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Indicadores de Expansão: Como saber se sua empresa está crescendo

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O crescimento de um negócio pode ser sentido pelos empreendedores e gestores de várias formas. Entretanto, existem alguns indicadores que podem facilitar o processo e demonstrar claramente os motivos para esse crescimento e os próximos passos diante dessa mudança.

São diversas as metodologias que podem ser usadas pela gestão para entender claramente esse crescimento e se a empresa está apta a avançar para o próximo passo para o seu crescimento. Uma visão mais ampla desses aspectos favorece a performance da empresa e pode gerar ainda mais resultados positivos.

Assim, entender o que estes indicadores estão mostrando e utilizar esses recursos a favor da empresa pode modificar os rumos do negócio de forma bastante positiva.

Veja sobre o que trataremos neste post:

Principais indicadores de performance

Para ter uma visão mais ampla de como o negócio está se desenvolvendo, a gestão deve adotar estes indicadores, pois eles mostram claramente se o negócio está progredindo.

De acordo com isso, podem ser tomadas as atitudes necessárias para corrigir potenciais problemas no percurso ou dar um passo adiante se tudo estiver ocorrendo de forma positiva.

Portanto, alguns dos indicadores que servem como base para que as medidas sejam tomadas são os seguintes: financeiros, oportunidades de mercado e produtos.

Indicadores financeiros

Este é um indicador muito importante, pois é capaz de mostrar claramente para a gestão da empresa como está a saúde financeira do negócio. Portanto, esse é um ponto a se avaliar com constância para que nada saia do controle.

Assim, a empresa deve se concentrar em alguns aspectos dentro deste indicador:

  • Crescimento das vendas.
  • Margem líquida do lucro sobre as vendas.
  • Lucro.
  • Estoque.

Esses pontos são importantes porque são eles que indicarão para o empreendedor como está a rentabilidade do seu negócio. Esse tipo de controle, vale ressaltar, não precisa ser feito de forma manual.

Existem vários softwares no mercado que podem auxiliar as equipes desse setor para que possam conseguir identificar todos esses detalhes e coletar os dados necessários para as análises. As análises a respeito desses valores deverão ser feitas periodicamente.

Através desses programas, é possível ter um controle periódico, visto que o gestor pode configurá-lo para que mostre um período específico da empresa, podendo ser semanal, mensal ou até anual, de forma que isso seja analisado de maneira aproximada e clara.

Assim, utilizando essas ferramentas, a gestão pode ter uma visão mais clara dos produtos e serviços que estão sendo vendidos, a quantidade de vendas que está sendo realizada e, também, como está o estoque ou a disponibilidade dos produtos e serviços que são oferecidos pela empresa.

Dessa forma, esses indicadores visam fazer um levantamento completo a respeito do histórico financeiro do empreendimento para que se tenha uma visão concreta se este está passando por um período de crescimento e se vale a pena investir em uma expansão ou o que ainda precisa ser consertado.

Indicadores de oportunidade de mercado

Se há o desejo de ampliar o empreendimento e o responsável pela empresa está em busca de entender se esse é o momento, também podem ser considerados os indicadores de oportunidade de mercado para essa avalição mais ampla.

Os indicadores de oportunidade de mercado visam observar, primeiramente, os consumidores. Portanto, é preciso avaliar o que estes esperam ou desejam dos seus serviços e produtos. Assim, eles guiarão os gestores por um caminho importante para que entendam essas oportunidades de crescimento no mercado.

Algumas avaliações que devem ser feitas nesse processo são:

  • Perceba se os seus clientes interagem com os seus produtos.
  • Avalie a satisfação dos seus clientes diante dos produtos e serviços ofertados.
  • Note se existem reclamações ou insatisfações e se estas são frequentes.
  • Identifique as preferências dos seus clientes.

Com esses pontos em pauta, fica mais fácil para que os gestores criem novas estratégias e preencher lacunas, caso sejam notadas ao longo do processo de avaliação. Uma dica importante para que isso seja cada vez mais fácil é adotar programas específicos.

Criar um sistema de fidelidade ajuda para que a empresa identifique, também, os seus melhores compradores e os seus comportamentos. Assim, é possível comparar com outros clientes e ajuda na tomada de decisão para novas medidas.

Indicador de produtos

Por fim, um terceiro indicador de grande valor para esse processo é o de produtos. Ao falar a respeito da satisfação ou não dos clientes e consumidores, inevitavelmente esse assunto surge.

Assim, é importante considerar esse indicador, porque ele fala a respeito da taxa de aceitação dos produtos e serviços oferecidos. Isso acontece uma vez que, de nada adianta a empresa estar fornecendo diversos novos produtos, se eles não estão sendo bem aceitos.

Essa também é uma estatística importante a ser avaliada para não permanecer insistindo no erro, com produtos que não estão surtindo efeito com os seus clientes. Este é um recurso importante, pois ele indica claramente o que não deve ser repetido no empreendimento.

Entenda a relevância do seu empreendimento

Os indicadores de que a empresa está crescendo, ao ponto de que pode estar em vias de adotar um plano de expansão, são importantes e guiam a gestão para outros assuntos que precisam ser considerados nesse processo.

Mesmo que se notem todos esses detalhes a respeito do empreendimento no mercado, quanto às questões financeiras, às oportunidades que podem ser aproveitadas e, também, sobre como os seus produtos estão sendo oferecidos. Outro ponto a ser levantado é a relevância do negócio.

Esse também é um indicador de que a expansão é uma realidade e deve ser levada adiante. Caso contrário, o empreendedor deve investir um pouco mais em transformar o seu negócio em algo relevante para o mercado e para os seus clientes e potenciais clientes.

Market Share é este indicador. Os dados obtidos através dele mostram justamente qual é a relevância do negócio no mercado perante as outras empresas que fornecem o mesmo tipo de serviço.

Esse recurso ajuda a entender os motivos pelos quais uma empresa do mesmo setor consegue se sobressair perante as demais, porque através dos seus dados aponta claramente o que está sendo feito de diferente e tem causado mais impacto no mercado.

Acompanhar este indicador é importante porque ele mostra claramente como estão se saindo as campanhas de marketing da empresa e o que elas têm rendido através das suas ações. O Market Share também tem ligação direta com a parte de planejamento estratégico da empresa.

Portanto, quando o Market Share aumenta, é um indicador positivo para a empresa, visto que mostra que o negócio está se sobressaindo em relação aos outros empreendimentos do mesmo setor. Caso o resultado desse mostre uma queda, há a possibilidade de criar uma contenção para impedir que a concorrência prejudique o seu negócio.

O número de clientes de um empreendimento também pode ser notado através do cálculo do Market Share. A forma de buscar essas informações é simples:

Market Share = Clientes conquistados pela empresa / potenciais clientes na área de atuação

O resultado desse cálculo será o Market Share, que demonstra todos estes pontos. Ao ser calculado com regularidade, pode facilitar para que as metas da empresa sejam cumpridas. Sendo assim, novas metas poderão ser criadas. Além disso, também há mais estímulo para que as oportunidades sejam buscadas além da identificação de fraquezas.

Esses cálculos, vale destacar, podem ser realizados levando em consideração alguns aspectos também. Os dados internos relativos à base de clientes de um empreendimento podem ser cruzados com os feitos através de estudos demográficos e estatísticos, como o IBGE, e assim terá um resultado bem próximo do que é notado através do Market Share.

Nesse caso, a comparação vem do fato de que para esse cálculo é levantado um público específico por gênero, idade, região e outros detalhes que podem ser usados para ter um valor claro do público que compra os produtos da empresa.

Outros indicadores: área de influência, potencial de consumo e fluxo de pessoas

A área de influência é um conceito que tem crescido cada vez mais entre os empreendedores, pois ela pode demonstrar muito a respeito de como o empreendimento está se desenvolvendo, por isso, também é um excelente indicador de expansão.

Essa área de influência visa investigar onde se encontram os clientes, quais são as suas localidades e outros detalhes que podem favorecer o entendimento da dimensão geográfica da demanda e do mercado disponível para atuação.

Por isso, é importante que a empresa consiga delimitar e entender qual é a sua área de influência, pois com esses detalhes é possível conseguir identificar se há a possibilidade de expandir os negócios para outras áreas e de que outras formas.

Uma maneira de entender tudo isso, é buscando áreas que sejam semelhantes em vários aspectos aos locais que a empresa já exerce uma influência e tem clientes fixos.

Fluxo de pessoas

Outro fator que deve ser considerado, porque é um indicativo importante para o processo de expansão, é o fluxo de pessoas. Nesse caso, é preciso desenvolver um bom ambiente de trabalho, no qual os colaboradores estejam confortáveis e possam desempenhar as suas tarefas corretamente.

Um planejamento ruim pode prejudicar o fluxo de pessoas no ambiente empresarial e gerar desorganização. Mas o contrário pode facilitar para que haja uma produtividade muito maior. Portanto, é importante investir em um ambiente corporativo mais funcional.

As respostas dessas ações virão através de colaboradores mais empenhados e satisfeitos, excelentes indicadores de que os negócios estão fluindo de forma perfeita e podem passar por um processo de expansão.

Concorrência

Por fim, a análise da concorrência é um ponto importante para entender como o negócio está indo e o que ele pode oferecer de melhor para sobressair.

Este é um indicador importante porque ele demonstra o que a empresa tem a mais na sua forma de operar, nos produtos que oferece e em outros detalhes que as outras que vendem produtos e serviços semelhantes estão falhando.

Entender isso é compreender que está um passo à frente da sua concorrência para que possa dar mais um passo adiante para crescer ainda mais. Por isso, é de grande importância sempre estudar o que a concorrência está fazendo, como está agindo e quais números tem atingido.

Essas respostas podem guiar o seu empreendimento para um futuro muito melhor, no qual permanecerá se destacando no mercado e conseguirá atingir níveis mais altos, buscando sempre pela expansão.

O QUE NÓS PROPOMOS PARA VOCÊ:

Você aprendeu em nosso artigo que expandir uma empresa é quando esta busca novos produtos ou serviços e que, para isso, é importante definir os principais indicadores para estar mais bem preparada para o crescimento.

A expansão empresarial deve contribuir com o lucro da empresa, aumentar suas receitas e diminuir os custos e as despesas. Veja a seguir, o que preparamos para você se aprofundar um pouco mais no assunto e se preparar mais para expandir de forma sustentável a sua empresa.

01 – Curso do Sebrae online e gratuito “Expansão: a estratégia de crescimento certa para seu negócio”. Nesse curso de 2 horas, você poderá analisar todas as possibilidades para expandir a sua empresa de forma planejada e entender como definir o melhor modelo de expansão. O curso compreende os seguintes módulos:

  • Introdução.
  • Análise do Cenário para Expansão.
  • Possibilidades para Expansão.
  • Diagnóstico Estrutural.

02 – Ebook do Sebrae “Guia sobre expansão empresarial”. No ebook, você vai entender as vantagens e desvantagens da expansão, quais são os modelos de expansão, como funcionam as fusões e aquisições, vai saber se sua empresa está preparada para crescer, os custos da expansão e muito mais!

03 – Se você pretende expandir por meio de franquias, leia o artigo do Sebrae “A franquia como ferramenta de expansão empresarial”.

04 – Ebook do Sebrae e da Endeavor “O que sua empresa quer ser quando crescer”. O ebook reúne informações e casos de sucesso que podem orientar decisões estratégicas na hora de fazer sua empresa crescer.

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