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Inbound Marketing: Guia essencial para desenvolver estratégias para atrair, conquistar e manter clientes

Inbound Marketing ou Marketing de Atração é uma publicidade online na qual uma empresa se promove por meio de canais online como blogs, sites e mídias sociais, possibilitando a conexão com o público-alvo por meio do Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias em mídias sociais.
Inbound Marketing

“Se você tem mais dinheiro que cérebro, deve focar em marketing de interrupção. Se tem mais cérebro que dinheiro, deve focar em Inbound Marketing” – Guy Kawasaki, especialista em Tecnologia e Marketing.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing, ou Marketing de Atração é uma publicidade online na qual uma empresa se promove através do Marketing de Conteúdo. Isso se dá por meio de canais online como blogs, sites e mídias sociais.

Ao invés do uso de panfletos ou espaço em programas de televisão ou rádio, o Inbound Marketing chama a atenção do cliente tendo sua presença online. Na prática, a empresa desenvolve conteúdo de valor com o intuito de gerar autoridade na internet.

Desse modo, os clientes são atraídos para a empresa através do conteúdo de qualidade gerado por ela. Conteúdos esses em que as pessoas já estão procurando pela internet.

O Inbond Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias para atrair, converter e fechar vendas com os clientes de maneira que eles fiquem tão encantados que se tornem um divulgador do seu produto ou empresa.

A empresa que ainda não aplica essa estratégia que foi desenvolvida pelos co-fundadores de uma das maiores empresas de marketing do mundo – a Hubspot, está perdendo uma maneira muito eficaz de alavancar os seus negócios.

Para que serve o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing tem por objetivo atrair clientes qualificados através dos canais digitais que podem ser blogs, redes sociais e, também, o próprio site da empresa, com a finalidade de se relacionar fortemente com esses potenciais clientes.

Esses clientes, uma vez atraídos, são assistidos em direção à sua jornada de compra. Durante o percurso, ele é nutrido com conteúdos que, aos poucos, aumenta a sua vontade de obter o produto ou serviço ofertado.

Marketing de atração

Inbound Marketing: Por que a sua empresa deve implementar?

Atualmente ninguém fala mais “entrar na internet”, pois, a internet está em todos os lugares. Com todo esse acesso à internet, as pessoas dos mais variados perfis estão sempre procurando informações e soluções para os seus problemas, principalmente no Google.

Também estão lendo mais seus e-mails, e despendendo de muito mais tempo em redes sociais, sendo assim, a empresa que não implementar essa ferramenta, certamente perderá grandes oportunidades.

Além do mais, essa ferramenta funciona muito bem e contra fatos não há argumentos. Veja a seguir a porcentagem das melhorias que essa ferramenta tem trazido para as empresas que fazem seu uso:

  • 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre a empresa depois de consumir seu conteúdo. (iMedia Connection)
  • 70 % das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Contente Trends/ Rock Content)
  • 59% dos profissionais de marketing afirmam que o inbound marketing produz leads de melhor qualidade para a equipe de vendas. (Hubspot)

Além disso, a aplicação do Inbound Marketing é muito mais barata do que o Marketing convencional ou Outbound Marketing.

Se você não aplica essa metodologia de marketing de atração, certamente você irá ficar atrás da concorrência que já conhecem e aplicam essa estratégia.

Benefícios do Inbound Marketing

Não importa se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, se é B2B ou B2C. Não importa. Atrair potenciais clientes por meio de conteúdos na internet é essencial para todo o tipo de negócio.

O marketing tradicional possui algumas deficiências que no Inbound são inexistentes. Aliás, esse método é o mais utilizado quando se trata de fortalecer a marca, gerando autoridade e, consequentemente, gerando também o crescimento das vendas.

Com o Inbound Marketing você:

Alcança o público certo

Qualidade sempre é melhor que quantidade. O conteúdo criado na estratégia de Inbound Marketing chama a atenção apenas de pessoas que têm o perfil para adquirir seu produto ou serviço, ao invés de simplesmente atrair pessoas que obviamente não tem por que comprar de você.

Aproxima-se dos clientes

Como você está oferecendo conteúdo útil para a sua persona, sem ficar simplesmente tentando “enfiar goela abaixo” qualquer produto, você acaba criando um relacionamento de confiança com seus potenciais clientes. Sendo assim, seu público fica mais aberto para ouvir as suas indicações, do que se não tivesse esse apoio oferecido a eles através dos conteúdos.

Ganha maior poder de persuasão

O poder de convencimento aumenta muito quando se usa uma estratégia de Inbound Marketing. Isso porque, com o passar do tempo, são construídos argumentos que se baseiam em informações concretas por meio dos conteúdos, e não apenas em uma única vez.

Ou seja, durante o processo de Inbound Marketing, o cliente em potencial recebe o conteúdo que é necessário para ele, o que confere a ele o tempo suficiente para o seu convencimento e fidelidade.

Consegue encurtar o ciclo de vendas

Isso é possível devido ao conteúdo de alta importância que é oferecido para a persona. Isso faz com que seja acelerada a movimentação dos leads no funil de vendas e os coloquem mais rápido na etapa que concerne à decisão de compra.

Diminuir custos

O Inbound Marketing, como já vimos, é mais barato do que o marketing tradicional, anúncios e ativações de marca. Sem contar que também diminui os custos em aquisições.

Além do mais, essa diminuição dos custos não altera em nada na qualidade, e nem diminuem os resultados. Muito pelo contrário, é um investimento bem mais eficiente.

Agora, que você já sabe que a sua empresa não pode ficar sem uma estratégia de Inbound Marketing, vamos entender um pouquinho como funciona? Veja a seguir:

Qual é o processo do Inbound Marketing?

O processo do Inbound Marketing funciona em quatro etapas essenciais, são elas: atração, conversão, venda e encantamento.

É esse processo de operação que garante que o Inbound Marketing seja tão eficiente para empresas de qualquer segmento, fazendo com que o conteúdo seja entregue às pessoas no momento certo. Sendo assim, o Inbound Marketing é usado no funil de vendas auxiliando na jornada do cliente.

Funil de vendas e jornada do cliente no Inbound Marketing

A jornada do cliente configura todo o seu processo de decisão, desde a hora em que ele está apenas buscando informações, até o momento em que decide adquirir o produto ou o serviço referente a essa procura.

A maneira mais simples que usamos para ilustrar essa jornada é através de um conceito chamado funil de vendas.

Cada etapa do funil representa o nível de decisão do cliente em relação à sua oferta. Sendo assim, essas etapas são usadas na estratégia de conteúdo. Como em um funil de verdade, a parte do topo é a parte onde se encontra o maior número de possíveis clientes. Com isso, 80% do seu conteúdo deve ser pensado para essas etapas.

Já os outros 20 por cento são divididos entre o meio e o fundo de funil. São 3 as etapas do funil de vendas e da jornada de compra:

  • Topo – aprendizado e descoberta: onde o seu público aprende e conhece sobre o seu negócio.
  • Meio – consideração e intenção: onde o seu público já considera a sua empresa.
  • Fundo – avaliação e decisão: onde o seu público avalia e toma decisões de compra.

Atração

O objetivo do Inbound Marketing é atrair clientes qualificados para comprar seu produto ou serviço. Por isso seus conteúdos devem ser voltados para atrair os visitantes corretos, ou seja, aqueles que têm potencial para ser seu futuro cliente.

É por meio de conteúdos interessantes para os seus leads que eles se tornarão seus clientes, conteúdos esses sendo oferecidos através do Marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais e SEO.

Conversão

Depois de ter atraído pessoas, é hora de estreitar esse relacionamento para converter essas pessoas em potenciais clientes. Ainda por meio de conteúdo, mas agora, com mais poder de convencimento e as ferramentas usadas para isso são: landing pages, formulários, call-to-action (CTA), CRM e otimização da conversão (CRO).

Venda

Essa é a fase em que transformamos os leads em clientes. Para isso você terá que se aprofundar no conhecimento do seu cliente, trazendo um toque mais pessoal aos seus conteúdos.

As principais ferramentas de marketing e vendas são essas: automação de marketing, e-mail marketing, nutrição de leads e leads scoring.

Encantamento

Aqui o cliente já comprou de você e nessa fase você, mais que fidelizá-lo pode transformá-lo em um cliente promotor da sua marca.

Oferecendo serviços no pós-venda de alta qualidade, o seu cliente é claro, fica satisfeito com a sua empresa. Sendo assim, eles sempre vão comprar cada vez mais e, além disso, irão recomendar seu produto ou serviço para outras pessoas.

Para isso, é muito importante que você não se esqueça do seu cliente, por isso continue mantendo o relacionamento através de mensagens e conteúdos que sejam interessantes para ele, seja por meio das redes sociais ou newsletter.

É importante ressaltar que os conteúdos enviados para esses clientes tem que ser um conteúdo avançado. Por isso, invista em conteúdos específicos e que demonstrem uma sincera preocupação. Isso certamente aumentará a fidelidade do cliente.

O que nós propomos para você

O Inbound Marketing é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Para você traçar uma excelente estratégia de Inbound Marketing, é importante entrar em contato com empresas especializadas para te ajudar nessa tarefa.

Veja a seguir o que preparamos para você se aprofundar ainda mais no assunto e começar a ter uma cultura inovadora em sua empresa.

Cursos

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Marketing digital para sua empresa: primeiros passos”. Nesse curso de 6 horas, você vai aprender a utilizar ferramentas de marketing digital para aumentar os resultados do seu negócio. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Marketing de Conteúdo.
  • Inbound Marketing.
  • Outbound Marketing.
  • Copywriting.

02 – Curso do Sebrae online e gratuito “Up Digital: Marketing”. Nesse curso de 8 horas, você será estimulado a estimar a complexidade e avaliar a efetividade de presença digital, segundo necessidades dos clientes e objetivos do negócio e facilitar o uso de ferramentas no planejamento de produtos digitais e da presença digital. O curso contempla os seguintes módulos:

  • Jornada do Consumidor(a).
  • Inbound Marketing.
  • Tom e Voz.
  • Personas.
  • Marketing Digital.
  • Planejamento de criação do conteúdo, publicação e monitoramento.
  • Landing Pages.
  • Criação de conteúdo.
  • Redes Sociais
  • Instagram.
  • Facebook WhatsApp Business.
  • CRM.
  • E-mail marketing.
  • Site da empresa.
  • Anúncios no Google e Redes Sociais.

Oficina

02 – Oficina do Sebrae online e gratuita “Inbound Marketing”. Nessa oficina de 6 horas, você vai aprender a diferenciar os dois tipos, vai aprender a identificar seu público-alvo e criar suas personas, construir landing pages que convertem, gerar leads, desenvolver conteúdos de qualidade e muito mais.

Vídeos do Blog Abri Minha Empresa

01 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaInbound Marketing: O que é (04 passos práticos para aplicar na sua empresa e vender mais)”. Nesse vídeo, você vai entender por que esse assunto é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio nos dias de hoje.

02 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é Marketing de Conteúdo (05 dicas bem simples para trabalhá-lo do jeito certo)”. Nesse vídeo, você vai entender o que é Marketing de Conteúdo e porque essa é uma estratégia de marketing que faz com que os consumidores se aproximem muito mais da sua empresa.

03 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaO que é Pipeline? (O que é funil de vendas)?”. Nesse vídeo, você vai saber como trabalhar com o funil de vendas para aumentar suas chances de realizar ainda mais vendas e, consequentemente, aumentar seu faturamento e lucros.

04 – Vídeo do Canal Blog Abri Minha EmpresaBuyer Persona: 04 passos práticos de como trabalhá-la do jeito certo”. Nesse vídeo, você vai entender o que é Buyer Persona e os 04 passos bem práticos de como criar um que funcione de verdade. Tudo de um jeito bem prático e com muitos exemplos.

09 – Vídeo do Canal Viver de BlogO que é Inbound Marketing: a estratégia da permissão”. Nesse vídeo, são respondidas perguntas comuns sobre Inbound Marketing, tais como: para quê serve, como usar, como fazer, como atingir o público-alvo, como vender mais, qual a importância, qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e muito mais.

Vídeo do Sebrae

Vídeo do Canal do Sebrae TalksComo usar o marketing de conteúdo nas redes sociais”. Nesse vídeo, você vai entender de forma simples sobre marketing de conteúdo e inbound marketing e como você pode aplicar essas estratégias no seu negócio.

Vídeo do Canal Viver de Blog

Vídeo do Canal Viver de Blog “O que é Inbound Marketing: a estratégia da permissão”. Nesse vídeo, são respondidas perguntas comuns sobre Inbound Marketing, tais como: para quê serve, como usar, como fazer, como atingir o público-alvo, como vender mais, qual a importância, qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo e muito mais.

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