Início » Processos e Logística » Gestão da Cadeia de Suprimentos: Tudo o que você precisa saber!

Gestão da Cadeia de Suprimentos: Tudo o que você precisa saber!

O planejamento e o controle da produção são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa. A cadeia de suprimentos, também conhecida como supply chain, é um sistema de organizações de pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes, incluindo a compra de matérias-primas, controle de estoque e o transporte do produto até o consumidor final.
gestao-da-cadeia-de-suprimentos

Para que possam desempenhar suas funções e obter bons resultados, as gestões de empresas precisam tomar alguns cuidados para que não se isolem em seus processos, pois, é preciso entender que, sozinha, uma empresa não conseguirá realizar tudo o que é necessário para conquistar o sucesso e se manter competitiva no mercado.

Portanto, é preciso contar com diversas partes interessadas, diretas ou indiretas, como clientes, investidores, parceiros e, claro, fornecedores. Estes últimos são essenciais para a manutenção do negócio, uma vez que sem os produtos ou insumos, é impossível permanecer com uma operação positiva.

E, nesse contexto, a empresa precisa dar um pouco mais de atenção a esse setor porque a sua importância é notável. Portanto, para que tudo saia corretamente, é necessário que a empresa invista em uma boa gestão da sua cadeia de suprimentos, que será capaz de controlar e auxiliar nesse processo como um todo.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Cadeia de suprimentos: o que é, gestão e objetivos

Antes de entender como é o funcionamento, o que pode impactar e quais são os benefícios principais da gestão de uma cadeia de suprimentos, é preciso compreender o que está dentro desse conceito, quais são os seus objetivos e o que ele pode garantir em melhorias para a empresa.

A cadeia de suprimentos também é conhecida pelo termo em inglês supply chain. O significado dessa expressão, na prática, destaca que ela será responsável por garantir que um produto ou serviço seja disponibilizado pelo fornecedor e que chegue de forma segura ao consumidor final.

Portanto, a definição mais exata para esse procedimento é que ele é um conjunto totalmente interligado de ações que são executadas envolvendo vários elementos distintos, ao mesmo tempo, e procedimentos necessários para que haja um bom funcionamento da rede até que os produtos sejam distribuídos.

A finalidade dessa estratégia é garantir que todo esse processo que está sendo feito fará com que o cliente se sinta contemplado e satisfeito com o produto recebido e o atendimento prestado.

Para que a cadeia de suprimentos funcione corretamente é necessário que todas as etapas do procedimento sejam executadas de forma correta, sem os potenciais problemas que prejudiquem o bom desenvolvimento.

E é exatamente por isso que é usada uma gestão de cadeia de suprimentos. O intuito é evitar que esses problemas venham a ocorrer e que o processo seja concluído da melhor forma possível para atingir o seu objetivo de satisfazer os clientes.

A gestão visa uma otimização muito maior dos processos dessa cadeia de suprimentos para que tudo seja controlado e executado da forma correta, com agilidade e qualidade. Por isso, esse não é um processo simples e exige planejamento estratégico e de gestão complexos.

Gestão da cadeia de suprimentos

Ao surgir no assunto o termo gestão de cadeia de suprimentos, começa a ficar mais claro o que envolve o processo e a seriedade dele. Isso acontece porque a gestão tem como objetivo garantir que tudo que envolve a cadeia de suprimentos saia da forma mais correta possível para obter um resultado positivo.

O Supply Chain Management, que é essa gestão, acaba fazendo muitos gestores pensarem imediatamente a respeito da parte da logística, na qual serão determinados quais são os fornecedores, os valores a serem pagos e as estratégias para receber, pagar e distribuir.

Mas, apesar de serem alguns dos processos essenciais e importantes, esta é uma visão incompleta pensar que apenas esses pontos devem ser considerados. O ponto de partida pode ser a logística, mas outros aspectos devem ser levados em conta pela gestão.

Sendo assim, a gestão de cadeia de suprimentos também visa entender que um produto específico só pode chegar até o cliente após vários esforços, que parte desde a própria empresa até os fornecedores, envolvendo também os transportes e os órgãos públicos.

Na gestão de cadeia de suprimentos alguns pontos devem ser constantemente destacados e sempre lembrados:

  • Compra de insumos e materiais.
  • Escolha dos fornecedores.
  • Local onde os fornecedores atendem.
  • Desenvolvimento e fabricação dos produtos.
  • Transporte dos suprimentos.
  • Transporte dos produtos.
  • Gestão completa do fluxo de materiais usados pela empresa.
  • Coordenação de processos com fornecedores, transportes e clientes.
  • Criação de meios de comunicação eficientes e completos.
  • Manutenção dos canais de comunicação e atendimento.

Objetivos da cadeia de suprimentos

Sabendo que a cadeia de suprimentos e a gestão visam regular os produtos e como estes chegam aos clientes, é importante destacar os principais objetivos desses termos para que haja compreensão a respeito da importância e da necessidade de aplicar essas ações ao seu negócio.

O objetivo da cadeia de suprimentos em um negócio está claro ao entender o que o termo engloba. Entretanto, a finalidade deve ser avaliada de uma forma mais profunda. Isso porque o processo vai muito além das operações de logística.

A cadeia de suprimentos tem um valor estratégico muito grande dentro de um negócio pois, se bem executada, pode fornecer um diferencial para a empresa. Quanto mais eficientes e ágeis forem os processos, mais a empresa terá lucros, bom desenvolvimento e conseguirá conquistar o sucesso no mercado.

Olhando por essa perspectiva, a cadeia de suprimentos favorece para que a empresa consiga atingir os seus objetivos. Isso porque através desse processo ela conseguirá obter os insumos necessários para o desenvolvimento dos seus produtos e serviços.

Portanto, ela influencia todo o fluxo de funcionamento da empresa e consegue tocar em diversos setores ao mesmo tempo. Por isso, todos deverão ter envolvimento com os processos da gestão de cadeia de suprimentos inevitavelmente.

Responsáveis pela gestão de cadeia de suprimentos

Os profissionais que se envolvem com a gestão de cadeia de suprimentos podem ser específicos. Mas vale frisar que toda a empresa deve estar ciente para contribuir, pois a cadeia de suprimentos afetará a ação de todos os setores da empresa, que podem ser impactados positiva ou negativamente.

Mas como se trata de uma tarefa muito complicada, é importante destacar que existem divisões que devem ser acompanhadas, mesmo que todos os setores estejam diretamente ou indiretamente envolvidos nesses processos.

As empresas podem adotar uma área específica para o desenvolvimento da gestão de cadeia de suprimentos, mas mesmo com esse setor formado, é preciso ainda contar com o apoio de outros já existentes.

Então, todos os setores da empresa estarão envolvidos de alguma forma com os procedimentos da gestão. Portanto, os responsáveis são:

  • Setor de compras.
  • Setor de estoque.
  • Setor de vendas.
  • Marketing.
  • Jurídico.
  • Tecnologia da Informação (TI).
  • Recursos Humanos.

Todos esses setores contribuirão de algum modo para que o processo seja executado da melhor forma, de acordo com suas competências e o que lhes cabe na gestão.

Tendências da cadeia de suprimentos

Como a cadeia de suprimentos torna um recurso necessário para o bom desenvolvimento das empresas e o termo tem crescido no conhecimento das equipes, é importante investir cada vez mais no que traz inovação para o empreendimento e se aliar à tecnologia para isso.

Algumas tendências têm crescido no mercado no campo das tecnologias e poderão auxiliar ao longo do processo de gestão de suprimentos. Isso porque contam com processos mais otimizados, que não exigem intervenções manuais e, por consequência, cometem menos erros. Além disso, caso algum problema ocorra, o reparo será muito mais ágil.

De acordo com as novidades que a tecnologia tem fornecido para esses processos, é possível destacar algumas que estão se tornando tendências e são essenciais para a segurança, a qualidade e a agilidade dos processos.

  • Cadeia de suprimentos autônoma.
  • Omnichannel.
  • Internet das coisas.
  • Realinhamento do C-Suite.

Essas estratégias usam da tecnologia para auxiliar nesses processos de gestão porque conseguem coletar dados de forma mais fácil e rápida e processam essas informações sem erros e de modo muito mais ágil.

Boas práticas dentro da cadeia de suprimentos

Garantir a excelência na gestão de cadeia de suprimentos é o objetivo de todas as empresas, pois com isso o negócio só tende a crescer. Portanto, algumas boas práticas podem favorecer para que haja um gerenciamento muito mais satisfatório para o negócio.

Mapear os processos para que se tenha controle é uma das formas de garantir que tudo esteja saindo da forma como foi planejado. Um levantamento inicial e outros constantes de modo que os processos sejam finalizados e iniciados é o ideal.

Isso porque o mapeamento garante que a empresa conte com condições muito mais favoráveis para poder avaliar de forma periódica o desempenho e o fluxo do que está sendo produzido.

Outro ponto importante a ser destacado é a avaliação de estoque. Este costuma ser um problema muito grande para as empresas, pois muitas acabam falhando em um controle eficiente. Portanto, é válido lembrar que existem ferramentas especializadas que podem ajudar muito nessa questão.

Por fim, é importante que os gestores incentivem constantemente que os profissionais cooperem uns com os outros. Somente dessa forma tudo acontecerá de forma equilibrada, pois há uma possibilidade de comunicação muito maior agindo dessa maneira

Desafios e dicas para uma boa gestão de cadeia de suprimentos

São muitos os desafios enfrentados pelas equipes diante da implementação de uma boa gestão de suprimentos, visto que muitos processos precisam ser realizados, assim como avaliações periódicas e ações complexas, que exigem cautela.

Justamente por isso, um dos pontos mais desafiadores do processo é conseguir coordenar toda a gestão, levando em consideração que são várias áreas envolvidas, ao mesmo tempo, e devem ser respeitadas e levadas em consideração.

Para não se perder em meio a tantos processos, a empresa precisa se preocupar com essa coordenação de equipe, bem como deve avaliar os resultados sempre que possível, estipulando um período para que isso seja feito de forma controlada.

Outro ponto importante é saber exercer essas tarefas complexas de forma flexível, se adaptando às mudanças e aos novos conhecimentos. Não adianta adotar processos rígidos e que não podem ser modificados porque com o tempo eles podem se tornar lentos e ineficientes.

Na prática, mesmo que seja feito um planejamento, muitos erros podem acontecer ao longo do caminho e a gestão precisa ter esses pontos em mente para que consiga reverter de forma ágil, sem que traga maiores problemas para a empresa.

  • Analise e considere os riscos de uma ação.
  • Cuide atentamente dos gastos.
  • Não se baseie em achismos e no ‘feeling’.
  • Construa uma comunicação positiva com os seus fornecedores.
  • Utilize as tendências de mercado a seu favor.

Para não cair no erro, é preciso que a gestão tenha em mente que mesmo diante de planejamentos muito concreto, os processos são mutáveis, muitas situações podem acontecer e é preciso estar preparado para isso.

É sempre importante que a gestão adote essa visão, de que se houver problemas ao longo do processo, haverá como corrigir e reparar sem que a empresa venha a ser prejudicada.

Por isso, todo esse processo deve ser construído com cautela e avaliando cada situação que possa acontecer, visto que é esperado de uma boa gestão de cadeia de suprimentos que ela se adiante aos problemas e encontre soluções antes que estes se agravem.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

O planejamento e o controle da produção são imprescindíveis para o sucesso de qualquer empresa. Assim, entra a cadeia de suprimentos, também conhecida por supply chain, que nada mais é que um sistema de organizações de pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na atividade de transportar produtos ou serviços dos fornecedores aos clientes, incluindo a compra de matérias-primas, controle de estoque e o transporte do produto até o consumidor final.

Veja a seguir o que selecionamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a fazer uma gestão da cadeia de suprimentos mais eficaz na sua empresa.

01 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é Supply Chain? (O que é cadeia de suprimentos?)”. Nesse vídeo, você vai entender por que o supply chain pode fazer toda a diferença em qualquer tipo de negócio, pois, será através dele que a empresa conseguirá atender as demandas de mercado e garantir a satisfação dos seus clientes.

02 – Vídeo do Canal Ser LogísticoSupply Chain – Tudo sobre cadeia de suprimentos“. Nesse vídeo, você vai entender como montar uma estratégia e fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos dentro da sua empresa.

03 – Consultoria do Sebraetec sobre “Cadeia de Suprimentos”. Com subsídio de até 70% do valor, você pode contratar essa consultoria e organizar melhor a cadeia de suprimentos da sua empresa. Veja a disponibilidade no Sebrae da sua região ligando no 0800 570 0800.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais