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Inauguração da sua Empresa: Guia para uma abertura inesquecível

A inauguração de uma empresa é um evento muito importante que ajudará a divulgar e a definir a sua marca para os seus clientes. É caracterizada pela apresentação da empresa ao seu público-alvo e envolve planejamento adequado. Quer fazer uma abertura inesquecível para o seu negócio? Então continue a leitura!
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Realizar um evento para inaugurar a sua empresa é essencial, pois esse será o primeiro contato do consumidor com a sua marca.

Sendo assim, se planeje e crie estratégias para que tudo dê certo e, assim, você pode conquistar e encantar os seus futuros clientes.

Pensando na importância de contar com uma boa inauguração, preparamos esse guia completo, com todo o passo a passo para que seu evento seja um sucesso e renda bons resultados para a sua empresa. 

Ficou curioso para saber mais? Basta continuar a leitura.

Veja sobre o que trataremos neste post:

A inauguração de uma empresa é um dos momentos mais aguardados e dos mais importantes para o empreendedor. É a realização do sonho se concretizando e, para isso, é preciso que transmita aos seus clientes a sua essência. E isso irá influenciar como a identidade da sua marca será enxergada daí em diante.

Também, nem pense em não fazer! 

Que seja grandioso ou simples, um evento de inauguração poderá impressionar de forma positiva seus possíveis clientes! 

Neste artigo, a IPropose lhe dará todas as informações necessárias para você se planejar adequadamente e realizar um evento inesquecível!

Qual a importância do evento de inauguração para a sua empresa?

Já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”? Pois, bem! Quando se trata de abrir uma empresa, essa é uma realidade.

Sendo assim, preparar um evento de inauguração, que seja inesquecível, é primordial para encantar e conquistar, logo de início, seus futuros consumidores.

Fazer o público ter uma boa impressão é a garantia de novos clientes, uma vez que eles se sentirão bem em relação ao que foi apresentado no primeiro contato.

Além disso, o evento se torna uma ótima oportunidade para apresentar os produtos ou serviços que serão prestados pela sua organização.

Viu como é importante realizar essa ação para abrir o seu negócio? E, como citamos anteriormente, não se esqueça do planejamento. Confira a seguir.

Planejando a inauguração

O planejamento do evento de inauguração deve estar alinhado com a essência da empresa e do público-alvo. Será o primeiro contato do cliente com a sua marca e, por isso, deve transmitir uma boa impressão.

 

Portanto, um evento tão importante como esse deve ser planejado estrategicamente, de modo a gerar as melhores impressões possíveis.

Afinal, isso permitirá que você se organize e não se esqueça de nenhum tópico importante.

Fazer isso com antecedência, permitirá a divulgação do evento, a confirmação dos convidados, entre outras coisas.

Por isso, defina a data e o horário da inauguração. 

E você já sabe como será o evento de inauguração da sua empresa? Essa decisão é importante porque afeta o planejamento, a organização e, principalmente, o orçamento que você tem para alcançar os objetivos. Portanto, escolha o tipo de evento que mais se enquadre com a empresa.

Pronto, é só começar a correr atrás de tudo para o grande dia.

Passo a passo para a inauguração

É preciso muito cuidado ao organizar o evento como um todo. É importante contar com ajuda profissional para não parecer amadorismo. Assim, você se preocupa apenas com os convidados e pode dar a atenção que eles merecem.

Após realizar o planejamento, está na hora de começar a agir, pensando nisso, separamos as principais dicas para você. Veja a seguir.

Crie um checklist

O primeiro passo, que vai te ajudar a não pirar, é criar uma checklist. Nele, você vai deixar anotado tudo o que precisa ser feito. E, assim que realizar algum dos pontos, basta marcar que a tarefa está completa.

Ter esse acompanhamento fará você entender se está tudo correndo bem ou se é preciso acelerar algum processo.

Além disso, caso esteja realizando o evento com a ajuda de outras pessoas, é importante para que, como apenas essa lista, você tenha a noção de tudo o que já foi realizado.

Para fazer a lista você pode usar o método antigo, com uma agenda e caneta, ou usar aplicativos. Atualmente existem diversas soluções disponíveis, sendo um dos mais importantes na nossa opinião, o Trello.

Fazer isso ajudará a garantir que não falte nada no dia, proporcionando, desse modo, um evento completo e inesquecível

Identidade visual

Antes do grande evento, crie a identidade visual da sua marca para que, assim, no dia da inauguração ela esteja presente, de modo a ficar na memória do possível consumidor.

Ter a imagem da sua organização na mente das personas é imprescindível, pois assim que precisarem de algo relacionado ao que oferece, elas vão se lembrar da sua marca.

Não se esqueça de caprichar nisso. Contar com uma boa identidade visual é essencial para atrair as pessoas.

Decoração

No mesmo sentido que o tópico anterior, se preocupar com a decoração é um passo que vai ajudar a chamar a atenção de futuros clientes.

Por isso, faça uma análise se certificando de que esse ponto seja coerente com a empresa. Imagine, você tem uma identidade visual com as cores preta e amarela, mas no dia do evento decide usar branco e azul, justamente as cores de seus concorrentes. Não faz sentido, não é?

Portanto, atente-se a isso, e se importe em criar um ambiente confortável e harmônico para os visitantes.

Atrações do evento

Vai contar com algum artista da sua cidade? Influenciadores digitais? Música ao vivo?

Ter atrações na sua festa de inauguração é uma estratégia que vai chamar a atenção do público.

Além disso, as pessoas que farão a participação no dia poderão ajudar a divulgar o evento. Por isso, faça a escolha certa!

Comidas e bebidas

Garantir uma boa recepção, o que envolve as comidas e bebidas, é imprescindível para garantir um evento inesquecível para seus convidados.

Nesse tópico, você deve analisar o seu orçamento, verificando se poderá oferecer um buffet completo ou apenas algumas entradas.

Um ponto legal aqui é personalizar tudo. Você pode contratar empresas para decorar os docinhos, ou fazer a logo em copos, por exemplo.

Faça o registro de tudo

Registrar todo o evento é um detalhe superimportante, pois, após a inauguração, a sua empresa poderá usar o material para divulgação.

Para isso, é importante contratar uma empresa, afinal você e seus funcionários estarão ocupados organizando e atendendo os convidados.

Além disso, se contar com especialistas, as fotos e os vídeos ficarão com uma qualidade melhor.

Defina seus convidados

Você sabe quem serão seus convidados? Clientes, colaboradores, imprensa em geral, influenciadores digitais, blogs, instituições de classe podem ser ótimos aliados no seu evento de inauguração. Ninguém deve ficar fora!

Essa é uma decisão importante, pois as pessoas que serão convidadas devem ter potencial para se tornarem clientes.

Sendo assim, estude bem o seu público-alvo para que a escolha seja assertiva. Um exemplo, caso esteja abrindo um restaurante vegano, procure por pessoas que sejam simpatizantes da causa.

Além disso, convide com antecedência essas pessoas, para que assim, elas consigam se organizar para ir ao evento.

A inauguração é uma ótima oportunidade para se aproximar da sua persona. Aproveite.

Coquetel

Essa é uma importante ação, pois, essa estratégia tem se mostrado eficaz para esses casos. 

Entretanto, é preciso ter alguns cuidados, tanto em relação aos custos quanto em relação à empresa que prestará o serviço. 

Dê brindes no dia da inauguração

Esta sempre é uma ótima estratégia para atrair clientes para o seu negócio. Todo mundo gosta de brindes. Então, o ideal é que você dê algo que seja útil para seus clientes e, claro, que mostre a identidade visual da sua marca.

 

Quem não gosta de receber um mimo, não é?

Então, ofereça alguma lembrancinha, mesmo que seja simples, ou até mesmo descontos para as pessoas que vão prestigiar a sua organização no dia da inauguração.

Essa pequena ação fará com que a pessoa se sinta importante, ajudando, dessa forma, a criar um vínculo com a sua marca.

Anuncie a abertura da sua organização

Por fim, fazer bons anúncios do dia da abertura do seu negócio é um passo importante para instigar a curiosidade do consumidor.

Por isso, aposte em propostas criativas. Se achar melhor, pode contratar empresas para realizar toda a parte da comunicação — isso fará com que tudo fique mais profissional.

Uma sugestão é dividir os anúncios em dois “tópicos”. O primeiro em algo “físico”, como panfletos, carros de sons, faixas, entre outros. Já o segundo, divulgações nas redes sociais, tanto posts orgânicos quanto pagos.

Os parceiros para divulgação da sua inauguração também funcionam como mais um ponto para promover o evento, dando-lhe mais credibilidade. Uma parceria bem trabalhada pode ser importante para negócios futuros.

Como organizar uma boa inauguração de loja virtual?

Sabemos que o número de lojas online está crescendo. Dessa forma, não se preocupe, pois, também separamos dicas essenciais para que você prepare algo que chame a atenção de seus futuros clientes.

Divulgue o dia e o seu site

Não adianta organizar um evento e não divulgar. É muito importante que todos conheçam sua nova empresa e, quanto mais pessoas souberem da sua existência, melhor. E as redes sociais não podem ficar de fora!

Use as redes sociais para divulgar o dia da sua inauguração. Para isso, invista em publicações que despertem o interesse das pessoas, para que assim, elas corram para acessar a sua loja no grande dia.

Prepare o seu site

Já tentou entrar em algum site, mas estava travando?

Faça de tudo para evitar esse problema. Afinal, causar uma má impressão logo no dia da abertura do seu negócio pode ser um pontapé para o fracasso.

No dia do evento, você poderá receber muitos acessos de forma simultânea, portanto se certifique de que a conexão não ficará lenta.

Treine a sua equipe

Caso o cliente tenha algum problema, ele precisa ter um suporte imediato.

Desse modo, prepare seus funcionários para que respondam o mais rápido possível, estando sempre prontos para resolver problemas ou responder às dúvidas.

Ofereça descontos ou brindes

No dia de abertura, você pode conceder promoções ou cupons de descontos, incentivando o cliente a comprar em sua loja.

Outra sugestão é enviar brindes para quem adquirir algum item na data da inauguração.

Pense em seu orçamento

Agora, essa dica vale tanto para inaugurações presenciais quanto para as virtuais: fique atento ao seu orçamento!

Disponibilizar recursos financeiros para a inauguração é fundamental e servirá para pagar o coquetel, brindes, serviços diversos, divulgação, entre outros. No entanto, é importante manter o equilíbrio de gastos.

Por ser um dia muito especial para a sua marca, você pode acabar extrapolando na hora de investir. E começar um negócio com dívidas ou sem dinheiro em caixa é um problema difícil de reverter.

Por isso, saiba das suas condições. Na hora de escolher as comidas, contratar equipes para ajudar no evento e até mesmo oferecer descontos, seja profissional. Não se deslumbre tentando fazer algo que, infelizmente, não está de acordo com as suas condições financeiras.

Caso não consiga contratar tudo o que citamos, aposte em algo simples, mas que cative o consumidor, pois esse é o principal passo para garantir uma inauguração de sucesso.

Lembra do planejamento que falamos no início? Nele, você deve indicar o valor a ser gasto com cada passo do evento. Sendo assim, siga tudo à risca para evitar futuros problemas econômicos.

Pronto! Agora você já está preparado para fazer uma ótima inauguração, que trará muito resultado para a sua empresa. Por isso, comece o seu planejamento agora mesmo, pois esse dia vai contribuir, e muito, para o futuro da sua marca.

Faça o uso deste guia e garanta um evento inesquecível para seus convidados.

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