Com os clientes cada vez mais exigentes no mercado, conhecendo bem as suas próprias necessidades e indo mais a fundo ao pesquisar sobre uma empresa antes de realizar uma compra, é importante que a empresa possua uma marca bem estruturada que cause impacto social.
Você sabe o que é o impacto social? Aplica na sua empresa? Ele é a ação de contribuir, de alguma maneira, para que todas as pessoas vivam uma sociedade mais justa e igualitária.
É fazer algo que impacte positivamente a vida das pessoas que seguem ou consomem a sua marca, produto e serviço, de forma a ajudar no desenvolvimento social.
Veja sobre o que trataremos neste post:
Entendendo melhor o impacto social
A sustentabilidade nas empresas já é uma prática que virou tendência e realidade necessária para as empresas, porém ela não é o único ponto importante a ser aplicado.
O impacto social pode ser gerado em quatro dimensões:
- Acesso: trazendo soluções que reduzam as diferenças de oportunidades entre classes sociais e facilitem para todos o acesso à educação, saúde e moradia de forma a reduzir as desigualdades.
- Autonomia: iniciativas jornalísticas ou que aproximem pessoas dos meios de produção. Gerar acessibilidade para pessoas com deficiência utilizando tecnologias que as auxiliem viver melhor, de forma mais independente também se enquadram.
- Transparência: disponibilizar a livre informação para todos que possuem o interesse, para que possam ter uma melhor participação como cidadãos e tomar decisões coletivas. Transformar o big data em good data também é permitido, tornando as ações mais assertivas.
- Escala: permitindo cada vez mais a entrega de soluções para as pessoas, como soluções que sejam de menor orçamento ou campanhas que atinjam uma grande quantidade de pessoas através de ferramentas tecnológicas.
Principais características
Dos diferenciais de um negócio de impacto social, um dos seus principais é o fato de que as empresas são desenvolvidas considerando a viabilidade econômica das ações realizadas, com base em estratégias e modelos de negócio que buscam beneficiar diretamente as pessoas de classe C, D e E, vendendo produtos que contribuem na melhora da qualidade de vida destas pessoas. As características que fazem de uma empresa uma organização de impacto social são:
- Combate ao trabalho forçado, análogo ao escravo ou infantil.
- Maior cuidado com a cadeia produtiva.
- Gerenciamento dos impactos ambientais.
- Articulação com políticas públicas.
- Trabalho em rede, com parcerias que podem ampliar a sua atuação.
- Modelo de negócio que não depende de doações.
A mensuração de sucesso das organizações de impacto social não se dá pela quantia de lucro obtido, e sim, do impacto causado a partir de suas atividades.
Como começar uma ação
Muitas pessoas que querem empreender não querem iniciar apenas um empreendimento comum, querem criar um negócio com o intuito de ajudar e contribuir para a sociedade. Se este é o seu caso, o negócio de impacto social é para você!
A identificação do problema
O primeiro passo necessário é identificar alguma necessidade da sociedade para definir qual problema que a sua empresa focará em resolver.
Isto pode ser desde a geração de empregos para minorias, oferecer educação de qualidade para crianças sem acessibilidade à educação ou questões ambientais como a redução da emissão de gases tóxicos.
Existem diversos problemas que precisam ser resolvidos, e uma dica é observar o seu entorno e pensar em situações que lhe incomodam que você poderia se organizar para resolvê-las. Mas para isso, uma pesquisa minuciosa para avaliar a necessidade do problema é obrigatória.
Escolha da causa
É importante que você escolha uma causa que tenha dominância e total entendimento, para que ela possa ser aplicada corretamente. Assim será possível oferecer soluções assertivas, visto que você irá trabalhar muito nisto.
Entenda o público e realize soluções
Ouvir o que o público-alvo tem a dizer é importante, além de analisar o seu entorno. São eles quem possuem as dores para os problemas que você deseja solucionar, então para causar o impacto social é necessário entender, de fato, quais as suas maiores dificuldades.
Depois disso, está na hora de planejar os passos para a solução dos seus problemas, reunindo diversas ideias e fazendo o brainstorming. Analise se já existem soluções parecidas com a que você escolheu no mercado e veja se tiveram êxito.
Tenha algo viável
Mesmo entendendo as dores e pensando em soluções, você precisa analisar a viabilidade do seu negócio e da solução. É importante se certificar de que as estratégias que serão traçadas permitirão a autossustentabilidade do negócio, de forma a evitar a falência.
Realize um estudo operacional, financeiro e do seu produto e mercado. O plano de negócios precisa estar bem elaborado com todas as projeções de ganhos e custos, além de estudos de concorrência e análise do mercado.
Reformule o produto, caso necessário
Após realizar o processo de validação do seu produto juntamente ao público, você irá saber se, realmente, ele é viável ou não. Caso não seja viável, não tenha medo de fazer alterações para se adequar ao que o seu público realmente necessita.
Faça todos os ajustes indispensáveis para que o seu produto tenha o máximo de retorno positivo possível, e caso todo o produto seja recusado, não tenha medo de reformular o projeto inteiro.
Lembre-se: é muito melhor você reformular o produto no momento certo do que lançar um produto que não terá o retorno esperado.
Faça parcerias estratégicas
Visto que você iniciará o empreendimento, a ajuda de outras empresas e fornecedores para lançar o seu produto com qualidade também é importante.
Construa um bom networking e contrate funcionários que estão de acordo com os objetivos e com a missão da empresa, desta forma você terá o apoio necessário para iniciar com qualidade e sucesso.
Benefícios
Além de gerar o bem e beneficiar minorias e comunidades que necessitam de amparo e auxílio, este modelo de negócios garante diversos benefícios, tais como:
Credibilidade
Um dos maiores benefícios de possuir um negócio de impacto social é a credibilidade que isso traz para a empresa. Ao contribuir e realizar ações em prol da sociedade, isto também impacta positivamente na sua marca e em como as pessoas a enxergam.
O público enxergará os esforços que a empresa faz para garantir o bem-estar deles, fazendo com que se tornem clientes e sejam fidelizados pelos ideais da organização.
Redução de desigualdades
Em um país como o nosso, a desigualdade social é um dos grandes problemas que afetam diretamente famílias e pessoas de baixa renda.
Abrir um negócio que se preocupa com estes problemas e visa fazer a sua parte para solucioná-los reforçam o empreendedorismo consciente. Criar aplicativos que facilitem o controle financeiro e fornecer serviços e produtos com preços acessíveis são exemplos.
Assim você consegue gerar lucro e ainda auxiliar e contribuir de certa forma na diminuição desta desigualdade, unindo o útil ao agradável.
Instiga o desenvolvimento do mercado
Ao realizar atos de impacto social, isto fomenta e instiga o desenvolvimento do mercado ao seu redor, visto que ao criar soluções para pessoas de baixa renda, você melhora as suas condições.
Melhorando as condições destas pessoas, elas sobem em um patamar e as suas demandas aumentam, consequentemente movimentando o mercado.
Propicia a busca de talentos
Realizar e apostar em ações de impacto social permitem que a empresa encontre possíveis talentos que antes não seriam possíveis de serem descobertos.
Em áreas menos favorecidas existem muitos bons profissionais com ideias inovadoras, ao abrir oportunidades de emprego para estas pessoas, a sua empresa cresce e dispõe de profissionais que contribuem com ideias inovadoras.
Principais desafios
No cenário atual, com os impactos negativos da pandemia, os negócios de impacto social sofreram negativamente no quesito financeiro. Além disso, eles possuem atualmente diversos desafios que precisam enfrentar. Entenda melhor:
- Realização de ações emergenciais: muitas empresas deste ramo após as crises relacionadas à pandemia necessitaram pausar ou diminuir custos, sendo que algumas empresas precisaram até mesmo paralisar a atuação.
- Saúde financeira: o caixa foi altamente comprometido e as empresas que realizaram esta diminuição de custos necessitam de ajuda financeira para que não paralisem a atuação assim como as que já realizaram isto.
Como resolver estes problemas
Com a transformação digital atual provocada pelo cenário em que estamos, as empresas precisam se renovar e adotar meios digitais para oferecerem soluções e adquirirem melhor lucro.
Desta forma, pode-se salvar negócios deste ramo que estão em crise e evitar a sua paralisação imediata. As empresas de impacto social promovem ações genuínas, que contribuem diretamente para a sociedade.
Para auxiliar no reerguimento destas organizações, existem serviços de assessoria e consultoria focados para este setor, onde iremos citar alguns deles para que você consiga um melhor amparo para que o seu negócio prospere.
A Maniê oferece consultoria para negócios de impacto social auxiliam no plano de negócios, desenvolvimento de equipe, crise e mediação de conflitos e outras questões para auxiliar sua empresa.
Podendo te ajudar com cursos, palestras, elaboração de projetos e oferecendo uma consultoria para solucionar problemas na sua empresa, temos a Mandala que pode ajudar não só com consultoria, mas com cursos que auxiliam no desenvolvimento.
E como está a sua comunicação? Uma boa comunicação é importante, correto? DeProposito é uma assessoria de imprensa voltada para o seu tipo de negócio, te ajudando a atrair investidores e a alcançar o seu público.