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Inadimplência Empresarial: Como cuidar da saúde financeira da sua empresa

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A organização das finanças de uma empresa depende de inúmeras atividades, entre elas, o controle da inadimplência empresarial. Esse é um problema bastante comum e que prejudica o orçamento dos empreendimentos, especialmente para aqueles que ainda não tem um setor de cobranças bem organizado.

A seguir, saiba mais sobre o assunto, como identificar as principais causas que levam a esse problema e o que você pode fazer para minimizá-lo no seu negócio.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é inadimplência empresarial?

O termo “inadimplência” é usado para designar o não cumprimento de uma obrigação financeira que foi assumida em um determinado prazo estipulado. Nesse caso, é quando os clientes deixam de pagar pelos produtos que compraram ou os serviços que contrataram da sua empresa. Por consequência, a projeção de faturamento vai ser impactada, já que ela contava com aquele valor referente a uma venda fechada e que acabou não sendo pago.

Muitos empreendedores podem achar que a inadimplência é algo que foge completamente da sua alçada. Afinal, ele não tem como controlar se o cliente vai ou não pagar. Porém, considerando que esse problema pode prejudicar as finanças de forma considerável, o empresário deve, sim, assumir a sua responsabilidade nesses casos.

Isso significa identificar quais são os principais problemas que estão fazendo com que os clientes fiquem inadimplentes e implementar medidas que minimizem essas situações.

Principais problemas que originam a inadimplência

O descumprimento de responsabilidades financeiras pode ter diversas origens. No Brasil, os maiores problemas que levam à inadimplência atualmente incluem:

  • As altas taxas de desemprego decorrentes do cenário de crise econômica. Muitas pessoas assumiram certas dívidas contando com o salário que tinham naquele momento, mas perderam seus empregos e ainda não conseguiram se recolocar no mercado.
  • A alta nos preços de itens básicos de sobrevivência e redução do poder de compra, que provavelmente mudou a forma com a qual o seu cliente organiza o orçamento. Hoje em dia, ele precisa direcionar uma porção maior dos seus ganhos para garantir a subsistência.
  • A falta de educação financeira, que é um problema generalizado por todo o país. No Brasil, aprender a gerir as próprias finanças desde cedo de forma saudável não faz parte da cultura da população.
  • Doenças e outros imprevistos sobre os quais a pessoa não tem controle, mas também não tinha uma reserva financeira que lhe permitisse honrar com seus compromissos, mesmo em situações adversas.

Além desses problemas mais amplos e que recaem sobre toda a sociedade, também existem atitudes do cliente que levam à inadimplência, como, por exemplo:

  • A falta de organização financeira que faz com que ele assuma dívidas que não cabem, de fato, no seu orçamento. E isso é uma consequência da nossa falta de educação financeira: poucas pessoas sabem exatamente o quanto podem comprometer da sua renda para não ter problemas.
  • Emprestar “o nome”, ou seja, o cartão de crédito ou talão de cheques para um amigo, ou familiar fazer compras. Esse comprador não paga e quem cedeu o nome também não, até porque não contava com essa despesa.
  • Acumular diversos parcelamentos até chegar a um ponto em que não consegue mais arcar com eles.
  • Acreditar que a insatisfação com o produto, serviço ou até mesmo com o atendimento justifica deixar de pagar as parcelas de um bem adquirido.

Prejuízos para a empresa

Se a empresa não toma nenhuma medida para evitar a inadimplência, muito rapidamente começa a perceber os prejuízos:

  • A consequência imediata é o furo no orçamento. Se os clientes não pagam, as entradas diminuem, mas isso não significa que os custos e despesas também serão reduzidos. Consequentemente, a empresa tem o seu fluxo de caixa comprometido e ela mesma pode acabar se tornando inadimplente perante os seus credores.
  • Prejuízos no relacionamento com o cliente. Quando a empresa não tem um setor de compras bem treinado, a cobrança dessas dívidas pode acabar assumindo um tom inadequado, colocando a perder o relacionamento com o consumidor.
  • Dificuldades no processo de fidelização desses clientes, afinal, se eles não pagam suas obrigações, não vão continuar consumindo outros produtos e serviços.
  • Desestabilização do planejamento financeiro da empresa, já que não se pode fazer projeções consistentes de faturamento e lucratividade.
  • Dificuldades para expandir os negócios por conta do desequilíbrio no orçamento.

Lidando com a inadimplência

Conhecer todos os prejuízos de ter clientes inadimplentes não basta, é preciso saber como lidar com ela. Primeiramente, cabe dizer que, até certo ponto, a inadimplência é “normal”, no sentido de que considerar que todos os consumidores sempre vão pagar o valor total na data combinada é uma utopia.

Os especialistas consideram que, em geral, uma taxa aceitável de inadimplência é de, no máximo, 5%. Porém, é preciso avaliar a realidade da própria empresa para estabelecer um limite que faça sentido. E mesmo que a quantidade de clientes inadimplentes permaneça dentro dessa faixa, a empresa deve adotar medidas para lidar com esse tipo de problema.

Medidas para combater a inadimplência empresarial

Veja a seguir quais orientações você pode colocar em prática no seu negócio para lidar com a inadimplência e reduzir a sua taxa:

Acompanhamento de recebíveis

A sua empresa tem um controle rígido de todos os valores a serem recebidos e que estão pendentes? Se a resposta for não, esse deve ser o ponto de partida. Afinal, como lidar com a inadimplência sem nem saber ao certo de onde ela vem? Monte uma planilha com todas essas pendências, os canais de comunicação com o cliente e o status atualizado depois de cada contato.

Proatividade

Não espere que o cliente lhe procure para quitar os pagamentos: entre em contato com ele informando que foi identificado o pagamento em aberto. É importante que esse diálogo aconteça com tranquilidade, sem que o cliente se sinta exposto, constrangido ou coagido.

Espaço para o cliente

Implemente uma área na empresa que possibilite ao próprio cliente buscar sanar suas pendências.

Suspensão do produto ou serviço

Se for possível, suspenda o acesso do cliente ao produto ou serviço até que todos os pagamentos sejam feitos. Nesse caso, entre em contato com o consumidor antecipadamente e comunique que se ele não pagar o que está em aberto até uma determinada data, o serviço será cortado.

Setor de cobrança

A empresa deve ter um setor especializado em cobrança, ainda que seja terceirizado. Profissionais que tenham essa como sua principal atribuição, vão monitorar com mais cuidado e proximidade, e são devidamente preparados para fazer esse contato com os devedores.

Pagamento antecipado

Ofereça condições que tornem o pagamento antecipado mais atrativo para os seus clientes.

Lidando com a inadimplência na crise

Em momentos de crise econômica generalizada e alta do desemprego, a inadimplência se torna ainda maior e, por outro lado, é um problema mais delicado. Nesses casos, é importante colocar em prática algumas orientações:

  • Esteja aberto a fazer acordos que não sejam vantajosos apenas para a empresa, mas também para o cliente.
  • Busque entender o motivo da inadimplência. Em situações especiais como essa, clientes que costumam ser bons pagadores podem acabar não conseguindo honrar seus compromissos.
  • Ofereça opções de condições de pagamento facilitadas.
  • Ofereça algum tipo de benefício para os clientes que estiverem pagando em dia.

Perfis de inadimplentes e como lidar

Outra coisa que ajuda nesse processo de cobrança é entender os perfis de clientes inadimplentes:

  • Desorganizado: é o tipo de cliente que deixa de pagar as contas porque realmente não se organiza para isso, se perde com as datas. Ao identificar esse perfil, a melhor forma de lidar é enviar lembretes.
  • Situacional: a inadimplência gerada pela crise econômica normalmente é situacional. Ou seja, a pessoa quer quitar suas dívidas, mas não consegue por causa de alguma condição muito atípica, como o desemprego ou uma doença. Esse tipo de cliente costuma estar aberto a negociar e fazer acordos.
  • Insistente: é o cliente que costuma ficar endividado e praticamente não se importa mais em estar negativado. Exige uma cobrança mais incisiva.

Como usar a cobrança empresarial para se livrar da inadimplência?

O setor de cobranças deve adotar boas práticas na gestão de clientes inadimplentes:

  • As abordagens devem ser individualizadas para cada cliente, porém, com um tom de voz padronizado, sempre priorizando o respeito e a objetividade.
  • Alguns clientes, ao serem cobrados, vão desejar expor a situação que os levou a ficarem inadimplentes. É importante que o cobrador humanize o diálogo.
  • As técnicas de abordagem devem ter seu índice de sucesso mensurado e, sempre que necessário, serem atualizadas.
  • Estabeleça uma régua de cobrança eficiente, determinando qual canal e contato é mais adequado em cada cenário. Por exemplo: aquele cliente que não está inadimplente pode receber um SMS um dia antes do vencimento apenas para lembrá-lo. Aquele que está com o pagamento atrasado em menos de uma semana também pode ser acionado via mensagem de texto. Para atrasos mais prolongados, pode ser interessante o contato via ligação telefônica, e assim por diante.

Com uma estratégia de cobrança bem desenhada, sua empresa terá sucesso em reduzir o índice de inadimplência.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Para saber mais sobre como estruturar essa gestão, entre em contato com empresas especializadas.

01 – Vídeo do SebraeComo reduzir a inadimplência da sua empresa!”. No vídeo, você vai entender a sobre importância de gerenciar a inadimplência, como calcular o índice de inadimplência na sua empresa, como fazer o seu controle financeiro, como iniciar o contato para cobrança, como negociar as consequências em caso de atraso, saber em quanto tempo após o atraso você deve entrar em contato com o cliente e muito mais!

02 – Ebook Sebrae “Guia definitivo para controlar e reduzir a inadimplência dos clientes”. Nesse ebook você vai acessar informações sobre: gestão eficiente e planejamento financeiro para combater a inadimplência; como medir a taxa de inadimplência da sua empresa; prevenção para redução da inadimplência; como cobrar o cliente inadimplente; dentre outros.

03 – Relatório de Inteligência do Sebrae “Endividamento e inadimplência: dados e dicas para a sua empresa”, onde você vai conhecer o perfil do endividamento das famílias e empresas, o que pode ser feito para melhorar a saúde financeira do seu negócio e dicas de iniciativas e conteúdos para continuar seu aprendizado sobre endividamento e inadimplência. Para acessar o relatório, você precisará fazer um cadastro no Sebrae, caso ainda não possua. Mas não se preocupe! O Sebrae não fornece dados dos seus clientes para ninguém!

04 – Planilha do Sebrae “Calcule o impacto da inadimplência no seu negócio”. Essa planilha vai te auxiliar a medir o impacto da inadimplência dos clientes em relação ao volume de vendas a prazo. Não deixe de conferir! Você também precisar fazer um cadastro para baixa-la gratuitamente!

04 – Vídeo da Crédito e CobrançaComo reduzir a inadimplência na sua empresa – Dicas de Crédito e Cobrança

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