Início » Sustentabilidade » Impacto Ambiental: O que sua empresa pode fazer para ajudar o planeta

Impacto Ambiental: O que sua empresa pode fazer para ajudar o planeta

Impacto ambiental são as transformações provocadas pela ação humana e que afetam o meio ambiente, direta ou indiretamente, não se considerando os fenômenos naturais.
impacto-ambiental

O debate sobre questões ambientais e um futuro mais sustentável para o planeta, vem saindo das esferas políticas e entrando para o mundo corporativo. Muitas empresas estão implementando práticas sustentáveis e posicionando-se sobre o assunto. 

As marcas têm um papel que vai além dos lucros, pois elas impactam as interações sociais também. Geram empregos, fazem a economia girar, ditam padrões e modos de vida.  

Em um mundo cada dia mais informado sobre os efeitos das mudanças climáticas, mostrar-se consciente sobre o tema pode ser uma ferramenta de fortalecimento empresarial. Afinal, consumidores buscam identificação com as marcas que consomem. 

Aos empreendedores que desejam implementar essa consciência ambiental, seja para o espaço de trabalho ou para as ações externas, algumas mudanças simples podem ajudar. Afinal, com organização e planejamento é possível aderir à sustentabilidade corporativa. 

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é desenvolvimento sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu na Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, das Nações Unidas. Seu intuito era propor soluções para o desenvolvimento econômico aliado à conservação ambiental. 

Trata-se de um desenvolvimento econômico que consegue suprir as necessidades da população atual, mas sem esgotar os recursos naturais para o futuro, preocupando-se assim com o planeta que as gerações futuras irão encontrar. 

Para alcançar o desenvolvimento sustentável, existem alguns princípios básicos a serem seguidos e alcançados, que constam no desenvolvimento econômico, no desenvolvimento social e na conservação ambiental. 

O que é impacto ambiental?

As transformações provocadas pela ação humana que afetam o meio ambiente, direta ou indiretamente, conceituam o que vem a ser impacto ambiental. Vale ressaltar que fenômenos naturais não se enquadram nessa definição. 

Os impactos ambientais podem ser classificados como positivos, quando resultam na melhoria das condições de vida no ecossistema terrestre. Ou negativos, quando a ação humana gera prejuízos e danos aos fatores ambientais.  

Além desses tipos, eles também podem ser diretos ou indiretos, dependendo se o impacto foi gerado a partir de uma ação simples, ou secundária ocasionando diversas outras reações. Imediatos ou a longo prazo, e ainda permanentes ou temporários.  

Entre os principais impactos ambientais negativos estão a perda da biodiversidade, poluição da água, do solo e da atmosfera, assim como o agravamento das mudanças climáticas.  

A importância da gestão ambiental

Pensar como as empresas podem agir diante do debate sobre o meio ambiente é essencial, por isso algumas instituições vêm adotando um sistema de gestão ambiental. Trata-se de pensar todo o processo de produção interno ou prestação de serviços de forma sustentável. 

As empresas devem seguir as normas ambientais vigentes, mas não há a obrigatoriedade de determinar um setor exclusivo para esse objetivo. O planejamento pode ser feito de forma direta ou indireta.  

No entanto, pensar de forma estratégica sobre esse tema, pode trazer inúmeros benefícios. Desde diminuir o risco de multas e infrações, redução de custos, até proporcionar vantagens competitivas e crescimento do valor da marca. 

Implementar um sistema de gestão ambiental, independe do tamanho da empresa, e pode ser feito, inclusive, com uma consultoria externa. Com ele se faz um mapeamento das atividades desenvolvidas, seus possíveis impactos e criam-se soluções a serem praticadas. 

Como analisar o impacto ambiental na sua empresa

Para desenvolver estratégias conscientes de produção é preciso entender quais os impactos que a sua empresa oferece ao meio ambiente. Por isso, uma análise profunda sobre o tema pode ser o diferencial. 

Dessa forma, muitas empresas fazem um Estudo de Impactos Ambientais. Esse estudo permite que, de forma antecipada, os gestores saibam quais atividades do negócio podem ter impacto negativo ao meio ambiente. 

A partir do relatório deste estudo, podem ser propostas soluções internas e externas. Ele deve ser objetivo, acessível ao público e disponibilizado às autoridades. Além dele, também pode ser realizado um diagnóstico ambiental e uma análise de ciclo de vida. 

Como sua empresa pode se posicionar em relação à questão ambiental

Após entender sobre os impactos das suas atividades no meio ambiente é necessário que cada empresa desenvolva estratégias de sustentabilidade. E para levar essa mensagem ao público consumidor que surgiu o Marketing Verde ou Ambiental. 

Trata-se de construir uma imagem ecologicamente correta, baseada nas atitudes sustentáveis da empresa.  

Atitudes que podem ser desde o descarte correto dos recursos consumidos e utilização de material reciclado para embalagens, até aos métodos de produção a base de energia renovável e utilização de matéria-prima que possa ser reutilizada. 

No entanto, é preciso estar atento ao fato de que a mensagem deve acompanhar as atitudes. O público a cada dia mostra-se mais engajado e informado nas questões ambientais, e percebe quais empresas seguem políticas de produção sustentável. 

Elementos estratégicos ambientais

O desenvolvimento de estratégias pensadas para que uma empresa acompanhe as normas e tendências da área ambiental, não vem apenas um custo sem retorno. Oportunidades podem surgir a partir desse planejamento. 

Um exemplo é a redução de custos e aumento da eficiência produtiva, pois quando se detecta áreas de desperdício, fica mais fácil fazer o uso otimizado de bens e recursos. Seja economizando água ou energia. 

A atuação responsável também ressalta o papel social da instituição. Alinhando os interesses dos donos, do governo e do público.  

Principais impactos das indústrias ao meio ambiente

Alguns processos industriais são extremamente poluentes e impactam diretamente no ambiente em que vivemos. Como a fabricação de produtos químicos ou uso de agrotóxicos. Ainda assim, muitos problemas são causados por descuido ou desatenção empresarial. 

Os impactos podem ser causados também por vazamentos e acidentes no geral, assim como desatenção às normas técnicas, ou mesmo pelo descarte incorreto de resíduos. Por isso, as indústrias encabeçam as listas dos maiores poluidores. 

Dentre as principais consequências dessas ações estão a poluição de rios e nascentes, contaminação do solo e emissão de gases tóxicos. Todos esses fatores impactam diretamente na vida de animais e na perda de ambientes naturais como as florestas. 

A lei determina multas ou medidas mais extremas como detenção dos responsáveis pelo dano ou até a interrupção das atividades da empresa. Por isso é necessário estar atento às determinações legais e buscar um equilíbrio na produção. 

A relação da Indústria 4.0 e o Meio Ambiente

Primeiramente vamos entender o conceito de Indústria 4.0, ou quarta revolução industrial. O conceito refere-se ao conjunto de inovações tecnológicas, que representam a integração de diferentes tecnologias com o objetivo de promover a automação industrial. 

Desse modo, é necessária uma política sustentável por parte das empresas para o uso dessas ferramentas tecnológicas. Seu uso otimizado, digitalizado pode significar menos desperdício de recursos e operações mais dinâmicas. 

Além dos benefícios, surgem desafios, como o descarte de baterias e demais produtos eletrônicos, que dificilmente podem ser reciclados. Ou seja, novas tecnologias pedem novas soluções para evitar impactos ao meio ambiente. 

É preciso, assim, esforço a longo prazo por parte das empresas em modernizar suas estruturas tornando-as sustentáveis. Além de envolver as pessoas em todo o processo, principalmente as suas lideranças. 

Essas tecnologias têm capacidade para auxiliar no desenvolvimento de práticas para combater impactos ambientais negativos. E isso deve ser aproveitado. 

O que as empresas estão fazendo para reduzir o impacto ambiental

Atitudes conscientes podem ser tomadas tanto em caráter externo, como no cotidiano de cada organização. Refletida em práticas simples, como efetuar o desligamento de máquinas e equipamentos que não serão utilizados. 

Por isso, muitas empresas estão atuando de forma preventiva e conscientizando seus colaboradores. Antecipando o acontecimento de problemas e identificando oportunidades de melhorias. 

Com práticas de separação de resíduos, assim como seu descarte correto, e a utilização de fontes de energia renováveis. As corporações encabeçaram, também, ações que promovem também transformações sociais. 

Pequenas ações, grandes resultados

Alguns passos podem ser o início de uma perspectiva sustentável para um negócio. Fazer um mapeamento da geração de resíduos a partir de sua fonte geradora e entender o tipo de resíduo que é gerado na produção é fundamental. 

Assim como escolher fornecedores e parceiros que se declaram sustentáveis e trabalham estrategicamente com o foco no meio ambiente. Promover a diminuição do uso de descartáveis, ou optar pela utilização de energia solar em seu estabelecimento. 

Outra opção é procurar a ajuda de uma consultoria especializada em gestão de resíduos, que pode auxiliar no monitoramento e produção de relatórios sobre o respectivo gerenciamento, assim como na gestão de fornecedores. 

Concluindo: a importância de ser uma empresa sustentável

A postura do consumidor, assim como a maneira de consumir vem sofrendo mudanças com o passar dos anos. Além do produto e serviço, os clientes também estão interessados nos porquês das ações da empresa e seu posicionamento diante da realidade.  

Dessa forma, ter um propósito bem definido, com valores claros e objetivos pode ser um diferencial em um mercado competitivo, gerando a identificação do consumidor com a marca. E um dos pontos relevantes é seu posicionamento com relação ao meio ambiente. 

E isso não se refere apenas às empresas grandes e já estruturadas, novos empreendedores podem aderir a estratégias sustentáveis. Aplicando essas ações na rotina do ambiente de trabalho, assim como na linha de produção e relação com o cliente. 

Pequenos passos, como planejar e entender sua cadeia produtiva de forma diminuir o desperdício, adotar a utilização de energias limpas e alternativas ou repensar o uso de descartáveis pela equipe da empresa. 

Assim, além de fortalecer sua imagem de marca no mercado é possível agir de forma a auxiliar o ecossistema do planeta, fazendo com que as novas gerações possam desfrutar e viver em uma Terra mais sustentável. 

Conheça no vídeo “Impactos Ambientais: Ilhas de calor, chuva ácida, inversão térmica” do Canal Quadro Livre, alguns dos principais impactos ambientais. Nessa aula, o Professor Rafael Barreto fala sobre as alterações no meio ambiente causadas pelo homem, ou seja, mudanças causadas pelo desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico. 

Assista também ao vídeoImpactos ambientais causados pelo homem do Canal in-eco 2016 que apresenta comportamentos do homem que afetam diretamente a natureza, prejudicando-a. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição e o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente. 

Gostou do conteúdo e quer ter acesso a outras informações? Então, inscreva-se na nossa newsletter

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo o uso das minhas informações pela I Propose.

Canais no Modelo de Negócios Canvas
Empreendedorismo
Norma Silva
Canais no Modelo de Negócios Canvas: Otimize sua comunicação

Os canais no Modelo de Negócios Canvas são essenciais para garantir que sua proposta de valor atinja e engaje os clientes de forma eficaz. Aprenda a escolher e otimizar esses canais para maximizar o impacto da sua comunicação e fortalecer os relacionamentos com seu público-alvo.

Leia mais