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Gestão da Inovação: Como estruturar e implementar sua empresa

A gestão da inovação é o processo de gerenciar novas ideias, desde a sua origem até sua aplicação prática, materializando, assim, as ideias inovadoras e tornando-as em soluções úteis à empresa, consistindo em estabelecer meios e métodos para gerar valor por meio da concretização de ideias.
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A gestão da inovação é algo essencial no mundo dos negócios. É ela que mantém a competitividade, forçando as empresas a criarem ideias e soluções que supram as necessidades dos seus clientes enquanto se mantém relevantes no mercado.

Seja um novo serviço a ser prestado, um novo uso para um produto já existente ou uma invenção completamente nova, inovar é buscar e trazer soluções.

Buscando melhorar os processos de inovação e transformar o processo inovativo em algo realmente sólido, a gestão da inovação tem como principal objetivo estruturar melhor este processo.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Entendendo melhor: o que é gestão da inovação?

A gestão da inovação existe para solidificar e estruturar os processos de inovação com início, meio e fim para gerar valor e lucro. Entenda melhor estas etapas:

  • Início: processo em que ocorre a entrada de projetos e ideias para a construção de uma solução inovadora. Neste momento, ocorre o brainstorming, jogando ideias e sugestões para serem anotadas.
  • Meio: acontecem os primeiros passos da gestão da inovação, com o gerenciamento dos processos afetados pelos métodos inovadores.
  • Fim: onde vai acontecer a entrega da solução desenvolvida. Neste processo se espera que o resultado seja um produto ou serviço que ofereça a resolução de problemas.

Em empresas de tecnologia, ela se encontra muito presente e com muita visibilidade no mercado. Isso se dá ao fato de que produtos e serviços tecnológicos, em sua maioria, possuem grande alcance de público e refletem no cotidiano de muitas pessoas, com produtos que facilitam a rotina e reduzem esforços.

Este gerenciamento de inovação sistematiza o processo de inovação, definindo etapas, recursos, materiais e quesitos financeiros e tecnológicos que serão aplicados na inovação.

Empresas que não inovam acabam sendo superadas diretamente ou indiretamente então, desta forma, a necessidade de inovar, superar concorrentes e atrair ainda mais clientes é o caminho para que empresas consigam preservar o negócio.

Gestão da inovação e cultura organizacional

A cultura organizacional de uma empresa estimula a criatividade e auxilia com estímulos para uma gestão da inovação mais estratégica e participativa por conta do fundamento que esta cultura promove.

Com a união dos dois, as melhorias podem ser alcançadas a longo prazo dando oportunidades no mercado para as empresas que realizam a prática.

Uma empresa que atua por meio de inovações, com a cultura organizacional a favor do crescimento da companhia, consegue construir de forma sólida o seu potencial criativo. Além disso, consegue também atrair o seu público por meio de projetos e iniciativas com o fundamento de inovar e trazer soluções.

A importância da gestão da inovação

O gerenciamento da inovação é importante no sentido de evitar que empresas fiquem estagnadas e promover a sustentabilidade econômica das empresas. Seu papel é fazer com que o cenário empresarial esteja propício a ideias inovadoras

A sustentabilidade econômica possui como foco a inovação, onde quanto mais uma empresa mostra ser inovadora, mais ela pode se destacar no cenário mercadológico, gerando maior visibilidade e fortalecimento de sua marca.

Inovar é um processo conjunto na empresa, necessitando de pessoas, recursos, estratégias e processos. Com isso, o potencial de inovação ocorre e os projetos podem ser colocados em pauta, porém com o uso da gestão, para se saber qual caminho trilhar em todas as suas etapas da inovação.

A implementação da gestão da inovação

Primeiramente, existem dois tipos de inovação sendo preciso que a empresa saiba qual destes dois se encaixa melhor no negócio, mensurando e avaliando os dois tipos de inovação. São eles:

  • Inovação disruptiva: visando transformar o mercado com um novo produto ou serviço inovador, este modelo de inovação é focado em uma necessidade ou uma forma inovadora.
  • Inovação incremental: modelo que procura uma nova função ou forma inovadora de utilizar um serviço ou um produto já existente. É uma forma de melhorar algo que já foi feito.

Independentemente dos modelos, a gestão da inovação precisa ocorrer de forma contínua, com monitoramento e adaptações no caminho do seu processo. Algumas etapas para a implementação da gestão são:

Destaque a inovação na empresa

Para que os processos de inovação possam ocorrer, os colaboradores precisam estar bem engajados e instruídos em inovar, mas, além disso é preciso que os gestores e sócios tenham o apetite de risco, investindo em uma ideia que pode possuir retorno incerto.

Para isso, a cultura de inovação precisa ser instaurada na empresa, a partir de treinamentos, cursos, e incentivos do empreendedor e gestores na valorização do espírito inovador, permitindo e dando voz para que os colaboradores auxiliem com ideias e inovações.

Coloque a inovação como um dos objetivos na estratégia empresarial

A inovação precisa estar implementada no direcionamento estratégico da empresa, alinhada com os objetivos promovendo, assim, uma sinergia entre os recursos disponíveis no negócio.

Desta forma, os processos produtivos, operacionais e gerenciais estarão em constante atualização, com iniciativas inovadoras que vão proporcionar uma melhor qualidade geral da empresa para os clientes.

Realize projetos em parceria

Para inovar, fazer parcerias é essencial. Assim, é possível desenvolver projetos paralelos de inovação, com fornecedores, clientes e instituições de pesquisa como parceiros.

Como estes possíveis parceiros têm perspectivas diferentes da empresa, isto amplia a capacidade de novo e abre portas para perspectivas de inovação que não seriam possíveis de se conseguir apenas com a ação da empresa.

Estabilize indicadores de progresso e desempenho

Para que a gestão da inovação gere resultados, é preciso o monitoramento de cada uma das etapas dos processos.

Caso a empresa tenha diversas ideias inovadoras, mas acabe por lançar uma ou duas, a estabilização de um monitoramento ajuda a enxergar em qual processo as inovações não foram para frente, possibilitando a melhoria do desempenho de modo a gerar mais ideias inovadoras que possam ser validadas.

É necessária toda uma estrutura, com ação coletiva dos colaboradores, de monitoramento e comando dos processos para gerar valor para os públicos internos e externos da empresa.

Benefícios

Além de expandir as oportunidades do mercado, fortalecer a marca e gerar soluções melhores para os clientes, a gestão da inovação oferece diversos benefícios para a empresa:

Marca mais valorizada

A inovação tem um grande peso para valorizar uma marca. Isso demonstra que a empresa está sempre atrás de melhores soluções e tecnologias que vão contribuir para a sua sustentabilidade e satisfação dos clientes.

Maior vantagem competitiva

Como a inovação trará diferenciais e exclusividade nos produtos da empresa, isso resulta em uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

Isto também acaba por agregar um maior valor aos produtos da empresa, fazendo com que os clientes não se importem tanto de pagar mais por algo que seja novo, de qualidade e exclusivo. Desta forma, também se gera o aumento da lucratividade e satisfação dos clientes.

Atração de pessoas mais engajadas em inovar

Uma empresa focada em inovar e que incentiva os colaboradores a fugirem da zona de conforto e expor suas ideias consegue reter funcionários que têm gosto por inovações e, ao mesmo tempo, atrai novos colaboradores que também gostam do conceito de poder inovar.

Pelo fato de a empresa proporcionar desafios constantes e estar sempre com novas metas e objetivos, isto faz as pessoas que apoiarem estes ideais se sintam motivadas e engajadas na empresa, auxiliando a contribuir ainda mais com os processos inovadores.

Conhecendo as tendências

Inicialmente, a gestão da inovação era algo que se entendia como apenas viável em startups e empresas tecnológicas, mas o sucesso da aplicação deste modelo existe em negócios de diversas áreas de atuação e proporção.

É possível perceber as tendências da gestão da inovação por meio das ferramentas que existem atualmente para automatizar e integrar setores e áreas empresariais. Estas ferramentas permitem o desenvolvimento e controle de projetos inovadores com eficiência.

A inteligência artificial está se tornando cada vez mais aliada em processos de inovação e invenção, auxiliando em análises de dados minuciosos que antes não poderiam ser feitos com tamanha precisão.

Outra tendência interessante da gestão em razão da inovação é a iniciativa de promover a neurodiversidade para estimular a inovação.

A neurodiversidade reconhece diferenças neurológicas como o autismo e a dislexia com respeito e como características que podem servir de oportunidade para o fortalecimento na inovação de projetos.

Inovar é pensar no futuro da empresa

Como você pode ver, a inovação e a gestão da inovação estão tomando forte influência no mercado.

A visão de uma empresa sustentável é algo que será implementado cada vez mais na cultura das empresas, visto que isso também se atrela ao fato de que os clientes estão cada vez mais exigentes.

Com clientes que exigem muito e estão sempre em busca de coisas novas para solucionar problemas, as empresas que constantemente buscarem a mudança e inovação sairão na frente, se beneficiando com a busca de melhores soluções.

O que nós propomos para você

A gestão da inovação trabalha as mudanças necessárias que a sua empresa precisa para acompanhar o mercado e se tornar mais competitiva. 

Portanto, é preciso observar se as iniciativas de inovação estão alinhadas com os objetivos da sua empresa. Se não estiverem alinhadas, é importante revisitar o planejamento.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ter uma cultura inovadora em sua empresa.

Consultoria Sebraetec

Consultoria do Sebraetec sobre “Implantação de processos de gestão da inovação”. 

Para que seja possível a geração de inovações por parte dos pequenos negócios, é essencial o desenvolvimento e organização de uma metodologia que seja ao mesmo tempo abrangente (cubra todas as fases do processo de inovação) e detalhada (inclua as ferramentas para viabilizar a geração e implementação das inovações). 

É o que essa consultoria ajudará na sua empresa. Saiba da disponibilidade na sua região consultando o Sebrae pelo 0800 570 0800.

Site

Com o objetivo de trazer soluções para inovação e apoiar empresas a usarem todos os seus recursos para inovar, a Innoscience oferece soluções para empresas que querem começar a trazer a cultura inovadora na empresa.

Mindmeister

Com a proposta de elaboração de mapas mentais colaborativos, o Mindmeister é uma ferramenta interessante que permite o brainstorming colaborativo em tempo real, gestão de tarefas e outras ferramentas para facilitar os processos de inovação.

Plataforma Aevo

O AEVO é uma plataforma que auxilia a gestão da inovação com um método próprio de gerenciamento. Se você quer um serviço para agilizar e aprimorar este processo, vale a pena solicitar uma demonstração e observar na prática o que a ferramenta pode proporcionar.

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