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Inovação em Tempos de Crise: Como se diferenciar e se destacar em momentos difíceis

Em tempos de crise, enxergamos oportunidades que não seriam percebidas se tudo estivesse bem e, portanto, são tempos propícios à inovação.
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Em tempos de crise, enxergamos oportunidades que não seriam percebidas, caso tudo estivesse indo bem. Por isso, muitas pessoas falam que esses tempos são propícios para a inovação. Falaremos sobre esse assunto durante o artigo. Continue lendo para entender tudo.

Veja sobre o que trataremos neste post:

O que é inovação?

Segundo o dicionário Michaelis On-line, crise é o “momento de transição entre uma fase de prosperidade e outra de depressão, ou vice-versa”. Mas também é o “episódio que se caracteriza pela presença de circunstâncias de difícil superação; lance embaraçoso que tende a ser duradouro; adversidade, agrura, apuro”.

A inovação, por outro lado, segundo o mesmo dicionário é “tudo que é novidade; coisa nova”.

Logo, os dois termos estão relacionados no mundo dos negócios, de forma que a crise propicia a inovação, porém não é preciso que aconteça a crise para que a empresa busque inovar e atualizar-se constantemente, seguindo as tendências do mercado.

Iremos te mostrar a seguir como inovar em tempos de crise, com exemplos de empresas que superaram o momento de crise devido a uma mentalidade de crescimento.

Por que e como inovar em tempos de crise?

Em vez de reduzir riscos, como a maioria das empresas faz em tempos difíceis, a criatividade é a melhor saída para que a empresa se destaque e supere aquele momento complicado.

Estar alinhado com as necessidades do público-alvo da sua empresa é um dos melhores caminhos para a inovação, de modo que a crise seja superada. Confira o exemplo de quatro empresas que inovaram e venceram o cenário caótico em que se encontravam:

MRV Engenharia

Em 2020, diante do cenário de pandemia, a construtora apostou em soluções criativas e estratégias inovadoras, pois investiu no digital para que os clientes pudessem conhecer os imóveis ofertados e fizessem todo processo de documentação por meio da Internet, já que no período as pessoas aderiram ao isolamento social.

Houve aumento de 28% de vendas nos três primeiros meses de 2020, em comparação com os três primeiros meses de 2019, mesmo com os stands de vendas fechados e com o adiamento dos lançamentos previstos para aquele ano.

Magazine Luiza

No de 2020, também durante a pandemia, a empresa Magazine Luiza adiantou o lançamento da plataforma digital gratuita chamada Parceiro Magalu, a previsão estava planejada para cinco meses, porém devido às condições da época, o lançamento aconteceu em cinco dias.

A empresa poderia estagnar e evitar a inovação devido aos riscos, porém, a melhor saída foi apostar no lançamento, mesmo diante do incerto cenário.

Na plataforma digital, que funciona como loja virtual, os micros e pequenos varejistas poderiam continuar vendendo durante a crise, com a oportunidade de oferecer seus produtos para os mais de 20 milhões de clientes do Magazine Luiza.

Embelleze + Getnet

As duas empresas firmaram uma parceria, mesmo sendo de ramos diferentes, durante a pandemia global, em que apostaram no comércio digital, com o objetivo de que os comércios físicos da área de alimentação e beleza montassem sua própria loja virtual.

O projeto “Abraço da Embelleze Digital” foi criado devido à expansão do e-commerce no Brasil, que teve faturamento de 9,4 bilhões de reais de fevereiro a maio de 2020. A Getnet oferece a plataforma e o suporte técnico para os empreendedores.

GetNinjas

A GetNinjas é um e-commerce de serviços fundado em 2011, em que se pode contratar designers, professores, cabeleireiros. São mais de 200 tipos de profissionais oferecendo seus serviços na plataforma.

Em 2017, mesmo em meio ao cenário de crise no Brasil, a empresa expandiu, pois, diversos profissionais perderam seus empregos e viram a plataforma como meio de conseguir clientes de maneira eficaz.

As crises podem ser previstas?

Eis a questão que muitos líderes buscam responder…

As crises podem acontecer tanto internamente quanto externamente, por isso o que acontece do lado de fora da empresa não pode ser previsto e nem controlado, enquanto as crises internas podem ser evitadas.

Para isso, a empresa deve saber as principais causas de crise no mercado corporativo, para que os líderes e gestores ajam de maneira assertiva para evitá-las. Uma vez que não existe apenas uma origem para a crise. Mas, sabe-se que uma boa comunicação interna, livre de ruídos, boatos e desentendimentos, pode ser uma das saídas para aquela situação delicada.

Principais competências para lidar com as crises

É necessário que:

  • As dores reais da sua persona sejam identificadas.
  • Não aja com a emoção.
  • Invista em qualidade.
  • Entenda as necessidades do seu público naquele momento.
  • Identifique os possíveis riscos.
  • Procure profissionais qualificados para lidar com a crise.

Tipos de inovação

Inovação no produto ou serviço

Neste tipo de inovação, a empresa pode atualizar o produto ou serviço que já oferece aos seus clientes, com base nas necessidades deles. Mas, também, pode investir na criação de um novo produto ou serviço, tanto para o primeiro quanto para o segundo, a empresa pode utilizar as pesquisas para ser assertiva.

Inovação no marketing

A inovação no marketing diz respeito a utilizar novas formas de publicidade e propaganda, para atrair novos clientes, engajar os que já fazem parte e fidelizá-los. Atente-se às ferramentas de marketing para melhorar os resultados e chegar aos objetivos pretendidos.

Inovação nos processos

Os processos de uma organização são os fluxos, métodos, atividades e estratégias envolvidas no desenvolvimento do serviço ou produto. O objetivo da inovação nos processos é trazer benefícios a curto e longo prazo.

Pode acontecer tanto no processo interno, relacionado ao operacional, quanto no externo, relacionado ao consumo.

Inovação organizacional

Acontece quando uma empresa agrega a inovação no seu ambiente de trabalho, em sua estrutura, na relação com clientes, fornecedores e stakeholders. Implementar a cultura de inovação dentro de uma empresa se faz mais do que necessária, diante do cenário de transformação digital em que estamos.

Crises x oportunidades

Junto às crises vêm as oportunidades e as mudanças, pois diante de um cenário difícil de se atravessar precisamos mudar a maneira que atuamos para enxergar a saída para aquele momento de incerteza.

As oportunidades não existem somente no momento de crise, por isso, é importante que a empresa adote a postura de inovação constante, para que não afunde diante de tão inconstante cenário.

Por que inovar sempre?

Para sua empresa não ficar para trás diante de tantas evoluções que acontecem a todo momento. Ficar para trás significa prejuízo, pois “quem não é visto não é lembrado”. Saiba a seguir por você deve inovar:

  • Para atrair e conquistar novos clientes.
  • Para gerar mais rentabilidade e até diminuir custos.
  • Para sobreviver num mercado competitivo.
  • Porque os funcionários precisam de um ambiente que propicie a inovação.
  • Porque os clientes amam as empresas que estão sempre inovando.

Vale a pena investir em tempos de crise?

Soluções criativas são a chave para minimizar os efeitos negativos da crise, uma vez que o cenário se mostra pessimista, precisamos intensificar os esforços para chegar a resultados positivos.

A tecnologia é uma grande aliada nos tempos de crise, seja na melhoria dos canais de comunicação com os clientes ou mesmo na criação de perfis em redes sociais, a presença digital tem se mostrado eficaz para as empresas.

Dicas para inovar em tempos de crise

  • Mude a sua forma de pensar, pois, a mentalidade de crescimento é totalmente positiva para os tempos de crise, visto que ajuda a enxergar novos rumos para a situação.
  • Reveja as práticas executadas para avaliar se os caminhos estão dando resultados esperados e, se vai ser preciso mudar as expectativas e executar novas estratégias.
  • Conhecer os pontos fracos e pontos fortes da sua equipe vai te ajudar a aplicar a inovação, de maneira a reduzir os riscos e aproveitar as oportunidades de crescimento conjunto.
  • Não se esqueça de motivar a sua equipe e se preocupar com o bem-estar de todos.
  • Aplique testes estratégicos, aceite os erros e encare-os como parte do processo de superação.
  • Tenha em mente que essa fase é passageira.
  • Com um planejamento claro, sua empresa irá prever imprevistos e resolver as dificuldades com maior eficiência.

A I Propose é uma empresa que oferece conteúdos de qualidade para os empreendedores em geral, desde para quem tem uma empresa, até quem deseja abrir uma. Basicamente, o site está dividido em 6 partes: quero abrir, quero gerenciar, quero inovar, quero expandir, quero remodelar e quero encerrar.

Dentro de cada parte desta, os conteúdos encontram-se subdivididos. Com isso, o cliente encontra as informações que precisa em apenas um lugar. E encontra informações de qualidade e com direcionamentos para que ele possa encontrar apoio em outros lugares.

Agora que você já entendeu como deve agir em tempos de crise. Não perca mais tempo e entre em contato com as empresas especialistas no assunto.

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