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Gestão da Qualidade: Como gerar valor para seus clientes

Gestão da Qualidade é uma estratégia empresarial que adota práticas sustentáveis e que possui foco total em processos com o objetivo de maior organização, produtividade e credibilidade perante clientes e fornecedores.
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É impossível falar sobre empreendedorismo de sucesso sem citar o termo “qualidade”. 

Falamos sobre a qualidade do produto ou serviço que será entregue ao consumidor final, a qualidade dos processos internos, a qualidade do ambiente de trabalho, entre diversos outros contextos. 

E quando ela é colocada dentro de uma perspectiva ainda mais estratégica, entra em cena a gestão da qualidade

Saiba tudo sobre essa temática agora em nosso post.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade são as estratégias e ações que a empresa elabora e implementa com o intuito de melhorar continuamente e de forma geral seus processos, produtos e serviços. 

Ou seja: ela não se aplica à qualidade de apenas uma faceta da empresa, mas de maneira generalizada, porque adota uma perspectiva sistêmica da organização.

Sob o ponto de vista da gestão da qualidade, todos os processos e atividades estão interligados entre si e impactam no produto ou serviço final. É por isso que a qualidade deve ser coordenada em todos esses âmbitos.

Importância da gestão da qualidade nas empresas

Uma estratégia focada na gestão da qualidade é imprescindível para manter a empresa relevante e competitiva no mercado, frente ao aumento da concorrência. 

Em todos os segmentos, existe um número cada vez maior de concorrentes com os quais as empresas precisam disputar a atenção do consumidor. 

Certamente, sai na frente aquela empresa que aposta na melhoria contínua, no aumento da eficiência e da qualidade que esse consumidor vai perceber no produto em si, na entrega, no relacionamento com a marca. 

E tudo isso é trabalhado pela gestão da qualidade.

As empresas que não apostam nessa atividade tendem a se tornar obsoletas e perder espaço no mercado para aquelas que têm uma gestão da qualidade eficiente.

Pilares da gestão da qualidade

Os pilares da gestão da qualidade são descritos pela International Organization for Standardization (ISO), na normativa ISO 9001, de 2015. 

Os pilares servem para que a empresa saiba como fundamentar as suas estratégias, para que, de fato, elas alcancem um padrão de qualidade adequado. No total, são sete princípios básicos:

Princípio 01: Foco no cliente

O objetivo final e principal da gestão da qualidade é a satisfação do cliente, afinal, é isso que vai gerar mais negócios para a empresa. 

Portanto, é necessário observar quais são as reais demandas e necessidades desse cliente, o que ele considera como qualidade em um produto ou serviço, o que ele espera do empreendimento. 

Assim, as ações vão ser alinhadas a partir disso, proporcionando uma experiência cada vez melhor para o consumidor.

Princípio 02: Liderança proativa

Aqui, a ideia é que os líderes de uma empresa não podem ficar de braços cruzados esperando por uma crise ou uma mudança impactante no mercado para agir. 

Dentro da perspectiva da gestão da qualidade, as figuras de liderança da empresa devem sempre buscar antecipar transformações, crises e tendências para construir novos cenários que estejam adequados ao mercado. Aliás, as empresas que adotam essa cultura são as que lançam as tendências e ditam as regras da dinâmica.

Líderes proativos também são aqueles que inspiram e motivam todo o seu time de colaboradores, incentivando-os ao autogerenciamento e a melhorarem continuamente no desempenho de suas atividades.

Princípio 03: Melhoria contínua

Por falar em melhorar continuamente, esse é um dos pilares essenciais da gestão da qualidade. A empresa deve ter a mentalidade de que sempre é possível aprimorar seus processos e produtos, por isso, eles precisam ser revisitados constantemente, e não apenas quando há algum indicativo de problema.

Constantemente surgem no mercado novas tecnologias e metodologias que podem ser agregados à empresa a fim de aumentar a sua eficiência

Além disso, sempre é possível trazer um novo olhar para algo que já é executado há muito tempo da mesma maneira, um insight que torne aquela prática ainda melhor.

Princípio 04: Decisão baseada em fatos

A gestão da qualidade deve sempre ser baseada em informações precisas e palpáveis, nunca em “achismos” ou em tentativa e erro. Apenas os fatos concretos podem servir como base para uma tomada de decisão consciente, minimizando os riscos de que os recursos da empresa sejam investidos em uma nova metodologia que, na verdade, não resolve as falhas processuais, por exemplo.

Portanto, a empresa deve estabelecer métricas e indicadores e mensurá-los com frequência, registrando os dados, gerando gráficos, relatórios, mapas e outros instrumentos que demonstrem de maneira precisa qual é a realidade do empreendimento. 

Esses dados vão apontar com maior exatidão onde estão os gargalos de produtividade e desperdício que precisam ser corrigidos.

Princípio 05: Boa relação com os fornecedores

Os fornecedores precisam ser encarados como parceiros de negócios, de modo que a empresa deve investir em estratégias para formar alianças sólidas e saudáveis com eles. 

Desta forma, essa relação vai desde a seleção do fornecedor até o cumprimento da parte da empresa no contrato, passando por todas as etapas que fazem parte da gestão de fornecedores.

Princípio 06: Visão sistêmica

Esse pilar reflete justamente a base da gestão da qualidade: enxergar a empresa de um ponto de vista integrado e abrangente, identificando todos os fatores internos e externos que interferem no seu desempenho e como esses elementos se relacionam entre si. 

Nesse sentido, o gestor não pode focar a sua visão em apenas um aspecto e fechar os olhos para todo o restante. Se está havendo uma alta taxa de devolução do produto, por exemplo, ao olhar para o contexto como um todo, será mais fácil encontrar as possíveis causas e solucioná-las.

Princípio 07: Gerenciamento por processos

O gerenciamento por processos padroniza os processos e atividades que são realizados na empresa, para que sejam executados com o mesmo nível de qualidade e também para que eles funcionem de maneira coordenada.

Dentro de uma empresa, nenhum procedimento é completamente isolado, ele sempre vai estar correlacionado a outro e ambos dependem dessa sinergia para um bom resultado. 

Portanto, o gerenciamento por processos busca trazer esse ponto de vista.

Objetivos da gestão da qualidade

Os objetivos da gestão da qualidade podem variar de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa. Mas alguns deles normalmente se repetem:

Melhorar a produtividade

Esse é um dos principais objetivos da implementação desse tipo de gestão: melhorar a produtividade e a eficiência dos processos, das máquinas e dos colaboradores. 

Para isso, a gestão da qualidade se dedica a mapear esses processos, identificar gargalos, propor a automatização de atividades, realocar colaboradores para que tenham um trabalho mais estratégico, entre outras questões.

Aprimorar a qualidade do produto final

Um produto de excelente qualidade já não é mais um diferencial há muito tempo, é um pré-requisito para sobreviver no mercado. Portanto, a gestão da qualidade também vem para atender a essa necessidade básica de qualquer empresa.

Melhorar a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é o primeiro passo para a sua fidelização e, também, para torná-lo um embaixador da marca, ou seja, alguém que vai divulgá-la nos seus círculos de convivência. 

Portanto, a gestão da qualidade sempre vai buscar formas de deixar esse consumidor ainda mais satisfeito, não apenas com o produto ou serviço, mas com a experiência como um todo.

Potencializar a sustentabilidade financeira

A gestão da qualidade também tem impacto direto sobre as questões orçamentárias da empresa. Afinal, por meio dela, é possível reduzir os desperdícios, buscar melhores condições de pagamento com os fornecedores, planejar as compras e as despesas, de modo que as finanças do empreendimento permaneçam sempre bem equilibradas.

Padronizar os produtos ou serviços

Uma característica importante que toda empresa precisa ter é a consistência, ou seja, o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades do seu produto ou em todas as vezes em que o serviço é prestado. Esse é um dos objetivos da gestão da qualidade.

Como funciona a gestão da qualidade?

Na prática, o trabalho da gestão da qualidade normalmente tem início com um mapeamento dos processos de todos os departamentos da empresa, de forma detalhada, destrinchando suas etapas e atividades. 

A partir disso, é possível analisá-los para perceber quais são os erros e incongruências e o que pode ser melhorado, mesmo que já seja eficiente.

Então, o gestor vai lançar mão de uma ou várias metodologias para trazer essas correções e melhorias e implementá-las de maneira que se tornem parte da rotina da empresa.

Essas mudanças sempre vão ser monitoradas e mensuradas com indicadores específicos, que possam atestar com base em dados que elas realmente foram positivas e podem continuar sendo implementadas. Ou, em caso contrário, apontando a necessidade de modificá-las.

Embora exista um profissional ou equipe responsável pela gestão da qualidade, ela sempre deve envolver todos os colaboradores da empresa, porque é nas suas atividades do dia a dia que a gestão vai interferir. 

Nesse sentido, um trabalho conjunto sempre tem o potencial de trazer melhores resultados, além de garantir mais transparência e uma comunicação direta, objetiva e sem ruídos. 

Por fim, um bom trabalho de gestão da qualidade vai atrair não apenas clientes, mas também bons investidores, já que torna o negócio mais sólido e confiável!

O que nós propomos para você

Quer saber como melhorar ou até mesmo como implementar uma estratégia de gestão da qualidade dentro da sua empresa? Veja a seguir, o que selecionamos para você!

Consultorias

Consultorias do Sebrae denominadas Sebraetec divididas nas seguintes temáticas: 

  • Cadeia de Suprimentos.
  • Certificação / Inspeção.
  • Gestão da Qualidade.
  • Mapeamento e Melhoria de Processos. 

O Sebratec subsidia até 70% do valor da consultoria e ainda divide em até 10 vezes. 

E aí, quer implantar sistemas de gestão da qualidade em sua empresa? Então entre contato com o Sebrae mais próximo ou entre em contato pelo 0800 570 0800.

Curso online

Curso online e gratuito do Sebrae para donos de bares e restaurantes “Gestão de qualidade de bares e restaurantes”. Os módulos do curso são:

  • Comida a quilo como estabelecer um bom fluxo de fila e reposição de alimentos?
  • Comida a quilo: Como estabelecer um bom fluxo de serviço para gerar a melhor experiência ao cliente?
  • Como reduzir perdas em serviço de buffet?
  • Como ter um bar ou restaurante sustentável, com alimentos bons, limpos e justos?
  • Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos.
  • Retoma Segura: como combatê-lo em seu bar ou restaurante.

Infográfico

Infográfico do Sebrae “Saiba como obter a Certificação da Qualidade”. 

O infográfico apresenta as etapas para obter a certificação, passando por: princípios da qualidade; necessidades do cliente; política de qualidade; sistema de gestão da qualidade (SGQ); treinamento de equipe; melhoria contínua; auditoria e certificação.

Vídeos

Vídeo do Canal do Sebrae São PauloProdutividade X Qualidade”. Nesse vídeo você aprende a otimizar os seus processos sem perder qualidade do seu trabalho.

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