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Ideias de Negócios: O guia essencial para quem quer abrir uma empresa

A ideia de negócio é uma representação mental sobre determinado assunto e serve para mostrar o produto que será o foco da empresa ou o serviço que ela oferecerá ao mercado. Dessa forma, é o princípio de algo que pode existir, entretanto, apenas se ela for executada.
Ideias de negócios

Ao criar uma empresa, ela se inicia a partir da criação de ideias de negócios, que podem ser viáveis e apresentarem oportunidades únicas no surgimento de uma empresa, garantindo destaque competitivo no mercado. 

Para que estas ideias de negócios surjam, é preciso avaliar as necessidades de mercado e analisar minuciosamente todas as oportunidades de negócio existentes e escolher aquela que tem mais a ver com o perfil do empreendedor, algo que ele goste de fazer. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que são ideias de negócio?

As ideias de negócios servem para mostrar o produto que será o foco da empresa ou o serviço que ela oferecerá. Uma empresa pode ser facilmente bem-sucedida quando desperta o interesse de potenciais clientes. 

Isto acontece com maior probabilidade em ideias de negócio que identificam as necessidades específicas de seus clientes, atendendo este problema por meio de serviços ou de um produto mestre. 

Diferença entre ideias de negócios e oportunidade

Antes de tudo, é necessário entender que existem diferenças entre ideias de negócios e oportunidade de negócios. 

Diferente das oportunidades, as ideias de negócios não consideram o fator monetário inicialmente. A ideia surge a partir da criatividade e de processos inovadores, se considerando custos apenas quando ela se torna uma oportunidade. 

Oportunidade de negócios é quando se vê que um nicho de mercado não está sendo atendido satisfatoriamente e você possui a chance de oferecer esta satisfação para os clientes, gerando uma possibilidade de retorno financeiro. 

Implementando uma boa ideia de negócios

Mesmo que um empreendedor ache uma ideia boa e considere que ela terá muito sucesso, é preciso realizar uma validação disto para saber de forma concreta que ela entregará um retorno positivo. 

Além da validação, é necessário analisar a concorrência para se ter ideia do que está sendo feito no mercado. A partir disso, é importante realizar uma série de ações para implementar uma boa ideia. Destacamos a seguir, alguns exemplos. Veja!

Analisar tendências

Sendo algo indispensável para qualquer empresário, uma das melhores formas de identificar uma ideia de negócio é a partir de uma análise de tendências do mercado.

Ao analisar o que está sendo praticado e observar dados e indicadores econômicos, isso auxilia o empreendedor a fazer projeções sobre as evoluções no mercado, podendo se tornar uma oportunidade. 

Importe ou aprimore ideias de outros países

Nem todos os negócios surgem de ideias completamente novas. Inovar também é aprimorar algo que já existe, e uma ideia de negócio também está no ato de importar de outro país uma ideia que obteve sucesso e que pode sanar uma necessidade atual do país de origem do empreendedor. 

Verifique se a ideia seria realmente viável na sua região e realize adaptações caso necessárias e, também, ajuste o conceito para ficar de acordo com o mercado nacional. 

Possua um bom planejamento

Antes de iniciar qualquer empresa, além de uma boa ideia e visibilidade da oportunidade, é preciso estruturar um plano de negócios. Utilize do auxílio da tecnologia e selecione uma ferramenta digital para lhe ajudar a montar um plano de negócios eficiente.  

Com isto, será possível estruturar um plano e organizar as informações essenciais sobre público, produto, serviço, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos, contribuindo e muito para a gestão empresarial e viabilidade da ideia. 

Participe de feiras e busque mais conhecimento

Ao visualizar uma necessidade de mercado e buscar atendê-la, obrigatoriamente você precisará expandir o seu conhecimento sobre a área e procurar maior capacitação e autoridade no assunto em prol de desenvolver um produto campeão. 

Neste caso, participar de eventos e feiras sobre a área que você planeja atuar é uma ótima ideia.

Nestas feiras, congressos e exposições, além de você conseguir observar e analisar de perto a concorrência, estes eventos sempre contam com palestras e workshops que irão lhe capacitar e te deixar por dentro das maiores tendências e dicas úteis do mercado. 

Mas não só isto, a oportunidade de networking também é uma das vantagens de participar destes eventos.

Com a chance de unir forças com outros empresários que podem contribuir com a sua ideia de negócio, isto aumenta o sucesso no momento da criação da empresa. 

O valor de uma ideia de negócio

Ao se ter uma ideia de negócio que pode apresentar uma boa oportunidade de sucesso, muitos empresários podem se apegar muito com isto e não realizarem a exposição das ideias junto com os atuais ou futuros colaboradores. 

Isto dificulta os processos de desenvolvimento da ideia, sendo uma prática que prejudica mais do que ajuda o empreendedor. É importante entender que a ideia precisa ser colocada em prática e ser desenvolvida durante a atuação da empresa. 

Além disso, deve-se considerar que a ideia possui a tendência de mudar e evoluir com o tempo, a partir do momento que se adquire maior conhecimento de mercado sobre sua viabilidade, fazendo com que ela se torne cada vez mais consistente. 

O processo de desenvolvimento das ideias de negócios requer que o mercado seja minuciosamente analisado primeiro, identificando as melhores soluções possíveis, criando soluções com os potenciais clientes e, então, adquirindo os primeiros clientes a partir da ideia.

Após, evolua a sua solução e conquiste ainda mais clientes, criando um ciclo sustentável para a sua empresa. 

Ideias de Negócios

Conheça a página do Sebrae exclusiva para ideias de negócios. Lá você encontrará, por segmento, centenas de ideias para se inspirar. Os segmentos são: 

  • Agricultura 
  • Alimentos e bebidas
  • Artesanato 
  • Beleza 
  • Construção e reforma 
  • Economia criativa 
  • Mercado digital 
  • Mercearia e supermercados 
  • Metal mecânico 
  • Moda 
  • Móveis e decoração 
  • Pecuária 
  • Petroquímico e mineração 
  • Saúde e bem-estar 
  • Turismo  
  • Veículos 

Tendências para 2022

O atual cenário pós pandemia contribuiu muito para que as tendências de mercado se concentrassem na tecnologia e no meio digital.  Conheça a seguir, algumas das principais tendências:

Lojas Virtuais

As lojas virtuais estão tomando muito mais espaço do que tinham anteriormente e isto é algo que não irá voltar para trás, por assim dizer.

Muitas pessoas que antes tinham receio de comprar online agora estão adaptadas a fazerem isto, e os que já eram acostumados só aumentaram o hábito, por causa do surgimento de novos serviços de compra online. 

No setor de tecnologia, isto se desdobrou de diversas formas.

Com a necessidade das empresas de atuarem de forma completa ou parcialmente em home office, o desenvolvimento de ferramentas ocorreu para auxiliar na melhoria e eficiência da gestão empresarial, gestão de marketing e gestão financeira para agilizar os processos e facilitar a comunicação, mesmo que a distância. 

Inteligência artificial

Com os benefícios provocados e o aumento de desempenho com o uso destas ferramentas, a tendência é apenas que aumente. Com isso, também surgiu um rápido aprimoramento de tecnologias com o uso da inteligência artificial, principalmente no marketing. 

A entrega de métricas e dados, com plataformas que utilizam do aprendizado feito por meio de inteligência artificial auxiliou as empresas a entenderem melhor os dados e estabelecerem melhores estratégias para atrair clientes. 

Mas os desenvolvimentos tecnológicos não param por aí, eles estão evoluindo de todos os cantos, procurando sanar as necessidades das pessoas em razão das atuais limitações de contato físico que precisam ser efetuadas por conta da pandemia. 

5 G

Em nosso país, a chegada do 5G já é algo concreto e nos fará ficar mais próximos das tecnologias aplicadas lá fora.

Essa nova tecnologia de conexão e internet contribuirá com ambientes e casas inteligentes, que conversam entre si a partir do controle por meio dos celulares e outros dispositivos. 

Isto leva ao surgimento diversas oportunidades para empresas que criam móveis e eletrônicos, que então podem implementar em seus produtos a tecnologia para fazê-los se conectarem com outros elementos de uma residência ou empresa. 

Startups

Sem sombra de dúvida, com as atuais tendências existentes no ramo da tecnologia, o surgimento de startups e de iniciativas empresariais aumentará muito, contribuindo com a sustentabilidade das empresas e da necessidade de inovar para se manter competitivo. 

É preciso observar este cenário de forma estratégia, sabendo como aplicar as suas ideias no momento certo e com todos os conhecimentos necessários sobre o público que se deseja atrair. 

Com empresas mais focadas em gerar ideias novas, isto faz com que os clientes também fiquem cada vez mais exigentes.

Tirar um tempo para observar como o mercado em que você planeja aplicar uma ideia irá se desdobrar e quais possíveis inovações os concorrentes planejarão aplicar, devem ser muito bem analisadas, pois podem contribuir com a reformulação da sua ideia para algo ainda mais ambicioso e mais bem estruturado para atender uma grande gama de possíveis clientes. 

Tecnologia

Utilize a tecnologia ao seu favor e busque ferramentas de gestão que ajudem a construir um plano de negócios e a coletar dados que vão tornar a sua tomada de decisão mais assertiva.  

Seguindo este caminho, tenha à disposição colaboradores ou uma assessoria dedicada no marketing do seu negócio, para que a sua ideia no momento em que for aplicada, possua uma comunicação digna de atrair o público com a melhor efetividade possível. 

Com os rumos atuais da tecnologia, isto entrega diversas entradas para a criação de novos produtos e serviços, mas isto também já reflete atualmente nestas plataformas que você pode usar para fazer os seus processos estratégicos serem cada vez melhores.

Então, nada melhor do que ficar por dentro de tudo isto, se adaptando as tendências e utilizando delas para também se tornar tendência e obter sucesso com a empresa. 

E aí, encontrou alguma ideia de negócio que valha a pena investir? Saiba que não existem formas limitadas de como uma ideia de negócio pode surgir.

Portanto, é preciso estudar muito e procurar fazer com que a sua ideia surja como uma resposta a uma necessidade identificada num determinado mercado. 

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