesma forma que você quer ampliar sua marca, o franqueado também é um empresário e é parte interessada em fazer a filial ter sucesso.

Do ponto de vista operacional, caberá ao franqueado contratar funcionários e gerenciar o negócio.

A você, além de repassar todo o conhecimento, as recomendações e o direito ao uso da marca, cabe a missão de manter o padrão de qualidade em todas as franquias. Por isso, é necessário muito planejamento e gestão.

Licenciar um produto

Mais raro de ocorrer, porém bem vantajoso e barato, o licenciamento de um produto é uma alternativa ao sistema de franquias.

Você tem um produto muito bom que se destaca no mercado? Licencie ele junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Depois, faça acordo com outras empresas para que elas sejam revendedoras autorizadas desse item.

Ao mesmo tempo em que as revendedoras terão à disposição um produto certificado, de qualidade, elas pagarão royalties para você a cada venda feita do item licenciado.

Ou seja: você autoriza outras empresas a usarem sua marca e venderem seu produto, mas parte dos lucros é destinada para o seu negócio.

Ao contrário do sistema de franquias, o licenciamento não exige que você passe ao associado todo o conhecimento sobre o negócio, apenas o produto em si e o direito do uso da marca.

Não é um sistema de expansão muito comum pois normalmente o registro no INPI demora um pouco. Mas vale tentar, não acha?

Presença on-line

São poucos os negócios que não combinam com o ambiente virtual. Certamente, sua empresa é uma daquelas que podem ter uma loja virtual, o que é um excelente formato de expansão.

Não estamos falando apenas de redes sociais para divulgar seus produtos e atrair clientes para a loja física. Isso também é importante, claro, mas a presença on-line é realmente colocar uma loja na internet.

A loja na internet, ou e-commerce, consiste em uma unidade virtual de sua empresa. Nela é possível ver os produtos ou serviços, conversar com atendentes e fazer compras. É um sistema barato e que amplia sua área de atuação até os limites logísticos do seu negócio.

Tal formato é tão bem aceito que não ter um e-commerce hoje em dia pode até mesmo ser um problema já que, possivelmente, seus concorrentes estarão (ou já estão) vendendo pela internet.

Escolhi o formato de expansão. E agora?

Avistou a oportunidade e decidiu qual caminho seguir? Então hora de iniciar os trabalhos de ampliação.

Possivelmente você montou um plano de negócios antes de começar sua empresa, certo? Pois é, agora é hora de montar um plano de expansão.

Você sabe aonde quer chegar, quais são as oportunidades e riscos e está seguro de que é a hora certa de expandir. Então detalhe isso no papel e mãos à obra!

Insira prazos, metas, objetivos, projeções e, com isso, tenha um plano de ação.

A gente entende que esse momento é bem importante, mas você só deve ficar receoso de colocar o plano em prática se ignorou alguma das etapas anteriores.

Agora, se você ficou em dúvida sobre algo, lembre-se que é o seu negócio que está em jogo. Procure instituições capazes de assessorar sua expansão empresarial desde o começo.

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O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

É fundamental entender que expansão é um processo que precisa de dados e de planejamento, de modo a garantir que a empresa possa suportar a transição e entrar no próximo nível com capacidade para continuar se destacando no mercado. E definir qual o modelo de expansão mais adequado para sua empresa é um desafio.

Quer saber mais sobre como fazer a sua empresa alçar novos objetivos e continuar crescendo? Veja a seguir o que preparamos para você!

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Expansão: a estratégia de crescimento certa para seu negócio”. Nesse curso de 2 horas você vai aprender a definir o melhor modelo para expandir o seu negócio e crescer com planejamento por meio dos seguintes módulos:

  • Introdução do curso.
  • Análise do Cenário para Expansão.
  • Possibilidades para Expansão.
  • Diagnóstico Estrutural.

02 – Ebook “Expansão: O modelo certo para sua empresa crescer”, desenvolvido pela Endeavor e pelo Sebrae.

03 – Para você que quer crescer por meio de franquia, leia o artigo do Sebrae “A franquia como ferramenta de expansão empresarial

04 – Ebook do Sebrae “O que você precisa saber sobre expansão empresarial para pequenas empresas”. Você precisará efetuar login ou criar uma conta. Mas não se preocupe porque o Sebrae protege muito bem os seus dados e você tem garantia de que não serão utilizados de forma indevida. E vale a pena fazer leitura do conteúdo!

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