Nem sempre é fácil criar produtos e serviços que sejam úteis para sanar as dores do público. Afinal, atualmente, existem diversas soluções disponíveis e, com isso, há uma certa dificuldade em encontrar algo que não exista e que irá gerar valor para o consumidor. Os indicadores de inovação podem ajudar sua empresa nessa questão.
A atitude de ter diferenciais na sua empresa é imprescindível, pois são esses fatores que irão atrair e fazer com que você conquiste mais clientes. E, claro, quanto maior o público, melhor será o seu faturamento. Uma maravilha, não é?!
Mas, como medir a inovação da sua empresa? Existem indicadores para isso? Essa é uma dúvida comum, portanto, não se preocupe! Pensando em esclarecer essas e outras perguntas, preparamos este conteúdo. Então, caso esteja curioso para saber mais sobre o assunto, basta continuar a leitura!
Veja sobre o que trataremos neste post:
O que são indicadores de inovação e para que servem?
Ao pensar em indicadores, geralmente associamos a métricas mais palpáveis, como verificar o custo por cliente, o lucro da organização, dentre outros. Sendo assim, quando se fala em indicadores de inovação pode parecer estranho, não é mesmo?!
Mas, eles existem e são extremamente importantes para trazer insights para a empresa. Sendo assim, ele serve para medir se a inovação faz ou não sentido para o seu negócio.
Sem eles você pode, por exemplo, acreditar que sua nova solução é incrível, pois está solucionando as principais dores do seu cliente. Porém, ao colocar na ponta do lápis, o custo pode estar sendo muito alto, prejudicando assim, o orçamento do seu negócio.
Portanto, aposte nos indicadores para garantir que os processos estejam acontecendo da melhor forma possível, de modo a gerar o crescimento da sua empresa.
Vantagens no uso dos indicadores de inovação
Como você viu é possível medir a inovação na sua empresa. E essa atitude traz diversos benefícios para o negócio. A seguir, separamos as principais vantagens. Confira!
Visão clara do processo de inovação
Analisar cada detalhe do processo de inovação é essencial, sendo assim, os indicadores te ajudarão nessa missão.
Essa ação fará com que você consiga ter uma visão ampla da inovação, podendo avaliar se é viável ou não prosseguir com o processo.
Possibilita verificar onde deve focar
Pode ser que a sua ideia seja incrível, mas que em alguma parte do processo tenha gargalos, o que fará com que a inovação não esteja sendo viável.
Portanto, os indicadores irão permitir que você identifique em qual etapa deve-se focar para que o serviço ou produto dê certo.
Apoiar a cultura da inovação
Manter seus colaboradores engajados e motivados a tentarem pensar em novas formas de otimizar os processos e sanar os problemas dos seus clientes é imprescindível.
Sendo assim, com os indicadores, seus funcionários irão perceber que a empresa se importa com essa cultura, portanto, se sentirão interessados a desenvolverem algo novo.
Além dos indicadores, também esteja sempre pronto para ouvir as ideias dos seus funcionários, e nunca se mostre desinteressado, pois isso fará com que eles se sintam desconfortáveis, podendo desmotivá-los.
Percebeu como utilizar indicadores de inovação traz diversas vantagens para a sua companhia? Portanto, use na sua empresa e aproveite todos os benefícios citados acima.
Ah! Lembrando que esses são apenas alguns dos inúmeros, então, comece a aplicar na sua empresa para conferir na prática tudo de bom que os indicadores irão proporcionar.
Como construir indicadores de inovação?
Você deve estar se perguntando como criar esses indicadores, certo?
Pois bem! Tenha em mente que não é uma tarefa simples, é preciso analisar diversas perspectivas para que você consiga chegar a um resultado.
Uma dica é avaliar questões como: economia, intensidade, eficácia e cultura. A seguir, detalhamos cada uma delas. Confira!
Indicadores Econômicos
Aqui, é possível medir os resultados da inovação a partir de fatores econômicos. Para isso, você pode analisar:
- As vendas da empresa após a inserção de novos produtos. Sendo assim, você pode fazer uma comparação em relação às vendas realizadas em outros períodos.
- Lucros após o lançamento da inovação. Geralmente é necessário aguardar um pouco para medir esse indicador, afinal, o lucro pode ser a longo prazo.
- Vendas a partir da implementação da inovação de processos que não envolvem produtos. Novas ideias podem surgir para melhorar o relacionamento com os clientes, otimizar processos, dentre outros. Sendo assim, após essas alterações, também é necessário avaliar.
- Lucros após a implementação de uma ideia que não envolvem produtos. Como citamos anteriormente, a inovação pode envolver demais processos, além de novos produtos. Portanto, medir o lucro é necessário.
- Redução de custos: diminuir os valores usados é o sonho de qualquer empresa, portanto, verifique se a sua inovação está proporcionando isso.
O financeiro é determinante para que a empresa tenha um crescimento saudável. Sendo assim, se atente a esse indicador!
Indicadores de intensidade
Nesse tipo, os resultados são deixados de lado e apenas a quantidade é considerada. Veja algumas formas de medir esse indicador:
- Quantidades de inovações. Aqui, pode-se medir novos serviços, produtos, processos, dentre outros. Para calcular, você pode usar o período de 1 ano. Por exemplo, em 2022 minha empresa foi capaz de instaurar 10 inovações, sendo assim, a meta é dobrar o número para o ano seguinte.
- Quantidades de ideias. Diferente do que citamos anteriormente, nessa forma de medir, você não precisa considerar as inovações implementadas, e sim, as ideias geradas. Essa é uma boa forma de testar o engajamento de seus funcionários para tentar criar soluções.
- Quantidades de projetos sendo desenvolvidos. Saber quantas ideias estão em processo para serem implementadas é essencial para você conseguir medir como será o futuro da sua empresa nesse sentido.
Viu como podem ser úteis esses indicadores? Então, aproveite para colocá-lo em prática o mais rápido possível!
Indicador de eficácia
Esse indicador é responsável por calcular o lucro com base nos recursos utilizados para fazer a inovação. Com isso, o intuito é aumentar os produtos e diminuir os valores gastos com insumos. Veja a seguir algumas formas de medir!
- Sucesso das inovações. Aqui, considere a porcentagem de todos os lançamentos que deram certo para a sua empresa.
- Investimento por projeto. Aqui, é importante identificar o valor médio que está sendo usado para implementar novas ideias na sua empresa.
- Despesas com projetos que não seguiram. Você deve calcular o valor médio que está sendo utilizado com ideias rejeitadas.
Saber a eficiência das suas inovações irá contribuir, e muito, para a sua organização. Portanto, acompanhe sempre!
Indicador de cultura
Por fim, mas igualmente importante, temos o indicador de cultura. Por meio dele, é possível mensurar o engajamento dos seus colaboradores com a cultura de inovação da empresa. Confira!
- Quantidades de funcionários que sugerem inovações. Você pode medir esse aspecto em porcentagem, portanto, verifique como está a relação entre a quantidade de funcionários que contribuem com novas ideias e os que não estão motivados com esse processo. Uma forma de incentivar para que o número aumente é recompensando seus funcionários quando as ideias fazem sentido.
- Taxa de ideias por cada funcionário. Aqui, o intuito é calcular a média das inovações sugeridas pelos colaboradores. Por exemplo, você possui 100 funcionários e recebeu um total de 50 ideias, a sua taxa será de 0,5 inovações por pessoa.
Fazer com que seus colaboradores entendam e apoiem uma cultura de inovação não é uma tarefa fácil. Por isso, deixe bem claro, e reconheça os profissionais que se dedicam a criar novos processos, produtos e serviços.
Por que medir inovação é uma tarefa difícil?
Apesar de ter aprendido diversos indicadores para medir inovação, não pense que essa é uma tarefa simples de ser realizada. Isso porque, muitos aspectos podem fazer com que os resultados se alterem.
Por exemplo, você modifica a forma com que se relaciona com o seu cliente, e naquele momento percebe que os números de vendas aumentaram bastante. Sendo assim, deposita todos os créditos na inovação. Porém, esse fato pode ter ocorrido por diversos outros fatores, como a ascensão de algum produto no mercado.
Agora, pensando em uma situação contrária, você cria um sistema incrível que ajuda a facilitar a compra de seus clientes, porém suas vendas caem drasticamente. Você logo vai associar que a inovação foi um fracasso, certo? Porém, pode ser que algum comprador que invista muito capital em sua empresa acabe fechando, deixando assim, de fazer negócio com você.
Portanto, utilize mais de um indicador na hora de medir a inovação da sua empresa. Pois, isso fará com que as chances de erros sejam bem menores.
O que nós propomos para você
E aí? Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Agora que já aprendeu tudo sobre os indicadores de inovação, está na hora de colocá-los em prática para que assim, sua empresa consiga identificar o que é viável ou não.
E, para além disso, incentive a criação de novas soluções na sua empresa, para ela ser reconhecida por uma cultura inovadora, fato este que é um diferencial imenso no mercado.
Portanto, não deixe para depois! Defina quais indicadores irá implementar no seu negócio e comece agora mesmo. Afinal, isso irá transformar totalmente a sua organização!