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Google Analytics: Tudo o que você precisa saber para aumentar os resultados da sua empresa

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita voltada para contribuir com informações para empresas que estejam na internet, garantindo a leitura dos dados de acesso dos usuários ao gestor da página web do negócio. Os usuários interagem com o site de uma empresa e podem apenas visitar, comprar, comentar sobre alguma coisa, enviar formulários e, com isso, construir uma relação de longo prazo com a empresa.
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Se você tem uma empresa online, já deve ter ouvido ou lido algo sobre o Google Analytics. E a fama mundial dessa ferramenta não se dá à toa: o Analytics é um recurso poderoso, do qual os gestores não abrem mão depois de entrarem em contato com ele e compreenderem seus benefícios.

A ferramenta, que fornece um verdadeiro norte para empresários presentes no mundo digital, por vezes é ignorada pelos empreendedores que acreditam não ser necessário usar o Google Analytics. No entanto, isso pode ser um grave erro.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Capaz de identificar quem são os clientes de sua loja online, mostrar quais são os produtos mais procurados e ilustrar em que momento um potencial comprador desistiu de adquirir seu produto, o Google Analytics não é apenas um apoio para os empresários, mas uma tecnologia que gera insights para os donos de negócios em geral.

Para oferecer tais resultados, a ferramenta conta com diversos recursos. Essa infinidade de funcionalidades, muitas vezes, é o que acaba afastando os empresários dela. Por isso, preparamos esse conteúdo para você.

Saiba agora tudo o que você precisa para aumentar os resultados da sua empresa por meio da implementação do Google Analytics. Vamos apresentar a ferramenta, descrever as funcionalidades, detalhar termos comuns nesse meio e demonstrar como explorar esse recurso criado pela gigante Google.

O que é o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita voltada para contribuir com informações para empresas com presença online, isto é, que possuem site. Ela gera informações sobre o desempenho desses negócios e o comportamento dos visitantes na página.

Por meio de relatórios de fácil compreensão, o empresário consegue entender qual público está visitando o site, qual é o produto mais procurado, de qual rede social estão chegando os visitantes e quanto tempo eles ficam na página.

Essas são apenas algumas funcionalidades, mas o Analytics monitora uma infinidade de variáveis, chamadas de métricas.

De posse desses relatórios, é possível compreender melhor o público-alvo, criar campanhas e mudar investimentos em mídia, por exemplo. Os motivos para usar o Google Analytics são muitos, dadas as vantagens que ele oferece para os empreendedores.

Como implementar o Google Analytics

Para conseguir gerar esses relatórios, é necessário permitir que o Google tenha acesso às informações sobre o fluxo de acessos em seu site, o tráfego. Por isso, você deverá criar uma conta no Google Analytics.

No processo de criação, será solicitado um endereço de e-mail e a URL do site que se está buscando analisar, isto é, o link do site. Ao final de todas as etapas, será gerado um código (ID) de acompanhamento, que deve ser colocado na sua página.

Se até aqui você conseguiu fazer tudo sozinho, pois, talvez essa etapa demande auxílio de algum programador. Você deverá copiar o ID de acompanhamento e colar no código-fonte de todas as páginas que quer rastrear. O ID deve ser colado após a tag de abertura “head”. Entretanto, não é tão complicado assim como parece e a depender do seu site, existem plugins que já copiam todas as informações do ID em todas as páginas do seu site. Depois, é só acompanhar pelo Google Analytics.

Uma observação importante é que a mesma conta do Analytics pode monitorar mais de um site. Se a sua empresa tiver mais de um site, por exemplo, não precisa criar várias contas, já que o Google direcionará diferentes relatórios de todas as páginas para o mesmo login.

No entanto, é recomendável criar uma conta específica para monitorar o tráfego da empresa e não misturar com a conta pessoal.

Como usar o Analytics

Sempre que você quiser acessar dados sobre seu site e conferir os relatórios, pode acessar a página do Google Analytics com o e-mail cadastrado e ver o painel com as informações do tráfego no site de sua empresa.

A plataforma é intuitiva e permite que o gestor da conta consiga visualizar com bastante facilidade tudo aquilo que deseja sobre o seu site. Até mesmo o número de pessoas que estão ativas no site em tempo real é possível de ser acompanhado.

Ao acessar a plataforma, o usuário vai se deparar com uma tela-padrão. Normalmente, ela contém uma lista à esquerda e um grande gráfico mais ao centro. Na lista, estão as métricas, indicadores disponíveis para consulta e, no centro, está a representação gráfica dessas métricas.

O usuário pode salvar, imprimir ou compartilhar esses relatórios com outros sócios, por exemplo, a fim de tomar decisões em cima dos números consultados.

Principais métricas

Já que mencionamos as métricas, vamos detalhar esses indicadores. Resumidamente, as métricas são os resultados das diferentes análises feitas pelo Analytics em seu site. Há diversas métricas. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma das principais.

Público

Dentro do Google Analytics existe uma métrica muito valiosa chamada de público-alvo. E, dentro desta grande métrica, são encontradas as demais métricas do Google Analytics. Assim, o empreendedor poderá monitorar o perfil de quem acessou seu site, qual foi o dispositivo utilizado, em qual cidade ocorreu o acesso, quais páginas o usuário acessou e muitos outros dados!

Se o usuário selecionar a métrica de público, terá acesso a um relatório sobre qual é o perfil dos visitantes do site. São mais homens ou mulheres? Qual a idade? De qual região do país são?

São números que demonstram quem está acessando e comprando em seu site. A partir deles, você pode criar estratégias para focar em ações voltadas para esse público ou então atrair outros perfis.

Como os usuários chegam ao seu site

Esse indicador mostra como as pessoas estão chegando ao seu site, ou seja, as aquisições que o seu site está recebendo. Essa métrica vai dizer quais os canais que estão levando tráfego ao seu site.

Tais informações são muito importantes para pensar em campanhas de investimento em mídias, por exemplo. É uma métrica fundamental para melhorar as estratégias de marketing digital.

Páginas mais visitadas

Diz respeito ao comportamento do consumidor e está relacionada à jornada de compra do cliente no site. Mostra quais páginas o visitante acessou antes de sair do site ou de efetuar a compra. É um excelente gerador de insights para aprimorar a experiência do usuário nas visitas dele ao site da empresa.

Conversões

Quantos produtos foram vendidos? Quais foram os mais vendidos? Isso é medido pela métrica de conversões, que leva em conta as compras feitas por clientes ou mesmo inscrições em cursos, por exemplo. É a análise do objetivo final de um negócio.

A partir da conversão, é possível estimar qual o percentual de visitantes que efetivamente efetuou a compra. Isso se chama taxa de conversão.

Taxa de rejeição

Também chamada de Bounce Rate, essa métrica é calculada levando em conta o número de visitantes que abandona o seu site depois de navegar por apenas uma página.

A depender da natureza do site, pode ser mais elevada. Blogs costumam ter uma taxa de rejeição alta, já que as pessoas normalmente acessam esses sites apenas para ler algo sobre um tema e depois saem.

Tempo na página ou duração da sessão

Esse indicador mensura o tempo médio que um visitante permanece em seu site ou em uma página específica dele.

É bom analisar esse indicador em comparação com a métrica da taxa de rejeição. Em alguns casos, a taxa pode ser alta e o tempo da página pode ser bem alto, ou vice-versa.

Relatórios de Lifetime Value

Bem importante para quem trabalha com e-commerce, o Costumer Lifetime Value (CLV) informa o valor de um cliente. Mas como assim?

Esse indicador estima o quanto um cliente vai gastar em sua empresa durante o período em que comprar de você. Na verdade, a métrica faz uma média desse cálculo para todos os seus clientes.

Se pode estimar o quanto eles irão gastar com sua empresa, então é possível estimar orçamentos para campanhas, ter uma ideia dos ganhos futuros, identificar oportunidades e falhas.

Número de usuários

É o total de visitas exclusivas que um site recebeu, independente de quantas vezes os usuários entraram na sua página de maneira recorrente. Assim, poucos usuários acessando pode significar que as pessoas entram no site uma vez e não retornam mais. Nestes casos, se uma pessoa, por exemplo, acessar o seu site 20 vezes no dia, na contabilização da métrica será considerada apenas uma visita.

Sessões ou visitas

No caso das sessões, referem-se ao número total de visitas que um site recebe, mesmo que um usuário acesse diversas vezes por dia. Ou seja, toda vez que uma pessoa entrar no seu site e interagir com o mesmo (clicar em links internos e navegar pelo site), será contabilizado como uma sessão. Com essas informações, será possível saber o volume de visitantes do seu site.

Um usuário que inicia a navegação, mas depois deixa inativo por mais de 30 minutos também é computado. Por outro lado, alguém que abre e fecha uma página sem interagir é desconsiderado para efeito de cálculo na métrica.

Novos usuários

Os novos usuários nunca entraram em sua loja e agora a descobriram na internet. Esta métrica é significativa para lojistas que desejam atingir um novo público, além daqueles que já conhecem sua loja online.

A análise dessa métrica é importante para saber se o seu site ou blog está atraindo novos visitantes ou saber se sua audiência está sendo fiel. Mas é importante que haja um equilíbrio entre a entrada de novos usuários e manutenção dos usuários antigos.

Visualizações de página

Essa métrica, também, chamada de Pageviews, deve ser analisada em conjunto com outras para não se tornar apenas uma meta de vaidade para o empreendedor. Ou seja, de nada adianta que seu site receba muitas visitas se isso não se converter em vendas ou contatos.

Os indicadores dessa meta informarão os conteúdos mais visitados do seu site e, com isso, o empreendedor poderá tomar ações de revisão, atualização ou melhorias nos conteúdos existentes.

Canais de tráfego

Você sabe informar como seu visitante chega ao seu site? Você considera essa métrica importante para ser medida? Para isso, podem ser utilizadas técnicas de SEO ou mesmo links patrocinados para que os visitantes de outras redes, principalmente das redes sociais, estejam acessando o seu site.

Os principais canais são:

  • Canal direto (por meio da URL do site).
  • Sites de busca como Google, Bing, Yahoo, dentre outros.
  • Redes sociais (Linkedin, Instagran, Facebook, etc).
  • Email.
  • Sites com links externos.
  • Links patrocinados do Google AdWords.
  • Outros canais.

Então o que deve ser analisado?

Essas são apenas algumas das métricas do Google Analytics. A lista é bem longa e o usuário pode explorar várias, mas é bom ter atenção. Defina as métricas que você irá acompanhar de acordo com os objetivos da sua empresa.

De nada adianta monitorar 10 ou 15 métricas se elas não contribuem com as metas do negócio e se você não consegue acompanhá-las de perto de forma adequada.

Recursos do Google Analytics

Não apenas as métricas podem ser exploradas com essa ferramenta do Google. Conheça agora outros recursos bem importantes do Analytics.

Criação de metas

Você pode estabelecer objetivos com a ajuda do Analytics. Para isso, é necessário criar metas, recurso possível na aba “administrador”.

É permitido criar várias metas, sendo que o Google fornece modelos prontos para cada uma delas. Em geral, o Analytics fornece métricas baseadas no parâmetro que o gestor quer rastrear e compara isso com o hábito do visitante.

Uma das mais buscadas e das mais difíceis de serem postas em prática na plataforma, é meta de evento. Ela mede as ações dos visitantes em seu site, como o clique em um link.

Ao contrário das demais, ela precisa ser configurada manualmente na página que se está buscando rastrear, mas pode ser muito importante para verificar o acesso a um vídeo, por exemplo.

Integração com Google Ads

Duas ferramentas do Google, Analytics e Ads, podem se integrar.

A grande vantagem dessa união é que ela permite o acompanhamento das ações do seu cliente/visitante depois que ele clicou em um anúncio. Você saberá o ciclo completo dos seus clientes, interações com suas campanhas de marketing e metas.

Essa integração precisa ser solicitada e foi explicada pelo Google nesse artigo.

Criação de campanhas

Se sua empresa criou uma campanha no Google Ads, o Analytics vai receber todas as informações para o monitoramento. Mas também é possível criar campanhas personalizadas e acompanhá-las pelo Analytics.

Para isso, é necessário criar um link específico para a campanha, que irá agrupar todos os visitantes. O Google possui uma ferramenta para criar essa URL.

Nela, será preciso preencher algumas informações: o site que está anunciando a campanha (redes sociais, e-mail); o tipo de mídia da campanha (vídeo, banner, newsletter); o nome da campanha.

Ao final, a ferramenta do Google vai gerar uma URL, que deve ser usada na campanha e também para o Analytics fazer o monitoramento.

Mais sobre o Analytics

Configurações de busca

Você deve ter notado que alguns sites têm uma barra de pesquisa, para que o visitante busque por alguns produtos, certo?

Com o Analytics, você pode monitorar essas buscas e descobrir o que seus clientes estão procurando. É uma ferramenta poderosa.

Essa opção está disponível na guia Admin, onde você deve procurar por Configurações da Vista. Ao clicar nesse link, ative a opção “Configurações de Pesquisa no Site”.

Você precisará ainda identificar o parâmetro de pesquisa que aparecerá na URL do site (como search, busca, keywords, entre outros).

E pronto! Agora é só acompanhar o que os seus visitantes estão procurando e tomar decisões em cima dessas informações.

Por que ocorre spam no Google Analytics e como evitá-los?

Um dos principais problemas de quem trabalha com sites é o spam de referência, e você certamente vai se deparar com ele ao trabalhar com Analytics.

O spam de referência aparece na lista de fontes de tráfego de seu Google Analytics indicando que muitos visitantes vieram para o seu site a partir de uma URL um tanto estranha. Na verdade, não passa de um truque criado por pessoas mal-intencionadas que querem atrair visitantes para o site delas.

Se você desconfiar que está recebendo muito tráfego de spam, busque solucionar esse problema. Ter seu site atrelado a spams pode comprometer seu desempenho.

Resolver completamente esse problema ainda não é possível e o próprio Google segue estudando isso. Por enquanto, é possível aplicar alguns filtros que impedem a chegada de tráfego oriundo de spams para seu site.

O Google criou um tutorial para ajudar quem pretende fazer isso. Está aqui neste link.

O que nós propomos para você

É bastante coisa, né? Realmente aumentar os resultados da sua empresa por meio da implementação do Google Analytics parece um pouco complicado, principalmente para quem não está acostumado com essa ferramenta.

Mas não se assuste, é assim mesmo. Todos esses recursos do Analytics são uma novidade para muita gente, e saber os detalhes de cada um deles é impossível para quem precisa focar na administração da empresa, por exemplo.

Assim, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a conhecer o potencial do Google Analytics. Mas se você realmente quer explorar ao máximo essa ferramenta, é bom procurar profissionais do ramo ou mesmo o próprio Google, que fornece soluções e suporte.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e entender mais sobre essa poderosa ferramenta para gestão do seu site.

Vídeos

Vídeo do Canal do Adriano GianiniGoogle Analytics: O que é e como olhar métricas”. Entenda nesse vídeo o que é o Google Analytics e como olhar as principais métricas da ferramenta.

Vídeo do Canal Métricas BossIntrodução as Métricas WEB com Google Analytics (Aulão – Introdução ao Google Analytics)”.

Nessa aula online sobre as métricas web através do Google Analytics, você vai aprender como funcionam as métricas, o que cada uma quer dizer, detalhar alguns cases de sucesso da MB.

Vídeo do Canal da MiragoComo Instalar o Google Analytics no WordPress: passo a passo!”. Nessa aula do curso de Google Analytics da Mirago, Ludy Amano vai te ensinar passo a passo como instalar e configurar o Google Analytics.

Vídeo do Canal Métricas BossIntrodução ao Google Analytics 4.0 (Aulão – Tudo O Que Você Precisa Saber sobre o Google Analytics)“. Nesse aulão, você vai entender mais sobre GA 4.0 ou WEB+APP.

Vídeo do Canal Hostinger BrasilGoogle Analytics para Iniciantes”. Nesse vídeo, você vai conhecer um pouco sobre o Google Analytics e como ele pode te ajudar a melhorar o seu negócio!

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