Início » Inovação » Guia Básico da Inovação: O que todo empreendedor precisa saber para inovar na sua empresa

Guia Básico da Inovação: O que todo empreendedor precisa saber para inovar na sua empresa

guia-basico-da-inovacao

A inovação para as empresas é essencial e esse processo pode ser entendido através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, pautados pela criatividade em sempre levar algo novo aos seus consumidores.

Dentro dessa inovação, estão vários pontos importantes, como as novas formas de conquistar públicos e mercados com a utilização da criatividade como combustível, se baseando em produtos já existentes dando uma cara nova a eles.

Para permanecer com uma atividade positiva no mercado, é preciso que as empresas se atentem a essas inovações, uma vez que as mudanças são constantes e devem ser acompanhadas. Existem várias formas de inovar e meios para isso. E é exatamente isso que este guia vai mostrar.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Inovação: o que é e qual a sua importância para as empresas

O conceito de inovação é muito simples, apesar de contar com várias camadas distintas. Mas, de forma simplificada, a inovação é toda criação e adoção de medidas novas e que visam aprimorar algo, seja um produto ou serviço.

O objetivo da inovação é sempre trazer ganhos para as empresas que a empregam nas suas atividades. Portanto, é um dos meios que as empresas usam para manter os seus lucros aumentando, visto que fornecendo novos produtos e serviços elas chamam a atenção de públicos maiores.

Dessa forma, a inovação pode ser um meio de impedir que um problema permaneça acontecendo em uma determinada empresa. Isso acontece uma vez que, se o motivo para que a empresa esteja enfrentando situações problemáticas com os seus produtos pela falta de variedade ou novidades, então a inovação pode favorecer esses aspectos.

Para que a inovação ocorra, são executados vários processos que alcançam linhas de conhecimento diversas e específicas da empresa, mas o objetivo sempre será superar os desafios ao longo do caminho, assim como crescer e levar para os consumidores novos produtos.

Quem pode inovar?

A resposta para essa pergunta é muito simples: qualquer um pode inovar. Independe do ramo do negócio e o que ele fornece aos seus clientes, todos têm a possibilidade de inovar. Entretanto, há que se considerar que, ao mesmo tempo, nem todos conseguem.

Para inovar é preciso contar com habilidades e conhecimentos. Esse processo combina a vontade com as qualificações para isso. Portanto, para que possa inovar e conseguir desenvolver novos produtos e serviços, uma empresa precisa contar com profissionais qualificados.

São eles que farão toda a diferença no processo de inovação, pois contam com as habilidades específicas para traçar planos estratégicos que garantam que essas inovações terão os resultados esperados.

Desafios para os profissionais

Um dos maiores desafios para os profissionais responsáveis por garantir que esses processos de inovação funcionem perfeitamente nas empresas, é conseguir solucionar os problemas que podem surgir ao longo do caminho.

Os problemas podem ser facilmente identificados por várias pessoas, mas nem todas terão a capacidade, a paciência e as habilidades necessárias para solucioná-los. Portanto, este é um dos principais desafios para esse setor.

Para que os profissionais consigam executar as suas tarefas, também é necessário que contem com algumas questões que os favoreçam. É importante poder contar com uma liderança que tenha ciência do que está fazendo, pois, muitas vezes esse não é o caso.

A falta de recursos também é um problema muito comum, visto que muitas vezes as empresas não investem nesses setores e acabam se deparando com problemas muito mais difíceis de serem resolvidos.

Esses pontos se encontram claramente dentro da cultura da empresa, que precisa ser incentivada de uma forma mais positiva, pois ela pode ser um grande obstáculo para os processos de inovação.

Uma cultura que visa a inovação e favorece essas habilidades nos profissionais, tem muito mais chances de conseguir solucionar os potenciais problemas com agilidade e identificar quais processos não são tão eficientes para, então, modificá-los.

A importância da inovação nas empresas

É importante entender que a inovação não está ligada, necessariamente, à invenção. Nesse ponto, ela é vista como a geração de resultados que atenderão às expectativas das demandas da organização, com ligação direta com o controle financeiro e com o retorno dos investimentos empregados.

Por mais que esteja em alta, valorizar questões tecnológicas nas empresas que, de fato, são ferramentas muito positivas, é importante não basear as inovações somente utilizando matérias ou aspectos ligados à tecnologia.

Também é importante destacar alguns pontos igualmente importantes se baseando nos valores, princípios, normas, conceitos e na missão da empresa. Esses aspectos são citados como importantes para a inovação uma vez que eles favorecem a renovação da cultura organizacional da empresa.

É importante que a cultura da empresa seja revista e haja uma manutenção desses aspectos constantemente para ela poder passar por mudanças e adequações necessárias, de modo que não fique parada no tempo e com visões que não se encaixam mais.

Por isso, é fundamental compreender que a inovação vem de uma parte muito profunda da cultura da empresa, porque ela precisa ser percebida como uma filosofia que faz parte de todos os processos.

Levando esses aspectos em consideração, fica claro em todas as ações executadas pela empresa sua postura inovadora, pois isso refletirá nos seus produtos, processos, serviços, tratamento ao cliente, recursos humanos e financeiros e outros vários pontos.

Como iniciar o processo de inovação

Para iniciar o processo de inovação em uma empresa, é necessário reunir métodos e ferramentas que facilitarão a aplicação e auxiliarão as mudanças que devem ser executadas, não somente para a implementação mas, também, para a manutenção.

Portanto, é preciso que sejam escolhidos os métodos e ferramentas condizentes com a cultura e com a missão da instituição. Essa é uma decisão que vai depender desses pontos, mas alguns aspectos podem ser abordados para tal:

  • Incentivo para que os colaboradores explorem as suas ideias.
  • Valorize profissionais com visões diferentes.
  • A gestão deve estar aberta a novas ideias.
  • Processo de inovação aberto a todos os colaboradores.
  • Implementação de programas corporativos de ideias inovadoras.
  • Abra espaço para discussões sobre inovação em reuniões.
  • Equipes multifacetadas e menos homogêneas.

Squads

Os squads são modelos organizacionais que fazem parte de uma estrutura interna das empresas e se encaixam no termo equipes multifacetadas. Ao contrário do que a maioria das empresas utiliza nas suas configurações, divisões de departamentos e cada colaborador permanece no seu, esse modelo adota outra postura.

Sendo assim, os squads unem várias pessoas com habilidades distintas para a solução de problemas da empresa. Essas equipes podem conter profissionais de áreas distintas, como marketing, programação e vendas, ao mesmo tempo.

O método tem crescido e se tornado muito atrativo e positivo porque as empresas podem se favorecer e, consequentemente, aumentar o potencial das suas performances, com equipes mais capacitadas e com visões distintas a respeito de diversas questões.

Inovação para fora e para dentro

O conceito de inovação para fora e para dentro trata a respeito de dois pontos muito específicos e essenciais. Isso acontece porque não basta somente que a empresa adote as medidas de inovação nos seus processos de forma interna, é necessário também saber comunicar isso.

Entretanto, esse é um desafio muito grande para as empresas, pelo fato de que comunicar algo que vive em um processo de constante modificação é muito complicado.

Portanto, é preciso que as empresas não somente adotem as medidas de inovação para promover mudanças nas suas culturas, como encontrem formas de deixar isso claro para os mais interessados: seus consumidores.

Assim, também é de grande importância contar com um setor de comunicação favorável para que esses processos ocorram, visto que além da comunicação interna é necessário que se tenha uma forma de falar a respeito dessas mudanças através das suas publicidades para a imprensa e demais interessados.

Esses aspectos podem ser muito favorecidos pelas facilidades da era digital, uma vez que a comunicação é feita de uma forma muito mais dinâmica. As empresas que surgiram já dentro desse cenário contam com uma facilidade muito maior para se comunicar e divulgar as suas inovações.

Mas essa é uma questão de adaptar e reconhecer essas ferramentas como importantes para, então, criar uma nova forma de operar.

Como implantar uma cultura de inovação?

Depois de entender todos os aspectos e importância da inovação, é necessário colocar isso tudo em prática. Não é um processo fácil, mas é necessário e beneficiará a empresa como um todo. Para implementar essa cultura de inovação, as empresas podem adotar algumas posturas específicas.

O primeiro ponto a ser levantado é a comunicação. Criar canais eficientes para comunicar de forma clara que a marca quer inovar e em quais sentidos isso acontecerá, é um ponto de partida excelente. Podem ser criadas plataformas para essa comunicação, nas quais tudo será explicado de forma clara.

A organização do tempo a ser usado para que os processos de inovação sejam executados é de grande importância para garantir que tudo será feito da melhor forma. Os principais modelos para gestão de criatividade e inovação usados atualmente são:

  • Tempo livre indeterminado.
  • Tempo estimulado.
  • Tempo determinado.
  • Tempo definido.

Analise qual destes se enquadra melhor no que você espera e deseja para o seu empreendimento considerando a cultura do negócio. Por fim, é importante controlar todas as atividades para que seja possível acompanhar os resultados uma vez que isso facilitará os próximos passos da gestão.

Mas, para que isso tudo seja iniciado, o primeiro passo para implementar os processos de inovação é criar um planejamento que cubra todos os aspectos que ela deseja abordar. Dessa forma, é possível concluir por etapas os seus objetivos.

O que nós propomos para você

Com esse guia essencial para desenvolver a inovação em seu negócio, inicie hoje uma análise profunda no empreendimento, considerando todos os critérios que foram abordados. 

Será muito mais fácil encontrar soluções criativas e alcançar novos objetivos com as inúmeras vantagens de implantar a inovação em todos os níveis de sua empresa.

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais