Gestão da Inovação

A gestão da inovação envolve a estruturação sistemática de um processo de aprimoramento, que possui etapas definidas — início, desenvolvimento e conclusão. 

Esse processo estabelece métodos e mecanismos para gerar valor, transformando ideias em inovações tangíveis, como melhorias de processos, novos produtos e serviços. O objetivo é reduzir custos ou aumentar o faturamento nas empresas.

A gestão da inovação, portanto, consiste no controle rigoroso desse processo e de suas variáveis. 

Está pronto para explorar mais sobre como isso pode ser aplicado na sua empresa?

Muitas pessoas acreditam que inovar dá muito trabalho e é muito caro. Inovação deve ser uma ação permanente na empresa. Portanto, inovar não é mais um diferencial, é uma necessidade. Inovar é para empresas grandes e pequenas e permanecer com as mesmas estratégias, dificilmente trará resultados diferentes. Saiba mais!

Um banco de ideias é uma metodologia que consiste na captação, geração e armazenamento de ideias, a fim de ampliar as possibilidades de solução para um problema específico. Portanto, é um local onde as ideias com potencial de trazer soluções inovadoras para as empresas são organizadas. É um dos primeiros passos da gestão da inovação.

Cultura de inovação envolve a busca por atitudes e mudanças inovadoras dentro da empresa e deve fazer parte da essência organizacional. São hábitos e padrões desenvolvidos por uma empresa, para a promoção da criatividade, geração de ideias e disseminação de conhecimento, com o objetivo de desenvolver novas metodologias, serviços, produtos e fomentar negócios.

Design é um processo construído para gerar soluções para resolverem determinado problema. Com esse processo, busca-se atrelar valor através do conceito de organização visual, ou seja, possibilita que ideias de produtos, serviços e espaços sejam concretizadas, não apenas focando na qualidade estética, mas na eficiência prática. Entenda.

Ferramentas de inovação são importantes para a obtenção de resultados nas empresas, bem como para manter a totalidade das ideias, discussões, categorizações e processos gerenciáveis. No universo corporativo, investir em ferramentas de inovação e buscar o aperfeiçoamento são ações essenciais para um desenvolvimento sustentável.

O financiamento para inovação em empresas é um apoio que alguns bancos e programas do governo como o Finep, oferecem a empreendedores de qualquer porte. Esse apoio os ajuda a conseguirem atingir suas metas e realizar seus projetos de modernizar e expandir seu negócio. Conheça mais aqui.

O funil de inovação é uma ferramenta que tem como objetivo gerar o maior número possível de ideias. Aquelas que são mais interessantes e factíveis serão filtradas, resultando em um formato de funil, que vai de muitas para poucas ideias. A ferramenta é usada por negócios que desejam criar um processo de inovação realista.

Gestão da inovação é o processo de gerenciar novas ideias, da ideação até sua aplicação prática, de modo a materializar as ideias inovadoras e torná-las soluções úteis ao negócio. A gestão da inovação tem como principal objetivo estruturar e transformar o processo inovativo em algo realmente sólido.

Indicadores de inovação são ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e a acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa, estabelecendo diretrizes a serem seguidas. Assim, verifica se os esforços de inovação estão gerando resultados positivos ou negativos para a medida de gestão cabível.

Em tempos de crise, enxergamos oportunidades que não seriam percebidas, caso tudo estivesse indo bem. Por isso, muitas pessoas falam que esses tempos são propícios para a inovação. Em vez de reduzir riscos, como a maioria das empresas faz em tempos difíceis, a criatividade é a melhor saída para que a empresa se destaque e supere aquele momento complicado.

O PDCA é um método da Qualidade com foco na melhoria contínua e pode ser usada no controle de processos e solução de problemas. Sua aplicação consiste em quatro fases: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Acto (agir). Como ferramenta de inovação, auxilia para que a criatividade da força de trabalho se transforme em inovação. E a inovação, por consequência, em resultados e performance.

Se a sua empresa já faz planejamento estratégico é importante inserir as ações da gestão da inovação nesse planejamento. Sem montar o Plano de Inovação, a chance dos objetivos e KPIs (ou os OKRs) de cada atividade prevista ser muito menos relevante ao negócio, é muito grande. Se não há um plano formal, a implementação fica prejudicada.

O setor industrial é o que mais se utiliza das inovações para produzir mais e tornar-se mais competitivo. Entretanto, muitas dessas inovações podem ser utilizadas por qualquer empresa, tornando-a mais eficiente, eficaz e oferecendo melhores serviços para o seu cliente. E sua empresa, como está neste sentido? Veja mais aqui.

O processo criativo é um conjunto de passos para organizar pensamentos e ideias a fim de colocar a criatividade em prática. Ou seja, é um método que visa a criação ou atualização de determinadas ideias por meio de um processo de evolução gradual. Ter um processo criativo bem estruturado diminui as chances de você enfrentar um bloqueio criativo durante a realização de um projeto.

A produtividade é uma busca constante para a maior parte das pessoas, especialmente no contexto empresarial. Mas afinal, como fazer com que ela se torne parte da cultura do negócio? Como garantir que o time seja efetivamente produtivo e não apenas ocupando o tempo todo, já que são coisas bem distintas? Saiba tudo sobre o assunto a seguir.

Para inovar no mercado e diferenciar sua empresa dos seus concorrentes, a garantia do registro de Propriedade Intelectual é imprescindível, de forma que garantirá à sua empresa o direito de usar o ativo, comercializá-lo e prevenir que ele seja utilizado indevidamente por outras pessoas ou mesmo por seus concorrentes.

A gestão da qualidade são as estratégias e ações que a empresa elabora e implementa com o intuito de melhorar continuamente e de forma geral seus processos, produtos e serviços. Ou seja: ela não se aplica à qualidade de apenas uma faceta da empresa, mas de maneira generalizada, porque adota uma perspectiva sistêmica da organização.

Se você ainda não está convencido de que inovar não é mais um diferencial, mas sim a razão de ser da empresa, você conhecerá agora algumas razões do porquê você precisa inovar. Equipe motivada, desenvolvimento de novas ideias, conquista de clientes e vantagem competitiva são apenas algumas das razões. Conheça todas aqui.

As Scaleups são empresas pequenas ou grandes que possuem um desenvolvimento escalonável, não necessariamente associadas a negócios que atuam exclusivamente com tecnologia. Assumem posição de destaque pelo poder de crescimento que possuem, geralmente em média de 20% ao ano por três anos seguidos.

Sistema de inovação e competitividade é um conjunto de instituições distintas que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de inovação e aprendizado de um país, região, setor ou localidade. Os processos de inovação que ocorrem no âmbito da empresa são gerados e sustentados por suas relações com outras empresas e organizações. Entenda.

Startup é um modelo de negócio que buscar tornar escalável uma ideia inovadora, com o uso da tecnologia e internet como base para expandir e divulgar o negócio. Normalmente, surge como resposta a uma lacuna ou necessidade do mercado.

O seu negócio já está preparado para o futuro? Acompanhar tendências ao redor do mundo pode trazer muitos insights valiosos sobre as novidades que estão por vir nos diversos segmentos de mercado. Além disso, pode preparar sua empresa para atender demandas crescentes e se destacando frente à concorrência. Saiba mais!

O processo de inovação dentro das empresas, pode acontecer em qualquer contexto e nas mais diferentes dimensões. Conhecer esses possíveis contextos e dimensões são fundamentais para que se possa planejar uma gestão da inovação de qualidade. Conheça aqui os tipos de inovação que são mais comuns de se encontrar nas organizações.

Transformação digital é a implementação de ferramentas e plataformas que irão melhorar a gestão da empresa e o controle de dados. Portanto, é um processo no qual as empresas utilizam tecnologias para realizar suas funções para modernizar e automatizar os seus setores e aumentando a eficiência nos resultados do negócio.

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