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Growth Hacking: Está na hora de fazer a sua empresa crescer!

Growth Hacking é um método que mescla conhecimentos em várias áreas da empresa para aumentar a performance do negócio e aumentar a base de clientes. Em algumas ocasiões, também pode ser chamado de marketing orientado a experimentos, já que muitas estratégias acontecem nessa área.
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Conheça aqui tudo sobre o Growth Hacking e como essa técnica pode contribuir para o crescimento de sua empresa.

Esse método ajuda a sistematizar e implementar estratégias que gastem menos que as tradicionais para alavancar as vendas considerando seu público, equipes reduzidas e objetivos com diferentes graus de prioridade. Conheça agora!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é Growth Hacking

O termo Growth Hacking define um tipo de metodologia que mescla conhecimentos em várias áreas da empresa para aumentar a performance do negócio e melhorar a aquisição de novos clientes.

Geralmente, essa técnica junta conhecimentos em marketing, tecnologia, análise e vendas para sua execução. A criatividade é um fator importante, já que é necessária para desenvolver estratégias para alcançar melhorias.

Ainda envolve a realização de testes sistemáticos, contribuindo para processo que busca soluções inovadoras considerando os melhores resultados possíveis, com os menores gastos e esforços possíveis.

O Growth Hacking é, algumas vezes, chamado de marketing orientado a experimentos, já que muitas estratégias acontecem nessa área.

O foco é sempre acompanhar os KPIs. Relatórios que acompanham resultados, são importantes no processo, assim como os objetivos da marca com as ações que serão tomadas.

O que Faz um Growth Hacker

Definindo o Growth Hacking como uma forma de ajudar o crescimento contínuo e sustentável de uma empresa, o profissional Growth Hacker é o que está à frente de todo o trabalho desenvolvido para alcançar os objetivos do negócio.

Ele desenha o processo, define a metodologia, faz as análises e cria as estratégias que serão usadas, além de possuir conhecimento técnico para realizar os experimentos necessários.

Por fim, faz o acompanhamento e mede os resultados para continuar o processo de melhoria do que já está sendo feito.

Importância do Growth Hacking

Com o grande acesso a informações e concorrentes, principalmente na internet, o consumidor não é tão fácil de ser “fisgado”. O processo de interesse e de cativar o cliente ficou mais completo e mais complexo.

No marketing digital, o Growth Hacking passou a ser um diferencial de negócio para garantir resultados melhores com os investimentos feitos no marketing.

A eficiência das ações se torna muito melhor, com respostas mais rápidas e baratas. Isso é fundamental para contribuir para um crescimento escalável usando tecnologias e estratégias modernas e sustentáveis.

Essas táticas de Growth Hacking são importantes para sempre se manter atualizado em formas de alcançar resultados melhores através de novas soluções fora do que é feito tradicionalmente.

Ajuda também a identificar claramente as oportunidades de crescimento, motivo pelo qual tem sido tão usada pelas organizações com visão de mercado.

Como funciona o Growth Hacking

Descrevendo o Growth Hacking voltado às ações de marketing com objetivo de aumentar a carteira de clientes, e consequentemente as vendas, podemos falar sobre como é vista a jornada do consumidor.

Esse é o caminho básico que o cliente percorre, desde a descoberta da marca até o momento da compra. A jornada aqui pode ser dividida em cinco principais etapas:

Aquisição

O primeiro objetivo de um profissional Growth Hacker é gerar tráfego e visibilidade para um produto ou serviço. Este é o topo do funil e é onde se identifica os locais onde os clientes potenciais se encontram.

Chamados de “canais de aquisição”, esses lugares podem englobar redes sociais, blogs, landing pages, banners, uso de influenciadores, conteúdo com orientação para SEO, dentre muitos outros.

Ativação dos clientes

Quando os clientes acessam páginas ou tem contato com seus conteúdos e anúncios, alguns se convertem em clientes ou usuários.

Isso pode ser feito através de gatilhos, benefícios ou outros artifícios que façam o cliente entrar em contato mais próximo com a marca.

Uma boa forma é oferecer algo em troca de seus dados, que serão úteis para criar ações de conversão. A partir daí podem ser usadas táticas para ativar o cliente, como e-mails, mensagens personalizadas, notificações push, uso de chatbots e até lives exclusivas.

Reter e engajar

Após adquirir um usuário e fazer a ativação, é importante buscar formas de mostrar valores, benefícios e diferenciais que o incentivem a comprar agora e posteriormente, criar hábitos com sua marca, gerando então a monetização do processo.

Para conseguir fazer isso, é preciso “educar” o consumidor de forma constante, fornecendo e reforçando sempre as vantagens que ele encontra com você.

Um relacionamento estreito deve ser sempre o objetivo final após a compra ter ocorrido. Isso pode ser feito com incentivo a mais interação, realizar compras periódicas e oferecer suporte de qualidade.

Gerando receita

Esta é a fase significativa para o caixa da sua empresa. Nessa etapa, o profissional busca novas formas de aumentar os ganhos por cliente.

Isso é considerado observando como podem ser reduzidos custos, como melhorar a taxa de conversão do site e de campanhas pagas, melhoria de preços, vendas cruzadas, formas de fidelizar, dentre outros.

É sempre analisado o modelo de negócio e as possibilidades fora da caixa que podem ser criadas para oferecer diferenciais competitivos frente à concorrência.

Recomendação espontânea

Quando chegamos nessa etapa, o objetivo é que o próprio cliente faça propaganda sobre seus produtos e sua marca.

Com uma alta satisfação do consumidor, além de criar um relacionamento e consumo a longo prazo, eles fazem recomendações e indicações de forma espontânea.

Esse é o grande segredo que as empresas devem buscar para garantir lucros em períodos maiores, aumentando a vida útil de cada consumidor. Para isso, podem ser usadas várias estratégias, como pesquisas, análises de cancelamento, campanhas promocionais ou com vantagens exclusivas a produtos e preços.

Um bom Growth Hacker consegue analisar as melhores estratégias considerando sua empresa e informações sobre seu público.

Quais são as premissas do Growth Hacking

Existem algumas premissas básicas que regem como o Growth Hacking é aplicado na prática, importantes para manter o foco nas estratégias e fundamentais para alcançar bons resultados.

Sempre buscar brescimento

Essa é a premissa mais básica e envolve as 5 etapas comentadas anteriormente. Tudo deve ser orientado e desenhado para gerar crescimento, senão não está funcionando como um hack de crescimento, como o próprio nome da técnica diz.

Definir métricas principais

Definir quais as métricas que orientam o rumo das ações tomadas é fundamental. O objetivo deve ser claro para que os profissionais não percam o foco na execução das estratégias.

As métricas devem ser específicas e não abstratas como “vender mais”. Pense em detalhes objetivos como números de clientes ativos, quantidade de leads gerados e assim por diante.

Sempre realizar experimentos

Citamos no início sobre a importância de realizar testes e experimentar estratégias de forma analítica e contínua. Somente assim, é possível descobrir o que realmente funciona e como melhorar a tática ainda mais.

Principais vantagens de investir em Growth Hacking

Existem inúmeras vantagens ao investir em Growth Hacking, confira uma breve lista:

  • Agilidade na implementação, sem grandes períodos de espera para execução.
  • Cria muitas oportunidades de negócios para aumento de receita.
  • Tem foco no resultado, o que otimiza o desempenho das estratégias.
  • Mais resultados com menos custos para reter e fidelizar clientes.
  • Você conhece seu público consumidor a fundo, facilitando estratégias.

Implementando estratégias de Growth Hacking

Antes de tudo, é preciso definir um time ou quais colaboradores ficarão focados no Growth Hacking. Como comentamos, precisam ser profissionais analíticos e com conhecimento técnico nessa área.

O processo deve ser sempre orientado por dados e relatórios que comprovem ações e resultados, além de ter a cultura de fazer testes e experimentos.

Junto à experimentação, os responsáveis devem ter liberdade para usar técnicas não convencionais, já que o objetivo é usar a criatividade para criar ações inovadoras, de preferência, diferentes das usadas pela concorrência.

Outra característica importante na implementação é enxergar o efeito composto das melhorias, já que vários progressos pequenos, quanto somados, podem trazer resultados expressivos.

Fases do Growth Hacking para implementação

Existem 4 fases básicas usadas na aplicação do Growth Hacking que, se seguidas, trazem resultados de forma mais fácil.

Product-Market Fit: nada mais é do que entender qual o mercado e o público ideal para seu produto, seu comportamento, desejos, dentre outros. Verifique ainda se ele atende suas necessidades ou se precisa de aperfeiçoamento.

Growth Hacks: são desenhadas ideias, hipóteses e é onde os experimentos são realizados. Analise a performance e mude o que for necessário na execução para melhorar os resultados.

Escalonamento e Viralização: aqui o objetivo é permitir que os clientes propaguem informações sobre o produto para atrair mais acessos e vendas. Siga os detalhes que citamos anteriormente.

Otimizar e Reter: quando a retenção de clientes está comprovada, a ação deixa de ser um experimento para se tornar uma base viável de operação, devendo ser novamente analisada para otimizações necessárias.

Principais estratégias usadas no Growth Hacking

Fizemos uma lista com várias das estratégias usadas no Growth Hacking. Como possuem abordagens e objetivos diferentes, devem ser analisadas se são as ideais para seu caso, além de serem adaptadas quando, necessário.

  • SEO: aprimoramento de conteúdos com palavras-chave em sites de busca.
  • Anúncios em imagem ou vídeo, segmentados por público em mídias sociais.
  • Anúncios convencionais offline, como revistas e outdoors.
  • Inbound Marketing através de blogs, de e-books, minicursos e outros conteúdos.
  • E-mail marketing de venda e com conteúdos para sua base de clientes e leads.
  • Guest Blogging: troca de conteúdos em blog parceiros de empresas ou marcas que possuam seu público.
  • Programas de Afiliados para oferecer benefícios e descontos para o público que recomendar seus produtos e conteúdos.
  • Participar em Feiras de Negócios para se atualizar sobre seu segmento, aumentar a visibilidade da marca e trocar experiências.

O que nós propomos para você

Para encontrar ajuda para seu negócio no processo de desenvolver estratégias de Growth Hacking, é preciso procurar ajuda profissional.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e optar por estratégias de Growth Hacking.

Consultoria Sebrae

Consultoria do Sebraetec em “Growth Hacking”.

A consultoria tem como benefícios oferecer planos de ação para a divulgação e comercialização de serviços e produtos em meio online, ampliando mercados e melhorando a rede de relacionamentos das empresas e, assim, melhorar o desempenho do topo de funil de vendas, acessar às tendências de demanda de mercados, medir os principais KPIs do funil de vendas e dominar os novos serviços permitidos pela tecnologia.

Ligue no 0800 570 0800 e verifique a disponibilidade dessa consultoria na sua região. O bom do Sebratetec é que ele subsidia até 70% do valor, desde que você esteja enquadrado como micro ou pequena empresa.

Vídeos

Vídeo do Canal do Sebrae TalksTudo sobre Growth Hacking”. Você aprenderá nesse vídeo o que é Growth Hacking e como gerar resultados de forma acelerada no seu negócio.

Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaGrowth Hacking: Como fazer sua empresa crescer rápido?”.

Nesse vídeo, você vai entender por que essa técnica vem sendo cada vez mais utilizada e fazendo com que empresas cresçam mais e de forma rápida. Assista esse vídeo bem prático sobre como usar o Growth Hacking do jeito certo, com exemplos reais e como isso vai ajudar a sua empresa.

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