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Inovação, Criatividade e o Processo Empreendedor

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Podemos considerar que a criatividade, inovação e o processo empreendedor são os três principais pilares para o sucesso de qualquer empresa.

Isso porque são esses elementos que vão garantir a sustentabilidade do seu negócio e fazer o empreendimento ser mais bem-sucedido. Pensando nisso, a I Propose preparou este post que vai detalhar esses três fatores para que a sua empresa cresça. Acompanhe!

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é inovação, criatividade e processo empreendedor

As demandas por inovação crescem a cada dia nas empresas. Além de proporcionar soluções para problemas de clientes e da sociedade como um todo. Mas inovar não é um caminho fácil.

Para propor algo inovador é preciso um sistema criativo que proponha a solução e, por fim, com o processo empreendedor é possível colocar isso em prática de maneira rentável.

Assim, podemos considerar que a criatividade é a percepção do problema que pode ser solucionado, a inovação é colocar em prática aquilo que foi pensado e o processo empreendedor é transformar a sua ideia em algo rentável e em um negócio bem-sucedido.

Fontes de Ideias inovadoras para empreender

Não existe truque, segredo ou mágica. Para inovar é preciso sair da sua zona de conforto e descobrir de que forma é possível criar algo novo de acordo com os seus clientes, ou então o seu público-alvo. Para isso ser possível, é necessário conhecer muito bem o seu negócio e os seus clientes.

A inovação não precisa ser exatamente tecnológica. Ela precisa atender aos anseios do seu público. Uma dica importante é pesquisar e ler muito sobre o negócio, sobre demandas e, principalmente, pesquisar o que os seus concorrentes estão fazendo e o que empresas de fora do país fazem ou procuram fazer para melhor atender os anseios dos clientes.

Identificação de uma oportunidade para inovação

Antes da identificação de oportunidades para a inovação, a empresa deve sempre incentivar os seus colaboradores a pensarem de maneira inovadora.

Com isso, será possível agregar valor aos processos, serviços e produtos do seu negócio. Para identificar uma oportunidade de inovação, é preciso perceber os problemas do seu negócio ou então algum tipo de anseio por parte dos consumidores.

Por exemplo, a preocupação ambiental é muito maior nos dias atuais do que há alguns anos atrás. Com isso, se a sua empresa investir em ações ecologicamente viáveis de uma maneira inovadora, isso poderá agregar valor à sua empresa. Assim, as principais chaves para a inovação empresarial são:

  • O foco nas pessoas, visto que conhecer seus clientes e/ou público-alvo é importante para entender os anseios e o que eles esperam da sua empresa.
  • Envolvimento dos times, pois se os funcionários não estiverem dispostos a pensarem de maneira inovadora de nada adianta todos os esforços dos proprietários.
  • Por fim, a quebra de paradigmas também é importante, principalmente para que a visão inovadora sempre esteja presente e isso mude o comportamento de todos na empresa.

Processo criativo

Quando falamos em processo criativo estamos pensando em todas as ações que podem ser tomadas para exercer a criatividade com o objetivo de contribuir em atividades necessárias para a empresa.

Assim, o processo criativo direciona os esforços para que uma ou mais pessoas consigam desenvolver mais e melhores ideias. A inspiração para um bom processo criativo não acontece de repente.

É preciso prática e esforço para estruturar o pensamento e que as boas ideias surjam com naturalidade e que isso se transforme em conceitos sólidos e valiosos.

Técnicas para melhorar o Processo Criativo

A principal técnica utilizada no processo criativo foi desenvolvida pelo psicólogo inglês Graham Wallas. Ele criou a teoria da arte do pensamento, que tem como base quatro etapas que permitem o desenvolvimento de ideias mais embasadas na solução de problemas. Esse modelo ficou conhecido como 4-stage model. Confira agora quais são essas etapas:

Preparação: a primeira etapa é conhecida como preparação. Nela, são feitos questionamentos sobre o problema em si que pretende ser resolvido e quais as melhores ideias e caminhos devem ser seguidos pela equipe. Podemos considerar como uma etapa de assimilação, onde o nosso cérebro é preparado com informações importantes sobre o que se pretende superar.

Incubação: essa etapa é muito mais passiva do que a anterior. Na verdade, ela não exige o uso de nenhuma ferramenta específica. Você deve seguir as tarefas diárias normalmente para que o cérebro realize as associações concretas sobre as ideias levantadas anteriormente. De forma natural, a nossa cabeça começa a assimilar os fatos levantados sobre os problemas e priorizá-los para que as ideias surjam naturalmente.

Iluminação: é o momento em que a ideia realmente surge a partir da assimilação da informação pelo cérebro. Isso é muito bem ilustrado nos desenhos animados quando uma lâmpada aparece sobre a cabeça do personagem. O pensamento começa a se concretizar e as ideias ficam claras. A inspiração para a solução do problema apontada na primeira fase fica com uma ótima base e o que precisar ser feito é estabelecido.

Implementação e verificação: muitas ideias parecem boas, mas você só terá certeza disso quando as colocar em prática. Esta é a última fase do processo criativo: o processo mecânico e operacional de aplicar, de fato, o que você pensou e verificar se isso realmente pode solucionar o problema. Além da aplicação, é preciso analisar se a proposta realmente surtiu os efeitos esperados.

O vídeo a seguir apresenta os 10 Passos para desenvolver uma cultura de inovação em sua empresa. Não deixe assistir!

Principais Barreiras à Criatividade

Podemos considerar que existem quatro principais barreiras no que diz respeito à criatividade. Podemos considerar, também, a cobrança excessiva por resultados e soluções como uma barreira. Mas a I Propose listou as principais:

Receio de sofrer críticas: ter em mente e realizar a autocrítica da ideia que você teve sempre é muito importante. Não podemos achar que qualquer coisa vai solucionar um problema de anos dentro de uma empresa. Porém, você não pode deixar que esse discernimento de que vai dar certo ou não atrapalhe e restrinja o surgimento das ideias. Assim, o medo e o receio das críticas podem prejudicar a sua empresa.

Falta de direção: quando falamos em equipes que tomam decisões sobre determinado setor ou situação dentro de uma empresa, principalmente no processo criativo, é muito importante que a chefia direta consiga direcionar as atividades e dê total apoio ao andamento do processo de tomada de decisão. Geralmente, os superiores são os que devem direcionar para onde a empresa quer chegar e devem trabalhar em conjunto com quem procura a solução.

Justificativas exageradas: o ato de justificar uma decisão sempre foi exigido em um ambiente empresarial e todos os movimentos feitos pela equipe precisam ser respondidos. Porém, isso não pode atrapalhar o processo criativo e pode gerar a pior situação possível nesse processo: o bloqueio criativo.

Ausência de prazos: o processo criativo realizado sob pressão sempre será pior. Mas não se pode permitir prazos muito longos com ausência de resultados. Por isso, a organização é fundamental dentro da empresa e o estabelecimento de prazos razoáveis e bem definidos pode ser um aliado no processo criativo.

Como funciona o Processo Empreendedor

Esse processo empreendedor é a organização de todas as etapas do desenvolvimento do negócio antes de colocá-lo em prática.

É preciso ter em mente tudo o que precisa ser feito para a abertura de uma empresa, como as questões burocráticas e as questões administrativas. Fatores ambientais e pessoais também influenciam em todo o processo.

Ele é dividido em quatro etapas:

Identificar e avaliar a oportunidade

O empreendedor precisa, antes de iniciar de fato as ações de sua empresa, conhecer muito bem o mercado, identificar oportunidades e ameaças da área em que pretende atuar, público-alvo, entre outros aspectos.

Nesse sentido, é preciso realizar um estudo prévio do que a empresa irá encontrar no mercado, analisar riscos e retornos, metas possíveis, verificar a concorrência. Tudo isso antes de pensar no negócio propriamente dito.

Desenvolver o Plano de Negócio

Este é o momento de realmente planejar o que a empresa irá fazer no mercado. Um mapeamento completo de ações e possibilidades e que será importante para gerenciar o empreendimento com mais efetividade.

Dentro do plano de negócio é preciso contemplar qual será o conceito do seu negócio, os membros que irão gerir a empresa, realizar a análise do mercado e da concorrência, realizar o planejamento de vendas e de marketing, identificar o funcionamento da estrutura operacional da empresa e, por fim, realizar a análise estratégica e o planejamento financeiro.

Determinar e captar os recursos necessários

Uma das etapas mais importantes é saber como você irá financiar o seu negócio. Se os valores virão de recursos pessoais, empréstimos, dentre outros. Além disso, é preciso calcular o tempo necessário para a geração de lucro.

Gerenciar a empresa criada

Por fim, esse é o momento de administrar a empresa. Além de todo o planejamento realizado, é preciso levar em consideração a gestão de pessoas, qual será o estilo da gestão, profissionalização, entre outros aspectos mais práticos do dia a dia de qualquer empresa.

NÓS PROPOMOS AS SEGUINTES AÇÕES PARA VOCÊ:

Quer saber mais sobre inovação e aumentar ainda mais as chances de sucesso para a sua empresa? Então siga as nossas dicas a seguir e não perca os nossos conteúdos! São feitos especialmente para você, empreendedor!

1. Curso online e gratuito do Sebrae: Inovação

Nesse curso de 3 horas, você aprenderá os principais conceitos relacionados à inovação para transformar a sua empresa em um negócio inovador, favorecendo a competitividade e a lucratividade. Os módulos do curso contemplam os seguintes conteúdos:

  • Conceito de inovação.
  • Tipos de inovação.
  • Intensidade da inovação.
  • Abrangência da inovação.
  • PDCA da inovação.
  • Indicadores da inovação.
  • Avaliação dos indicadores da sua empresa.
  • Continuidade da inovação.
 

2. Curso online e gratuito do Sebrae: Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores

Trata-se de uma trilha com 20 horas de conteúdos que tem como objetivo preparar os empreendedores para um novo mundo, novos consumidores e novos tipos de negócios. Se você pretende inovar na sua empresa, esse é o curso ideal para entender tudo sobre inovação e sair na frente! A trilha é composta por 5 cursos. Veja abaixo quais são:

  • Curso 1: Inovação para pequenos negócios.
  • Curso 2: Preparando-se para inovar.
  • Curso 3: Definindo oportunidades para inovar.
  • Curso 4: Gerando soluções inovadoras.
  • Curso 5: Escalabilidade do modelo de negócio.
 

Alcançar o sucesso não é tarefa fácil. Por isso a I Propose tem o que você precisa para te ajudar nesse processo. Não perca mais tempo!

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